Cidadania Italiana em Verona

Há muito tempo, realizar o reconhecimento da cidadania italiana em Verona é uma das piores coisas que alguém pode fazer.

E sabe o que é ainda pior?

Mesmo com tanta informação disponível na própria internet, recebo vários relatos de pessoas que estão lá, com o processo parado, sem saber o que fazer…

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE REALIZAR O PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA EM VERONA

Após ter inúmeros problemas com processos apresentados, principalmente nos anos de 2007, 2008 e 2009, o comune de Verona resolveu colocar um limite no número de processos que são realizados por lá mensalmente.

Desde 2009, os requerentes devem ‘agendar’ uma data para a entrega dos documentos.

E pasme: a data para comparecimento pode demorar longos meses, após a confirmação da residência!

A DESCULPA MAIS COMUM PARA IR A VERONA…

Mas Fabio, meu parente já fez o processo por lá, então para mim vai ser mais fácil, não?

NÃO!

O fato de um familiar ter sofrido realizado o processo em um determinado comune, não quer dizer que será mais fácil para você.

Eu já perdi as contas de quantas vezes alguém me perguntou sobre este comune, e mesmo eu respondendo que é péssimo, depois de alguns meses a mesma pessoa entrou em contato novamente.

Desta vez desesperada, relatando os problemas que ela estava enfrentando, e perguntando o que poderia ser feito para resolver.

E sejamos justos: o problema nem é o comune propriamente dito!

Nos anos 2000, Verona foi literalmente invadida por brasileiros solicitando o processo de reconhecimento.

E com isso, a demanda era absurdamente maior do que a capacidade do órgão público em responder a todos estes pedidos.

Aliado ao imenso número de problemas com os processos, como a apresentação de documentos falsos (acompanhei dezenas de casos assim por lá), fez com que o comune tomasse as devidas providências para tentar diminuir estes problemas.

Quero te mostrar dois vídeos, um tanto quanto chocantes!

Eles foram feitos um um leitor aqui do nosso blog, lá nos idos de 2008 (pois é, há quase 10 anos venho alertando sobre o problema em Verona!)

As pessoas correm o risco de se machucar para conseguir ser atendido por lá, veja a loucura:

continuando:

VAMOS ENTÃO PARAR DE ESCOLHER PÉSSIMOS COMUNES?

Além dos vídeos, acima compartilho também o relato de um de nossos leitores:

“Dei entrada na minha prática em agosto de 2008 e estou prestes a ser chamado para concluir minha cidadania.

Ontem fui no comune de Verona (por sinal péssimo lugar p/a prática) e eles me disseram que tinham somente duas pessoas na minha frente e que dentro de no máximo 10 dias me chamariam e também me perguntaram se eu tinha o permesso di soggiorno…..”

Ele deu entrada em agosto de 2008 e estamos em junho de 2009!

Entao amigos, peloamordeDeus fujam do comune de Verona, a Italia tem 8100 comunes (dados de 2009), então vocês podem escolher outros 8099, ok?

Abbracci a tutti!

17 Comentários


  1. Comportamento péssimo dos brasileiros e a culpa de se machucar é da comune?
    Saem correndo sem respeitar a ordem de chegada antes da porta abrir e querem ser tratados com educação?
    Faça-me o favor1

    Responder

  2. boa tarde Fabio tudo bem?
    estou reunindo os documento e estou perto de encontrar a localização da certidão do meu antenato, pelo que tudo indica ele pode ter vindo de VILA BARTOLOMEA em Verona, gostaria de saber se para solicitar a certidão do meu antenato com o comune de la, também terei problemas, não pretendo realizar o processo la devido aos relatos que ja vi sobre Verona, mas fica essa duvida, para solicitar a certidão do antenato também ha problemas ??
    Obrigado por tudo, seus posts e videos do youtube ajudam muito !!

    Responder

  3. Tenho antepassados Ganzarollis que são desta Comune. Estou montando uma árvore genealógica.

    Responder

  4. Olá, estava planejando fazer o processo da cidadania justamente em Verona. A situação continua a mesma hoje em dia ou melhorou? Se continua, fazer o processo em uma comune limítrofe (Villafranca di Verona, por exemplo) diminuiria meus problemas? Obrigado!

    Responder

  5. Olá Fabio! Antes de mais nada gostaria de te dizer o quanto o sagabook está sendo importante na vida da minha família! Bom,preciso de auxilio. A bisa nasceu em verona.Sabemos a data de nascimento mas não temos exatidão dela. E a certidao de casamento e a de óbito estão com os nomes conflitantes…enfim…por onde posso comecar essa busca da certidão de nascimento? E quanto aos nomes? Como saber qual está certo? Só falta este documento para darmos a entrada. Desde já agradeço a ajuda. Voce é o nosso guia.

    Responder

    1. Olá Aline tudo bem? A melhor forma é seguir as indicações do Sagabook, reunindo os documentos de trás para frente, ok? Abs


  6. Ola Fabio! sei que esse post e bem antigo, mas foi o que mais se enquadrava para minha duvida. Vamos la…. em Janeiro de 2015 eu minha mae e meu irmao apresentamos os documentos para o reconhecimento da cidadania, todos juntos, no comune de Viterbo. No final de marco, a certidao de nascimento do meu irmao foi transcrita, e a minha, em abril. Mas a oficial do estado civil ate hoje nao concluiu a cidadania da minha mae, e o que ela diz e que pelo fato de minha mae ter se casado, mudado de nome, se divorciado, e mesmo assim manteve o nome de casada, ela nao pode fazer a certidao de nascimento com o nome de casada e se fizer com o nome de solteira, a mae que esta registrada na minha certidao e na do meu irmao, nao existe. Enfim, super enrolada. Entramos em contato com o consulado italiano em Sao Paulo e fomos informados que ela (oficial do estado civil) deve entrar em contato diretamente com eles, para que seja instruida de como proceder, mas que sim, e possivel. E ate hoje (abril 2016) a cidadania da minha mae ainda nao foi reconhecida. Gostaria de saber se existe algum prazo maximo para que o comune complete o processo de cidadania e onde posso encontrar essa informacao. Muuuuuuito obrigada

    Responder

    1. Olá Gabriela, sua mãe apresentou a certidão de casamento com as averbações junto com o processo de divórcio? Nestes documentos já constam todas as informações que o oficial di stato civile do comune precisa para transcrever o documento dela, ok? Abraços


    2. Sim Fabio. Inclusive na certidão de nascimento dela também diz que ela casou, passando a assumir o nome atual, divorciou-se e manteve o nome de casada. Mesmo assim o oficial não sabe como transcrever o atto di nascita. Não há nada de errado com a documentação, e mesmo assim, um ano depois, ela não sabe o que fazer, por isso queria saber se tem um prazo máximo…..
      Muuuuito obrigada novamente


  7. Ola AnonimoFirenze é uma cidade grande, os processos costumam demorar por la, procure comunes pequenos, de preferencia com poucos (ou nenhum) brasileiro e fuja sempre dos comunes no norte, principalmente provincia de Belluno, Padova, Milano, Ferrara, Brescia, entre outrosAbs

    Responder

  8. Oi Fabio.Pela sua persepção, por estar acompanhando e ter acompanhado varios casos,em quais comunes os processos tem andado mais rapido?Tem alguma comune que voce indicaria?Abraso.

    Responder

  9. Estou pensando em fazer em Firenzi!Alguem sabe como estão as coisas por lá?????Obrigado des de já.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *