Aniversàrio de dez anos do Euro

Ciao amigos tudo bem com voces? Como passaram de Reveillon? Eu e alguns amigos fomos à Firenze, no Teatro SascHall na festa do Pacha de Ibiza, loucuuuuura total rsrsrs

Apòs a ressaca vi que hoje o Euro completa 10 anos e resolvi compartilhar com voces a noticia!

Hoje oficialmente o Euro comemora 10 anos com a entrada do 16º pais a aderi-lo: a Eslovaquia. No dia 1 de janeiro de 1999 o euro começou a ser utilizado nos mercado financeiros. Em 2002 começaram a circular as notas e moedas. Hoje 16 paises a utilizam: Austria, Belgica, Cipre, Finlandia, França, Portugal, Alemanha, Grecia, Irlanda, Italia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Eslovenia, Espanha e a partir de hoje a Eslovaquia!

Segundo Jacques Delors, ex presidente da Comissao Europeia, nestes dez anos o balanço é ‘globalmente positivo’ para a moeda européia. Segundo ele hoje a moeda vive o maior desafio da sua existencia, por causa da crise americana e consequentemente mundial.

Vejam o logotipo da comemoraçao dos dez anos da moeda:

Existem notas de euro (na Italia chamadas de Banconote) de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 que variam de tamanho, quanto maior o valor maiores tambem as notas, como voces podem ver abaixo:

Ja as moedas sao de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 1 e 2 euros:

Uma curiosidade é que cada pais da Uniao Européia tem no verso das moedas de euro um detalhe referente ao seu pais, que as diferencia das demais. Dois exemplos abaixo:

Faces do verso das moedas de euro na Eslovenia

Faces do verso das moedas de euro na Austria

Desde sua criaçao, o euro valorizou-se 19% diante do dòlar e praticamente alcançou a paridade com a libra esterlina da Inglaterra, pois nesta semana (30 de dezembro) chegou a 0,98 libra, praticamente 1 por 1, quem diria…

Abraços a todos e que 2009 seja um ano repleto de conquistas e glòrias a todos voces!!!

AUGURI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *