Como viajar ao exterior com a dupla cidadania

Ciao a tutti

Devido a centenas de pedidos, finalmente consegui gravar dois vídeos, explicando como viajar ao exterior com a dupla cidadania, seja em relação ao comportamento, seja em relação às etapas a serem seguidas.

Para ilustrar melhor o assunto, dividi o video em duas partes, que já ficaram enormes separados, devido a quantidade de detalhes necessários na explicação

No primeiro vídeo, abordo os seguintes assuntos:

  • O passaporte italiano;
  • A carta d’identità italiana como documento de viagem e em quais países ela é aceita.

Já no segundo vídeo, os assuntos são:

  • viajando aos Estados Unidos sem visto, utilizando o ESTA;
  • Viajando com os dois passaportes, na prática.

Aqui cabe uma atualização importante: no ano de 2014 foi extinta a taxa anual do passaporte italiano.

Ou seja, todas as informações que vocês ouvirem eu dando no vídeo sobre ela, devem ser desconsideradas, pois atualmente nós não precisamos mais pagar nenhuma taxa adicional durante os 10 anos de validade do passaporte!

Para entender melhor basta clicar aqui.

Não se esqueçam de clicar no joinha e de compartilhar nas suas redes sociais, isso ajuda bastante o nosso canal e faz com que a informação chegue a um número de pessoas ainda maior.

Qualquer dúvida que vocês tiverem em relação aos temas abordados, ou tenham alguma contribuição por ter passado pela mesma experiência, deixe o seu comentário abaixo, pois assim, caso outro leitor tenha a mesma dúvida que você, também poderá ser beneficiado 😉

100 Comentários


  1. Ciao Barbiero!
    Meu nome é Raíssa e estou na Itália passando pelo processo de reconhecimento da dupla cidadania. Primeiramente gostaria de dizer que acompanho Minha Saga a alguns anos, desde que comecei a me informar melhor sobre o processo de cidadania mais precisamente falando e os seus vídeos e artigos têm sido fundamentais e grande importância para mim nestes tempo, então meu muito obrigada!
    Como disse antes estou na Itália e meu processo provavelmente se finalizará na próxima semana. Serei então cidadã italiana com todos os documentos, inclusive a identidade. Mas a questão é: vou pra Irlanda assim que meu processo se finalizar, porém o passaporte provavelmente ainda não esteja pronto até lá (retornarei à Itália assim que ficar pronto para pegá-lo). Posso entrar na Irlanda apenas apresentando a identidade na imigração, sem correr o risco de pedirem meu passaporte, já que ainda não estarei com ele?
    Outra dúvida é sobre permanecer em outro país da UE, para moradia e trabalho. Eu preciso informar a imigração ou consulado italiano no país onde estarei?
    Me desculpe se estás questões já foram respondidas antes. Eu li vários comentários, mas não consegui ler todos, pois são muitos!
    Muitíssimo obrigada pela atenção!

    Responder

    1. Sua dúvida é a mesa que a minha , finalizo minha cidadania e faço a identidade por essas semanas. E de meus filhos também . Gostaria de saber se posso entrar na Irlanda com a minha identidade e passaporte e com a identidade apenas dos meus filhos sem eles me pedir o passaporte pois ainda não estará pronto, volto depois pra pegar o passaporte deles . Você já obteve resposta?


    2. Ciao Mariane, a CIE italiana também é um documento de viagem idôneo dentro da UE para cidadãos italianos, portanto ela pode ser utilizada no lugar do passaporte


  2. Olá Fabio, fiz minha identidade italiana e já fiz o pedido do passaporte que vai demorar um mês para ficar pronto, por motivos de trabalho eu vou para a Inglaterra. Dizem que algumas pessoas foram barradas por ir só com a ID. Isso é comum? Estou indo com carta convite. Mas sem passagem de volta.

    Responder

  3. Olá Fábio !
    Boa tarde !
    Assisti seus vídeos e são muito bons ! Obrigada por nos ajudar !
    Entretanto, ainda tenho algumas dúvidas. Possuo dupla cidadania e no meu passaporte brasileiro tenho um sobrenome diferente do passaporte italiano. Agora em setembro irei para Itália e gostaria de saber se devo comprar a passagem aqui no Brasil usando o nome do meu passaporte brasileiro ou compro como está no passaporte italiano? E se for vôo com escalas ? Na passagem tem que ser o mesmo nome do passaporte , não é ?
    Sou solteira e possuo somente um sobrenome (fiz minha cidadania na Itália e decidiram alterar em audiência o meu sobrenome como era com os antecedentes italianos). Tenho esta carta comigo , onde diz que onde se escreve Priscila X , deve se ler e entender Priscila Y.
    Quando voltei da Itália saí com o passaporte italiano e passagem comprada com o nome italiano e quando cheguei ao Brasil mostrei o passaporte brasileiro e passagem com o nome italiano, mas foi td bem !
    Sempre tenho dúvidas de como devo proceder para sair do Brasil …

    Você pode me orientar, por favor ?
    (Espero que leia minha mensagem..)
    Obrigada !!

    Responder

  4. OLA FABIO ME TIRA UMA DUVIDA POR FAVOR VOU PARA A ITALIA EM ABRIL TENHO CIDADANIA E SO TENHO EM MAOS A MINHA IDENTIDADE ITALIANA CODIGO FISCAL MAIS ESTA TUDO VENCIDO E POR UM ERRO MEU NUNCA ME ESCREVI NO (AIRE) JA MOREI NA ITALIA E EPOIS VIM EMBORA AGORA RESOLVI VOLTAR PARA ITALIA E MINHA DUVIDA E A SEGUINTE !! POSSO COMPRAR UMA PASSGEM SO DE IDA PARA ITALIA JA QUE NAO PRETENDO VOLTAR TAO CEDO ?? SERA QUE SE EU COMPRAR UMA PASSAGEM SO DE IDA TEREI ALGUM POBLEMA AO EMBARCAR?? COMO DISSE TENHO IDENTIDADE E CODIGO FISCAL E TITULO DE ELEITOR E TO COM POUCA GRANA POR ISSO QUERIA COMPRAR A PASSAGEM SO DE IDA!!! MEU RECEIO E NO EMBARQUE SE PUDER ME TIRAR ESS DUVIDA TE AGRADEÇO!!!

    Responder

  5. Oi Fábio. Tenho identidade Italiana e Passaporte brasileiro apenas. Terminei meu processo na italia e por motivos de trabalho tive que voltar ao Brasil antes de pegar o Passaporte Italiano. Agora no Brasil, preciso ir à França, saberia me dizer se a Identidade italiana é aceita na chegada na Europa, visto que como documento de viagem utilizei meu passaporte Brasileiro? Grato.

    Responder

    1. Olá Alexandre não, voos intercontinentais você precisa apresentar o passaporte, a CI é válida como documento de viagem apenas dentro da UE


  6. Oi sou italiana/brasileira inclusive participo de votações e minha cidadania foi feita a muito tempo pois eu ainda era menor ,hj tenho filha que tambem é cidadã ,mas não tenho nenhum documento ITA em mãos,posso ir com meu passaporte Brasileiro e na Italia pefir meu passaporto italiano na italia mesmo.Pois me falara que sim e la no maximo 15 dias eu consigo,aqui no Brasil so em julho de 2017 e tenho que ir em fevereiro..

    Responder

    1. Boa tarde estou na belgica quero viajar para Portugal nao me deixao enquanto nao rejistar ad minhas filhas na itsli podem me ajudar por favor.


  7. Oi sou italiana/brasileira inclusive participo de votações e minha cidadania foi feita a muito tempo pois eu ainda era menor ,hj tenho filha que tambem é cidadã ,mas não tenho nenhum documento ITA em mãos,posso ir com meu passaporte Brasileiro e na Italia pefir meu passaporto italiano na italia mesmo.Pois me falara que sim e la no maximo 15 dias eu consigo,aqui no Brasil so em julho de 2017 e tenho que ir em fevereiro..

    Responder

    1. Ola Heloise, vim para a Italia para fazer todos os meus documentos como identidade, passaporte e codice fiscale (CPF)… Bom, como sua finalidade é fazer o passaporte como era o meu caso posso te responder isso. É um pouco complicado sim pois como vc eu ja era cidadã mas nao tinha nenhum documento ITA!! Mas sim, vc pode entrar com o passaporte brasileiro!! IMPORTANTE QUE ANTES DE VIR, VA NO CONSULADO ITALIANO E PEDE O CERTIFICADO DE CIDADANIA!!! O que precisei fazer antes de fazer o passaporte:
      1- fazer residência na italia (na comune onde fiz demorou 20 dias, isso depende em que comune ira fazer) fiz com o meu passaporte brasileiro e o certificado de cidadania.
      2- identidade (que so podera fazer com a residência pronta. Demorou 1 dia para ficar pronta).
      3- codice fiscale (como CPF, em 5 minutos ficou pronto).
      4- fazer o pedido do passaporte tendo todos os documentos a cima em mãos (fiz o pedido em um dia, depois de 4 dias meu passaporte ja estava em mãos).

      Leva tempo mas acredito que depende da comune (prefeitura) em que voce for fazer, se for no Norte funciona rapido, no Sul por experiência própria, so a residência que demorou muito. Acredito que em 2 meses voce esteja com todos os documentos a cima em mãos!!
      Espero ter ajudado!! Boa sorte!!


  8. Olá fabio! Eu fiz o processo da cidadania na Italia e voltei para o Brasil, estou indo agora para Italia para emitir o passaporte lá.. vou fazer tbm a identidade italiana e depois eu vou para a Inglaterra. Como o passaporte leva uns 15 dias para ficar pronto eu posso entrar na Inglaterra só com a identidade italiana?

    Responder

  9. Ciao! Parabéns pelo blog Fabio! especialmente seu video sobre trabalhar na Italia é o mais elucidativo e conciso de todos os existentes no YT. Bom, gostaria de saber se o controle de passaporte nos aeroportos italianos exigem alguma coisa de um cidadão (italo-brasileiro) que está entrando pela primeira vez com o passaporte italiano, independente da extinção da taxa. Em maio irei pela primeira vez como italiano, passando por Barajas antes, que creio, seja onde farei a imigracao mesmo. Eu ja fui à Italia antes mas entrava como brasileiro, ou vinha de trem, então nunca usei o passaporte vermelho lá. Não tenho a identidade italiana, somente o reconhecimento da cidadania e passaporte. Grazie!

    Responder

  10. Olá Fabio…tirei minha cidadania italiana na Itália e vou voltar p o Brasil, devo sair daqui com o passaporte Italiano mesmo tendo entrado com o brasileiro?
    Grazie

    Responder

  11. Olá Flavio tudo bem?

    Sendo cidadão italiano você não tem mais a obrigatoriedade da apresentação de passagem de retorno, pois não tem mais imigração, apenas controle de documentos. Abraços e boa viagem

    Responder

  12. Fabio tenho uma duvida… estou morando em londres e estou voltando para o Brasil no natal e retornando no comeco do ano, mas apliquei para carteira de motorista aqui e tive de mandar meu passaporte italiano, e ate o momento eles nao retornaram meu passaporte… Ou seja tenho apenas meu passaporte brasileiro e identidade italiana, no voo de volta pra londres vou pra roma e depois pra londres usando alitalia. terei algum problema em embarcar no Brasil?? ou entrar na Europa?? apenas com esses documentos? sendo que nao terei voo de volta…

    Responder

    1. Olá Paulo

      Sim, você pode ter problemas. O processo de imigração é feito com base ao documento apresentado pelo sujeito, logo ao apresentar um documento brasileiro, você entrará como turista e deverá cumprir todos os requisitos como tal, incluindo a passagem de retorno e meios financeiros. Lembrando que a carta d’identità italiana não pode ser utilizada para viagens para fora da UE. Abraços


  13. Ola Fabio!

    Vi os videos (muito bons) e algumas perguntas aqui, mas tem algo que me causa uma grande duvida ha muito tempo. Muitos perguntam isso, muitos dao respostas diferentes mas sem embasamento legal (concreto) algum. Quem sabe vc pode me esclarecer?

    Sou brasileiro e italiano. Afinal, posso ou nao posso entrar na Italia como turista brasileiro e entrar no Brasil como turista italiano???

    Suponha que nao tenho os documentos italianos, por qualquer motivo que seja. Vou fazer o check-in e passar na PF com o passaporte brasileiro. No desembarque no Espaco Schengen, posso alegar que sou italiano e nao vao impedir minha entrada, mas vao me levar pra salinha, fazer mil perguntas, investigar nos orgaos competentes e tal. Entao posso entrar como turista brasileiro? Com isso quero dizer me submeter aos requisitos de tal, como passagem de volta, hotel, seguro-saude, etc. E uma vez dentro do Espaco Schengen, o que acontece se eu sair apos os 90 dias que eu tinha de turista brasileiro? (considerando que continuo sem documentos italianos).

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Mario

      Você pode entrar como quiser, porém entrando como turista você poderá permanecer apenas 90 dias. Devo dizer que é uma ideia estúpida, porém ainda não tipificaram estupidez como crime, portanto não há qualquer problema legal nisso. Abraços


  14. Fábio, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, é de grande valia para nós cidadãos italianos, mas residentes no Brasil. A minha pergunta é a seguinte, me foi concedida a cidadania italiana em 2011, de lá para cá, já fui duas vezes com minha esposa que é brasileira para os EUA, mas nunca para a Europa. Agora em dezembro irei pela primeira vez a Itália, porém não tenho domínio da língua italiana. Você acha que a imigração italiana irá me questionar como um cidadão italiano não fala italiano ao entrar no país?
    Outra dúvida que tinha era sobre as filas, sendo eu italiano e ela não, mas no vídeo você já respondeu que a minha esposa deverá vir na mesma fila europeia. Em atrações na Itália, também devo proceder dessa forma?
    Obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Olá Thiago tudo bem?

      Questionar não, porém é sempre chato ser cidadão de um país e não falar a língua. Imagine que você trabalha na imigração do Brasil e se apresenta um cidadão boliviano com um passaporte brasileiro, e você resolve puxar papo com ele e ele te responde que não fala a sua língua.

      Será este sentimento que o oficial terá, porém da mesma forma que você não poderia impedir o boliviano a entrar no país dele, ninguém poderá te impedir no seu país também, ok? Abraços


  15. Fábio, boa tarde, tudo bem?

    Em 2013 estive na Espanha e entrei como cidadã brasileira. Nesse final de ano voltarei para o país, porém, como cidadã italiana. Os países europeus entendem essa dupla cidadania? Isso pode me acarretar algum problema?

    Muito obrigada,

    Giulia

    Responder

    1. Ao entrar aqui com o seu passaporte italiano, ninguém sequer vai te fazer qualquer tipo de pergunta, portanto fique tranquila e boa viagem 😉


  16. Oi Fabio,
    eu tenho a cidadania portuguesa. Entao, eu moro fora do Brasil há 13 anos, e já desisiti do meu passaporte brasileiro. Eu só uso meu passaporte portugues. Já fui para o Brasil várias vezes, e Estados Unidos, sémpre usando o portugues… e na verdade nao pretendo renovar meu passaporte brasileiro tao cedo..

    Responder

  17. Olá. Sou natural do Brasil, mas moro em Portugal e tenho cidadania italiana.

    Comprei uma passagem para o Brasil para setembro, mas o consulado brasileiro não tem agendamento antes da data de ida para a minha viagem ao Brasil, ou seja, apenas tenho o passaporte brasileiro que já está vencido e o RG brasileiro como documento do Brasil. Sendo assim, apenas possuo o passaporte italiano para viajar.

    Isso pode dar algum problema na entrada para o Brasil?

    Responder

    1. Olá Nathalie

      Problema para entrar no Brasil não, pois você é brasileira e não podem barrar a sua entrada no país. O problema pode ser na saída do Brasil, pois seus documentos brasileiros estarão vencidos. Abs


    2. Olá. Pedi para um familiar meu ligar para o número 194 que é sugerido no site da segurança social.
      Eles disseram que não existe mesmo problema nenhum para entrar, basta aprender um documento brasileiro com foto válido e não passar na fila da imigração.

      Agora, irei ficar 20 no Rio de Janeiro, não sei é quanto tempo demora para ficar pronto o passaporte e se precisa de algum documento de comprove morada lá.

      Obrigada por toda ajuda e atenção!


  18. oi
    o meu passaporte brasileiro esta vencido e estou indo pro brasil em agosto. Eu vi na net que posso entrar com o italiano e a cartiera de identidade brasileira, sendo assim a que serve renovar o passaporte brasileiro?!?!?!?!

    Responder

    1. Serve para você manter os seus documentos atualizados, exercendo o seu papel como cidadão dos dois países. Abs


    2. ummm…è mas pra “manter autualizado” custa 80 euros……:/
      voce sabe se juridicamente posso ter problemas depois? ou se um dia renovar se pago alguma multa?
      ate pq talvez è preferivel pagar a multa depois ……
      porque realmente nao tem sentido……è como votar, eu sei que nao votando vc pode ter problemas depois…e por isso vou sempre no consulado votar…..
      mas se no caso do passaporte nao tem nenhum problema na policia federal quer dizer que vc renova so pra dar dinheiro pra eles :S…(desculpe a palavra)


    3. fabio uma outra coisa, vc sabe se esta ja saindo o passaporte con validade de 10 anos?


    4. Nos consulados não, apenas no território brasileiro. Veja no site da Polícia Federal, onde explica que um cidadão brasileiro deve entrar e sair do país apenas com o seu passaporte nacional. Abs


  19. FABIO, PARABÉNS PELO VIDEO, TIREI O PASSAPORTE EM 2007 E NUNCA PAGUEI O SELO ESTOU INDO PARA A ITALIA EM AGOSTO E VOU PAGAR OS SELOS NO CONSULADO EM SP VC SABE SE TENHO QUE PAGAR OS SELOS COM MULTA OU PAGAREI SÓ O VALOR DE 40,68¢ CORRESPONDENTE A CADA ANO?

    GRAZIE

    Responder

    1. Olá Marcelo não existe mais a obrigatoriedade da marca da bollo anual, basta que o passaporte esteja válido 😉


  20. Ola FÁBIO! Parabéns pelo seu site!
    Já tenho a ci e o codigo fiscale italiano. Quero fazer o passaporte no consulado do brasil, vc sabe qt tempo Demora para ficar pronto e qual o valor?
    grazie , ciao!

    Responder

  21. Não perca tempo e vá diretamente no consulado – somente eles poderão te responder com 100% de certeza se você terá ou não problemas, ok? Abs

    Responder

  22. Fabio, perdi meu passaporte italiano aqui na Australia!Sei que devo procurar o consulado, mas sabe me dizer se terei problemas por nao ter uma “certidao” de nascimento da Italia!COmo eles fazem para saber que tenho cidadania?

    Responder

  23. Fábio, por favor, preciso de uma ajuda.

    Morei na Italia por um ano e lá roubaram meu passaporte brasileiro. Entrei no país com o passaporte italiano, embora a moça do guichê tenha me dito que seria uma excessão. A questão é que não imaginava que voltaria para lá tão cedo, e ainda não fiz o passaporte brasileiro (acredito não haver mais tempo, também). Tu sabes se eu poderia usar o italiano pra sair do país e voltar de novo?

    Responder

  24. Ciao Pauline

    Não existe mais o selo, fique tranquila. Aqui mesmo no blog tem um artigo recente com as explicações, ok? Abs e boa viagem

    Responder

  25. Fábio,

    Tenho uma dúvida: Meu passaporte italiano foi emitido em 16 Nov 2012. De lá para cá, nunca viajei com ele ou renovei taxa. Vou viajar dia 5 de nov desse ano e retornarei em 18 de nov (após dia 16), isso gerará problemas quando eu for solicitar o selo e renovação de taxa? Obrigada, Pauline

    Responder

  26. Fábio, fiquei com uma dúvida. Se eu emitir o passaporte italiano, e não viajar por 4 anos e somente viajar no quinto ano, tenho que pagar 5 taxas? Teus vídeos são muito bons, obrigado.

    Responder

    1. Que bela notícia Fábio.Obrigado e parabéns pelo teu site.


  27. Bom dia! Gostaria de saber como faço para adquirir novo selo para o meu passaporte italiano, bem como se preciso preencher e pagar alguma taxa para viajar para os EUA utilizando do passaporte italiano. Super grata.

    Responder

  28. Seus videos sao sempre muito elucidatvos. Tudo bem elaborado, vocabulario simples e objetivo. Nao sabia que era obrigatorio pagamento de taxa anual. Espero que isso nao seja regra para quem possui cidadania europeia de outro pais. Parabens pelo seu trabalho , ou melhor pela sua prestaçao de serviço a todos que sao leigos e aprendem muito com seus esclarecimentos.

    Responder

  29. Fábio, Muito obrigada pelo vídeo esclarecedor!!!!!
    Vc é o cara!!!!
    Muito Obrigada
    Abraço

    Responder

  30. Sem problemas, pois neste caso não há como o oficial saber que o seu passaporte será utilizado fora da UE, entendeu? Ao transitar entre UK e outros países, será realizada apenas a conferência em relação a validade do passaporte. Abs

    Responder

  31. Olá Frederico tudo bem?

    O controle em relação a taxa é realizado apenas aqui na Italia, portanto se você não passar por aqui não tem problema.

    Grande abraço e boa viagem!!!

    Responder

    1. Fábio, Tudo bem comigo sim, obrigado, e você, como está?

      No caso, é provável que eu faça uma viagem a Itália durante minha estada, mas meu ponto de entrada e saída da União Européia deve ser Londres. Como ficaria nesse caso?

      Desde já muito obrigado pelo esclarecimento na mensagem anterior.


  32. Fábio,

    Sou cidadão Ítalo-Brasileiro, moro no Brasil, tenho passaporte italiano válido, e vou viajar para o Reino Unido em Setembro, com prováveis viagens dentro da União Européia durante minha estada e retorno em Janeiro. Gostaria de saber se devo pagar a taxa de uso para a viagem de ida e e para a viagem de volta ou somente na viagem de volta.
    Obrigado.

    Responder

  33. Fábio,
    eles me negaram o bollo novamente. Denunciarei.
    Vou para a Europa. Acha que terei problemas com a questão do nome e do selo?
    Eles checam isso em algum sistema de computador?
    Entrarei pela Inglaterra e dizem que eles são mais detalhistas.

    Responder

  34. Boa tarde, Fábio!
    O meu passaporte italiano atual foi tirado em maio de 2005, ou seja, é válido até maio de 2015.
    Fui ao consulado italiano pagar a taxa anual e pegar o selo. Porém, eles não quiseram me dar o selo alegando que o meu sobrenome materno não consta em meu passaporte.
    Pesquisei na internet e a lei mudou somente em 2008, dizendo que o nome materno agora é obrigatório nos passaportes.
    Creio eu que, como o meu passaporte ainda é válido e foi confeccionado antes dessa nova legislatura, eu tenho o direito a pagar a taxa e receber o selo.
    Estou correta?
    Obrigada!

    Responder

    1. Olá Anunciatta

      Volte no consulado e exija o bollo – caso contrário ameace escrever a embaixada em Brasilia – e se não quiserem colar, escreva denunciando o consulado. Abs


  35. Boa noite, Fábio!
    Sou brasileira e já tenho o passaporte italiano e está atualizado. Estou indo para a Inglaterra. Eu necessito estar com essa taxa anual paga?

    Responder

    1. Olá Bárbara

      Neste caso não, pois o seu passaporte italiano não será utilizado fora da UE. Abs e boa viagem


    2. Esqueci de falar que estou indo do Brasil para a Europa. E na Itália? Consigo entrar no país sem esse selo?


    3. A resposta é a mesma: você não estará utilizando seu passaporte italiano fora da Europa, pois sairá do Brasil com o brasileiro e somente aqui apresentará o italiano – neste caso não precisa pagar a taxa anual.


  36. Esqueci de comentar que ficarei apenas uma semana e já viajei para lá mais de uma vez utilizando esse mesmo passaporte. A última viagem foi em novembro de 2012 e nunca tive problemas.
    Obrigada e aguardo uma resposta.

    Responder

  37. Olá Fábio, tenho uma viagem aos Estados Unidos dentro de uma semana (24/01/2014) e quando fui ao consulado aqui da minha cidade (Curitiba, PAraná, Brasil) com a taxa paga para que colocassem o selo anul de utilização do passaporte italiano o funcionário se recusou porque a validade do meu passaporte só irá até julho de 2014. Isso pode acontecer ou devo insistir para que coloquem o selo e eu possa viajar??
    Obrigada
    Leticia Rezende

    Responder

    1. Olá Leticia

      “Ensine” ao funcionário do consulado que existe uma “deroga” em relação ao passaporte italiano para entrar nos EUA: basta que o bilhete de retorno esteja dentro do período de validade dele – pode ser até no dia exato da data máxima de validade!!! Além disso, reitere que você não está pedindo a opinião e tampouco a aprovação dele, apenas que cumpra com a própria obrigação. Caso se refute, peça para que te mostre algum documento que sustente o que ele diz e caso se negue novamente peça para falar com o cônsul, ok?

      Você é cidadã italiana e deve se comportar como tal, não seja coagida por nenhum funcionário público do nosso país!!!

      E depois volte aqui pra nos contar 😉


    2. Passados 3 dias super aflita segunda-feira cedo retornei ao consulado e em menos de 5 minutos já havia resolvido o problema. O funcionário novamente falou que não poderia atualizar a taxa e falei que tinha viagem agendada e que já havia me informado sobre o assunto e que poderia sim validar o passaporte. Ele simplesmente me pediu que voltasse no dia seguinte para pegar o passaporte já com o selo. Deu tudo certo!
      Obrigada Fábio


  38. Sobre o comentário acima: e se mudar o cenário? for visitar uns 4 países da Europa (digamos: Itália, Espanha, Alemanha e Franca) com o passaporte europeu, seria este carimbado em todos os países (digo isso por puro capricho, ou seja, gostaria sim dos carimbos no passaporte como lembrança)… como acontece Fabio?
    Abraços

    Responder

    1. Ciao Carlo

      O passaporte italiano não é carimbado aqui na Europa!!! Mesmo que você o utilize como documento de viagem aqui dentro, será feito apenas “cara-crachá” rs.


  39. Fabio, para uma viagem na América do sul eu posso usar o passaporte italiano (ex. saio do Brasil com o passaporte brasileiro e entro na argentina com o passaporte italiano), seria possível?

    Responder

  40. Caro Fábio
    Parabéns pelo site, e pelas informaçōes. Entretanto, faço um reparo à informação de que a anualidade de pagamento da taxa acompanha a data de emissão do passaporte. Não é assim, e nem poderia ser, porque não seria mais “anual”. Já paguei essa taxa dezenas de vezes, e as datas de vencimento variam, pois são sempre um ano após o pagamento. Outra coisa: a informação de que a taxa deve ser paga mesmo para quem vai do Brasil a outro país que não a Itália contradiz o que você mesmo disse em outro post, e conflita com a de outras pessoas. Lei é lei, eu concordo, e devemos segui-las. Mas justamente a lei da taxa diz, segundo eu li em outro site, que ela é devida apenas por quem sai da Itália. Afinal, quem tem razão? Não se trata de não querer cumprir nossos deveres de cidadão, mas da exploração que sofremos com o excesso de impostos a que somos submetidos, tanto na Itália quanto no Brasil.

    Responder

    1. Ciao Fernando tudo bem?

      Obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂

      Antes de responder sua dúvida, acho que devo uma explicação: quando publico informações sobre os procedimentos burocráticos, não utilizo como fontes outros sites, blogs ou pessoas: pergunto diretamente a autoridade em questão, pois tenho a felicidade de viver aqui na Italia e por trabalhar com burocracia todos os dias tenho acesso direito a estas autoridades, que me ensinam e me orientam sobre tudo aquilo que eu preciso e compartilho por aqui.

      Por isso, te deixo o link oficial sobre este assunto, retirado da página do Ministero dell’Interno – órgão italiano competente pela emissão dos passaportes e pela legislação sobre o tema: http://img.poliziadistato.it/docs/chiarimenti_contrassegno.pdf

      Neste link contém vários exemplos úteis para o entendimento, se depois de lê-los ainda restar algum tipo de dúvida, volte aqui que eu te oriento melhor, ok?

      Forte abraço!


  41. Vídeo muito bom, parabéns. Apenas duas observações. A primeira se refere ao seu conselho de conferir praticidade à vida através do pagamento, de por exemplo 10 anos consecutivos da referida taxa no consulado italiano. Ocorre que, é extremamente temerário fazer isso, uma vez que o cidadão que assim procede e perde seu passaporte antes do tempo de vencimento deste documento, perde o dinheiro pago por essas taxas. Se, por exemplo, eu pagasse esses 10 anos, e perdesse o passaporte no primeiro ano, teria perdido o valor de 9 anos de taxa, hoje equivalente a 360 euros. É EXTREMAMENTE recomendável a pessoa pague apenas a taxa anual, ou quando muito, a taxa referente a dois anos, com o fim de evitar a necessidade de pagar por essas taxas novamente, na ocasião de necessidade de emissão de novo passaporte. A segunda obervação se refere ao fato de que, se um nacional italiano sempre viajar à Itália com escala em um outro país da zona Schengen, e nele entrar com o passaporte italiano, e no voo subsequente para a Itália, quando chegar a este país, ele se identificar com sua carteira de identidade italiana (caso seja necessário, o que é quase impossível de acontecer, porque o acordo Shengen prevê o a inexistência de controle de fronteira), o oficial de fronteira italiano nunca terá acesso ao seu passaporte italiano, e por isso, nunca será aplicada a referida multa.

    Responder

  42. Oi Fábio! Sou leitora do blog há bastante tempo mas é a primeira vez que comento por aqui. Sou ítalo-brasileira e moro em Roma. Estou com viagem marcada para o Brasil em dezembro e essa semana fui no Ufficio Passaporto da Questura de Roma para validar a minha marca da bollo de utilizo do passaporte. Ao conversar com o policial que me atendeu, ele me informou que a Questura não precisa fazer nada e que eu mesma posso colar a marca da bollo no passaporte e antes de partir, escrever a data em cima da marca para “validar”. Eu ainda argumentei com ele, dizendo que essa era a informação que constava no site da Questura. Ele foi verificar com o superior dele e voltou dizendo a mesma coisa, que eu mesma podia validar e que se a minha viagem tinha escala aqui dentro da Europa (no caso tem, em Lisboa), eu podia guardar essa marca da bollo para outra viagem e ficar tranquila pois não iam me pedir aqui na Europa. Tá aí mais uma prova daquele “jeitinho italiano” de fazer as coisas, pelo jeito a prática muda de questura para questura e é tudo uma bagunça hehehe
    Aproveitando o comentário já queria perguntar se você sabe a quantas anda a função da carteira de motorista brasileira, se algum dia vamos conseguir validá-la aqui na Itália.
    Parabéns pelo trabalho e pelos ótimos posts, estou sempre ligada no Minha Saga!

    Responder

  43. Ciao Fabio

    Solicitando o passaporte na Itália eu poderia pagar somente a taxa de emissão e deixar para pagar a taxa de utilização somente quando for viajar??

    Abbracci

    Responder

    1. A solicitar o passaporte, independente do local, a taxa do primeiro ano já vem paga obrigatoriamente.


    2. Então teria somente que pagar a solicitação na Poste Italiane no valor de 42,50 euro?

      Grazie Fabio


    3. Não, pois o valor da marca da bollo do passaporte é 44,66 e junto com ela tem valor para a emissão do primeiro passaporte, totalizando 44,66 + 42,50 entendeu? Na primeira emissão é obrigatória levar uma marca da bollo, procure aqui mesmo no blog que tem um artigo especifico onde eu falo sobre a emissão e os devidos pagamentos do passaporte

      Abraços!


  44. Fabio,
    Gostaria de saber o seguinte, meu passaporte italiano está valido até 2020, pretendo pagar o selo para poder viajar para os Estados Unidos ano que vem, porém meu passaporte brasileiro venceu ano passado.
    Preciso tirar um novo passaporte brasileiro?
    Ou posso entrar nos EUA e no Brasil com o italiano sem problemas?
    Porque né, ninguém merece pagar os 40 e poucos euros do selo, mais os 14 dólares do ESTA e mais uns 156,00 que é quanto esta o passaporte brasileiro sendo q nem vou usar ele para entrar nos EUA.
    Haja bolso para tanta taxa, só de taxa já deixei um Ipod nessa brincadeira 🙁 hehe.
    Abraços!

    Responder

  45. Boa tarde Fabio

    Uma pequena dúvida com relação ao uso das cidadanias e dos passaportes.

    sempre que saio do Brasil, saio com o passaporte brasileiro e entro no pais de destino com o passaporte italiano e vice-versa, como nos casos de viagem a União Europeia ou a Itália?

    mas e se for um outro pais não europeu? sempre entro e saio com um mesmo passaporte para não haver problemas ?

    mas e se eu estiver fazendo uma viagem com breves escalas em diferentes países europeus e não europeus?

    fiquei pensando em situações um pouco mais confusas mas que poderiam eventualmente ocorrer, o caso abaixo é apenas para tentar exemplificar a confusão.

    cidadão italiano e brasileiro, residente no Brasil, vai para qualquer outro pais da União Europeia
    sai com passaporte brasileiro entra com passaporte brasileiro, na França, por exemplo, por conta de que foi realizar estudos oficiais com bolsa do governo brasileiro e deve dar entrada nesse país com essa cidadania para não haver problemas com relação a apresentação do passaporte as autoridades universitárias, Depois de algum tempo residindo nesse pais segue para a Inglaterra, Espanha e Portugal, com passaporte italiano, para fazer turismo, saindo posteriormente, com passaporte italiano, de Portugal com destino ao Brasil para visitar a família, chegando aqui dá entrada no país com passaporte brasileiro, antes de retornar a Europa porém vai a Argentina fazer também turismo, saindo com passaporte brasileiro do Brasil, após o passeio na Argentina sai com passaporte Italiano para retornar a Europa mas antes quer conhecer a Italia, lá chegando dá entrada com passaporte italiano, em seguida vai para a França e entra com o passaporte italiano (detalhe: entrou originalmente na França com o passaporte brasileiro ).

    Desculpe pela inexperiência em viagens internacionais e se comecei a ver pelo em ovo rs….

    obrigado e parabéns pelo seu trabalho mais uma vez.

    Responder

  46. fabio,vou viajar para a italia e vai ser a primeira vez que vou utilizar o passaporte Italiano,como o selo venceu,gostaria se saber se pode outra pessoa pagar para mim,so levando o passaporte para colocar o selo???.

    Responder

    1. Pode sim, no site do consulado diz que qualquer pessoa pode levar o passaporte para pagar a taxa, basta ir no horário de abertura do consulado.

      Abraços e boa viagem 😉


  47. Fabio,

    Importante colocar como proceder com o conjugue que não é “comunitário” quando estiver em viagem do Brasil a Europa, algumas pessoas dizem que ele/ela pode ficar na fila da comunidade européia junto com o marido/esposa, mas outras pessoas dizem que não, afinal como fazer?

    Abraço,

    Responder

  48. excelente vídeo!!!!! imagino que assim como eu, muitas pessoas desconheciam a existência dessa taxa!!!! parabéns Fabio. No meu caso quando eu for no consulado de Curitiba solicitar meu passaporte já terei que pagar essa taxa juntamente com a taxa de emissão do passaporte, e poderei utiliza-lo por um ano, ok? apos esse ano caso eu volte a viajar terei que pagar novamente, e caso não viaje posso deixar de pagar, voltando a pagar apenas quando for usar o passaporte, é isso?
    abcs

    Responder

  49. Fabio, tudo bem?
    Ótimo este vídeo, bem didático. Já estou ansioso pelos próximos que vão complementá-lo, como você mesmo disse. Não demora muito não heim.
    Sabe que sou admirador do seu trabalho. Continue assim!
    Abraço, Rodrigo

    Responder

  50. Fala grande Fábio, como vão as coisas?

    Parabéns pelo vídeo…. No ano passado eu fui aos Estados Unidos e fiquei um pouco preocupado com essa taxa. Fiz uma ampla pesquisa pela net e fiquei mais tranquilo quando eu descobri que eles não podem impedir a viagem e que isso só é fiscalizado na própria Itália. Massssss…… Como você mesmo disse é uma taxa que pode dar dor de cabeça quando eu for para a Itália no futuro.

    A scadenza/rilascio do meu passaporte é em setembro. Eu viajei em novembro/2012 para os EUA. Se eu pagar essa taxa hoje, ela valeria até setembro/2013 e englobaria o período da minha viagem (setembro/2012 a setembro/2013), certo? A minha dúvida: se eu for pagá-la hoje lá no consulado eles me multarão por eu ter viajado sem ter pago a taxa antes? Outra dúvida: E os anos anteriores a este, que eu não paguei, mas também não viajei. Vou precisar quitar todos ou apenas um?

    abraços e continue com o ótimo trabalho,

    Eduardo Sartorato

    Responder

    1. Grande Eduardo

      A taxa não é cumulativa, ou seja – se você não viaja, não precisa pagar! No seu caso o raciocínio é correto – aplicando o bollo hoje, ele será válido até setembro de 2013 e o consulado não te multará pois isso é prerrogativa do oficial de fronteira apenas!

      Abraços e sucesso, sempre 😉


  51. Ola,

    Eu gostaria de saber se eu posso emitir o primeiro passaporte na Italia e pagar apenas a taxa de emissao por enquanto, e deixar pra pagar a primeira marca da bollo quando eu for usar o passaporte numa viagem?

    Obrigado!!

    Responder

  52. Fàbio uma dùvida! se a pessoa colocar o bollo a primeira vez tem que renovar cada ano? mesmo sem viajar? ou sò quando viaja mesmo? que video òtimo amei! como sempre tirando dùvidas importantes, na internet tem uma confusao sobre isso! grazieeee!

    Responder

    1. Ciao Marcia

      Não precisa pagar se naquele ano você não utilizar o passaporte, fique tranquila 😉


  53. Parabéns pelo vídeo!
    E concordo com o que você disse, essa taxa é realmente ridícula, mas é lei e nós devemos pagá-la. E olha pessoal, pensem em todas as taxas consulares que vocês deixarão de pagar por terem isenção de visto com o passaporto italiano 😉

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *