Apresentando os jornais italianos

Em 2006 quando ainda estava no Brasil e me preparava para vir à Italia, uma das maiores preocupações que eu tinha, era com a língua italiana.

Isso me preocupava pois a única certeza que eu tinha naquele momento era que eu realizaria o meu processo sozinho, sem ajuda profissional de ninguém.

Por este motivo, o meu conhecimento na língua italiana tinha que estar melhor do que a linguagem macarrônica das novelas Passione e Terra Nostra.

Me lembro de estar perambulando pela Avenida Paulista quando me deparei com um jornal pendurado numa banca de revistas, próximo ao prédio do consulado italiano.

Cheguei mais perto e me vi que se tratava do jornal italiano Corriere della Sera.

jornais italianos

Lembro que fiquei surpreso por dois motivos:

  1. Descobrir que um jornal italiano era vendido no Brasil, na sua língua original;
  2. O valor absurdamente caro de 7 reais, o que me impediria em compra-lo todos os dias.

Sai da banca 7 reais mais pobre, mas com o jornal embaixo do braço, louco para saber o que acontecia deste lado de cá do oceano.

O problema é que eu ainda não falava italiano e por isso não entendi praticamente nada do que estava escrito!

Me lembro em abrir o jornal e me sentir, literalmente assim:

desesperado

Naquela época eu era assinante do jornal Folha de São Paulo, e achei curiosa a diferença entre os dois, principalmente em relação ao formato.

O Corriere (vendido no Brasil) era menor em comparação com a Folha, e me lembro de ter achado isso ótimo, pois facilitava a leitura em qualquer lugar, como no metrô, por exemplo.

Bom, depois de tantos anos e vivendo na nossa bella Italia, resolvi compartilhar com vocês algumas curiosidades relacionadas aos jornais e como eles afetam a cultura italiana.

UN CAPPUCCINO, UN CORNETTO E IL GIORNALE, PER FAVORE

Se você quer vivenciar uma experiência extremamente italiana, deve absolutamente entrar em bar qualquer pela manhã e pedir “un cappuccino e un cornetto” (no norte da Italia ao invés de cornetto, peça un brioche).

Quando eu falo “pela manhã” quer dizer entre às 7 e às 9, se chegar depois deste horário a experiência não será completa, já que dificilmente um italiano come algo próximo ao almoço.

Provavelmente neste momento você está pensando o que cargas d’água isso tem a ver com o assunto deste artigo.

A resposta é esta:

Café da Manhã na Italia

Ao entrar em uma cafeteria qualquer aqui na Italia, lá estarão eles: espalhados pelas mesas, esperando para serem folheados pelos leitores ávidos para saber o resultado do jogo do dia anterior, as novidades políticas do dia, ou apenas pelo hábito de ter o jornal em uma mão, enquanto equilibra a xícara de café na outra.

OS MAIORES JORNAIS ITALIANOS

Atualmente, os maiores jornais italianos são o Corriere della Sera o Sole 24 Ore e o La Repubblica, com as seguintes tiragens mensais:

 

  • Corriere della Sera – com uma tiragem de 375.000 exemplares
  • Sole 24 Ore – com uma tiragem de 337.000 exemplares
  • La Repubblica – com uma tiragem de 290.000

Estes números foram retirados do site Human Highway.

Para efeitos de comparação, vejamos quais os maiores jornais que circulam no Brasil:

Folha de Sao Paulo – 360.000 exemplares
O Globo – 320.000 exemplares

Números retirados do site meioemensagem.com.br

Quando vi os números acima também não acreditei, pois a Italia conta atualmente com uma população de cerca de 60 milhões de pessoas, enquanto que o Brasil já ultrapassou a marca de 200 milhões.

ONDE COMPRAR O SEU EXEMPLAR

Existem diversos locais onde você pode levar o seu exemplar para casa, sendo os mais comuns, a Tabaccheria e a Edicola.

A Tabaccheria é um local normalmente pequeno, que foi criado pelo Estado Italiano para controlar a venda de cigarros.

Hoje em dia, muitos deles também vendem jornais e revistas, como este da imagem abaixo:

jornais italianos

Outro local para comprar seus jornais e revistas é na Edicola, este sim o equivalente às nossas bancas de jornal:

banca de jornal italiana

Abaixo deixo um trecho do artigo que encontrei no site RagusaNews.com sobre esta particularidade tipicamente italiana:

O nosso diàlogo no bar, pela manha, em frente ao café e ao jornal. Existe algo melhor do que isso?

Todas as manhãs nos encontramos no bar, durante o café da manhã, pedimos um café e lemos o jornal.

Um, dois, três, quatro jornais, dia após dia, todos os dias, depois do café, todas as manhãs.

Pode parecer um comportamente normal, um simples evento que se repete: amigos que se encontram no bar, pedem seus cafés e leem seus jornais.

Pode parecer, mas nao é.

A plenitude deste momento de bem-estar, e é exatamente de bem-estar que estou falando, daqui a pouco vocês descobrirão por que, não está no primeiro café matinal, tampouco na leitura atormentada das páginas dos nossos jornais.

Nós – a cada manhã – nos encontramos no bar e edificamos nossa consciência, depois do café, depois da leitura dos jornais, todas as manhãs, todos os dias.

É assim que “construímos”, bebendo o café, lendo os jornais e pensando naquilo que sabemos, naquilo que conhecemos, naquilo que nos foi ensinado…

Cada manhã é uma nova construção, uma nova fábrica, um novo edifício de consciência, e de razão.

Como? Depois do café, depois da leitura, apenas conversando…

Nesta tradução que fiz, é possível perceber que o autor utiliza o bar como pano de fundo para algumas reflexões do comportamento do povo italiano, tão simples e ao mesmo tempo tão complexo…

Para terminar este artigo, quero deixar a vocês o link do site Edicola 2000, onde é possível conhecer centenas de jornais italianos, para todos os públicos e todos os gostos.

Para acessa-lo basta clicar aqui.

E você, já conhece algum jornal italiano? Se sim, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco 😉

8 Comentários


  1. Boa tarde caro Fábio, eu gostaria de receber o corriere della sera em casa. Isso é possivel? Procurei na internet e não achei nenhuma informação concreta. Obrigado!

    Responder

  2. Eu também contratei o marco. a certidao de batismo ele encontrou, a de casamento nao. estou bem apreensivo, já gastei muito dinheiro e agora nao vou conseguir a cidadania por uma certidao? o marco nao responde mais, sempre respondeu monossilabicamente e agora nem responder mais responde. se alguem puder ajudar, tiver alguma dica, obrigado

    Responder

  3. Ola Anonimo da Milano

    Eu sempre achei muito saudàvel este aspecto do jornalismo italiano em tomar à frente em suas posiçoes. Isso se ve com mais clareza no jornalismo esportivo: enquanto no Brasil é comum ouvir um narrador dizer que seu time de coraçao é o “jornalismo futebol clube” aqui diz-se claramente qual o time. Em relaçao ao governo atual, esperamos que em poucas semanas isso termine e caia efetivamente o governo Berlusconi, embora isso jà aconteceu hà algum tempo, basta apenas o ato oficial.

    Forte abraço e adorei a discussao criada neste tòpico!!!

    Responder

  4. Parabéns pelo Post e pelo blog em geral! Voce cumpre um papel muito importante em divulgar este aspecto tao bom da cultura italiana (o costume de ler os jornais) abrindo com isso uma discussao de enorme importancia para o Brasil atual (como se ve do comentario da Rosana de Maringa, com quem concordo plenamente). Outro aspecto interessante: muitos jornais da Italia sao claramente ligados a uma posiçao politica, e nao tentam se esconder sob uma falsa independencia de ideias. Atualmente no Brasil, os jornais de grande circulaçao e a midia em geral é ferozmente a favor de um unico grupo politico e dos seus interesses, mas se dizem independentes ou preferem dançar conforme a musica. Exceçao a CartaCapital do italiano Mino Carta, que assume seu apoio a Lula, e me parece que quase enfrentou um processo por isso.
    Porem um aspecto triste: alguns jornais bons e de grande tradiçao da Italia estao por um fio pelos cortes dos subsidios do Estado (que antes incentivava a multiplicidade de pontos de vista) como o caso de Il Manifesto, que aparece na sua imagem, (o governo atual esta cortando tudo e tem um certo temor de opinioes diversas e um grande desejo de controle total da midia).
    Abraços da Milano e parabéns novamente.

    Responder

  5. Oloco Rosana, verdade?? Faz bastante tempo que eu nao leio a Folha, mas quando morava no Brasil era assinante. Nao conseguia ler o Estadao nem por decreto rsrsrs

    Em relaçao ao comentàrio da Juliana, além do gosto, acredito que o valor do jornal também influi, pois enquanto pagamos cerca de 1 euro para ler um jornal (inclusive aos domingos) no Brasil é bem mais que isso, nao??

    Adorei a troca de idéias, escrevam mais 🙂

    Responder

  6. Concordo com Juliana, mas acredito que a tiragem da Folha de Sao Paulo diminuiu consideravelmente pela ma qualidade e ter exercido um papel escandalosamente tendencioso nestes ultimos anos e principalmente neste ultimo, durante as eleiçoes presidenciais.Enquanto o mundo mostrava os pontos negativos e positivos do Brasil dos ultimos 8 anos, aqui somente eram noticiadas as mazelas, muitas vezes inveridicas. Para voce ter uma ideia, o governo de Sao Paulo deitou e rolou nas falcatruas ( mostradas por blogs independentes) e nao saiu em nenhuma manchete da Folha!!!Conheço muitas pessoas que deixaram de assinar a Folha de Sao Paulo por estas e outras, independente de opçao politica!!
    Abraços, Rosana-Maringa Pr

    Responder

  7. Oi Fábio! Tudo bem?
    Eu acho que um dos motivos da tiragem tão alta dos jornais é porque os italianos preferem ler o jornal no papel, enquanto os brasileiros estão migrando com maior rapidez para os jornais on-line.
    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *