Projeto da nova Carta di Identità Eletronica

Ciao amigos

Informaçao de utilidade pùblica aos amigos que estao vindo à Italia:

A partir de 2008 sera emitida a nova CIE – Carta di Identità Eletronica, que substituira a atual. O problema serà o custo da nova carteira: 25,42, ou seja: 300% mais cara do que a atual que é de apenas 5,42 conforme publicou a ADUC.

O decreto da nova Carta di Identità foi publicado no dia 9 de novembro e ainda nao sabe-se quando começarà realmente a valer para todos os cidadaos!!! Sabemos que ja foi passada a fase de testes e ja esta pronta pra ser emitida em todo o territorio italiano. Em diversos comunes ja estao sendo emitidas, mas ainda nao de forma nacional.

A nova carta serà ao mesmo tempo um documento de identificaçao e também uma carta de sreviços eletronica e tera a forma de um cartao magnetico com apenas 8 centimetros.

Nele constara os dados pessoais, o codice fiscale, os dados de residencia, a cidadania, codigo do comune onde foi emitida, entre outros dados

Como ela terà um microchip, esta previsto para ser utilizada tambem como uma carta de serviços onde poderemos prenotar uma visita a museus, pagar multas, verificar os dados de saude, votar, entre outras funçoes

O grande problema é o preço da nova CIE – 25,42. Por isso os amigos que estao pensando em vir ja no proximo ano para o reconhecimento da cidadania, ja coloquem na lista 20 euros a mais para a emissao da bonitinha…

Vejam a foto da gracinha ai em baixo:

E outro dado interessante: ao fazer a carta, o cidadao recebera 3 codigos: o PIN, o PUK e o CIP, que todo mundo que tem um chip de celular sabe como funciona.

Para obter a carta os passos sao os mesmos da carta tradicional: ir no Comune de residencia com um documento de identificaçao valido e uma fotografica em formato tessera. Alem de pagar a fortuna de 25,42 claro…

Abbracci a tutti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *