Viajar de avião – Dicas e Truques: Organizando a viagem

Ciao a tutti

No primeiro artigo desta nova sessão Viajar de Avião – Dicas e Truques falamos sobre a compra da passagem aérea e mais um bocado de coisas relacionados a este assunto.

Hoje falaremos sobre como organizar a viagem propriamente dita, começando pelo principal documento de identificação do brasileiro no exterior:

O PASSAPORTE

passaporte brasileiro

Durante estes anos vivendo fora do Brasil e trabalhando com brasileiros, não foram poucas as vezes que vi a galera chegar aqui com documentos como RG, CPF, título de eleitor, carteira profissional entre outros documentos brasileiros.

Ao perguntar a estas pessoas os motivos que fizeram com que eles trouxesse estes documentos, a resposta era quase unânime:

Eu achei que precisaria utilizar estes documentos no exterior…

Pois bem, o único documento brasileiro que tem validade no exterior como documento de identificação é o passaporte brasileiro (sem contar os países do Mercosul, obviamente) e ainda assim existe uma regra muito importante: para entrar aqui na Europa o passaporte deve ter no mínimo três meses de validade a contar da data da saída da Europa!

Façamos um exemplo prático:

Você viaja para a Italia no dia 01/09/2013 e como pretende realizar o seu processo de cidadania comprou o retorno para exatos 90 dias, ou seja: 01/12/2013. Ao fazer a imigração, o policial controlará se a data de validade do seu passaporte é maior do que os 90 dias após a sua passagem de retorno, portanto ele deve ser válido pelo menos até 01/03/2014.

Detalhe: conversei com dois policiais de questuras diferentes e ambos me informaram que a conta é feita exatamente da forma como expliquei acima, desconsiderando se o mês tem 28, 29 ou 31 dias. Claro que na dúvida façam a conta sempre para cima 😉

Ou seja, podemos então simplificar a conta e dizer que a primeira coisa que você deve verificar é se o seu passaporte tem ainda pelo menos 6 meses de validade a contar da data da sua viagem, caso ela seja para turismo.

Se por outro lado você estiver vindo com algum tipo de visto, calcule a validade do passaporte para 90 dias após o término do visto, ok?

INFORMAÇÕES SOBRE O PAÍS DE DESTINO

Organizando a viagem

Meteorologia

Como estará o tempo no país de destino? Frio? Calor? É época de chuva? Estas perguntas são extremamente importantes, pois a resposta delas dependerá do tipo de roupa que você deverá colocar na mala.

Dica importante: o frio na Europa é completamente diferente do frio que passamos no Brasil, portanto desaconselho trazer roupas ‘pesadas’ de frio, que além de serem caras não te protegerão da forma correta – deixe para comprar aqui e leia este post onde explico sobre se vestir em camadas para se manter aquecido aqui na Europa.

Tomadas

Nada é pior do que não conseguir o próprio celular ou computador por não ter um adaptador correto. Para as meninas então nem se fala: como manter a beleza sem poder utilizar secador, chapinha e demais apetrechos? Quem vem a Italia pode clicar aqui para ler o artigo sobre os tipos de tomada que existem por aqui – e para quem vai para outro país não deixe de procurar as informações sobre isso, senão vai ser uma baita dor de cabeça tentar descobrir o nome do adaptador para comprar na língua local rsrsrs.

Vacinas e precauções adicionais

Aqui na Europa não é necessário qualquer tipo de carteira ou comprovante de vacinação para entrar, porém muitos países ao redor do mundo exigem – verifique se é o seu caso e verifique também qual é a data limite para tomar as respectivas vacinas.

Seguro-saúde

Já escrevi sobre isso e repito: imagine você num país novo, comendo tudo que vê pela frente, tudo é novidade e quando menos espera percebe que está passando mais tempo no banheiro do que visitando os pontos turísticos, e agora? Tenha sempre um seguro-saúde: não importa se é privado ou público (clique aqui para conhecer o CDAM) é sempre bom estar prevenido – de preferencia tragam também um rolo de papel higiênico, afinal de contas é melhor prevenir do que remediar rsrsrsrs

Minâncora

Muita gente não sabe, mas a pomada minâncora é um santo remédio e serve para vários casos urgentes:

  • Acabou o anti-transpirante? Bóta Minâncora no suvaco!
  • O pézinho tá com cheiro estranho e não tem talco? Minâncora entre os dedinhos.
  • O gordinho tá ficando assado nas dobrinhas? Táca Minâncora nelas.

Viram só como Minâncora serve para um monte de coisas? Acreditem quando eu digo, ela me salvou muitas vezes, principalmente pela minha primeira vinda a Italia, que durou cerca de 13 dias e apenas 2 banhos (urgh!)

Porta dólar e cartão VTM

Você vai ter que trazer seu rico dinheirinho de alguma forma, certo? A melhor forma é utilizar cartões recarregáveis, como Visa Travel Money. Mas traga também algo em espécie para as primeiras despesas (táxi, ônibus, café, etc) e caso tenha medo de andar com altas somas de dinheiro, escolha um porta-dólar bonitinho, veja aqui as dicas do VTM e do porta-dólar.

Checklist

Independente do motivo da sua viagem, você vai querer passear por diversos lugares, terá que ficar hospedado em algum lugar, utilizará os serviços e órgãos públicos, portanto deixe todas estas informações na sua bagagem de mão, acessível a qualquer momento. Reserva de hotéis, documentos de hospedagem, reserva de atrações turísticas, telefones úteis (hotel, polícia, bombeiros ambulância, eventuais amigos e pessoas que vão te receber), mapas do trem e metrô, entre outras informações devem estar na mão!

Dica útil: tenha sempre os números de telefone importantes escrito em alguma folha, quase todo mundo já passou pela péssima experiência de ter que ligar pra alguém urgente porque o telefone ficou sem bateria e descobriu que o número da pessoa estava exatamente no telefone…

Claro que falar de planejamento de viagem é difícil, pois são milhões de coisas para lembrar, tantas coisas para decidir como por exemplo qual tipo de mala levar (mochila ou rodinhas), quantas roupas levar (levo toalha que ocupa espaço ou deixo pra comprar lá?), levo celular daqui ou deixo pra comprar lá? e computador?

Mas mesmo com todas estas dúvidas e preparativos, uma coisa é inegável: como é bom viajar!

No próximo artigo da série vamos falar sobre a próxima etapa da viajem: o aeroporto: como chegar, fazer check-in, despachar bagagens e tudo mais relacionado ao mundo mágico das salas de espera, filas de raio-x e muito mais!

Caso eu tenha esquecido de falar algo que você querido leitor considera importante, compartilhe seu comentário conosco – a comunidade Minha Saga agradece 😉

14 Comentários


  1. Ciao Fabio, estou passando por aqui para te dizer que tem alguns links quebrado nesse artigo. Tinha assuntos que me interessou e alguns deles era sobre “seguro saúde”. E está faltando essa informação. Abbraccio

    Responder

  2. Oi Fabio,eu estou tendo um grande problema e não sei a quem recorrer exceto você que sabe tudo do assunto,então se puder ajudar vou ficar muito grato.
    Mandei email pro comune pedindo pra me enviarem a certidão de nascimento do meu nono,então eles me pediram pra eu mandar foto do meu documento,mandei,e depois disso eles me enviaram um email com dois anexos em formatos que eu nunca vi,um em formato xml e outro em formato p7s,um deles tem uns registros de protocolo,e o outro é um certificado que eu não instalei pq não sei do que se trata,mandei email perguntando pra eles como eu devia proceder e eles me enviaram de novo esse email com esses dois anexos,você sabe o que é isso,já soube de caso parecido? eu não sei o que fazer,estou perdido,agradeço se puder me ajudar,abraço!

    Responder

    1. Olá Alan

      Provavelmente te enviaram o documento do seu antenato como email certificado PEC, o que não te ajuda. Você deverá escrever a eles pedindo gentilmente que enviem o documento em formato cartaceo, no Sagabook Brasil eu inseri um modelo deste pedido, dá uma olhada lá, ok? Abraços e fique tranquilo que vamos resolver 🙂


  3. Oi Fabio!
    Queria dar duas dicas de pobre….
    Sempre viajei com malas emprestadas e nada pior do que estragar ou sujar uma mala emprestada. Uma vez paguei 30 reais no Brasil (e 10 euros na Itália) para embalar a mala, que nada mais é do que passar uma tonelada de plástico filme em volta da mala, tanto pra dificultar a ação dos trombadinhas que trabalham nos aeroportos, quanto para proteger a mala em si, pois na hora de passar, tirar e colocar na esteira os funcionários não tratam a sua mala com carinho, parece mais os lixeiros jogando os sacos de lixo no caminhão.
    Enfim, comprei 4 rolos de 30 metros de plástico filme no mercado, não gastei nem 10 reais, e usei 2 rolos na ida e 2 rolos na volta, passei eu mesma o plástico em volta da mala, que não era pequena, cabe mais ou menos uns 25 a 30kg de bugigangas, e no final passei aquelas fitas adesivas grandes e colei mais alguns adesivos na mala e no plástico, pra deixar personalizado.
    A segunda dica é em relação ao peso da mala e válido apenas para quem vem de Roma.
    Na última viagem comprei um vôo com algumas escalas, e uma das desvantagens é que o peso das malas era até o limite de 23kg, mas podia levar duas malas, mas não o fiz até por questão de duração da viagem e praticidade.
    No entanto comprei muitas lembrancinhas que fizeram um peso extra e quase corri o risco de ter que pagar pelo peso extra. No aeroporto de Fiumicino (Roma), no andar do check-in e do lado do elevador há uma balança em que se pode pesar a mala. Super recomendo passar pela balança antes, quase que eu paguei 3kg de bagagem extra, que foram perfeitamente distribuídos na minha mochila, na mochila do meu namorado e numa bolsa feminina, que se passaram por bagagem de mão e que ninguém da companhia aérea conferiu o peso.
    Por isso é bom ler no site das cias quais são as regras para a bagagem, pois cada uma é diferente a quantidade e o peso.

    Responder

    1. Olá Adriana tudo bem?

      Obrigado por compartilhar conosco as suas dias, realmente elas podem salvar uma viagem rs


  4. Melhor dica! Sem dúvida, uma valiosa informação de grande utilidade pública.

    Responder

  5. Fabio, seu blog é maravilhoso, parabéns! Estou indo de férias para a Italia daqui a uma semana. Gostaria de saber se o Visa Travel Money continua sendo bem aceito em restaurantes e lojas, pois não gostaria de viajar com muitos euros em espécie. Vou para Roma e para a Toscana. Muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Patricia

      Sim, o Travel Money aqui é considerado cartão de crédito e é aceito em qualquer lugar sem problemas. Abs e boa viagem!!!


  6. Fabioooo excelente dicas 🙂 Parabéns mais uma vez pelo Blog.

    Responder

  7. Otimo seu comentário a respeito da validade do passaporte Brasileiro. Porem, e seu já tiver o passaporte italiano, qual seria sua validade? Se eu for utilizar meu passaporte italiano para viajar ao Estados Unidos quais os cuidados que tenho que tomar quanto a validade de meu passaporte italiano. Parabéns pelo site. desde já agradeço sua resposta, obrigado

    Responder

    1. Olá Raul

      O passaporte italiano tem 10 anos de validade, para saber como utilizá-lo para viajar aos EUA veja o artigo que escrevi sobre o ESTA, ok?

      Abraços e obrigado pelas palavras e pelo carinho 😉


  8. Aguardo ansiosamente o próximo artigo desta sessão. Capricha nele!!!!!!!! hehe

    Responder

  9. Caro Fábio,
    Seu blog é 10! Já tenho minha cidadania e realmente foi uma saga e tanto para consegui-la, ufa, já passou. Estou indo a Turim na segunda quinzena de novembro para um curso e minha maior preocupação é com o inverno. Como é isso nessa época do ano, dá para assustar ou fica parecendo São Paulo em julho?

    Responder

    1. Olá Anonimo tudo bem?

      O frio daqui não é igual ao de SP não, é um pouquinho pior rsrs

      Porém paradoxalmente, aqui na gente passa menos frio, pois além das roupas serem adequadas, em qualquer lugar que você entra tem aquecimento, diferentemente do Brasil que quase nenhum lugar é preparado, entendeu?

      Os piores meses de frio são janeiro e fevereiro, então se vem em novembro será tranquilo 😉

      Abraços e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *