Viajando com menores #2 – Autorização de Viagem na Italia

Ciao a tutti

Depois de explicar a vocês neste artigo os procedimentos no Brasil para viajar com menores, quero compartilhar alguns detalhes da viagem e também explicar como fazer o mesmo documento aqui na Italia.

Como expliquei no artigo anterior, minhas filhas também tem a cidadania italiana, o que significa viajar com ambos passaportes:

No passado gravei um vídeo sobre como viajar com a dupla cidadania, quais documentos apresentar na saída do Brasil, qual deles mostrar na entrada da Italia, entre outros, portanto não entrarei nestes detalhes novamente: cliquem aqui para assistir o vídeo!

A LEGISLAÇÃO ITALIANA PARA VIAGENS DE MENORES AO EXTERIOR

Aqui temos uma curiosidade em relação a legislação brasileira: na Italia basta ser maior de 14 anos para poder viajar sozinho pelo mundão afora!!!

Não precisa de autorização ou qualquer outro documento: é suficiente apresentar a carta d’identità valida per l’espatrio ou o passaporto italiano, agora tentem imaginar a alegria da Isabella (que tem 15 anos) quando descobriu isso rsrsrs

No caso da Brunna, que tem 13 anos, foi necessário fazer a mesma declaração, e é aqui que a coisa muda completamente de figura: enquanto no Brasil temos que ir no cartório (órgão que eu considero uma aberração brasileira), aqui na Italia temos que ir no setor de passaporte da Questura – este sim um órgão correto, não é mesmo?

A AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM NA QUESTURA

Enfim, como vivo em Pisa, me dirigi ao setor de passaportes e me deram o formulário abaixo para preencher:

[scribd id=253701292 key=key-o7HE4w6aWqEPJHGIpBRk mode=scroll]

DETALHE IMPORTANTE: Como desta vez nenhum dos pais estariam presentes, foi necessário não apenas a minha assinatura, mas também a assinatura da mãe das crianças!!!

Como resolver o problema: eu preenchi o documento, assinei, escaneei e enviei a ela por email. Bastou imprimir, assinar, escanear novamente e me mandar também por email juntamente com uma cópia do seu documento de identidade.

Claro que só soube da necessidade da assinatura dela quando fui na questura, caso contrário eu já teria levado o formulário impresso ao Brasil e teria aproveitado para recolher a assinatura dela por lá mesmo, portanto #ficaadica a quem estiver na mesma situação que eu 😉

Portanto os documentos apresentados na questura foram:

  • Formulário da autorização (peguei um novo na questura, pois este, mesmo que oficial, não está completo!)
  • Cópia do documento de identidade da mãe (RG brasileiro)
  • Cópia do passaporto da Luciana
  • Cópia da minha carta d’identità italiana.

Aqui cabe um detalhe: a legislação prevê que caso um dos genitores esteja fora da UE, sua assinatura deve ser convalidada pelo consulado italiano. No meu caso não foi necessário, pois argumentei que as meninas são residentes no Brasil e estavam retornando a casa. Porém não há como garantir se outras questuras ou outros funcionários interpretarão da mesma forma, ok?

Muito bem, depois de 2 dias retornei a questura e vejam só que beleza:

Será que seria tão difícil a implementação de algo similar no Brasil? Não bastaria ir diretamente em uma das sedes da Polícia Federal e fazer o documento lá mesmo? Detalhe: este documento foi emitido completamente grátis!!!

No momento do check-in, aqui no aeroporto de Pisa, a funcionária solicitou o documento e bastou poucos segundos para analisá-lo e despachar as malas.

Conversei com a Luciana pouco depois da passagem pelo controle de imigração lá em Roma, e ela me disse que sequer pediram para olhá-lo, já que presume-se que se as crianças embarcaram, houve o controle por parte da companhia aérea. Simples assim!

CONCLUSÃO

Dá pra perceber a gritante diferença entre a emissão do documento no Brasil e a emissão do documento aqui na Italia. Como falei no artigo anterior, é muita ansiedade esperar até o último momento para saber se o documento vai ser aceito, ou ainda se o oficial vai criar caso. Sem contar que a viagem em si com os menores já é um baita stress, pois são inúmeros detalhes, procedimentos, check-list pra não esquecer nada, documentos diversos, enfim uma baita trabalheira.

Lembrando que estes procedimentos servem para quem tem filhos com o passaporte já emitido! Caso os filhos ainda não tenham nenhum dos passaportes, é possível incluir já na emissão dos mesmos, a autorização para o outro genitor.

De qualquer forma tudo correu conforme o previsto, minhas pequenas puderam me dar os melhores dias da minha vida, com muito amor, muitas risadas e o melhor: elas acabaram de partir e já não vêem a hora de voltar pra cá, quem sabe da próxima vez definitivamente 🙂

Espero tê-los ajudado mais uma vez com estas informações, e até o próximo post, arrivederci!

39 Comentários


  1. Ola Fabio, tudo bem? Seu artigo foi muito mais claro que qualquer outro que li sobre menor entre 14 e 18 anos viajar sozinho para Italia. Meu filho de 17 anos vai para Italia com um grupo de atletas. Ele tem o passaporte italiano, mas fiquei em duvida se ao entrar na Italia nao iriam pedir autorizacao por ser menor. Agora posso ficar tranquila.

    Responder

    1. Não vai ser um problema, pois a legislação italiana prevê que maiores de 14 anos possam viajar sozinhos


  2. Fabio, voce sabe se pode me ajudar, a dúvida é diferente.
    Ambos viemos para a Italia, eu minha esposa e meu filho menor.
    Os 3 com passaporte brasileiro, tudo certo, porem minha esposa terá que ficar na Italia. Posso regressar somente com meu filho de volta, da Italia para o Brasil, com os passaportes Brasileiros?
    Muito Obrigado

    Responder

    1. Se no passaporte dos menores consta a autorização de viagem, tá tudo certo!


  3. Oi, Fábio.

    Sei que é um artigo antigo, mas foi o mais próximo que encontrei pra tentar achar informação pro seguinte:

    Eu e meu filho temos cidadania italiana, meu marido é brasileiro. Numa situação hipotética em que eu queira sair da Europa com o meu filho, preciso de alguma autorização do pai dele para o passaporte italiano?

    O passaporte brasileiro do pequeno já tem a devida autorização anotada, mas no italiano isso não me foi perguntado, e eu entendi que posso sair com ele da Itália/Europa sem precisar que o pai autorize no documento europeu. Procede?

    Obrigada!

    Responder

    1. Estou passando por esta situação neste momento real ! Você já conseguiu algum esclarecimento? Meu filho tem 11 anos . Obrigada


  4. Oi Fábio tudo bem? … Fábio, pretendo me mudar para Itália com minha família e tirar nossa cidadania, já que tanto eu como meu esposo temos o direito e toda minha família mora lá… Minha dúvida é a respeito dos tramites que devo fazer, ainda no Brasil, para que meus filhos menores possam fixar a residencia na Itália sem termos problemas com os documentos de autorização e precisarmos voltar ao Brasil por conta disso. Como hoje, a autorização para viajem já é feita junto ao passaporte, me disseram que essa autorização para residencia no exterior pode ser feito pelos pais mesmos e reconhecida em cartório por autenticidade, será que isso já é o suficiente como documento ai na Itália? Qual seria os tramites para esse caso? Se puder responder e me orientar quando a isso agradeço. Um forte abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    Responder

  5. Prezado, obrigada pelo blog!
    Viajarei com minha filha de 9 anos em Itália, já temos autorização do pai da minha filha (Formulário padrão e 2 vias). Precisamos de algo outro documento em italiano? Aguardo

    Responder

  6. Boa tarde @Fabio Barbiero comecei a buscar os documentos e ver os detalhes para obter a cidadania italiana ha alguns meses. Estou me preparando para ir para Italia em fevereiro de 2018, seu site, o ebook e o canal no youtube estão me ajudando muito!! Estou com uma dúvida que ainda não consegui esclarecer em pesquisas e pensei que talvez vc pudesse me dar uma luz. Eu tenho 30 anos, vou direto a italia para requerer, tenho uma irmã de 15 anos que também gostaria de requerer. Meus pais ainda não possuem a cidadania, e não têm tempo habil para ir à italia. Minha irmã pode ir comigo, sendo eu sua responsável legal (por meio de procuração) e fazermos juntas as solicitações? Por fim gostaria de te agradecer por toda essa informação compartilhada!

    Responder

  7. Olá Fábio, bom dia!
    Estou com uma dúvida com relação a viagem de menor para a Itália. No momento estamos morando na China e minha esposa irá com meu filho para a Itália.
    Para sair do Brasil e entrar eu sei que é necessário a autorização de viagem.
    A pergunta que lhe faço é:
    A imigração na Itália ( Milão) vai solicitar alguma autorização para meu filho entrar? ou eles irão precisar apresentar apenas o passaporte.
    Pergunto porque o consulado brasileiro mais próximo de casa fica a 4h e o horario de atendimento é restrito das 9-11h.
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Anselmo na entrada do país não, o problema é sempre na saída – veja quais são as regras na China para saída de menores, ok? Abs


    2. Fábio; para sair do Brasil tranquilo; pois no passaporte brasileiro agora já pode ser incluído a autorização dos pais. Pergunto: e pra sair da Italia com filhos menores? Existe a possibilidade de fazer a autorização no consulado italiano?


  8. ola Fabio, tudo bem?
    Primeiramente parabens pelo artigo.
    No final do artigo vc mencionou que quando o passaporte do menor ainda nao foi emitido ‘e possivel incluir a autorizacao de viagem do menor com um dos genitores no proprio passaporte.

    Estou para emitir o passaporte do meu filho menor e gostaria muito de ja ter essa autorizacao no passaporte dele.
    Voce poderia me passar onde tenho acesso a esta autorizacao?
    Desde ja agradeco.

    Responder

  9. Ola Fabio, Adorei sua matéria. Obrigada !
    Por favor, se possível me esclareça uma dúvida. Vou viajar para Europa com minhas filhas de 14 anos sem o pai delas. Já li que ele terá que preencher uma autorização com firma reconhecida (vááááárias copias). Gostaria de esclarecer se somente esse documento é necessário junto ao passaporte ou se precisaremos de mais alguma coisa. Outra questão é o retorno da Italia ao Brasil. Nenhum de nós tem cidadania italiana, para voltarmos da Italia a mesma autorização será suficiente ou teremos que fazer essa documentação que você citou na Questura ?

    Responder

  10. Bom dia Fabio, tudo bem?
    Estou com uma dúvida sobre viajar com meus filhos, eu e meu marido vamos fazer um curso de italiano durante 4 meses , mas não sei que tipo de visto pedir para meus filhos de 6 e 9 anos, ja pesquisei muito sobre esse assunto mas não encontrei nada.Lembrando que não temos passaporte europeu, dura te o tempo de estudo na Italia meu marido vai entrar na justiça para pedir o reconhecimento da cidadania italiana pelo lado materno.
    Muito obrigada e fica com Deus.??

    Responder

    1. Obrigado Fábio !!!! Vou estar em PAVIA e se der dou um pulo em Pisa para comermos uma pizza junto ! AUGURI !


  11. Olá Fabio ! Parabéns por todo seu esforço na compilação deste material maravilhoso. Já estou com meu processo de cidadania em andamento finalizando a parte BRASIL. Minha dúvida : Tenho dois filhos, um de 15 anos e outro de 16 anos. Ao retornar da Italia com minha cidadania reconhecida basta ir ao consulado aqui em São Paulo e cadastra-los como meus filhos, e portanto italianos também, já que são menores de idade ?

    Responder

    1. Olá Miguel tudo bem?

      Sim, ao terminar o seu processo, você deverá retornar ao Brasil e se inscrever no AIRE. Uma vez que a inscrição estiver finalizada, bastará apresentar a certidão dos seus filhos menores, devidamente legalizados pelo MRE e traduzidos para a língua italiana. O próprio consulado se encarregará de enviá-las ao comune italiano, para que sejam transcritas. Abraços


  12. Olá Fábio! Estou pensando em viajar com meus filhos menores (os dois têm passaporte italiano) e com meu marido. No meu caso, apenas eu e os meninos temos a cidadania italiana. Como vamos os dois, ainda sim preciso da autorização de viagem italiana?

    Responder

    1. Olá Gabriella

      Com ambos os pais não é necessária a autorização não. Abraços e boa viagem 🙂


  13. Ola Fabio. Estou aqui na Itália e consegui fazer meu reconhecimento de cidadania. Ja sou italiano e ja tenho identidade. Minha pergunta eh:

    Sou casado e tenho dois filhos, minha mulher ficou la no Brasil com eles pra eu fazer a cidadania. Agora eu quero traze-los, so que como são bebes ainda não tem passaporte Brasileiro. Sera que eu preciso fazer o passaporte Brasileiro deles pra eles virem? Eu não consigo fazer o passaporto deles aqui na italia (eles tambem ganharam cidadania) sem eles estarem presentes e quando eu retornar ao Brasil, ja retornar com os passaportes? Pergunto pois aqui sai em poucos dias e no consulado demora meses pra sair um passaporte. Ai eu gostaria de vir em definitivo em janeiro pra ca pra Italia sem precisar do passaporte BR.

    Responder

    1. Olá Julio

      Antes de mais nada, claro que os bebês precisam do passaporte brasileiro, você não tem como fazer nenhum documento de identificação e/ou viagem para seus filhos sem que eles e a mãe estejam presentes. Minha sugestão é que volte ao Brasil, faça tudo que deve ser feito (incluindo a inscrição no consulado italiano e a respectiva solicitação dos documentos) e só então viaje pra cá. Abraços


  14. Esclarecimento!!!
    Conversando com uma conhecida ela me disse algo que pra mim é um absurdo…
    Um cidadão italiano, separado de sua esposa, mas com filhos, não pode viajar sozinho sem que esta previamente o autorize?
    Pra mim isso é de outro mundo, mas…
    Alguém pode me responder!?

    Responder

    1. Olá Karen

      A informação está parcialmente correta: um cidadão que tenha filhos menores, só pode obter o seu documento de viagem (passaporte) se o outro genitor autorizar.


    2. ola, Fabio
      Poderia nos ajudar informando onde/como obtenho essa autorizacao?


    3. Oi Karen,
      Isso acontece se vc tem filhos menores, para evitar abandono ou rapto dos menores ao exterior, em caso de guarda conjunta da criança. Então não é que vc não pode viajar soazinho, mas, como disse muito bem o Fabio, é que, para obter o passaporte, precisa a autorização do outro pai.


  15. Ciao Fábio!!! No caso de uma criança brasileira, viajando para a Itália a turismo, mas com apenas um dos pais, se a criança já tiver o passaporte brasileiro com autorização de viagem, também é necessário fazer esse procedimento na Questura? Ou esse processo é somente para crianças já reconhecidas, com passaporte italiano? Obrigado!

    Responder

  16. Olá, Fábio. Acompanho teu site há 1 ano, desde que comecei a pensar em solicitar minha cidadania. Já trocamos alguns e-mails, também. Bom, já tenho os documentos legalizados em mãos e estou organizando a viagem. Sei que tu desaconselha totalmente a ida com menores para solicitar a cidadania , mas, tenho duas opções: ir com minha filha de cinco anos ou não ir e estou relutante quanto à segunda opção. Pergunta: considerando que eu serei “imprudente” e irei, o que poderia ser mais tranquilo: ir por Portugal, por exemplo, pela facilidade da língua, ou direto à Italia (Malpensa ou Fiumicino/Linate). Grazie.

    Responder

    1. Ronise você já conhece a minha opinião a respeito e portanto me reservo o direito de não comentar ou dar qualquer sugestão a este respeito. Só posso dizer que todos somos responsáveis pelas decisões que tomamos e pelas eventuais consequências decorrentes a isso. E quando sabemos que algo pode dar errado e mesmo assim insistimos nisso, caso realmente as coisas deem errado, não poderemos culpar ninguém a não ser a nós mesmos por termos escolhido o pior caminho. Abs e boa sorte


    2. De fato, somos responsáveis pelo resultado de nossas escolhas/ações. E entendo teu posicionamento.
      De qualquer forma, agradeço pelas inúmeras e consistentes informações que nos oferece.
      Grazie


  17. Oi Fábio tudo bem? Vou entrar com meus documentos na Itália, mas os meus planos é morar na Suiça. Minha dúvida é: ao apresentar o comprovante de residência só será válido se for em “cidades” na Itália? Preciso mesmo residir na itália?

    Responder

  18. Fabio, é verdade que posso fazer pedido de cidadania diretamente na Itália sem passar pelo Consulado no Brasil? Como é isso?

    Responder

  19. oi Fabio estou fazendo passaporte dos meus filhos menores e tive a informação de que agora vem descrito no passaporte a autorização dos pais para viajarem com um so dos genitores achei otimo isso ja que não precisamos mais pedir autorização no juiz.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *