Posso Aproveitar a Pasta do Meu Parente?

Fabio do céu, posso aproveitar a pasta do meu parente que fez o processo antes de mim? Ele já tem todos os documentos, até o passaporte italiano ele tem também!

Pois é, nem bem descobrimos que temos direito a cidadania italiana, corremos atrás de parentes para saber se alguém tem os documentos do nonno ou pelo menos as informações dele aqui na Italia.

Posso Aproveitar a Pasta do Meu Parente

E é muito comum descobrir que familiares já conseguiram o reconhecimento e o primeiro pensamento que vêm à cabeça é:

– Opa, posso aproveitar a pasta do meu parente? Afinal de contas, o nosso antenato é o mesmo!

Neste momento chegam ao meu email dúvidas como estas:

Fabio, meu familiar já foi reconhecido cidadão no consulado italiano no Brasil, posso ir à Italia e utilizar estes mesmos documentos?

Ou ainda:

Tenho um primo que fez o processo na Italia mesmo, posso aproveitá-lo  anexando apenas os meus documentos?

Bom, antes de mais nada é preciso esclarecer que burocraticamente os processos de reconhecimento jure sanguinis realizados aqui na Italia são diferentes dos processos realizados no Brasil.

Como assim?

CIDADANIA ITALIANA NO BRASIL

Posso Aproveitar a Pasta do Meu Parente

No Brasil é possível solicitar o reconhecimento junto com outros membros da família e no final, quando o consulado termina o processo de verificação, todos são reconhecidos cidadãos italianos juntos (em alguns consulados, outros já exigem que cada um faça o seu processo!).

Na prática, basta entrar no site do consulado, preencher a ficha de solicitação.

O requerente vai ser inserido em uma lista de espera, e quando chegar a hora, será chamado para apresentar a documentação.

Depois de reconhecida a cidadania, o interessado recebe a comunicação de conclusão do processo, incluindo as informações referentes ao pedido do passaporte italiano.

CIDADANIA ITALIANA NA ITÁLIA

Posso Aproveitar a Pasta do Meu Parente

Na Itália o processo é extremamente individual.

Somente o requerente será reconhecido cidadão italiano, junto com seus eventuais filhos menores (neste caso basta trazer também as certidões traduzidas e apostiladas das crianças).

Ao finalizar o processo de reconhecimento na Italia, o requerente poderá solicitar o seu passaporte italiano, a sua carta de identidade italiana e também as certidões de nascimento e casamento (se for o caso).

Porém, mesmo tendo que apresentar as certidões dos seus ascendentes (pais e avós por exemplo), estes ascendentes não serão reconhecidos juntamente com o requerente. pois a condição fundamental para ter o direito a solicitar o reconhecimento aqui na Italia é ser residente!

RESPONDENDO ENTÃO A DÚVIDA: POSSO APROVEITAR A PASTA DO MEU PARENTE? SIM OU NÃO?

Bom, agora que sabemos a diferença entre os procedimentos dos consulados italianos no Brasil versus Italia, vamos responder às duas perguntas iniciais:

a) Meu familiar já foi reconhecido cidadão no consulado italiano no Brasil, posso ir à Italia e utilizar estes mesmos documentos?

Conforme descrito acima, os procedimentos são diferentes!

No Brasil, é obrigatório a apresentação das certidões de nascimento, casamento e óbito de todos da linha de ascendência e também dos cônjuges!

E como os documentos são apresentados no Brasil, sem sempre é necessária a tradução de todos eles.

Por isso não podem ser utilizados na Itália.

Se este é o seu caso, não perca tempo: solicite todos os documentos novamente nos cartórios, mande traduzi-los e apostile-os também, para que possam ter validade aqui.

E não se esqueça também de pedir uma 2ª via da CNN ao ministério da Justiça e uma nova certidão de nascimento ou batismo do seu antenato, que não deve ter a emissão superior a 6 meses

b) Tenho um primo que fez o processo na Italia mesmo, posso aproveitá-lo, somente anexando meus documentos?

Esta questão é polêmica e envolve diversos elementos.

Antes de mais nada é preciso saber quando este familiar fez o processo de reconhecimento aqui na Italia.

De tempos em tempos, os comunes arquivam os documentos relativos às práticas já realizadas.

Se seu familiar fez o processo há muito tempo, também não perca tempo e reúna a documentação novamente.

Se seu familiar fez o processo recentemente, é necessário entrar em contato com o comune onde foi realizado o processo e perguntar a eles se é possível que os mesmos façam uma copia autenticada destes documentos.

Aqui na Italia esta cópia chama-se ‘copia conforme‘.

Caso o comune aceite dar as cópias, é preciso também perguntar ao comune onde você pretende dar entrada se eles aceitam esta documentação em copia conforme.

Muitos comunes aceitam, mas com a condição que sejam enviados diretamente pelo comune de origem ao comune de destino.

ATENÇÃO COM AS NOTÍCIAS ERRADAS!

Muitas pessoas por ai dizem que os comunes são obrigados a dar estas cópias.

Mas na prática não é bem assim que funciona.

Não existe nenhuma regulamentação oficial que obrigue ao oficial anagrafe ou de stato civile dar e/ou aceitar documentos em copia conforme.

Eu mesmo já fiz algumas práticas utilizando este método, mas o problema é que depende-se sempre da boa vontade dos comunes em ceder os documentos.

Já vi casos em que o comune não aceitou que o irmão da requerente fizesse o processo la utilizando a mesma documentação.

Isso no mesmo comune!

E também não aceitou dar as copias para que o irmão fizesse noutro comune!

Especialmente tive um caso onde o comune de origem (região de Parma) demorou mais de um mês pra enviar a documentação, e sempre que ligávamos eles alegavam que já tinham mandado, mas nada chegava em nosso comune.

Um belo dia, resolvi pegar o carro e junto com a cliente ir atrás dos benditos documentos.

Chegamos la e descobrimos que os documentos jamais tinham sido enviados e mais: não estavam naquele comune e sim no comune vizinho. A prima da cliente tinha informado-a erroneamente (até hoje não sabemos se foi de propósito ou não) em que comune estava, mas no final conseguimos a documentação. Porém a cliente teve que pagar 15 euros por documento, conforme determinação do comune.

Aproveitando o artigo, uma duvida muito comum é sobre a devolução da documentação por parte dos comunes.

Muitos amigos não sabem, mas a documentação apresentada aqui na Italia não é devolvida!

O comune tem obrigação de manter esta documentação arquivada no que chamamos de fascicolo, para posterior arquivamento.

Também já vi casos de pessoas que pegavam a documentação emprestada de familiares com a promessa de devolve-la no final do processo, o que obviamente não acontecia!

Então, na dúvida, venha pra cá já com todos os seus documentos lindos, cheirosos e prontos para a sua prática 😉

423 Comentários


  1. Olá, eu tenho a cidadania italiana, minha mãe me colocou junto quando ela fez a dela. A minha dúvida é: os meus pais são separados, recentemente meu pai decidiu que gostaria de fazer a cidadania dele. Se for olhar o histórico familiar dele ele também teria direito, porem eu gostaria de saber se eu posso passar a cidadania pra ele para facilitar o processo. Obrigada 😊

    Responder

  2. OLá Fábio. Primeiramente parabéns por seu trabalho e atenção. Tenho a nascita de meu antenato e seu óbito no Brasil. Mas como sou de uma ramificação da família que ficou esquecida, falta um documento de entrada no Brasil ( passaporto, cartão de imigração, etc). Sei que no ano passado, parentes que não tenho contato entraram no consulado em BH. Como meu caso será judicial, tenho algum meio de conseguir verificar quais os documentos apresentados para saber se eles detém o passaporto? Misa bisa, filha dele, após se casar perdeu o contato, ele faleceu e n´so ficamos isolados. Não sei mais o que fazer pois em alguns contatos que consegui, o valor insinuado era absurdo. Minha questão é: – Tenho como obter os dados ou mesmo consultar a pasta pessoalmente no consulado de BH para saber o que eles tem que eu não tenho? Obrigado.

    Responder

  3. Olá Fabio,
    Tenho uma dúvida e não consigo encontrar a resposta em lugar nenhum, talvez você possa me ajudar…Estou juntando os documentos necessários para o reconhecimento da minha cidadania italiana junto com meu irmão e meu primo. Nós pretendemos ir juntos para a Itália dar entrada no processo. Podemos usar os mesmos documentos? Ou cada um de nós precisa ter cada documento separadamente? Ou seja, teríamos que solicitar aos cartórios 3 certidões de nascimento e 3 certidões de casamento do meu avô, bisavô, etc..
    Obrigada!!
    Evelyn Cavalari

    Responder

  4. Ciao Fabio, tudo bem? Com seu saga book retomei a minha empreitada, não sei se passei sem ler essa parte, mas apenas pra saber como seguir, eu já tenho toda a documentação brasileira referente ao meu processo, e já tenho também os dados das certidões de nascimento e casamento do meu bisnonno.

    A minha duvida é, eu posso pedir a documentação do meu filho menor de idade e fazer tudo junto levando 1 copia de cada documento até meu filho ou tenho que fazer o meu e depois o dele, ou faço tudo junto porem devo ter duas copias de cada documento?

    Minha prima que finalizou o processo dela ha dois anos me disse que para a comune di castiglione não é preciso a certidão de inteiro teor, sabe me dizer se fato é isso?

    Responder

  5. Oi Fabio, primeiramente quero te parabenizar pelo site… muito esclarecedor e tenho ctz que tem ajudado muitas pessoas! Eu tenho uma dúvida: eu e meu irmão pretendemos tirar a cidadania italiana juntos, gostaria de saber se podemos fazer um processo só, usando uma certidão de nascimento, casamento e óbito de cada familiar para nós dois. Você sabe me dizer se isso é possível?

    Responder

  6. Bom dia Fábio,
    Eu tenho uma dúvida, talvez esteja um pouco fora do assunto do seu post, mas vamos lá….
    Um primo meu conseguiu em 2012 a certidão de nascimento do meu antenado direto com a comune na Itália. Eu gostaria de saber se esta certidão ainda é válida ou se existe uma data de vencimento para certidões e se no caso eu teria que pedir novamente outra certidão.
    Obrigada!!!

    Responder

    1. Olá Natalia

      Tecnicamente as certidões italianas tem 6 meses de validade. Na prática, muitos comunes as aceitam normalmente após esta data, já vi comunes aceitarem documentos com 1 ou até mesmo 2 anos de emitidas. No seu caso, como já faz muito tempo, recomendo que solicite uma via atualizada ao comune sim.

      Abraços


    2. Oi Fabio, meus parentes estão com um processo via judicial, e me enviaram a cópia da certidão de nascimento e de batismo. Posso usar elas no meu processo quando eu for para a italia?


  7. Boa noite Fabio,
    Estou muito feliz por ter encontrado seu saíte em um momento de vida onde preciso esclarecer minhas dúvidas a respeito da legalização Italiana do meu filho, (Coincidentemente ele também se chama Fabio).
    Em 2005 foi dada entrada na documentação solicitando o reconhecimento da cidadania paterna; todo o processo ocorreu na Itália, meu filho já está legalizado.
    No entanto a constituição Brasileira mudou diminuindo o prazo do período em casamentos realizados para que o conjugue (no caso eu ), também tivesse os direitos da cidadania reconhecida ao meu filho e marido.
    Por uma questão de poucos meses referentes a minha data oficial de casamento não me foi concedido este direito.
    Quero recorrer aos meus direitos, quais são as probabilidades de ser reconhecida?
    Agradeço a atenção,
    Aguardo ansiosamente sua avaliação,
    Obrigada
    Carmen

    Responder

    1. Olá Carmen

      Se o consulado já negou a sua cidadania por casamento, não cabe recurso, pois a legislação italiana é clara a este respeito. Abraços


  8. Ciao Fabio novamente eu. Se tudo der certo ( e consulado Italiano aceitar ) devo legalizar os documentos agora em dezembro. Mas não sei se terei condições de ir para a Itália. O fato de eu ter legalizado os documentos e entrar na fila e esperar os 10 anos ( na média) implica que terei perdido tempo e dinheiro nessa legalização? Ou não tem nada haver?

    Responder

    1. Olá Wilson

      Infelizmente sim, pois daqui a 10 anos você não terá como utilizar estes documentos. Abraços


  9. Fábio, tive minha cidadania reconhecida em 2008, na Comune di Grantola. Será que rola minha irmã dar entrada no processo dela por lá apenas anexando a certidão de nascimento dela ou precisamos de toda a genealogia dos documentos de novo.

    Grato irmão!

    Responder

    1. Olá Arthur

      Com certeza não, pois os requisitos atualmente são completamente diferentes daquela época, que sequer existia a obrigatoriedade da apresentação dos documentos em inteiro teor. Abraços


  10. Fabio,

    Bom dia. Tudo bem?

    Tenho uma dúvida. Minha tia morou na Italia por aproximadamente 10 anos e tem a cidadania Italiane reconhecida. Gostaria de saber se isso me ajuda de alguma forma a encaminhar o processo aqui no Brasil. Uma outra dúvida é que estou indo para a Irlanda fazer uma graduação, ao final do curso planejo arranjar um emprego e me fixar lá. Quando isso acontecer quero levar minha mãe comigo. O processo de reconhecimento é influenciado será influenciado por eu ter conseguido a cidadania Irlandesa no tempo que eu passar lá? Compreendo se não souber responder. É que achei pouco material pelo assunto. E parabéns pelo apoio a todos que passam pelo natural processo de dúvidas e incertezas quanto a essas questões. Sua iniciativa é realmente maravilhosa!

    Responder

    1. Olá Wellington não, isso não te ajuda pois os processos são individuais. Em relação à prática que você descreve na Irlanda, infelizmente não tenho elementos para responder, sugiro que entre no site do departamento de imigração deles e verifique os detalhes.

      Abraços


  11. Ola Fabio,
    Obrigada pelas informações compartilhadas no seu site!
    Tenho uma dúvida, há muitos anos, quando eu ainda era menor de idade, meu pai reconheceu a cidadania italiana e por consequente, emitiu-se um “estratto per riassunto” em meu nome.
    Minha dúvida é, por eu não ser mais menor de idade, a minha cidadania ainda é válida? Poderia obter o passaporte italiano/morar na Italia?
    Obrigada desde já!
    Amanda

    Responder

  12. Olá Fábio, tudo bem?
    Tenho uma tia por parte de pai que conseguiu a cidadania pelo consulado de Belo Horizonte. Contudo, não tenho contato com ela. Ela é filha de um outro casamento de meu avô.
    Gostaria de saber se eu posso requerer uma cópia da documentação do meu antenato no consulado de BH. Acredito que com isso, será mais fácil buscar um auxílio mai sem conta.
    O advogado que ela utilizou está cobrando muito caro para realizar o processo para mim. Ele me solicitou 7 mil reais de honorários no Brasil , só honorários e sem documentação. Na Itália ele me solicitou 4 mil euros de honorários para tirar a cidadania em 30 dias, com hospedagem nos dois primeiros dias e no último desse período.
    Desde já, lhe agradeço! Abraço!

    Responder

    1. Olá Rodrigo tudo bem?

      O consulado não emite cópia dos documentos ali depositados e também não dá informações sobre os mesmos. Você precisará reunir os documentos para a sua própria prática, desde o documento do seu antenato até os seus próprios documentos. Abraços


  13. Oi! Minha tia é casada com um italiano há 25 anos, moram em Roma e portanto ela conseguiu cidadania. Gostaria de saber se por ela ser um cidadão da UE eu como sobrinha teria direito ao visto de “membro familiar do cidadão da UE”.

    Responder

    1. Olá Natasha

      Infelizmente não mais: antigamente isso era possível, porém em meados de 2009 a legislação mudou, agora somente filhos, pais e irmão são considerados para que possam receber um permesso di soggiorno como famiglia. Abraços


    2. Oi! Minha tia de primeiro grau tem o BI. Gostaria de saber se por ela ser um cidadão da UE eu como sobrinho teria direito ao visto de “membro familiar do cidadão da UE”. Mas se caso eu não poder minha mãe (irmã dela), pode? No caso, minha mãe conseguiria e depois eu. Isso daria certo, ou meio loucura?


    3. Olá Adriano

      Para dar um permesso a um familiar, o cidadão residente deve comprovar que tem meios financeiros para sustentar esta pessoa, além do imóvel também comportar a inserção de cada um destes familiares. Em todo caso, o permesso di família pode ser dado apenas a pais, filhos, irmãos e cônjuges. Abraços


  14. Boa noite Fabio!!! Meus tios já conseguiram o reconhecimento da cidadania italiana no consulado de BH. Tem como eu aproveitar a documentação deles? Ou tenho que começar do zero? Eles disseram que é só eu levar meus documentos lá, pois fica tudo arquivado. Isso procede?

    Responder

    1. Olá Fábio, entre em contato diretamente com o consulado em BH, porém a informação que eu tenho é que eles também não aceitam mais a utilização da pasta de familiares (como SP) e por isso é necessário apresentar todos os documentos novamente, desde o antenato italiano até as próprias certidões.

      Se puder confirmar esta informação com eles e retornar aqui para compartilhar conosco, a comunidade Minha Saga agradece 😉


    1. Olá Noemy

      Baixa e leia o manual Sagabook que eu disponibilizo gratuitamente aqui, lá você vai entender como tudo funciona, ok? Abraços


  15. Oi, boa noite Fábio.
    Tenho uma dúvida e gostaria que me ajudasse a saná-la, tenho um parente que deu entrada no processo da cidadania e ainda não foi finalizado, isso faz 10 anos, no caso o italiano é nosso bisô, nossos avós são irmãos e nossas mães primas, enfim… no caso eu não estou incluída no processo, pois quando ele deu entrada não tive o conhecimento e depois coisas aconteceram… Existiria a possibilidade deu ser inserida no mesmo processo ou não?
    Pois o nosso bisô é da região do antigo Império Austro-húngaro (Trentino-Südtirol e Friuli Venezia-Giulia) e não estão autorizando novas solicitações :/

    Então queria saber se é possível me incluirem ao atual processo, obrigada.

    Responder

    1. Olá Denize

      Não, além de naõ ser possível a inclusão nos processos já enviados, o prazo para a cidadania de trentinos terminou em 2010, infelizmente você não tem como obter mais o reconhecimento, sinto muito.

      Abraços


    2. Eu continuo na esperança pois foi apresentado outro projeto em 2012 para liberação da região trentina. E tenho descendência por pai e mãe, mas já seria o trisavô e não tenho um levantamento muito avançado sobre essas certidões, mas se for o caso eu parto para essa busca mais apronfundada para conseguir toda essa documentação. Obrigada


    3. Mas, o que conta para esse prazo concedido aos trentinos pelo governo italiano é por processo de reconhecimento de cidadania ou é por cada cabeça? Pois, se for por cada cabeça, já ficaria claro que não há mais possibilidade de ingressar com um novo processo. Mas, se o que conta é por processo, e senha existir um processo de uma certa família, será que um familiar que perdeu o prazo não poderia anexar suas certidões num processo que já foi iniciado para ter a chance de obter a cidadania Italiana?


    4. Ciao Anderson, atualmente não é mais possível ingressar com um pedido de cidadania trentina, acabou o prazo e quem entrou, entrou. Quem não deu entrada no período que isso era possível, não tem mais direito a isso. Abs


  16. Fabio, boa noite, tudo bem? Eu tenho uma dúvida. Minha irmã já conseguiu o reconhecimento de cidadania e já pegou o passaporte italiano. Foi feito o processo em uma comune da Itália. Gostaria de saber, caso eu leve os documentos traduzidos e legalizados eu consigo reconhecer a cidadania em uma viagem de férias por exemplo? Nós sabemos onde é a comune, temos os números do processo. Certa vez uma funcionária do Consulado Italiano (quando tinha um aqui em Londrina – Pr), disse à minha mãe que podíamos ir viajar e aproveitar para pegar o reconhecimento nessa viagem. Por isso a dúvida. Hoje minha irmã mora em Londres. E outra coisa, meu esposo pode conseguir também, casamos em setembro de 2013. Obrigada pela informação. E outra coisa, você atende esses tipos de serviços? Se atender como fazer para entrar em contato. Obrigada.

    Responder

    1. Olá Lígia tudo bem?

      Aqui eu vejo dois problemas:

      1 – Como você mesma pode verificar neste artigo, eu não recomendo a utilização da mesma documentação, pois fazendo isso você tirará o processo das suas próprias mãos e dependerá da boa vontade de funcionários públicos. E funcionário público é igual em qualquer lugar do mundo, portanto a minha recomendação é que você reúna toda a sua documentação, desde o seu antenato italiano até as suas próprias certidões e venha á Italia com tudo pronto e completo

      2 – Não é possível “aproveitar” qualquer coisa para obter o reconhecimento. Se trata de algo muito importante, para ser deixado como segunda opção. Ou você vem à Italia preparada para permanecer durante o tempo necessário do processo, ou então dê entrada diretamente no Brasil, junto ao consulado italiano.

      Mas não trate o nosso reconhecimento como algo banal, que pode ser solicitado “aproveitando outras atividades”, pois na maior parte das vezes, isso não dá certo, ok?

      Abraços


  17. Boa tarde,
    Meu caso è uma duvida q tenho, minha filha nasceu na italia mas somos brasileiros..a irma do meu marido e italiana, meu marido pode obter a cidadania atraves da irma? E minha filha pode pela tia??

    Responder

    1. Olá Lorenna tudo bem?

      A cidadania só é transmitida de pai para filho e não de outra forma.

      Abraços


  18. Olá Fabio,

    Meu tio, irmão do meu pai, conseguiu a cidadania italiana para sua esposa e filhos em 2012 através do consulado da Itália no Brasil, após uma longa espera. Já que através de meu pai, também temos direito, gostaria de saber se para conseguirmos a cidadania pelo consulado da Italia no Brasil precisamos aguardar nesta longa espera ou o processo pode ser mais ágil, apenas atualizando as certidões sem entrar na fila? Desde já agradeço muito se puderes responder.

    Responder

    1. Olá Caroline tudo bem?

      Infelizmente o fato de um familiar ter obtido o reconhecimento, isso não te ajuda em relação ao tempo – você entra no final da fila. Abraços


  19. Caro Fábio, gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Minhas primas de 2º grau, tem a cidadania italiana, o processo está no consulado do RJ, porém toda a documentação se encontra lá.
    Eu queria tirar a minha cidadania, no caso seria do meu bisavô (avô das minhas primas), já que minha avó nasceu no Brasil… Gostaria de saber se é possível utilizar a pasta do processo delas, uma vez que é o mesmo ascendente. Naquele esquema de pedir o numero da pasta no consulado do Rio de Janeiro e daqui de Brasília. (ps: teria que adicionar só os documentos do meu pai e da minha avó, correto?)

    Responder

    1. Olá Jéssica

      Somente o consulado do RJ pode responder esta sua dúvida, entre em contato diretamente com eles e pergunte, ok? Abraços


  20. Olá Fábio,
    Estou com os documentos no consulado italiano no Brasil para serem legalizados. Eu e meu primo entramos com o processo, e faremos o resto na Itália. Porém ele fará antes de mim. O caminho mais “fácil” seria pegar uma cópia autenticada dos documentos no comune que ele fizer o processo, certo? Mas e caso não queiram dar as cópias?? Meu processo está perdido??
    Posso pedir 2 vias para o consulado no Brasil? Ou eu já devo me preparando e pedir outras certidões para os cartórios e mandar traduzir e legalizar novamente no consulado?
    O que devo fazer, Fabio??
    Obrigada desde já!

    Responder

    1. Olá Camila

      A forma mais fácil é cada um vir com a própria documentação, já legalizada pelo consulado.

      Abraços


    2. Ok, mas a gnt deu entrada na legalização com apenas um documento do italiano até nós. Tem como anexar mais uma cópia até a gnt? Ou como pedir 2 vias pro consulado? Qm fizer a cidadania na Itália antes vai usar todos os documentos. ..


  21. Boa tarde, Fábio.
    Já tenho minha cidadania Italiana. Eu a herdei de meu avô paterno, junto com meu pai, irmãos, tios e primos. Agora, gostaria de extendê-la aos meus filhos e se possivel ao meu marido. Sou casada há 20 anos e tenho dois filhos de 16 e 12 anos. Esse processo seria uma continuação do meu, ou seria outro? Não consigo achar informações sobre isso e só posso agendar no consulado do Rio de Janeiro, mediante documentação certa, já traduzida e regularizada. Mas preciso ter certeza de qual documentação será necessária. Agradeceria muito se pudesse me ajudar!
    Abraços,
    Claudia Leo

    Responder

    1. Olá Claudia

      Seus filhos sendo menores, adquirem automaticamente a cidadania, basta que você solicite aos cartórios onde eles foram registrados as suas certidões de nascimento, em 2ª via original e no formato inteiro teor, as traduza para a língua italiana e as leve ao consulado italiano onde você é registrada, no caso, o consulado geral da Italia no RJ.

      Eles providenciarão o envio destes documentos ao comune onde os seus atos estão transcritos, e seus filhos poderão pedir o passaporte italiano diretamente no consulado no RJ.

      Já os cônjuges não adquirem a cidadania automaticamente, porém eles podem solicitar a naturalização por casamento, procure aqui mesmo no blog o artigo onde eu explico melhor sobre isso.

      Abraços


    2. Ok, meu querido ! Muito obrigado pela pelas informações!!!!
      Grande abraço!
      Claudia Leo


  22. Olá…Gostaria de saber se eu consigo tirar minha cidadania italiana…minha bisavó é italiana porém falecida, mas eu tenho a certidão dela…e minha vó filha dela é viva mas nasceu antes de 1848…porém minha mãe nasceu depois de 1948 mas é falecida…
    Então minha ligação com minha bisavó italiana é minha vó filha dela…
    Mas meu tenho meus tioavô que são irmãos da minha vó….eu poderia também tirar por eles?
    Ou eu poderia tirar pela minha prima que tem a documentação através do pai dela meu tioávo?
    Irmão da minha vó…
    Ela indo para a Itália eu consigo tirar lá através dela?Sendo que ela ja vai legalizada do Brasil…e sendo que sou neta de alguém que é mulher filha de Italiana…mas minha vó é nascida antes de 1948…minha mãe após….Como faço?

    Responder

    1. Olá Mariana tudo bem?

      A cidadania italiana é transmitida de pai para filho, e não de primos ou tios para sobrinhos, etc.

      Portanto seu caso se trata de cidadania por derivação materna, procure o artigo onde eu explico sobre isso.

      Abraços


  23. Oi mais uma vez Fabio!
    Eu e minha madrinha vamos juntas para a Italia dar entrada em nossa cidadania. Nossa linha de ascendência será a mesma, com a diferença de que ela é uma geração a menos que eu, ou seja, até minha avó (mãe dela), nós utilizaremos as mesmas certidões. A duvida é, cada uma precisa levar as suas certidões traduzidas e legalizadas ou podemos utilizar as mesmas no caso das que temos em comum?
    Abraço!

    Responder

  24. Olá Fábio! Mais uma vez parabéns pelo Blog. Como você já esta com a
    agenda lotada para reconhecimento da cidadania ai na Italia até 2016, vou tentar fazer o processo seguindo suas orientações direto na Italia, Minha dúvida é: eu e meu irmão vamos fazer o processo juntos, é necessário duplicar todas as documentações, ou
    seja, tenho que ter 2 vias da certidão de nascimento do meu avô italiano (hoje tenho apenas 1 via original) e 2 vias de todos os documentos brasileiros traduzidos para o italiano? Abraços Melina

    Responder

    1. Olá Melina tudo bem?

      Não são necessários 2 jogos de documentos não, porém é importante checar com o funcionário do comune onde vocês pretendem dar entrada se ele também concorda com esta afirmação, ok? Abraços


    2. Fabio,

      Obrigada mais uma vez! Abraços Melina!


  25. Boa tarde Fábio. Minha irmã vai para Itália em dezembro para começar o processo de cidadania dela. Ela está levando junto os documentos dos filhos maiores de idade achando que vai conseguir dar entrada no processo deles também. Ela está querendo que eu legalize meus documentos para ela levar também. A idéia dela é dar entrada para todos e quando chegar perto da data da visita do Vigile todos viajarem para a Itália para aguardar a visita, só para não precisar ficar muito tempo na Itália, já que todos trabalham e não pode ficar todo esse tempo lá. Será que isso dá certo?

    Responder

    1. Olá Silvana, não isso não dará certo pois cada requerente maior deve efetuar o próprio reconhecimento, fixando primeiro a residência no comune italiano (ou seja, aguardando a visita e confirmação pelo guarda municipal) e somente depois apresentar os documentos ao ufficiale di stato civile. Ela realmente está mal orientada, diga a ela para ler o Sagabook 😉 Abs


  26. Fabio, tenho uma grande duvida.
    Meu irmão tem cidadania italiana, somos filhos dos mesmos pais. Isso influencia em algo na agilidade? pois meu sobrinho, filho dele, tirou em apenas 40 dias aqui no Brasil. Pelo fato dele ja ter a cidadania. Eu sendo irmão consigo? ele indo junto e com a documentação certa.

    Responder

    1. Olá Ian tudo bem?

      Não te ajuda em nada, pois os processos são individuais e mesmo que um familiar já tenha obtido anteriormente a cidadania, você terá que passar por todas as rotinas burocráticas. Abraços


  27. Olá Fabio,
    Meu pai já tem a cidadania Italiana, passaporte e outros documentos… enfim, como faço pra tirar a minha e dos meus filhos?
    Li muitos blogs mas não achei informações que me ajudassem.
    Obrigada!

    Responder

    1. Se você é maior de idade deve providenciar o próprio reconhecimento, basta seguir os passos descritos no manual Sagabook. Abs


  28. Fabio, tenho duas dúvidas acho até que idiota, mas estou atirando para todos os lados afim de conseguir minha cidadania.
    Meu tetravô veio da Itália, mas infelizmente ele veio da região de Trento. Como perdi os prazos porque na época achava que tinha limite de gerações… enfim uma longa história, soube que houve pessoas da minha árvore que não conheço que conseguiram reconhecer a cidadania dentro dos prazos que haviam sido estabelecidos pelo governo italiano, a primeira pergunta é: consigo reconhecer a minha e da minha mãe uma vez que esse processo foi iniciado por alguém que tem o mesmo antenato que o nosso?
    A segunda pergunta seria: vale a pena eu tentar procurar em antepassados mais antigos para ver se alguém veio mesmo da Itália e não na época Império Austo-Húngaro?

    Responder

    1. Olá Dani infelizmente não existe mais o processo trentino, a menos que mudem a lei, quem perdeu o prazo não tem como realizar o pedido, mesmo que familiares já tenham obtido anteriormente. Abs


  29. Ola Fabio. Eu tenho um primo que conseguiu a cidadania dele recentemente, eu posso fazer a minha também? Onde devo ir? Tenho 16 anos e vamos morar na italia ano que vem, nao vou com meus pais, vou com meu primo e minha prima ( maiores de idade e casados ) posso apenas ir com eles e morar com eles ou tenho que ter a cidadania também? Abraços

    Responder

  30. Fábio, bom dia.
    tenho uma dúvida, após reunir toda a documentação, traduzir e legalizá-la aqui no Brasil, quando for para a Itália, devo apresentar essa documentação diretamente no Comune do meu Antenato Italiano, ou preciso ir ao consolado antes para a entrevista, (ouvi falar dessa entrevista, mas não entendi direito, onde seria).

    e outra coisa, posso eu posso “dar entrada” na cidadania de meus irmãos com procuração deles e toda a documentação deles?
    obrigado.

    Responder

  31. Oi Fabio tenho uma duvida…minha prima de 2 grau tem tds os documentos c ela, mas n deu entrada na cidadania ainda…..no caso seria melhor p mim eu tenho que arranjar td de novo ou teria como ela tirar copia autenticada n sei ou vale a pena eu esperar ela tirar a cidadania dela primeiro? ela vai dar entrada pela Italia! Obrigada!

    Responder

  32. Fabio boa tarde, estou em Bergamo dei entrada na cidadania e vou usar a pasta do meu irmao que reconheceu a cidadania italiana em Dublin. voce ja teve experiencia com esse tipo de processo o qual usa documentos de um consulado fora da italia? estou em duvida se seria melhor irmos la solicitar copias conforme ou aguardar o comune aqui pedir e eles enviarem. Tenho medo que demorem muito

    Responder

    1. Olá Larissa, nunca ouvi falar de um comune que tenha solicitado os documentos para um consulado e vice versa. Abs e boa sorte


  33. Oi, Fabio e Luciana, tudo bom?

    Conheci o blog ontem, baixei o sagabook e estou assistindo todos os seus vídeos e lendo todos os comentários para tirar o máximo de informação possível.

    Dei entrada na solicitação da cidadania italiana em 2009 juntamente com uns familiares no consulado de BH. Uma prima minha foi à Italia na comune de Creazzo e conseguiu tirar a ID italiana dela em 2010.

    Para eu fazer a mesma coisa, teria que legalizar novamente todos os documentos? Você disse que ” não deve ter a emissão superior a 6 meses”, os documentos expiram após essa data? Uma dúvida, poderia legalizar pelo consulado do Rio de Janeiro, onde moro atualmente ou é melhor concentrar tudo no consulado de Minas? Pois os cartórios onde estão as certidões são em MG.

    No aguardo e obrigada! : )

    Responder

  34. Ola Fabio, primeiramente parabens pelo artigo. Gostaria de alguns esclarecimentos se possivel. Meu avö materno é italiano. Meu tio (irmão da minha mãe) já realizou o processo de reconhecimento de cidadania italiana para ele e a sua filha. Gostaria de saber:

    1) Minha mae precisa ter sua cidadania italiana reconhecida primeiro para que eu possa pedir o reconhecimento da minha?

    2) Qual o procedimento que devo tomar e quais documentos precisarei utilizar?

    3) Moro legalmente na Inglaterra existe algo que poderia tornar mais vantajoso realizar o pedido (caso seja possivel) na Italia?

    Obrigado pela ajuda!

    Atenciosamente, Raphael.

    Responder

  35. opa, muito bom seu site, tenho uma duvida, minha cunhada conseguiu recentemente cidadania Italiana, direto da Italia. minha esposa vai pedir tb. a duvida eh. ela pode usar os mesmos documentos? ou temos que pega todos novamente aqui e certifica-los para ela levar pra solicitar a cidadania dela? Obrigado.

    Responder

    1. Olá Daniel, a recomendação é sempre reunir todos os documentos novamente, nunca perder tempo querendo aproveitar documentos. Abs


  36. Olá, li o sagabook, mas fiquei com algumas dúvidas ainda, se alguém puder me responder, agradeço.

    Considerando que o post é de 2009, a informação de que as certidões do antenato italiano tem validade de 6 meses ainda procede? Pois talvez minha tia teria uma cópia aqui no Brasil.

    Se procede, quanto tempo leva, em média, para que as certidões do antenato na Itália chegarem no Brasil com processo feito através da acessoria?

    Como posso garantir que a data agendada para legalização no consulado seja dentro do prazo de validade dos documentos, visto que por se tratar de vários documentos obtidos em lugares diferentes, um pode atrasar o outro?

    Obrigado.

    Responder

  37. ola Fabio, boa tarde. comecei a levantar os documentos para cidadania e descobri que meu avô tinha dado entrada no reconhecimento em 2004 aqui no Rio de Janeiro, quem abriu o processo foi uma prima de segundo grau, mas ninguém mais ficou sabendo. acontece que nesse meio tempo essa prima conseguiu a cidadania pelo matrimônio e meu avô faleceu em fevereiro de 2013. ou seja, ninguém mais sabia desse processo e quem sabia não estava acompanhando!!!!!! entrei na lista de convocação do consulado e vejo que foram convocados em dezembro de 2013! será que consigo retomar ou vou esperar mais 10 anos?!?! agradeço demais pela atenção.

    Responder

    1. Olá Pedro

      Infelizmente se você foi convocado e não compareceu, a fila andou e você perdeu a oportunidade. Abs


  38. Ola Fabio,
    Minha mãe mora na italia há 20 anos. Ela é nascida no Brasil e tem dupla cidadania Italiana. Eu gostaria de ir morar com ela, para poder fazer uma faculdade por lá. Queria saber qual documento posso requerer para poder ingressar na italia. Permesso di soggiorno, carta di soggiorno, ecc?

    Responder

    1. Olá Edu

      Peça a sua mãe que vá na questura da região onde ela mora, e peça a eles a lista de documentos que devem ser apresentados. Neste caso, eles mesmos poderão verificar qual a melhor forma de ajudá-los. Abs


  39. Ola Fabio me porto a você em nome do meu noivo com a seguinte duvida: Meu sogro obteve a cidadania Italiana em 2005 quando meu noivo ainda era DE MENOR ele foi ate a Itália portando as suas certidões devidamente traduzidas.Conseguimos tirar a cidadania dele aqui no Brasil?

    Responder

    1. Olá Deisi

      Se o documento do seu noivo foi apresentado provavelmente ele já foi reconhecido cidadão italiano junto com o pai, verifiquem diretamente com o consulado italiano. Abs


    2. Fabio Obrigada pela resposta! Teria como você me orientar a verificar isso no consulado Italiano? me passe seu e-mail se sim.


  40. Olá denovo Fabio!
    Minha irmã e eu (como a arine abaixo) também reunimos todos os documentos. Podemos apresentar somente uma via para as duas no consulado e no comune. Ou temos que pedir duas vezes cada documento? Vamos juntas à Italia.
    obrigada!

    Responder

  41. Olá Fábio! Meu irmão teve a cidadania reconhecida na Itália, em Sassari, na região da Sardenha em 2007, e foi o primeiro processo de cidadania feito naquela comune. Para eu ter certeza se posso aproveitar os documentos do processo dele, só entrando em contato com a comune?

    Responder

  42. Olá Fábio, muito bom seu site. Ja acessej várias vezes e acho que é o que tem de melhor para os ‘italos brasileiros’ .
    Enfim, podes me informar : tenho um meio/irmão que já fez a cidadania, mas como não tenho nenhum contato com ele oergunto: existe alguma forma de descobrir em qual comune o processo foi feito para tentar solicitar as tais copias conforme?
    Abbraccio. Wilson.

    Responder

  43. Olá.. .boa tarde ! amigo.. a situação é a seguinte… ano passo meu primo ja conseguiu aqui o reconhecimento e ja tem o numero da pasta e tudo.. ele só não tirou o passaporte ainda pq no momento não vai viajar.. sou primo de primeiro grau dele.. O que preciso fazer agora para me incluir na pasta da familia ? sou de Londrina – PR … Att. Giancarlo.

    Responder

    1. Olá Giancarlo tudo bem?

      Você deve dar entrada normalmente no consulado e ir ao final da fila – infelizmente não há qualquer vantagem em ter um familiar já com o reconhecimento. Abs


  44. Bom dia

    E se o parente é a minha mãe? Ela foi, obteve a cidadania. eu posso usar só a documentação dela pra pedir a minha cidadania.
    PS: quando ela pegou a dela eu já era maior de idade.

    Aguardo contato

    Carol

    Responder

  45. Olá Fabio, primeiramente parabens pelo blog.

    Meus pais e irmãos fizeram todo o processo no Brasil, todos eles já são cidadãos italianos, possuem passaporte, etc.
    Meu nome esta na fila consular em Curitiba, houve uma chamada até o numero 27mil desta lista e eu faço parte desta chamada.
    Gostaria de saber se existe algum aproveitamente do documentaçao neste caso? Ou terei de ir atrás de toda a documentação novamente?

    Desde já agradeço a atenção.
    André

    Responder

    1. Olá André

      Infelizmente não mais, agora os consulados não aceitam mais aproveitar a mesma pasta, cada requerente deve providenciar os próprios documentos. Abs


  46. Ola Fabio, você sabe qual o caminho para eu descobrir se um familiar tem dupla cidadania?

    Responder

  47. Olá José

    Sim, o antenato será sempre aquele que emigrou da Italia – procure no nosso canal no youtube o vídeo onde explico que um ascendente que obtém o reconhecimento não se transforma em nosso “antenato italiano”. Abs

    Responder

  48. Olá Ariane tudo bem?

    Os processos são individuais, portanto tanto faz vir juntos ou separados – basta que se virem em momentos diferentes cada um deverá trazer o próprio jogo de documentos, para evitar depender da boa vontade doa funcionários públicos, ok? Abs

    Responder

    1. Nesse caso, como fazer a legalização junto? No consulado me falaram q cada um deve marcar um agendamento individual, mas como apresentar a mesma documentação em dias diferentes?


    2. Ciao Carina

      O primeiro que legalizar os documentos deverá fazer uma cópia de todos eles, para que o outro familiar possa apresentar estas cópias + o documento original complementar a ser legalizado. Se possível juntamente com as cópias, o segundo requerente a legalizar deve levar os originais, para comprovar sem sombra de dúvidas que a pasta está completa. Abs


  49. Ola Fabio, seu blog esta muito bem escrito de forma clara, boa.
    Minha duvida é a seguinte, meu irmão tirou a cidadania dele estando na italia, e eu li nas suas informações acima que, a comune pode fornecer ou não as copias! como assim? se por exemplo eu vou até a italia para dar entrada no meu processo e a comune resolve não fornecer as coisas eu perco a viagem?

    Responder

    1. Perde, e é exatamente por isso que eu jamais recomendo a alguém que queira aproveitar documentos e contar com a boa vontade de um funcionário público, entendeu? Tanto trabalho pra chegar até aqui que não acho que vale a pena correr riscos desnecessários 😉


    2. Sim, parece que herdamos essa vontade dos funcionário públicos então, fica na mão dele decidir uma coisa tão importante, que interfere na vida dos outros, dependendo do estado de humor que o indivíduo esta no dia, vou providenciando os docs antes de ir então.
      Obrigado.


  50. olá Fabio, tenho 23 anos e meu pai vai conseguir tirar a cidadania dele, porém eu e ele temos problemas judiciais o que dificulta o convívio e a comunicação, se ele tirar eu consigo tirar automaticamente? se não o que eu realmente necessito? seria mais fácil tirar a minha cidadania na italia ou no brasil mesmo? obrigado

    Responder

    1. Olá Gabrielle tudo bem?

      O processo de reconhecimento é individual, portanto se você quiser a própria cidadania não precisa depender de nenhum dos seus ascendentes, basta reunir todos os documentos necessários, ok? E é bem mais fácil dar entrada aqui na Italia por causa do tempo do que no Brasil. Abs


    2. E vc sabe quanto tempo demora esse processo na italia? Eu ja vou com todos os documentos certinhos né? Obrigado


    3. sim, voce tem que ir com todos os documentos traduzidos e legalizados, o processo demora de 3 a 7 meses, em média leva 4 meses. Eu vou fazer o meu lá também, só estou esperando o sr fabio me responder sobre o orçamento das certidoes do meu trisnonno..


    4. Gabrielle é impossível dizer o tempo que um processo burocrático durará – em média leva-se num bom comune três meses.

      Guilherme, agradeço a disposição em ajudar, porém jamais dê informações que você não vivenciou – se jamais veio à Italia não pode responder a dúvida de um leitor sobre como é o processo aqui, ok? Pitacos são dados em redes sociais, aqui no blog são dadas apenas informações precisas e vividas em primeira pessoa, tenho certeza que entenderá o que estou querendo dizer. Abs


    5. Olá Fabio, te peço gentilmente mil desculpas, não quis me passar por pitacos, devido ao “acumulo de informações desses pitacos” , eu só quis ajudar. Me perdoe, nao vai mais acontecer.

      Mas Fabio, eu tenho uma dúvida, Meu trisnonno, é ADOTADO, foi deixado no orfanato no dia 09/03/1853, sem os nomes dos pais, como devo proceder nesse caso?


    6. Sem problemas, quis apenas deixar registrado para evitar problemas futuros 😉

      Sobre seu antenato, independente de qualquer coisa, uma vez deixado na roda, o responsável pelo instituto fez a comunicação de nascimento no respectivo comune, portanto solicite ao oficial ou no caso para o padre o devido registro dele. Abs


    7. Entendi, eu llhe enviei um email, com os dados para orçamento, voce já conseguiu ver quanto que vai ser? Obrigado, desculpa não quero te apressar em nada, é que como voce deve saber muito bem, estou muito ansioso para ter minha cidadania reconhecida, pois a cada dia que leio sobre pessoas que conseguiram, fico mais concitato em ir para ai, é um sonho, já desde menino.

      Meu Tio-Avô fez na Italia, mas como voce escreveu, pode ficar dificil usar os documentos que ele usou (do italiano e do filho dele aqui no brasil)


  51. Fábio, boa noite. No momento da legalização das certidões brasileiras e suas traduções no consulado italiano aqui no Brasil, a certidão do antenato é exigida já que não é passível de tradução e legalização? Se exigida, pode ser uma cópia simples do Certificato Anagrafico di Nascita e da carta do envio pela Ufficiale d’Anagrafe do Comune?

    Responder

    1. Olá Felipe tudo bem?

      Ela é exigida pois os consulados estão efetuando a análise dos documentos com o objetivo de verificar se o requerente tem efetivamente direito ao reconhecimento. E certificato anagrafico não é válido para o processo, é necessário que ele seja di stato civile. Abs


  52. Oi July

    Somente o comune onde você vai dar entrada pode responder esta pergunta, existem oficiais que aceitam, existem oficiais que exigem que cada um apresente a própria documentação! Abs

    Responder

  53. Olá Paloma

    Se você é descendente de italianos pode solicitar a cidadania, caso contrário deve aguardar 10 anos de residência legal para solicitar a cidadania por tempo de residência (o prazo cai pela metade se tiver filhos menores morando com você aqui na Italia). Abs

    Responder

  54. Fabio,

    Estarei indo pra Itália em 3 meses para dar entrada no processo de cidadania, vou precisar de um lugar para morar, quais são os meios para conseguir uma residência?, se puder me ajudar ficarei grato.

    Desde já agradeço!

    Responder

    1. Olá Guilherme recomendo que procure o artigo sobre como realizar o processo de cidadania sozinho passo a passo, ok? Abs e bom processo!


  55. Fábio,

    Já tenho em mão quase todos (falta 1) documentos até chegar em meu trisavô…
    tenho inclusive a certidão de nascimento dele da italia…
    está faltando apenas o casamento dele… que não estou conseguindo achar….
    porém tem 1 familia q já tirou a cidadania.. a 4 anos… porém ele nao sabe me dizer onde achar a certidao de casamento pois foi um advogado que fez tudo pra ele….
    se eu souber em qual comune ele deu a entrada na cidadania, eu consigo pedir a eles uma cópia do documento??
    eu sei q foi em milão.. mas nao sei qual comune exatamente….
    só falta isso pra eu poder continuar o processo…

    abraços

    Fernando

    Responder

  56. Olá Fabio, meu pai esta na fila a quase 10 anos, o problema é que fui ver a lista e só tem o nome dele lá, não tem meu nome nem do meu irmão. quando ele deu entrada no processo eramos de menor… minha dúvida é, quando chamarem meu pai para fazer o reconhecimento isso também valera para mim e meu irmão? ou só para meu pai?
    (meu avô é italiano)

    Responder

    1. Olá Ana

      Infelizmente se vocês atingiram a maioridade antes da entrega dos documentos, será o consulado a decidir se poderão ou não também apresentar os próprios documentos, realmente não sei te dizer o que eles vão fazer. Abs


  57. Ola Fabio, eu ja tenho minha cidadania italiana a quase 20 anos junto com meus irmaos, agora minha prima quer aproveitar as certidoes dos antepassados comums que se encontram no consulado pra reconhecer a cidadania dela. Na epoca eu tive um custo enorme pra achar os documentos, retica-los e traduzi-los, e ela nao quis dividir os custos. Agora ela quer minha assinatura declarando que ela pode usar minha pasta la no consulado mas nao acho justo dar minha assinatura de graça depois de todo o trabalho e custo que eu tive. O que eu faço? Origada!

    Responder

    1. Olá Ingrid

      Se não quer que um familiar utilize a sua pasta (alguns consulados mudaram recentemente os procedimentos, não aceitando mais a utilização de documentos apresentados anteriormente) basta não dar a ele maiores informações. Abs


  58. Fábio, minha prima abriu processo em São Paulo …Já está lá alguns anos. .posso anexar meus documentos junto ??

    Responder

  59. Olá Netto tudo bem?

    Se pretende vir a Italia não poderá utilizar documentos apresentados por familiares no Brasil, deverá reunir todas as certidões recentes, em formato inteiro teor, traduzi-las e legaliza-las no consulado italiano, ok? Abs

    Responder

  60. Olá Fabio, Tudo bem? Lá vai minhas dúvidas(rsrs): meu avô paterno reconheceu a cidadania italiana, no consulado aqui de Curitiba, assim como meus tios. Como eu devo proceder? Eu posso usar a mesma pasta do processo dele? E quais documentos devo apresentar: Somente até meu avô ou de todos os ancestrais? E quais documentos devo apresentar uma vez que meu avô se divorciou e casou-se novamente? E onde/como conseguir este número de protocolo/pasta do processo do meu avô? Um forte abraço amigo e parabenizo e agradeço pelo belo serviço prestado! (peço desculpas pela minha ignorância no assunto!)

    Responder

    1. Olá Jhon

      Se também pretende dar entrada no Brasil, você pode sim utilizar a mesma pasta de documentos, basta informar o número dela quando efetuar o seu cadastro no site da VSGlobal. Ao fazer isso você vai pro final da fila – infelizmente não te ajudará em nada em relação ao tempo do processo, apenas permitirá utilizar a mesma documentação em comum, entendeu? Abs e obrigado pelas palavras 😉


    2. E como faço a identificação desta pasta? E os documentos terão que ser somente até meu avô certo?


    3. Fábio apenas mais uma dúvida, como faço para identificar o número desta pasta?


  61. Olá Fábio, tudo bem? Estou iniciando minha saga e seu blog tem me ajudado muito. Gostaria que me desse uma luz no meu caso, carrego a descendência italiana do meu bisavô que veio ao Brasil ainda criança. Neste caso devo começar a busca de documentos a partir dele ou devo iniciar a busca pelo meu Tataravô?
    Meu pai tem a cidadania italiana a mais de 20 anos mas nunca residiu na Itália, neste caso eu ainda preciso buscar toda a documentação da minha linhagem italiana, ou posso abrir o reconhecimento pela cidadania do meu pai?
    Agradeço desde já.

    Responder

    1. Olá Giuseppe

      Sim, a cidadania sempre parte do italiano que emigrou – independente se era maior ou menor de idade.

      Quanto a ter um familiar na linha de transmissão que tenha já obtido o reconhecimento, ele não se torna seu antenato italiano, veja o nosso canal de vídeos do youtube: lá tem um video onde explico isso, ok?

      Abs


  62. Bom dia, estou com a seguinte dúvida: em maio desse ano vou para Itália, alguns tios meus e primos já possuem a cidadania italiana emitida no consulado de Curitiba, o que é melhor eu fazer? Entrar na fila e encaminhar o pedido aqui no consulado de curitiba (resido em SC) ou tentar na Itália, vou a turismo, porém já li em algum lugar que preciso residência fixa lá. Muito obrigado desde já, pena ter que te incomodar, as informações nos sites oficiais são muito mal apresentadas.

    Responder

    1. Olá Cassiano tudo bem?

      Baixe o Sagabook, que lá você poderá entender melhor como tudo funciona, ok? Abs


  63. Olá Fabio, tudo bem? Obtive o reconhecimento de minha cidadania diretamente na Itália em dezembro de 2012 e, na ocasião, solicitei a cópia conforme de toda a documentação do processo. Minha pergunta é a seguinte: posso utilizar essa cópia conforme para dar entrada do processo dos meus irmãos no consulado de São Paulo? Ou terei que reunir toda a documentação novamente? Obrigado!

    Responder

    1. Olá Arcano

      Processos realizados na Italia não tem correspondência com processos no Brasil e vice-versa, portanto seus irmãos deverão apresentar os documentos originais recentes, não servem cópias autenticadas.

      Abs


  64. Ciao Fabio! meu nome ‘e Natassia, gostaria de uma luz para o caso da minha irma. Eu sou cidada italiana desde 2008, reconheceram minha cidadania na Sicilia e desde entao vivo na Italia, mais exatamente em Roma. Minha irma esta indo morar na França e gostariamos de saber se existe um modo dela ter a cidadania reconhecida atraves do consulado italiano na França. Sendo possivel, voce acredita que ela consiga se aproveitar de algum modo do meu processo de cidadania? serei muito grata em poder contar com sua ajuda. A presto!

    Responder

    1. Olá Natassia tudo bem?

      O processo de cidadania é individual, portanto sua irmã não poderá utilizar os mesmos documentos que você apresentou e deverá reuni-los novamente. Sobre dar entrada num consulado no exterior, geralmente estes consulados só aceitam pedidos de requerentes que tenham algum tipo de visto por tempo indeterminado, ok? Se for o caso da sua irmã ok, caso contrário ela terá que vir a Italia e realizar o processo aqui. Abs


  65. Viviane e Fábio,

    passei recentemente por essa experiência aqui no Rio, uma prima conseguiu em outubro a cidadania pois entrou na pasta de um parente no final de 2011. Fui ao Consulado para ver como deveria proceder (com o número da pasta em mãos), mas segundo o consulado no RJ o Ministério Público não autoriza mais ‘passar na frente’ você entra na fila normalmente, mas pode sim aproveitar a documentação da pasta.

    Fábio, a sentença de retificação das certidões saiu e agora estou aguardando os mandados aos cartórios. Quase todas precisaram ser retificadas! Assim que eu receber mandarei a você para analise.

    Abraços,

    Responder

  66. Olá Fábio, olha eles já responderam.
    E disserem que posso sim usar a mesma pasta, mesmo sendo de outro estado.
    Para isso eu preciso fazer o agendamento on-line e aguardar o dia da minha entrevista para apresentar os documentos necessários.
    Eles falam que o prazo para chamada é de aproximadamente 6 anos ( para entrega de documentos, não conclusão da cidadania)
    Muito obrigado e parabéns pelo site é de muita valia.
    Até mais!!!!

    Responder

  67. Obrigado Fabio, vou mandar o e-mail sim.
    Volto para contar pra vocês.
    Grande abraço.

    Responder

  68. Olá Fabio!!!!
    Por favor me ajude, tenho um primo que solicitou a cidadania italiana no estado do Rio de Janeiro ( e ele já conseguiu a cidadania) ,como eu moro no estado de São Paulo quero solicitar a minha. Eu tenho o numero da pasta que é do o consulado do Rio de Janeiro.
    Eu posso usar a mesma pasta??? Como faço para preencher o requerimento?
    Obrigado.

    Responder

    1. Olá Viviane tudo bem?

      Até alguns anos atrás isso era sim possível, porém atualmente não saberia te dizer: escreva um email diretamente ao consulado com sua dúvida e quando te responderem volte aqui pra nos contar 😉


  69. Meu pai e brasileiro e possui cidadania italiana, fui reconhecida pelo meu pai depois de adulta gostaria de saber se posso aplicar pelo passaporte italiano ?

    Responder

    1. Olá Paula

      Você é filha natural do seu pai (de sangue, mas fora do casamento) ou é filha adotada? Se é filha natural, pode solicitar a eleição da cidadania – porém tem um ano pra fazer isso a contar da data do reconhecimento. Abs


  70. Olá Fábio, parabéns pelo site e pela iniciativa. Estou com todos os documentos em mãos, porém faltam as devidas traduções. Irei dar entrada aqui no Brasil mesmo. A minhas questão é o seguinte, posso fazer o requerimento de todos os membros da minha família (mãe, pai e irmãos) assim que eu enviar o meu requerimento. Se sim neste caso, podemos usar os mesmos documentos do ascendente e dos posteriores e anexar a mais os documentos dos requerentes ,neste caso, meu pai, mae e irmãos?
    Muito obrigada
    Abraço

    Responder

    1. Olá Poliana tudo bem?

      Como houveram diversas mudanças nos últimos tempos em relação a isso, em breve vou escrever um artigo sobre dar entrada direto no consulado – estou apenas terminando de obter as informações oficiais, ok?

      Abraços


  71. Prezado Fábio, entrei em contato com o site http://www.vfsglobal.com/italia/brasil/consularservices.html, que segundo o site do consulado presta os serviços de tira dúvidas e agendamento de serviços dos consulados da itália. Pelo chat, a atendente me confirmou que basta ter o número da pasta familiar e o consulado que poderá sim aproveitar a pasta em outro consulado. O porém é que precisa só da cópia dos originais. Ou seja, não precisa dos originais e traduzir as certidões, mas precisa da cópia simples das certidões
    constantes da pasta familiar.
    Penso que a fonte seja verídica, não haveria razão para agirem de forma diversa.

    Abs.

    Responder

  72. Caro Fábio Saga, seu site é muito útil e você faz um ótimo trabalho.

    Fiquei apenas com a seguinte dúvida: é possível aproveitar a pasta de algum familiar dentre consulados diferentes? Exemplo: os meus familiares deram entrada na embaixada/consulado de Brasília e tiveram o pedido deferido lá. Já sei que vou enfrentar a fila normalmente, do zero. O que quero saber é: tenho como aproveitar essa pasta do consulado de Brasília no Consulado de Belo Horizonte ou do Rio de Janeiro, por exemplo? Ou só no Consulado/embaixada de Brasília? Pretendo dar entrada aqui pelo Brasil mesmo.

    Agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Olá José tudo bem?

      Até pouco tempo atrás era sim possível, porém con tantas mudanças nos últimos anos eu recomendo que você verifique e confirme diretamente com o consulado e se possível volte aqui pra nos atualizar 😉

      Abraços


  73. Fabio, tenho uma dúvida ! Não tenho nenhum antepassado italiano, porém minha tia , meu tio e minha prima foram para a itália a muitos anos atrás e hoje em dia eles tem a cidadania italiana , será que existe alguma forma de pedir a cidadania italiana por minha tia ja ter ? obrigada pela atenção .

    Responder

    1. Olá Alessandra tudo bem?

      Sem ter um ascendente italiano, existem basicamente duas formas para poder ter o direito a cidadania: naturalização por casamento com um cidadão italiano ou naturalização por morar aqui legalmente por 10 anos. Não existe como obter a cidadania pela sua tia ou outro parente que não seja através da nossa linha ascendente (pai, nonno, bisnonno, etc) ok?

      Abraços


  74. Concordo, o mais trabalhoso nesse processo todo é encontrar profissionais sérios. Imagine, você,nem nas declarações do Consulado(que teoricamente não interesse em enganar ninguém) podemos confiar! Acabei de ver que no próprio site do Consulado de Curitiba também tem essa afirmação de que é possível finalizar o processo pelo Brasil. Isso é um verdadeiro absurdo.Veja: http://www.consuladoitalianocuritiba.net/cidadania-italiana-na-italia/

    Podemos fazer alguma coisa para que retirem essa informação de lá?

    Responder

  75. Olá Fábio!Primeiramente, parabéns pelo blog, é realmente muito didático e esclarecedor.

    Fiquei apenas com uma dúvida: Estava lendo umas informações no site do consulado italiano de Curitiba, que inclusive recomenda a sua empresa, dentre outras 3, dizendo que são empresas confiáveis por terem o “CNPJ” Italiano. O que achei curioso é que há uma divergência entre você e as outras com relação a fazer um processo na Itália por procuração. Você diz não ser possível e as outras empresas não só dizem que é possível, como oferecem esse serviço.(Veja bem, não estou falando em não ir a Itália, o caso é: o indivíduo vai até a Itália, dá entrada, deixa o processo na mão do assessor, volta para o Brasil e daqui espera o sinal verde para voltar a Itália para finalizar, não precisando ficar 90 dias direto ou mais lá) É possível que esses outros sites estejam enganando assim as pessoas descaradamente ou essa é uma possibilidade que existe e que o SAGA não oferece por opção ou por achar complicado?

    Obrigado!!!

    Responder

    1. Olá Flora tudo bem?

      Acredito que você esteja fazendo confusão entre empresas: aqui na Minha Saga os clientes não precisam permanecer fisicamente durante todo o tempo do processo, após a confirmação da residência eles podem retornar normalmente às próprias atividades deixando conosco uma procuração para cuidarmos do processo na ausência deles até a finalização, onde ele – cliente – deve retornar e estar presente para assinar e retirar os próprios documentos: não existe “procuração para finalização do processo” como muitos a$$e$$ores vendem – dizendo ao requerente incauto que ele pode retornar ao Brasil e terminar o processo por lá – isso não existe, e aqui mesmo na Minha Saga tem um artigo com a resposta oficial da Embaixada da Italia em Brasilia sobre este assunto.

      Talvez você tenha se confundido com este último “serviço” que muitos oferecem e que realmente a Minha Saga não – todos os nossos clientes saem daqui com a sua respectiva carta d’identità italiana e os seus documentos civis transcritos (nascimento e casamento se for o caso)

      Grande abraço!


    2. Olá Fábio,

      Obrigada pela resposta. Desculpe se interpretei mal, então dessa forma é possível realizar o processo. Outro problema é justamente esse que você citou, sobre empresas que vendem essa finalização pelo Brasil. O que me intriga é como essas empresas continuam funcionando, pq está escrito claramente no site “No final do processo você não precisará retornar novamente para a Itália, será possível assinar o ato de cidadania italiana junto ao seu consulado no Brasil onde também você poderá fazer o passaporte italiano” e se isso não é possível como você está dizendo, como essas empresas (RECOMENDADAS PELO CONSULADO ITALIANO DE CURITIBA COMO SENDO CONFIÁVEIS) se mantém? Isso não entra na minha cabeça. Um assessor sem registro enganar os clientes é uma coisa, pois aí não tem a quem recorrer, mas uma empresa registrada?
      Desculpe o desabafo, mas estou há muito tempo fazendo pesquisas e nunca ví tanta informação desencontrada e tantos aproveitadores juntos.

      Abraços


    3. Os consulados italianos no Brasil não tem como certificar se uma empresa é séria ou não, até porque além de não ser o trabalho deles, eles também não tem como efetuar este tipo de controle.

      Veja o artigo com a resposta da embaixada: http://www.minhasaga.org/2012/11/desmistificando-alguns-conceitos-resposta-da-embaixada-italiana-em-brasilia.html

      Além disso, o fato da pessoa ter o CNPJ aqui na Italia não necessariamente significa que a empresa é séria ou não – pois qualquer um pode fazer isso.

      Clique neste próximo link que eu explico como escolher um bom profissional – http://www.minhasaga.org/2011/11/cuidados-e-criterios-ao-escolher-um-bom-assessor.html

      Pedir referências sempre! Quanto mais, melhor afinal de contas um bom profissional deve ter pelo menos 50 referências de clientes que ficaram satisfeitos com o trabalho, entendeu?

      Abraços


  76. Olá Fábio,

    A cidadania do meu pai foi reconhecida no Consulado do Rio de Janeiro em 2007 quando eu tinha 16 anos. Isso faz de mim um cidadão italiano automaticamente ou facilita o meu processo?

    Responder

    1. Olá Vinicius

      Se ele apresentou a sua certidão ao consulado quando você ainda era menor, adquiriu sim a cidadania, verifique com o consulado se efetivamente isso foi feito e em caso positivo solicite o seu passaporto italiano.

      Abraços


  77. Fábio, tenho a seguinte dúvida: Meu pai conseguiu a cidadania italiana em 2006, dando entrada direto na Itália, na província de Verona. Por algumas semanas eu não consegui minha cidadania automaticamente, pois já havia completado 18 anos. Vários tios e primos meus conseguiram também a partir da Itália, todos na mesma Comune. A minha dúvida é a seguinte, quais são os passos que devo seguir para obter minha cidadania? Agradeço desde já sua ajuda. Obrigado. Abraço!

    Responder

    1. Olá Thiago

      Recomendo que você reuna novamente todas as certidões em inteiro teor, mande-as traduzir e legalizar no consulado italiano e venha a Italia realizar o seu reconhecimento – sem depender de outros documentos e/ou de outros comunes. Nem precisaria dizer, mas é sempre bom lembrar: jamais ir a Verona!!!

      Abraços


  78. Fábio!
    Ja tenho todas as certidões dos antepassados de minha esposa (bisavô italiano, avos e pais brasileiros), pois é ela que tem direito a cidadania.
    Tenho agendamento na Embaixada da Itália para 09.08.2013, mas no site da embaixada diz que não devo levar a documentação traduzida e pronta para ser entregue.
    Pelo que entendi, eles marcarão uma nova data para entrega da documentação. No primeiro agendamento eles apenas esclareceriam duvidas, analisariam a documentação e certificariam o direito a cidadania.
    É isso mesmo? Eu já queria levar todas as certidões traduzidas e o restante da documentação.
    Abraço e muito obrigado, antecipadamente, pela ajuda.

    Responder

    1. Olá João tudo bem?

      Quando damos entrada na cidadania através do consulado italiano no Brasil, num primeiro momento deve ser entregue apenas a certidão do antenato italiano juntamente com a ficha de requerimento do pedido e o comprovante de residência.

      Neste momento, o consulado vai te inserir no final da fila – que seguirá o seu curso natural (segundo estimativas de leitores, o processo na embaixada em Brasilia tem demorado cerca de 5 anos) e quando chegar sua vez é que você deverá apresentar todos os outros documentos para que eles façam então a análise e depois desta análise (que pode demorar em torno de 1 ano) é que a cidadania será efetivada.

      Abraços


  79. Site maravilhoso como sempre!

    Meu querido Fábio…se eu aproveitar a pasta do meu primo aqui no Brasil para dar entrada na minha cidadania e demorar muito (mais de 4 anos) eu posso transferir o processo p Italia ou nao?

    Obrigada!

    Responder

    1. Brigadúúúúúú

      Não é possível transferir processos realizados entre o Brasil e a Italia, pois burocraticamente são diferentes. Porém nada impede que você faça aqui o seu processo, ao invés de esperar as longas filas no Brasil.

      Abraços!!!


  80. Ola Marcelo

    Aqui na Italia os processos sao individuais – mesmo utilizando a documentaçao de outros familiares que jà obtiveram no passado o reconhecimento – nao è garantia que voce và conseguir também, principalmente porque no passado havia mais tolerancia em relaçao a analise da documentaçao.

    Por exemplo, atè hà poucos anos, bastava apresentar as certidoes simples, muitos erros e variaçoes eram tolerados, pois o controle e o conhecimento dos comunes em relaçao ao processo era muito pequeno.

    Infelizmente nos ultimos anos, foram descobertos muitos documentos falsos, muitos escandalos em relaçao à cidadania italiana e por isso atualmente qualquer comune, qualquer oficial vai querer se garantir ao màximo para nao ser responsabilizado civilmente por uma pràtica incorreta (sim, è um absurdo mas è verdade: o oficial de um comune pode ser responsabilizado civilmente por estes erros) portanto a recomendaçao que eu tenho dado a todos, e pricipalmente no seu caso sao duas:

    1 – Nao queira utilizar a documentaçao jà apreentada por um familiar para a sua pràtica: reuna novamente todos os documentos, assim voce jà chegarà aqui na Italia sem depender de ninguém.

    2 – Qualquer erro ou variaçao que constar nos documentos, retifique-os!! Nao de motivos e/ou nao venha à Italia contando com a sorte ou o bom senso de um oficial de comune.

    Abraços

    Responder

  81. Caro amigo minha tia obteve a cidadania diretamente na italia nas certidoes existem alguns erros na escrita na comuni onde ela fez a documentacao nao preciso sera que precisarei outra duvida sera que e so legalizar os meu documento e da minha mae e levar diretamente na italia sendo que da minha vo para cima ja esta legalizado e traduzido na italia no proceso na italia

    Responder

  82. Ola Bruna

    Como sua mae efetuou o processo de cidadania dela, por ser descendentes de italiano? Se sim, o processo foi realizado no consulado italiano no Brasil ou foi realizado aqui na Italia?

    Todas estas informaçoes sao importantes para que eu possa te orientar melhor, porém de antemao posso te dizer que nao è da forma que te explicaram, o fato de saber o numero e/ou a pasta de um familiar nao te dà automaticamente o reconhecimento à nacionalidade, principalmente aqui na Italia, onde os processos sao individuais e nao familiares, entendeu?

    Sobre a dùvida em relaçao aos estudos, entre em contato com o consulado italiano, no setor de studio que eles podem te dar indicaçoes sobre a validaçao do seu diploma.

    Abraços

    Responder

  83. Oie, minha mãe tem cidadania e eu estou pensando em ir morar e estudar na Italia. De acordo com o que me falaram é só eu pegar a numeração da “pasta” dela ir para Italia e eu conseguiria a minha cidadania. Isso procede?
    Outra coisa, sou formada em psicologia e gostaria de fazer um curso na área mais especificamente psicanálise. Minha primeira dúvida é se meu diploma é válido na Italia para que eu possa estudar.
    A outra seria mais uma indicação, se vc conhece alguma faculdade que tenha psicanálise ou psicopatologia.

    Obrigada!

    Responder

  84. Oi Fabio muito obrigado pela orientação, mandei um email para outro setor do comuni, desta vez uma funcionaria explicou que pela quantia de processos e email pode acontecer de passar algum email sem resposta, mas a boa noticia é q ela indicou um email de uma funcionaria com os dados completos do descendente para acredito eu responder a respeito do processo da minha familia. outra opção Fabio seria em ultimo caso pedir as copias dos documentos que se encontram la para realizar o procedimento em outro comuni. dai eu te pergunto se fosse para vc fazer isso quanto cobraria.
    meu skype adriani.roberto.furtado
    muito obrigado por enquanto.

    Responder

  85. Ola Adriano tudo bem?

    Muito obrigado pelas palavras 😉

    Quando ao comune pròximo a Verona: è por estas e outras que eu recomendo que voces venham com os documentos em maos, nao dependam de comunes, pois provavelmente serà perda de tempo e dinheiro, refaçam todos os documentos e tragam todos contigo – assim voce nao dependerà de ninguém, ok?

    E pelo que eu percebi voce ainda vai pro mesmo comune que sequer està respondendo, que è pròximo de Verona, peloamordeDeus, pense bem a respeito disso, ok?

    Abraços e sim, aja paciencia, ainda mais indo para aquela regiao 😉

    Responder

  86. ola Fabio tenho acompanhado seu trabalho aqui e no Twitter e gostaria de parabeniza-lo pela sua honestidade.
    Como é difícil obter resposta de alguns comunis na Itália já mandei 3 e-mails ao comuni de Legnago (VR) para obter informações quanto ao processo da minha família que se encontra lá, meu irmão e meu primo ja obtiveram suas cidadanias, os email foram enviados com confirmação de leitura, as confirmações eu recebi mas não deram nenhuma resposta.
    Vou tentar agora por carta, já que por telefone eu não domino a língua Italiana.
    so preciso da dessa informação para viajar para la, estou com os meus documentos legalizados.
    Aja paciência.

    Responder

  87. Ola Cecilia!!!

    Em 2007 as coisas eram tao diferentes no mundo da cidadania… Muitos erros eram tolerados, muito comune nao tinha conhecimento sobre a pràtica, e atualmente, qualquer coisinha è motivo para parar o processo e pedir documentaçao adicional, por isso eu sempre questiono: serà que vale a pena vir à Italia pra correr riscos?

    Obviamente que cada um pensa de uma forma, porém eu posso te dizer – como uma pessoa que jà analisou milhares de documentos e jà viu de tudo aqui na Itàlia: nao corra riscos desnecessàrios, reuna novamente todos os documentos, dependa apenas dos seus pròprios esforços para o reconhecimento da sua cidadania, nao conte com a ‘sorte’, ok?

    Abraços

    Responder

  88. Oi, Fábio. Tudo bom?

    Já estou ficando louca com todo esse processo, mas está tudo encaminhado e vou pra Itália em Janeiro, dando certo ou não.
    Minha dúvida foi exatamente o que você abordou – quero utilizar documentos da pasta da família.
    O avô do meu avô é italiano e meus primos fizeram esse processo em 2007, quando a cidadania do meu avô foi reconhecida. Agora quero reconhecer a minha, e estou levando as certidões do meu avô, minha mãe e minhas.

    Como faço pra saber pelo comune se é possível utilizar as documentações que eles já tem?
    Tenho todos os dados da pasta e tentei entrar em contato diversas vezes no comune, mas nunca tive resposta.

    Obrigada!! Abração,

    Cecília

    Responder

  89. Ola Ronaldo tudo bem?

    Pelo que entendi sua prima jà retificou determinados documentos da sua linha de transmissao e voce quer saber se è necessàrio retificar aqueles que pertencem apenas a sua linha, è isso?

    Se for isso, voce precisa sim deixar todos os documentos uniformizados de acordo com o documento italiano, sobre fazer sem ajuda de advogados somente se voce conseguir convencer o proprio cartòrio a retificar diretamente – caso contràrio è necessàrio sim contratar um profissional.

    Abraços

    Responder

  90. Ola Fabio
    Minha prima ja esta em Italia tramitando sua cidadania. A parte mais dificil e cara ela ja fez, retificando tudo que esta irregular. Eu quero saber, se tenho que retificar os documentos de minha mae(filha de italiano) e os meus ou só os dela? Tambem queria saber se poderia fazer tudo por minha conta, sem ajuda de advogados…Estou na metade do caminho e necessito destas informacoes, para diminuir o tempo e gastar o minimo. Agradeco antecipadamente. Ronaldo

    Responder

  91. Ola Joana

    Ele deu entrada no Brasil ou aqui na Italia? Se ele deu entrada no Brasil, voce pode entrar na mesma pasta, basta saber o numero. Aqui na Itàlia para usufruir os documentos de um familiar è necessàrio seguir os passos do artigo e verificar com o comune se ainda estao disponiveis.

    Abraços

    Responder

  92. Ola Daniela tudo bem?

    Nenhum documento substitui a certidao de nascimento ou batismo – em qual ano e cidade o seu antenato italiano nasceu??

    Responder

  93. Olá Fabio! Muito esclarecedor seu blog!

    Será que consigo aproveitar a pasta familiar do meu primo, mesmo que eu não tenha assinado o requerimento inicial?
    Obrigada!
    Joana

    Responder

  94. Olá Fabio, tudo bem?
    Não consegui encontrar documento do meu antenato – o cartório não identificou e a igreja da cidade pegou fogo durante II Guerra, por isso não possui mais os registros de batismo. Mas tenho a cópia do passaporte familiar italiano. Será que consigo dar entrada com essa cópia?
    Muito obrigada!
    Daniela

    Responder

  95. Ola Valeria

    Somente os documentos dos requerentes è que sao transcritos, sua mae deve efetuar o proprio reconhecimento – mesmo que os documentos jà tenham sido entregues.

    No Brasil è possivel dar entrada na pasta familiar – o que significa que todos os familiares que assinaram o requerimento inicial serao reconhecidos, entendeu?

    Abraços

    Responder

  96. Fábio,
    fiz meu pedido de reconhecimento na Alemanha, quando morava lá – o processo foi bem rápido e em pouco mais de 3 meses eu já tinha um passaporte italiano. Minha pergunta é: minha mãe tem direito à cidadania?? Se as certidões de nascimento e casamento dela já foram enviadas à comune, ela já é cidadã italiana?? Como devo fazer?
    (Eu acho que meu irmão tem que esperar e entrar com um novo pedido no Brasil, quando o Consulado o chamar, mas não sei se minha mãe tem que fazer isso – ela não pode simplesmente pedir uma cópia da transcrição da cartidão de nascimento dela?)
    Obrigada,
    Valéria

    Responder

  97. Ola Marisa bom dia

    O consulado faz isso para evitar problemas, uma vez que diversos comunes nao aceitam a utilizaçao da mesma documentaçao.

    O ideal nestes casos è efetuar uma copia de toda documentaçao anteriormente legalizada e levar junto com os documentos atuais para serem legalizados, assim o consulado consegue analisar todos os documentos afim de verificar se estao aptos para a pràtica da cidadania – coisa que começou a ser feito recentemente, por isso solicitam estes documentos.

    Aqui na Itàlia somente os documentos do requerente è que sao transcritos.

    Abraços

    Responder

  98. Boa tarde Fàbio!!!
    Acompanho seu blog da anos… sei um mito!!!
    Gostaria saber se vc pode me auxiliar neste caso :
    No meu comune de residencia, onde realizei meu processo de reconhecimento cidadania Italiana, me informaram que posso aproveitar meus documentos em “còpia conforme” para o processo do meu sobrinho. Fim aqui tudo certo! O problema è… apresentando no consulado de SP, as 3 certidoes para o complemento do processo para a legalizaçao. O consulado està exigindo uma còpia de todas as “transcrições feitas junto ao Comune de cada certidão” assim justifica o motivo pelo qual o meu sobrinho està legalizando somente 3 certidoes!!! Achei muito extranho!! E’ normal ?
    A minha duvida è : O comune transcreve todas as certidoes?? posso requerer uma còpia?

    Responder

  99. Ola Camila

    Se voce colocou o numero da pasta no seu requerimento, deverà enviar somente os documentos complementares. Caso voce tenha algum tipo de dùvidas em relaçao à documentaçao ou ao sistema de comparecimento, nao se preocupe: envie um email ao consulado solicitando as informaçoes, pois eles sempre respondem, ok??

    Abraços e parabens!!!!

    Responder

  100. Olá Fábio,
    Desculpe a insistencia, mas tenho uma dúvida. Em 2003 ou 2004 meu primo deu entrada com todos os documentos de nossos antepassados no consulado de SP. Ele conseguiu tirar a cidadania de todos, inclusive de meu avô. Quando ele me disse isso, preenchi o formulario, naquela época mencionei o número da pasta que estava aberta. Hoje recebi uma carta do consulado agendando minha entrevista e pedindo toda a documentaçao. Minha dúvida é: parece que hoje nao se faz mais nada pela pasta mas sim pelo sobrenome, entao tenho que levar todos os documentos desde o meu bisavô ou somente o meu, da minha mae e irma (que somos as pessoas chamadas para a entrevista)? Eles ficam com toda a documentaçao, ou será um processo novo?
    Obrigada e parabens pelo trabalho!

    Responder

  101. Ola Marcelo sejam bem-vindo!!!

    Se sua mae constava na lista de requerentes quando voce obteve o seu reconhecimento, ela tambèm jà è cidada italiana reconhecida! Voce pode dizer se chega algum tipo de correspondencia do consulado italiano no nome dela?? Se sim, ela è italiana, caso contràrio terà que efetuar o proprio reconhecimento.

    Em relaçao a emissao do passaporte – que trata-se de um documento de viagem – ele sò pode ser emitido no local onde o cidadao è residente.

    Abraços

    Responder

  102. Olá Fábio, parabéns pelo belo trabalho realizado aqui neste blog.
    Tenho uma questão que talvez você possa me esclarecer. Já tenho cidadania italiana há mais d 20 anos. O processo foi feito no Consulado Geral do Rio de Janeiro. Consegui através de minha mãe, que nasceu depois de 1948. Embora eu tenha apresentado toda a documentação relativa a minha mãe, ela nunca requereu o passaporte italiano e nem o certificado de cidadania. Ela pretende passar uma boa temporada comigo aqui na Europa, e aconselhei a emissão do passaporte italiano antes de viajar. Mas como nós todos já sabemos, o Consulado Geral no Rio está com a agenda lotada para os próximos meses. A pergunta é, se eu tenho a cidadania, presume-se que minha mãe também já tenha. Poderia ela solicitar o passaporte diretamente na Comune italiana ou mesmo no consulado italiano do país onde eu resido ?
    Muito obrigado por qualquer orientação neste aspecto.
    Abraços !

    Responder

  103. Somente perguntando aos familiares ou verificando no site do consulado italiano se existe o nome do antenato italiano em comum. De repente estes familiares fizeram o processo aqui na Itàlia e com isso os documentos nao constarao no consulado.

    Abraços

    Responder

  104. Eu cá de novo Fabio, tu sabes informar se tem como saber se alguém da família já deu entrada no reconhecimento da cidadania? Pois há alguns anos, pessoas da minha família ligaram para minha vó a perguntar sobre o meu bisavô e depois vieram em Bezerros-PE atrás dos documentos, depois disso não entraram mais em contato, infelizmente.

    Responder

  105. Ola Izabela

    Processos realizados na Italia nao tem relaçao com processo no Brasil e vice-versa – por isso seus familiares terao que solicitar os respectivos processos – inclusive entrando no final da fila, caso queiram fazer atravès do consulado italiano no Brasil.

    Abraços

    Responder

  106. Olá Fabio. Estou tirando a minha cidadania na Itália. Depois que ela sair, o que precisa ser feito para meu pai e meus irmãos tirarem a cidadania do Brasil? Tem como o meu processo facilitar o deles? Obrigada

    Responder

  107. Ola Luis

    Infelizmente um consulado e/ou comune italiano nao tem legalmente obrigaçao de utilizar documentos de outros comunes/consulados – podendo a seu tempo solicitar documentos que achar necessàrios para a comprovaçao da linha de transmissao.

    O que acontecia / acontece è a utilizaçao do bom senso nestes òrgaos, que aceitam a utilizaçao de copias-conforme.

    Todavia eu recomendo sim que voce escreva à embaixada em Brasilia solicitando informaçoes sobre o assunto, e nao esqueça de nos contar qual a resposta oficial da embaixada em relaçao a isso, ok?

    Abraços e boa sorte!!!

    Responder

  108. Ola Fabio tudo bem?

    No ultimo dia 04 de maio dei entrada aqui no consulado do RJ para reconhecimento da minha cidadania italiana. Estou na fila desde novembro de 2011, solicitando agendamento para casos que parentes já tiveram sua a cidadania reconhecida.
    Acontece que o reconhecimento da cidadania dos meus familiares (primos) ocorreram no consulado italiano de sp e eu esperava que o consulado do rj solicitasse uma copia da pasta que esta em sp. Mas o consulado do rj informou que esta pratica de transcriçao de pasta nao é possivel entre consulados e que nao poderia fazer nada devendo eu entrar na fila para reconhecimento da primeira cidadania na familia, o que nao eh verdade. O que devo fazer vale a pena levar o caso para a embaixada em Brasilia? Todos os meus documentos estao prontos, inclusive traduzidos juramentados, reconhecido em cartorio e no itamaraty agora tenho receio de perde-los pela data. Obrigado!

    Responder

  109. Obrigada Fabio,

    Acho muito dificil conseguir um visto desse aqui na Inglaterra no momento, talvez pelo Brasil seja mais facil..

    Avise qdo estiver por aqui p tomarmos uma pint! Josie xx

    Responder

  110. Ola Josie tudo bem?????

    Para que sua mae possa dar entrada na cidadania diretamente em Londres, serà necessàrio que ela tenha um visto por tempo indeterminado – entre em contato com o consulado e pergunte a eles qual a tipologia de visto necessària para este caso.

    Bjs e nos vemos em Londres 😉

    Responder

  111. Ola querido! Parabens por este blog maravilhoso..

    Moro aqui em Londres (inclusive ja nos conhecemos qdo vc veio aqui em ksa pois sou amiga do Antonio Vichi Neto, da Angelica e Alessandra Donabela de Sorocaba) e tive minha cidadania reconhecida em Roma em 2009. Minha pergunta eh:
    Vou trazer a minha mae p passar um tempinho aqui comigo e no caso, eu reconheci a cidadania pelo lado materno, gostaria de saber o que eu preciso fazer para reconhecer a cidadania dela, se por acaso ela decidir morar um tempo aqui em Londres. Tirei um passaporte brasileiro para ela para ela vir. Qual eh o procedimento neste caso?

    Obrigada querido e avisa qdo estiver em Londres again.. bjs e muito obrigada! Josie xxx

    Responder

  112. Ola Mauricio

    Somente o consulado e/ou comune è que poderà te responder com 100% de certeza – pois sao deles a prerrogativa de aceitar ou nao as variaçoes.

    Abraços

    Responder

  113. Olá Fábio,

    Minha esposa tem direito de reconhecimento à cidadania e gostaria de confirmar uma dúvida sobre o sobrenome.
    Sua tia já fez o reconhecimento e por isso temos o C10 do processo.
    O italiano no caso de minha esposa é o avô materno. Porém o sobrenome dele tem a grafia diferente da grafia do pai de minha esposa. O sobrenome da minha esposa é igual a do pai dela.
    Há necessidade de alteração dos sobrenomes? Se sim, do pai e de minha esposa ou somente o dela?

    Obrigado,
    Mauricio.

    Responder

  114. Ola Jonas

    Neste caso se o comune jà deu o aval para a utilizaçao da documentaçao basta apresentar apenas suas certidoes – jà que os outros documentos sao comuns ao seu irmao.

    Abraços

    Responder

  115. Olá Fábio, meu irmão é residente em Fiumicino e teve o reconhecimento de sua cidadania á cerca de 1,5 / 2 anos, o comune disse que posso utilizar os documentos de “nossa” pasta, para tanto preciso levar somente minhas certidões (Nascimento / Casamento) Legalizadas?

    Gracie

    Responder

  116. Sim, aqui no dia seguinte da chegada do cliente, ele jà està esperando o vigile – e è necessàrio permanecer pelo menos atè a confirmaçao da residencia, apòs isso o requerente pode viajar tranquilamente. Abs

    Responder

  117. Ola Wilson

    Os documentos devem ser originais para o processo. O que pode ser feito è solicitar ao comune onde foi feita a pratica da sua prima uma copia-autenticada da documentaçao apresentada, aqui na Italia chama-se “copia conforme all’originale” e paga-se cerca de 15 euros por cada copia – por isso recomendo sempre que as pessoas peguem novos documentos e jà venham com todos eles traduzidos e legalizados, pois praticamente paga-se o mesmo valor para legalizar cada documento no Brasil e evita-se surpresas, pois muitos processos que foram aceitos no passado quando as regras ainda nao eram claras nao seriam aceitos atualmente, entendeu?

    Abraços e sucesso para todos nòs!!!

    Responder

  118. Ola ttl

    Depende muito do comune onde voce deu entrada na sua pràtica: alguns exigem a autorizaçao daquele que fez o processo, porém via de regra os documentos sao publicos e por isso podem ser utilizados por qualquer outro familiar.

    O ideal no seu caso que nao quer a utilizaçao de outros familiares è nao divulgar o comune onde foi realizado sua pràtica – evitando assim que alguém aproveite daquilo que voce jà conseguiu.

    Abraços

    Responder

  119. Fabio parabens pelo Blog!!
    Minha prima conseguiu a cidadania diretamente na Italia (ela morou ai) a alguns anos. Agora ela me mandou todos os documentos em copia comum. Com estes documentos é possivel eu viajar para ai (viagem rapida) e dar entrada ai na Italia???
    Desde ja agradeco a atencao e desejo-lhe Sucesso! Wilson

    Responder

  120. Olá Fabio. Já consegui a minha cidadania italiana e o agradeço, pois através do blog recebi muitos conselhos seus. Eu e minha mãe somos os únicos que já temos a cidadania italiana. Desde muito tempo atrás, como não encontramos familiares para ajudar-nos no processo (financeiramente), tivemos muito trabalho e gastamos bastante dinheiro com a documentação. Agora que a documentação principal está pronta, aparecem muitos familiares pedindo o número do processo para poderem utilizar em seus respectivos processos. Acho injusto com aqueles que investiram tempo e dinheiro e acreditaram no processo. Gostaria de te perguntar se existe uma recomendação de como fazer um acordo com esses familiares para que também paguem por sua parcelo do processo? Acredito que isto seja bastante comum no processo de cidadania italiana. Obrigado pela atenção.

    Responder

  121. Ola Andre

    Via de regra os documentos tem seis meses depois de legalizados – embora muitos comunes aceitem documentos acima desta data

    Em relaçao ao documento do antenato italiano – se voce jà tem uma copia do mesmo è suficiente, pois os consulados estao analisando os documentos para verificar a transmissao da cidadania – porém recomendo que voce consiga uma copia atualizada, sempre com o nome dos pais constando no documento, ok? Nao deixe pra pegar aqui, venha jà com os documentos todos prontos!

    Abraços

    Responder

  122. Olá Fabio
    Parabéns pelo blog.

    Estou em Curitiba e ontem recebi um email do consulado solicitando que minha documentação para legalização no consulado de Curitiba fosse enviada pelo correio até fim de Março/2012, isto foi inesperado! Esta legalização dos documentos é válida apenas para quem vai reconhecer a cidadania italiana na Itália.
    Tenho 2 dúvidas:
    1) Após a legalização desta documentação aqui no Brasil, quanto tempo eu terei para dar entrada no processo na comune italiana? Ou seja, estes documentos legalizados tem prazo de validade para a comune italiana?
    2) Não possuo o documento de nascimento do italiano (meu trisavô) e o de casamento tenho apenas uma cópia bem antiga oriunda da comuni. Terei problemas com isso no processo de legalização? Ou simplesmente preciso chegar a Italia com as legalizaçoes e solicitar uma outra via dos documentos do Italiano?
    Abraço, André.

    Responder

  123. Ola Marcos tudo bem??

    O certificado de non rinuncia da mae deverà ser solicitado novamente – pois ela que deverà ser a requerente no pedido – nao poderà utilizar a da filha.

    Nao necessariamente – processos feitos por um familiar nem sempre ajudam os outros, eu recomendo sempre reunir novamente todos os documentos, traduzi-los, legaliza-los e trazer todos – para evitar perder tempo solicitando documentos para outros comunes.

    Abraços

    Responder

  124. Olà Fabio. Desde quando cheguei aqui que acompanho seu blog (aqui = Roma). E pela primeira vez me surgiu uma duvida.
    Tenho uma amiga que teve a cidadania reconhecida no comune de Caronno Pertusella e agora esta pensando em reconhecer a cidadania da Mae dela. Ela me fez algumas perguntas e procurei responder conforme soubesse, porque acompanhei todo o processo de reconhecimento de cidadania da minha companheira e deu pra sacar um pouco como funcionam as coisas. Entao, a duvida è:

    – o certificato di non-rinuncia deve ser pedido uma outra vez ao consulado italiano no Brasil ou pode ser usado o mesmo? Esta minha amiga tem ate uma copia com ela. Pelo que EU saiba, ela deve fazer tutto da capo, mas talvez nao, e isso que eu gostaria de ter certeza.

    – Como ela ja tem a pasta da familia aberta, provavelmente o unico documento que falta è o certificato di non-rinuncia ou precisa mais alguma coisa?

    esta minha amiga mora em Barcelona agora, a sua cidadania foi reconhecida tres anos atras. Se voce puder me responder via email seria ok. Tenho um amigo que fez o processo com voce e talvez sirva para esta minha amiga tambem.

    deixo meu contato
    Marcos
    [email protected]

    aguardo. obrigado!

    Responder

  125. Ola Cris

    Filhos reconhecidos na maioridade tem UM ano da data do reconhecimento para solicitar o reconhecimento da cidadania – apòs este prazo nao existe reconhecimento automàtico!!!

    E mesmo que voce decida vir à Italia, o consulado do RJ sò legaliza documentos em inteiro teor – e se nao existe o matrimonio, automaticamente voce precisarà de uma certidao neste formato, infelizmente.

    Abraços

    Responder

  126. Olá Fábio parabéns pelo seu trabalho.
    Então meu caso e o seguinte sou a primeira filha do meu pai porém ele não foi casado com minha mãe depois de alguns anos ele se casou com outra mulher e e teve mais 3 filhos e um dos meus irmãos já tem a cidadania feita no rio de janeiro em 2007
    minha duvida é porq só fui reconhecida pelo meu pai em 2009, e agora estou tentando fazer a minha cidadania tbm pelo rio de janeiro ( diretamente no consulado italiano do RJ )
    preparei minhas certidões de nascimento e casamento e levei no dia agendado o atendente me falou q estava tudo certo porém como não era filha do casamento meu pai tinha q fazer a cidadania dele primeiro pois meu irmão tinha pegado a dele sem que meu pai tivesse .

    Aí preparei a documentação do meu pai ele foi comigo e fizeram a dele quando chegou na minha vez pediram a certidão de inteiro teor porq na mina certidão não contava declarante falei para ele q minha mãe quem me declarou aí ele me disse que teria q fazer um documento em Cartorio com meu pai me declarando aí tudo bem , pois eu já fiz isso ( na semana passada ) mas gostaria de saber se eu levar essa certidão de inteiro teor constando que fui reconhecido em 2009 pode me impedir de ter minha cidadania ou o que vale É o documento que meu pai faz em Cartorio semana passada gostaria de saber porq na certidão consta reconhecimento e o documento pedido e de declaração é o meu medo tendo em vista a só tenho um ano …se a resposta for que não tenho direito gostaria de saber se pela Itália tem alguma comune que não pede a certidão de inteiro teor, porque na certidão comum não consta que fui reconhecido já tenho nome do meu pai ??!!!
    Abraço.
    E obrigado!

    Responder

  127. Ola Cris

    Quem foi o declarante na sua certidao de nascimento – ou seja: quando voce nasceu quem foi no cartòrio e declarou seu nascimento?? Se foi seu pai nao existe nenhum problema na transmissao da cidadania.

    Se ao invés disso, voce foi reconhecida apenas pela sua mae, basta que seu pai faça uma escritura pùblica de reconhecimento de paternidade – e voce terà UM ano da data deste reconhecimento para solicitar sua cidadania.

    Pelo que entendi voce està fazendo seu reconhecimento diretamente no consulado italiano, certo?

    Abs

    Responder

  128. Olá Fabio.
    Muito bom o seu blog. Ajuda muito !
    Porem estou com um enorme problema.
    Estou aproveitando a pasta da familia que foi aberta pelo meu irmão .
    Levei todos os meus documentos legalizados e traduzidos ao Consulado do RJ . Porem o cartório em que fui reconhecido não encaminhou uma certidão de nascimento de inteiro teor porque falou que é de acordo com a lei tal. É tipo uma fotocopia do caderno do cartorio.
    Enfim, fui la e dei entrada a minha cidadania. Porem como não sou filha legitima do casamento do meu pai , eles pediram para que o meu pai fosse ao consulado para que ele tambem tirasse a cidadania para que ele passasse para mim . Então , levei ! E quando levei o atentende me pediu outra certidão de nascimento e a declaração do meu pai e da minha mae.
    E com isso ouvir falar que quando o filho é reconhecido pelo pai ( o descedente italiano ) e é de maior, o mesmo não terá o direito da cidadania. É fato ? Se eu fosse reconhecida quando era de menor , eu teria o direito? Existe outra maneira que eu possa conseguir ter o direito ? Exemplo, abrindo uma pasta na Italia ?
    Estou aflita, pois tenho dias contados e eles me pediram para pagar uma lei italiana de 200 euros e não quero gastar esse dinheiro para ouvir que com isso não tenho o direito .

    por favor, gostaria muito de uma luz ao fim do tunel.

    Muito obrigada

    Fique com Deus
    Abraçox

    Responder

  129. Ola Hedgardy

    Escreva diretamente ao consulado no RJ através do email [email protected]

    e pergunte a eles se efetivamente a cidadania de voces jà foi reconhecida e caso seja possivel, como realizar o pedido do passaporte.

    Procure sempre retirar as informaçoes diretamente do consulado-geral, pois na maioria das vezes vice-consulados e/ou consulados honoràrios mais atrapalham do que ajudam

    Abraços!!!

    Responder

  130. Olá Fabio Boa Tarde,

    Assim como os outros comentários já lidos por mim, gostari de parabenizá-lo pelo seu blog e dizer-lhe que sem dúvida este tem ajudado muita gente.
    De minha parte gostaria que vc me esclarecesse se lhe couber é laro como procedo agora que descobrimos pois não nos foi avisado nada o C10 de cada um de nós envolvidos ra regularização da cidadania. Pergunta: De posse dessa numeração, podemos já tirar passaporte? Fui ao Vice-consulado do ES (moro em Vitória) e foi me dito que sim. Essa informação procede?
    Obrigado.

    Responder

  131. Ola Jonathan

    Deve haver algum engano – o consulado do RJ està chamando as pessoas quem deram entrada em 2005 – portanto sao 6 anos de espera! Nem mesmo o consulado em Brasilia que è o consulado onde existe o menor numero de requerentes demora poucos meses – o tempo médio por là é de 2 anos, portanto a informaçao que voce recebeu nao è verdadeira. Além disso, nao è verdade que è crime realizar um pedido no Brasil e outro aqui na Itàlia, isso è conversa de funcionàrio que nao sabe o que fala, fique tranquilo!!!

    Abraços

    Responder

  132. Oi fabio parabéns pela dedicação e ajudar tanta gente!!

    meu caso é o seguinte, meu irmão ja fez a cidadania dele pelo Rio de Janeiro em 2006 e e por incrivel que parera depois que ele entregou tudo legalizado e traduzido demorou 4 meses para ele pegar o passaporte… Ja no meu caso que estou fazendo agora, fiz um agendamento pela internet para dia 11 de janeiro de 2011 ja pra entregar meu doc ja traduzido e legalizado… acho q as coisas mudaram por lá conversei com uma mulher no consulado ontem ela me disse q a media para eu pegar meu passaporte é de 3 a 6 meses eu ainda perguntei para ela que se ela tinha certeza porque caso contrario iria começar do zero na italia ela me disse q não podia fazer isso e que era crime montar 2 pastas de familia tendo em vista q ja tem uma pasta minha no rio de janeiro… isso é verdade ou ela é louca? outra coisa ela me disse q o rio de janeiro temporariamente não esta fazendo processo começando do zero somente que ja tem pasta lá esta fazendo… sera por isso a agilidade?
    bom falei com duas pessoas diferentes em dias diferentes ambas me falaram q quem ja tem pasta entra numa fila diferente e q pode demorar de 3 a 6 meses… nao estou muito crente nisso !!
    oque voce acha ???
    espero ter ajudando quem esta msm situação que eu !!

    Responder

  133. Ola Nathalia

    Mesmo que um familiar jà tenha obtido o reconhecimento, isso nao agilizaria o seu processo, a fila é a mesma, a unica vantagem seria nao ter que precisar apresentar a mesma documentaçao novamente – isso dando entrada no Brasil, para dar entrada aqui na Itàlia è necessàrio reunir novamente todos os documentos.

    Em relaçao ao curso de medicina, entre em contato com o departamento de relaçoes internacionais da universidade que voce pretende cursar que eles te respondem.

    Abraços

    Responder

  134. Olá,
    alguns parentes meus já reconheceram a cidadania aqui no Brasil mesmo.. Tem como eu aproveitar os documentos deles para reconhecer a minha cidadania também sem muita demora? O que devo fazer??

    Outra dúvida.. Assim que eu conseguir o reconhecimento de que sou uma cidadã italo-brasileira pretendo ingresssar na Universidade de Verona, porém não consigo me informar se o curso de medicina feito lá é reconhecido aqui no Brasil e, qual é o procedimento para ingressar na universidade! Você sabe algo que possa me ajudar??

    Obrigada, Nathália

    Responder

  135. Ola I.nigra tudo bem??

    Que òtimo que voce gostou 🙂

    Sobre o documento, voce precisarà da certidao de nascimento dele emitida pelo comune onde ele nasceu, e via de regra é possivel sim as duas fazerem o processo com a mesma documentaçao, apenas alguns comunes com o objetivo de dificultar è que nao aceitam, mas sao pouquissimos.

    Abraços e um òtimo dia!!!

    Responder

  136. Hola Fabio…Amei este site parabens!
    Minhas duvidas sao as seguintes, meu bisavo nasceu na italia o unico documento dele que tenho e a certidao de casamento e a de obito, sei que ele era de torino.
    Eu e minha irma estamos querendo tirar nossa cidadania, no caso as certidoes casamento, obito e nascimento servem para nos duas ou nao? ninguem na familia tem nacionalidade…

    Responder

    1. Olá tudo bem?

      Depende do comune onde vocês pretendem dar entrada na cidadania: existem comunes que aceitam a utilização da mesma documentação assim como existem comunes que exigem que cada um apresente a própria documentação.

      É extremamente importante entrar em contato com o comune / consultor onde pretende realizar a prática antes mesmo de vir a Italia, para saber qual a exigência daquele comune, ok?


  137. Ola Mario

    Somente com a autorizaçao do seu familiar é possivel ter acesso aos documentos, e ainda é necessàrio verificar se os mesmos ainda estao disponiveis, portanto aconselho que voce trate diretamente com o Eliemar e a Cleumar, ok??

    Abraços!!!

    Responder

  138. Olá Fábio.

    Minha família j;a entrou com o processo junto ao Consulado de Curitiba em 2003. Estamos na fila este tempo todo.
    Tenho um sobrinho que foi a Itália faz um três anos e conseguiu a cidadania por lá (em Treviso, se não me engano).
    Com a cidadania dele, que também era um dos requerentes em nossa pasta familiar, conseguimos agilizar o processo aqui no Consulado de Curitiba?
    Parabéns pelo Blog..
    Abs
    Rodrigo

    Responder

  139. Boa noite Fabio , tem um primo de minha mae que fez a cidadania em 2007 acho que voce ate conhece eles Eliemar lacorte e Cleumar Lacorte eles tem um cachorro chamado Sunny, o caso e o seguinte Fabio, ele nao se mostrou muito afim de ajudar ,sei que ele gastou com isso, mesmo eu falando que o pagaria para ele me passar os documentos , hoje estou tentando reunir tudo de novo mais esta meio complicado e ele foi o unico da familia que conseguiu a cidadania , na epoca eu nao morava no Brasil entao nao tinha contato com ele, queria saber de voce se teria como eu fazer meu processo com copias conforme? pq nao estou conseguindo achar 3 certidoes que me faltam , e seria teria como eu entrar em contato com vc por telefone , para podermos conversar melhor , desde ja obrigado

    Responder

  140. Fabio,
    Parabens pela seu trabalho e ajuda q tem dado a tantas pessoas atraves deste blog, aqui consegui informacoes preciosas q estava precisando, contudo, estou querendo ir a Italia dar entrada na cidadania da minha esposa e como nao falo Italiano gostaria de conversarmos sobre sua assessoria, se possivel me escreva. [email protected]
    Obrigado.

    Responder

  141. Ola Jr.

    Sim, quando seus documentos ficarem prontos, receberà um comunicado do consulado italiano dizendo que vc é cidadao italiano!!!

    Sobre a agilidade é verdade: O consulado é RJ, Vitòria é um vice-consulado – quem realmente faz o reconhecimento é o consulado-geral no RJ

    Abraços

    Responder

  142. Olá Fábio,
    Em fevereiro do ano passado (2010) fui ao vice-consulado no ES e, aproveitando o c10 de uma tia-avó (irmã do meu avô paterno) neta de italianos e q já possui cidadania, entreguei os documentos que me foram pedidos para ser reconhecida a minha e me foi informado que o processo demoraria entre 2 e 3 anos.
    Minha dúvida é se ao final do processo serei informado de alguma forma ou eu que vou ter que ir atrás e se o prazo q me foi dado realmente procede.
    Outra dúvida é que a atendente me informou que se eu entrasse com o processo no consulado do Rio, eu já saberia o meu c10 e que minha irmã poderia usa-lo, mas como entrei em Vitória demoraria mais…
    Tem como eu saber qual seria esse c10 agora?

    Responder

  143. Ola Andrea

    Transcrevo aqui o que te mandei por email:

    Seu pai tem a certidao de nascimento emitida por um comune italiano??’ Pois sendo filha de cidadao italiano, voce vai precisar:

    – Estratto di nascita do seu pai
    – Certificato di Matrimonio dele com sua mae – também emitido pelo comune italiano
    – Sua certidao de nascimento traduzida e legalizada

    Abraços

    Responder

  144. Olá Fábio,

    Ontem te mandei um email sobre seus serviços e hoje estava lendo seus posts e me surgiu uma dúvida…

    Estou aguardando a minha certidão (inteiro teor) e da minha filha, já agendei no consulado de SP a legalização das mesmas. Através de um contato do consulado e de algumas outras pessoas, obtive a informação de que é necessário primeiramente a legalização da minha certidão de inteiro teor, sem a necessidade da legalização de todo processo da minha separação e assim eu posso ir para a Itália fazer o pedido da cidadania, depois de concluído o meu processo, volto e legalizo a certidão da minha filha que ficará estudando na Itália até fevereiro para que ela requeira a cidadania dela. Isso procede? Pois estava lendo seu post e vc diz que o interessado deve ir para a Itália com todas as certidões dos seus antepassados legalizadas e só assim dar a entrada na cidadania. Não entendo o pq do consulado me informar que não há necessidade de todas as certidões, apenas a minha, pois meu pai já é cidadão italiano.
    Espero que possa esclarecer essa dúvida e aguardo o retorno do email.
    Grata,
    Andrea

    Responder

  145. Micha

    Os comprovantes de residencia devem ser dos ùltimos anos, se voce morou efetivamente no ùltimo ano no RJ, vc é residente là e nao mais no RS. De onde é seu titulo de eleitor?

    Responder

  146. Ciao Renata

    O permesso sò é feito com os documentos legalizados, sem isso voce sequer consegue dar entrada no permesso!!!

    Respondendo de forma mais categòrica possivel: JAMAIS VENHA A ITALIA SEM OS DOCUMENTOS LEGALIZADOS, POIS NAO EXISTE NENHUMA ALTERNATIVA PARA PERMANECER LEGALMENTE DEPOIS DE 90 DIAS.

    Ans

    Responder

  147. Olá
    Entrei em contato com parentes e descobri que meu primo já possui cidadania, mas por infelicidade tbm descobri que meu bisavó veio da região de trento, na qual o prazo de pedir a cidadania expirou. Como é o mesmo bisavó do meu primo que já tem a cidadania italiana eu teria direito de conseguir também?

    Responder

  148. Olá Fábio

    Preciso “desesperadamente” de um esclarecimento e espero que possa me ajudar…
    Estou legalizando minha certidão de nascimento no consulado de POA para depois partir para Itália e usar o processo do meu irmão. Apresentei para o consulado de Porto Alegre vários documentos comprovando que sempre morei no RS, e eles continuam me exigindo mais um, pq neste último ano dividi minha vida entre o RS e o RJ, onde mora meu marido. Tudo que uso ou possuo está em nome da minha mãe, posso apresentar uma declaração dela de residência ou isso não é aceito???

    Responder

  149. Por exemplo, se eu for para lá e conseguir a Permisso de Soggiorno (não sei se é assim que se escreve), tenho a permissão de ficar lá até a cidadania sair, aí posso de alguma forma tentando fazer com que minha família legalize as certidões aqui, certo, e depois me envie. Há essa hipótese tb, né? Pq minha tia que mora lá, disse que esse Permisso permite que você estude enquanto isso, permite que você tenha alguns direitos, trabalhe, etc.. Então poderia esperar lá, não aqui, certo?

    abraço

    Responder

  150. Ola Renata

    A legalizaçao através do Min das Relaçoes Exteriores nao substitui o obrigatoriedade da legalizaçao através do consulado-geral da Itàlia, ok?

    E nao é verdade que voce pode vir sem os documentos legalizados, pois nenhum comune aceita e mesmo assim o consulado nao legaliza mesmo a pedido do comune.

    Abs

    Responder

  151. Compreendi perfeitamente, Fabio. Então, conversei com a minha tia sobre isso. A questão da legalização da documentação vejo que vai ser um parto, porque tem no site do Consulado de Curitiba a opção para agendamento, fiz o meu cadastro e tudo mais, mas simplesmente trava tudo, não tem como escolher as datas, acho que é um excesso de pedidos que eles simplesmente não estão aceitando mais, não sei como vou fazer, porque quero dar início lá na Itália. Fui no site de Relações Exteriores, eles legalizam também as certidões, mas só as que foram emitidas em São Paulo. E sobre buscar toda essa documentação, enviei um email p/ o departamento de cidadania do Consulado, pedindo as cópias, já que não podem usar o arquivo daqui lá, ao menos que me passem as cópias.

    Mas não obtive resposta alguma, vamos ver como as coisas se desenrolam. Cheguei a ler que em determinadas Comunes eles possuem o direito de pedir a legalização ao Consulado, ou seja, vou para lá e levo a documentação toda e a Comune pede a legalização, não sei se tem veracidade nessa informação, é de um site. Não são todas as Comunes, algumas somente, teria que me informar.
    Obrigada por ter corrigido, deve ser em Verona como você disse mesmo, é que meu avô que nem se lembra direito citou Padova. haha Fui por ele, mas valeu por toda ajuda. Abração!

    Responder

  152. Renata

    San Bonifàcio nao fica em Padova, fica em Verona 🙂

    Sobre os documentos, se sua tia tem o nùmero do protocolo é possivel solicitar informaçoes diretamente ao consulado para saber se eles ainda conservam a còpia do documento do antenato. Porém de qualquer forma os documentos deverao ser solicitados novamente nos respectivos cartàrios, voce deverà envia-los para traduçao e legalizaçao no consulado italiano para que seja possivel vir à Italia. E voce vai precisar também das certidoes de nascimento e casamento do italiano novamente, emitidos pelos respectivos comunes aqui, ok?

    Abraços!!!

    Responder

  153. Compreendi. Mas por exemplo, meus bisavós eu não tenho a certidão de casamento, nascimento óbito. Porque quando minha tia conseguiu ela não se lembra ao certo, e também tem a questão de que está tudo arquivado no Consulado, ela não tem nd com ela. Dos meus avós eu consigo no cartório aqui da minha cidade e de São Paulo, aonde meu avô nasceu, mas do meus bisavós, um nasceu em São Bonifácio, em Padova e minha bisavó em Veneza. Então gostaria de saber se há outros meios de eu puxar essas segundas vidas das certidões para traduzi-las e fazer todo o processo. Estava examinando o site da emigração brasileira de São Paulo, pensei e ligar lá para perguntar se tem como eles buscarem esses documentos, mas não sei se é seguro. Teria como vc me informar uma forma?

    abraço e mt obrigada

    Responder

  154. Ola Renata tudo bem?

    Nao é bem assim: se um familiar jà fez o reconhecimento no consulado voce nao precisa dos documentos novamente, se voce também pretende fazer o processo naquele consulado. Pois processos realizados no Brasil nao tem relaçao com os processos realizados aqui na Itàlia e vice-versa, entendeu?

    E para realizar a pràtica da cidadania na Itàlia é obrigatòrio legalizar os documentos no consulado-geral da Itàlia no Brasil, senao os documentos nao tem validade aqui, ok?

    Abs

    Responder

  155. Legal mesmo seu trabalho, Fabio. Mas tenho minhas dúvidas, no site do Consulado diz que se você tiver um parente que já tenha conseguido a cidadania, basta saber o nome do console, a data, a cidade e o local que foi retirada a cidadania do seu parente, que eles dão entrada para o teu pedido de cidadania a partir dos documentos só do seu pai. No meu caso, minha tia mora na Itália faz mais de 10 anos, e tem dupla cidadania, minha prima foi para lá ano passado, e tirou a cidadania também. O processo dela foi mais rápido, porque o Consulado se comoveu com a história dela, mas a papelada só foi retirada lá. Eu entrei em contato com o Consulado daqui, e minha tia também, eles disseram que eu teria que esperar na fila, pois já enviei o requerimento. Mas eu vou para lá em agosto, estou com a certidão de casamento, nascimento do meu pai, e a minha de nascimento traduzidas, vou registrar firma, e vou com esses documentos somente, a comune aonde ela vai se mudar é Ceriano Laguetto, ela mora por enquanto e Cesano Maderno. Pois então, essa legalização dos documentos acho que minha prima não fez, e conseguiu a cidadania, não sei ao certo, se tiver como me explicar. Pq eu consigo a permisso para ficar por lá até a acbar o processo, não é? abraço

    Responder

  156. Ola Renata tudo bem?

    Infelizmente hà alguns anos os filhos de cidadaos italianos nao tem mais perferencia na fila, o que significa que voce deve sim entrar “no final da fila” para reconhecer sua cidadania! Seu pai é inscrito no consulado italiano no Brasil? Se sim, a grande vantagem é que voce nao precisa pegar fila para legalizar os documentos, caso pense em vir à Itàlia fazer o reconhecimento!

    Abraços e Feliz Pascoa!!!

    Responder

  157. Fábio, meu pai é italiano, vivo. Meu irmão já possue o reconhecimento da cidadania. Eu tenho que entrar nessa fila toda? Quanto tempo está demorando esse processo??
    Abraço,

    Responder

  158. Ola Liatar tudo bem???

    Neste caso, seu pai precisa do nùmero da pasta que o familiar fez no consulado, uma vez localizado o processo, ele pode preencher uma nova ficha e quando for chamado para apresentar os documentos, sò anexarà os restantes, nao sendo necessàrio apresentar os documentos constantes na pasta

    Abraços

    Responder

  159. Oi Fábio, bom dia.
    Obrigado por sanar minha dúvida, quero inicialmente parabenizá-lo pelo blog.
    Se você me permitir, tenho mais uma dúvida relacionada a questão anterior, quanto a utilização da mesma pasta (processo), como meu pai deve proceder para dar entrada com o mesmo processo?
    Ele vai precisar de algum documento referente ao seu ascendente, dele ou algo do tipo?
    Grato por sua atenção.
    Att.
    Liatar.

    Responder

  160. Ola Liatar

    Se voce quiser dar entrada através do consulado italiano no Brasil é possivel sim utilizar a mesma pasta – porém o tempo de conclusao do processo é o mesmo, pois voce entra no final da fila.

    Abraços e sucesso sempre!!!

    Responder

  161. Fábio, primeiramente bom dia.
    Li seu artigo que fala a respeito do aproveitamento de pasta de um familiar, mais ainda tenha uma(s) dúvida(s), e gostaria de um direcionamento seu.
    A questão é a seguinte: O irmão do meu pai deu entrada na dupla cidadania no consulado italiano no Brasil, no caso dele e do meu pai, ambos tem como ascendente meu bisavô, é possível entrar pelo mesmo processo? E se for possível, o que é necessário para que meu pai possa dar entrada na cidadania utilizando os mesmos documentos (processo)?
    Grato por sua atenção.
    Distinti saluti.

    Responder

  162. Ola Julia tudo jòia? Por aqui tudo maravilhoso!!!

    Quando é dada entrada na cidadania através do consulado, é necessàrio a assinatura de todos os requerentes maiores além da lista de todos os documentos apresentados, portanto: seu pai (ou mae) fez parte deste pedido de cidadania e consequentemente fez parte do pedido?

    Pois acredito que além do tio do primo “x”, o pai (ou mae) dele também assinaram o pedido de cidadania, e como ele era menor – a certidao de nascimento foi inserida no processo, entendeu?

    Abraços e boa sorte!!!

    Responder

  163. Oi Fábio, tudo bem?

    Primeiro parabéns pelo blog, muito bacana mesmo!

    Agora, gostaria de saber se pode me auxiliar com meu caso. A história é grande, entendo se não tiver tempo… Mas, realmente, estou sem saber o que fazer. Vamos lá

    Meu bisavô era italiano. Ele teve um filho (meu avô) e uma filha (avó do meu primo que vamos chamar de X para facilitar). O primo da minha mãe, tio do primo X, há muitos anos, abriu uma pasta para a família no consulado de SP, levando documentos do lado dele (da tia avó) e do meu avô (do avô, mãe, tia e meus), além do bisavô.

    Depois de muitos anos, o primo X reuniu seus documentos e do bisavô para iniciar o processo na Itália, pensando que aquele processo antigo não havia dado certo. Quando chegou ao consulado de São Paulo, foi informado de que ele já tinha a cidadania italiana por conta daquela pasta e que só precisava pedir o passaporte! (sortudo!!)

    Fui ao Patronato italiano em SP e me aconselharam a agendar o pedido de passaporte, já que eu e meu lado da família também deveríamos estar na pasta. Porém, quando chegamos lá, apenas o lado deste primo (da tia avó) estava na pasta, disseram que nem meu avô estava, ou seja, que teríamos que entrar na fila de espera de 9 anos.

    Hoje, porém, por um milagre consegui falar uns minutos no telefone com um atendente do consulado (que desligou na minha cara e não atendeu mais o telefone) que me informou que sim, meu avô está na pasta, mas nem eu nem minha mãe/irmã estamos.

    O primo que iniciou o processo tem certeza de que entregou os documentos de todos. O meu avô que não estava na pasta, misteriosamente apareceu.

    Não sei como proceder, pois ainda acho que nossos documentos foram enviados junto aos do resto da família, mas o atendimento de lá é muito rude para me ajudar nessa busca…

    Você teria algum conselho para me dar? Sabe se o consulado aceita visitas não agendadas? Estou pensando em tentar tirar as dúvidas mais uma vez ao vivo.

    Obrigada e desculpe tomar tanto tempo/espaço!!!

    abs

    Responder

  164. Ola Lidia

    Conforme escrevi, depende do comune onde voce pretende dar entrada e também o comune onde ele fez!

    Pra voce ter uma idéia, eu tive que ir pessoalmente a Trento buscar alguns documentos, pois o comune se recusou a fazer a cidadania do pai de uma requerente, disse que cada um tem que ter sua documentaçao – mesmo que seja feita no mesmo comune!!!

    Eu sempre recomendo que cada um traga seus proprios documentos, para nao depender da boa (ou mà) vontade dos comunes alheios, ok?

    Abraços

    Responder

  165. Fábio, parabens, pelo seu blog.
    Pretendo fazer meu processo de cidadania na Itália. Minha sobrinha já conseguiu a cidadania na Itália, ano passado.
    Vai ser mais fácil meu processo de cidadania na Itália?
    Ou terei que ter todos os documentos que ela deu a entrada no processo, para dar a entrada no meu processo também.
    Por favor, espero sua resposta.
    Obrigado.

    Responder

  166. Ola boa tarde.

    Tenho algumas duvidas e gostaria se possivel sanar.

    Primeira… Moro em curitiba e o processo da minha familha esta no rio de janeiro. Posso comprovar residencia no rio de janeiro sem problemas. Qual o tempo de residencia que preciso comprovar no consulado carioca ?
    Segunda pergunta, voce sabe de quanto tempo mais ou menos o consulado italiano esta levando para agendar a validação dos documentos ?

    Atenciosamente

    Magno

    Responder

  167. Ola Rodolfo

    Neste caso, a primeira coisa que voce deve fazer é entrar no site do consulado italiano em SP e agendar seu atendimento, isso deve ser feito por voce mesmo, ok? E prepare-se, pois vai receber um email com a data e hora para comparecer, muito provavelmente em 2019 ou 2020…

    Abraços

    Responder

  168. Querido Rodolfo

    Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho, realmente eu sinto-me profundamente orgulhoso quando sei que o nosso trabalho està sendo ùtil a outras pessoas, significa que estou no caminho certo do pensamento “é dando que se recebe”.

    Sobre sua dùvida, eu recomendo que voce nao perca tempo tentando utilizar a documentaçao que seu primo jà entregou, reuna novamente todos os documentos, traduza-os e legalize-os normalmente, pois atualmente os comunes estao mais exigentes do que 2008, o que significa que – por exemplo – um comune que recebeu os documentos em 2008 com alguns pequenos erros, depois de receber diversos alertas dos consulados hoje prefere nao aceitar mais, o que pode complicar, entendeu?

    Além disso, tem ainda a famosa espera para que um comune envie os documentos para outro comune, entao se nao quiser perder tempo aqui, reuna tudo novamente, ok??

    Forte abraço!!!

    Responder

  169. OLA FABIO ,QUERO LHE PARABENIZAR PELO SEU GRANDRE TRABALHO, BOM , ESTOU REQUERENDO A CIDADANIA ITALIANA ATRAVEZ DA PASTA FAMILIAR QUE JA CONSTA NA ITALIA COMUNE DE SESTO SAN GIOVANNI. MEU PRIMO (DE PRIMEIRO GRAU) JA CONSEGUIU POIS ELE FEZ A CIDADANIA EM 2008, E SO AGORA QUE TO CORRENDO ATRAS DOS DOCUMENTOS E JA POSSUO OS DOCUMENTOS TODOS AVERBADOS E AS DE INTEIRO TEOR. QUAIS OS DOCUMENTOS ME FALTAM? OBRIGADO E PARABENS PELO BLOG , ESTA SENDO MUITO UTIL PARA MIM E PARA OUTRAS PESSOAS , PARABENS

    Responder

  170. Ola Pablo

    Voce tem duas opçoes:

    – Dar entrada no processo de cidadania no consulado onde voce é residente (e nao onde nasceu) e verificar se é possivel o envio da pasta do seu irmao ao consulado onde pretende fazer sua pràtica
    – Ou reunir novamente os documentos, legalizà.los no consulado italiano, e vir à Itàlia realizar o processo aqui, o que for mais ràpido, entendeu?

    Forte abraço!!!

    Responder

  171. ola fabio.
    gostaria d tirar uma duvida,meu irmao tirou a cidadania em proto alegre em 99,eu nasci no interrior d salvador.para mim fazer a minha cidadania oque e preciso?
    e se eu tiver q legalizar a certidao e traduzir terei q fazer no consulado do estado aonde nasci?
    e qual seria o processo meu irmao mora na italia ja a um tempo.
    obrigado te mais.

    Responder

  172. Ciao Mara

    Nao é necessàrio ter o sobrenome, basta comprovar a linha do antenato italiano até o requerente. Sobre o reconhecimento, se voce tiver um visto por tempo indeterminado (por ex. Green Card) pode dar entrada no consulado italiano nos EUA. Abs

    Responder

  173. Oi Fabio,
    Tudo bem?

    Vou aproveitar e tirar mais duas dúvidas.
    Meu filho nao tem o sobrenome do italiano. É preciso pra cidadania?
    Outra coisa. Consigo o reconhecimento pedindo dos USA com os documentos já legalizado?
    Abraço.

    Responder

  174. Oi Fabio,

    Ele é italiano sim, de Arcade, Treviso. Eu mesma enviei um fax pedindo a certidao em 2007. O site-imigratesitaliano me ajudou muito na época. A Comune me enviou a certidao e também informaçao do meu bisavô.

    Abç.

    Responder

  175. Ola Mara tudo bem?

    O consulado nao dà uma data especifica, diz que “o mais ràpido possivel” voce deve entregar os documentos. Em relaçao à certidao do seu nonno, ele é o italiano?

    Responder

  176. Fábio, obrigada pela resposta. Realmente a minha situação é complicada, eu já pesquizei muito e já ouvi de tudo um pouco, até que sendo o meu caso diferente demoraria mais no mínimo dois anos para a cidadania ser reconhecida. Porém a maioria das pessoas que eu conversei até agora me dizem que o processo é dado entrada normalmente, que não tem nada mais haver com trentino, inclusive uma amiga minha que mora na Itália foi ao comune de Vespolate e mostrou pra funcionária lá a carta que chegou quando a cidadania foi reconhecida e a funcionária informou que o processo é dado entrada normalmente, que ela não vê mais diferença no meu caso, o meu medo na verdade é haver alguma burocracia em termos de lei que eu não saiba. Só sei que estou confusa, já estou me preparando para ir à Itália nos próximos meses, minhas certidões já estão até legalizadas, só falta marcar passagem, e devido a essa confusão toda já não sei o que fazer, só sei que não posso ficar na Itália mais que o tempo previsto para uma cidadania normal sair, dois anos pra mim na Itália está fora de cogitação… Conto com a sua ajuda Fábio por favor, uma informação vindo daqui me tranquilizaria bem mais! Agradeço muito desde já!

    Responder

  177. Oi Fabio,

    Tudo bem e vc?

    Estava com medo da sua resposta..rsrs.. entao é isso mesmo.. tenho 2 anos pela frente. Quando o consulado me enviar a carta, quanto tempo tenho pra provîdenciar os documentos, traduçao. Digo isso, porque vou ter que pedi outra certidao do meu avô, já que vale 6m e parece que as certidoes tem que ser outro tipo e nao a convencional. Pra legalização tenho levar tudo pronto?

    Agradeço desde já sua atenção e paciencia.

    Responder

  178. Oi Fabio,

    Gostei demais do seu blog.Estou buscando informação de quem já teve a cidadania reconhecida e saber como é realmente, pois a gente ouve muita coisa que nao é verdadeira e aqui me ajudou muito. Estou há muito tempo tentando o reconhecimento. Estou com agendamento marcado no consulado em 2013 pra legalizar e agora saiu meu nome na lista de 2007 do consulado. Voce acha que ainda vai demorar muito pra eu ser chamada? Acho que no fim vai ser tudo junto!

    Responder

  179. Outra coisa. Como a cidadania saiu em 2009, provavelmente o processo já pode ter sido arquivado. Gostaria de entender melhor o procedimento que eu deveria tomar caso isso tenha acontecido ou se não tem mais nada a ver por agora eu ser filha de cidadão italiano e tirar a cidadania diretamente dele.

    Desculpa a ignorância Fábio e obrigada pela paciência!

    Responder

  180. Fábio, parabéns pelo blog querido, que Deus te recompense grandemente pelo bem que tem nos feito…

    Bom, aí vai a minha dúvida:

    Sou casada, 25 anos, mãe de um de 4. a cidadania de meu pai saiu em 2009 e veio à partir de um processo trentino, esperamos 7 anos pra sair. De acordo com o que me informei, agora minha cidadania é feita à partir da dele (meu pai), e não mais de meu trisavô. Gostaria de saber se há alguma diferença na hora de dar entrada, visto que a cidadania veio de um processo trentino, ou se é dada normalmente como qualquer outro processo italiano, demorando o tempo normal de espera (+- 4 meses)?

    Desde já agradeço a ajuda…

    Responder

  181. Ola Anonima australiana

    Sempre – digo sempre mesmo – informe-se diretamente com o consulado e guarde as respostas que de preferencia devem ser por email, pois sò assim voce vai ter 100% de certeza do que fazer. Aqui o màximo que poderiamos é especular se daria certo ou nao, o que nao ajudaria em nada para dirimir as dùvidas!!!! Escreva um email ou peça para um familiar ir diretamente no consulado e indagar sobre isso, para sua pròpria segurança, ok???? Abs e sucesso sempre!!!

    Responder

  182. Oi Fábio,

    Então, o consulado em questão é o do Rio de Janeiro. Será que nesse caso minha idéia funcionaria?
    Alternativamente pensei em marcar um horário em meu nome e pedir para meus pais se apresentarem em meu lugar com uma procurção, mas nesse caso como ficaria a questão da apresentação do comprovante de residência? Eu já não tenho nenhum comprovante de residência no meu nome. O consulado aceitaria um comprovante em nome deles?
    Obrigada pela ajuda…

    Responder

  183. Ola Anonima que mora na Australia

    Qual é o consulado em questao? Pois os consulados que utilizam agendamento pela internet (SP, Curitiba, por exemplo) sò aceitam a legalizaçao em nome do requerente. Neste caso, o consulado nao aceitaria legalizar o seu documento, caso sua mae fosse a requerente (e por voce ser maior de idade). Outros consulados podem até aceitar que os pais legalizem as certidoes dos filhos maiores, porém é necessàrio verificar diretamente com eles. E outra questao é dar entrada na Austràlia: isso sò é possivel se voce for titular de visto de permanencia DEFINITIVO. Se seu visto é por tempo determinado, nao é possivel dar entrada na sua cidadania, somente vindo à Italia ou reconhecendo no Brasil, através da rede consular. Abs

    Responder

  184. Oi Fábio,

    Minha mãe está com horário marcado para levar a papelada no consulado, mas como estou fora do Brasil me surgiu uma dúvida.
    Seria possível minha mãe solicitar a legalização de todos os documentos, inclusive minha certidão de nascimento, mas apenas requerer a cidadania dela (e não a minha)? Pergunto isso pois entendo que uma vez legalizados os documentos eu poderia dar entrada na minha cidadania aqui na Australia (onde moro atualmente). Isso é possível?
    Obrigada,

    Responder

  185. Ola Leonardo

    Se um familiar jà fez o processo, voce pode aproveitar esta documentaçao caso de entrada no consulado italiano no Brasil! Porém voce entra na fila normalmente, espera o mesmo tempo que outro que nao tem nenhum familiar, infelizmente nao agiliza em nada!!! Abs

    Responder

  186. Boa tarde Fábio, tenho uma dúvida e espero que possa me ajudar. Minha família já possui um processo cujo meu pai e meu meio irmão já possuem o reconhecimento da cidadania. Segundo li no site do consulado só preciso enviar por correio os meus documentos e indicar o consulado onde foram feitos os outros reconhecimentos. É isso mesmo? E esse “adendo” no processo demora muito tempo para ser reconhecido? Obrigado desde já.

    Responder

  187. Ola Cah

    O ideal é voce escrever um email ao consulado e quando receber a resposta deles imprimir e guardar, pois eu posso te dar uma informaçao atual e mudarem o sistema no meio do caminho, entendeu??? Assim escrevendo e guardando a resposta vc vai ter a certeza que nao terà problemas ao apresentar os documentos. Abs

    Responder

  188. Olá Fábio!
    Então minha mãe também precisa anexar junto ao formulário uma cópia da certidao de nascimento da mãe dela? Mesmo esse documento já estando no consulado?
    E é possível mandar os 3 requerimentos na mesma carta, ou melhor mandar separadamente?
    Me desculpe o interrogatório, mas é que eu não encontrei nenhuma dessas informações no site do consulado! Já revirei ele de cabo a rabo!

    Obrigada!

    Responder

  189. Ola Cah tdo bem???

    Todos os requerentes maiores devem preencher e assinar o formulario de forma independente.

    veja as instruçoes do site do consulado:

    http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo/Templates/Pagina_Interna.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID={7F28024E-06F6-4DD9-A2C7-342F0B29DF13}&NRORIGINALURL=%2fConsolato_SanPaolo%2fMenu%2fI_Servizi%2fPer_i_cittadini%2fCittadinanza%2f&NRCACHEHINT=NoModifyGuest

    Abs e boa sorte!!!

    Responder

  190. Tenho uma dúvida, espero que você possa me ajudar. Fui ao consulado em São Paulo, e eles analizaram a pasta da minha família (eu tenho uma carta declarando a cidadania da minha avó, onde consta o número da pasta e do protocolo). Consta na pasta que só existe a cidadania registrada até a minha avó, e uma parte da família (do meu tio, no caso, irmão da minha mãe). Minha mãe ainda não tem cidadania. Eu gostaria de tirar a minha e da minha irmã. Minha dúvida é: eu tenho que mandar uma ficha de requerimento para mim, outra pra minha irmã, e ainda outra pra minha mãe? Ou a dela não é necessário? Pois no meu requerimento, já vai uma cópia da certidão de nascimento dela, comprovando que ela é filha da minha avó (que já tem a cidadania). E outra coisa, a mulher lá no consulado disse que eu preciso colocar no requerimento o número da pasta. Isso confere? Onde eu coloco essa informação na ficha?

    Responder

  191. Ola Rose tudo bem???

    Depende do comune onde voce pensa em dar entrada. Alguns comunes exigem uma CNN para cada requerente, outros nao importam em que nome estejam!!! Seu filho como é maior de idade deve dar entrada também, somente os filhos menores recebem automaticamente a cidadania!!!

    Abs

    Responder

  192. Olá Fábio de novo mais uma dúvida minha irmã já está de posse da certidão de que meu bisavo não pediu a cidadania brasileira eu posso utilizar essa mesma certidão ou tenho que pedir outra e meu filho mais velho tem 18 anos ele ainda tem direito a cidadania se eu conseguir passo pra ele ou ele tem que entrar com um pedido tb.

    Abraços Roselaine

    Responder

  193. Ola Roselaine tudo bem?

    Aqui na Itàlia nao existe uma “pasta” como existe no Brasil. Cada um que vem aqui faz o processo de forma indepentende, pois somente quem é residente tem sua cidadania reconhecida, entendeu? Voce pode tentar utilizar a mesma documentaçao que seu primo entregou aqui, mas sempre dando entrada aqui na Itàlia e com os cuidados que escrevi no post. Se quiser dar entrada no Brasil – através do consulado – voce deve reunir novos documentos.

    Abs

    Responder

  194. Boa tarde Fábio gostaria de saber como posso fazer a inclusão de novos membros na pasta de cidadania que já existe aí na Italia, essa pasta foi aberta ái pelo meu primo que foi direto e deu entrada na cidadania da Italia direto.

    At. Roselaine

    Responder

  195. Oi Fábio, o problema é esse mesmo: essas informações que esse “tio distante” possui são complicadas de se achar. Minha avó, por exemplo, nem se lembra do nome do avô dela, quanto mais das datas e lugares…
    Você e sua equipe fazem essa busca? teria um e-mail seu para tratarmos melhor disso?
    obrigado!!!

    Responder

  196. Oi Fábio, o problema é esse mesmo: essas informações que esse “tio distante” possui são complicadas de se achar. Minha avó, por exemplo, nem se lembra do nome do avô dela, quanto mais das datas e lugares…
    Você e sua equipe fazem essa busca? teria um e-mail seu para tratarmos melhor disso?
    obrigado!!!

    Responder

  197. Oi Fábio, o problema é esse mesmo: essas informações que esse “tio distante” possui são complicadas de se achar. Minha avó, por exemplo, nem se lembra do nome do avô dela, quanto mais das datas e lugares…
    Você e sua equipe fazem essa busca? teria um e-mail seu para tratarmos melhor disso?
    obrigado!!!

    Responder

  198. Oi Fábio, o problema é esse mesmo: essas informações que esse “tio distante” possui são complicadas de se achar. Minha avó, por exemplo, nem se lembra do nome do avô dela, quanto mais das datas e lugares…
    Você e sua equipe fazem essa busca? teria um e-mail seu para tratarmos melhor disso?
    obrigado!!!

    Responder

  199. Oi Fábio, o problema é esse mesmo: essas informações que esse “tio distante” possui são complicadas de se achar. Minha avó, por exemplo, nem se lembra do nome do avô dela, quanto mais das datas e lugares…
    Você e sua equipe fazem essa busca? teria um e-mail seu para tratarmos melhor disso?
    obrigado!!!

    Responder

  200. Ola Ricardo tudo bem?

    Mesmo que seu bisnonno tenha se naturalizado brasileiro, se ele fez isso depois do nascimento do filho que te transmite a cidadania, o direito permanece!!! Jà em relaçao aos documentos utilizados pelo seu primo, o consulado nao aceita còpias, voce nao precisa comprar nada do seu primo, basta descobrir a cidade onde as pessoas nasceram e se casaram e solicitar diretamente a eles, pagando apenas o que é justo, entendeu???

    Abs

    Responder

  201. Olá Fábio, tudo bem com você? Fábio, estou desesperado!!! Estava procurando documentos para fazer a cidadania na Itália e surgiu um “livro de família” onde dizia que meu bisavô teria se naturalizado brasileiro assim que chegou ao Brasil. Como eu seria o primeiro da família a fazer a cidadania e tenho medo do pedido de non renuncia vier negativo, abandonei essa linha de descendência e fui para a minha outra linha, que um primo distante já conseguiu a cidadania.
    Acontece que essa é uma linha com muito menos informações, onde eu teria que gastar muito para achar todas as certidões. Nessa linha de descendência, existe um “tio distãnte” que está para entregar seu pedido de cidadania diretamente no Brasil. Acontece que ele ao invés de me vender as informações ele quer vender as cópias autenticadas originais e traduzidas dele para mim !!! Os documentos acabaram de serem traduzidos e são de inteiro teor, queria saber de você se essas “cópias autenticadas” tanto das certidões brasileiras quanto das traduções poderiam ser usadas na fila de legalização.
    Obrigado pelo espaço e desculpe o tamanho da pergunta!!!

    Responder

  202. Ola Luciano

    Eu sempre recomendo que as pessoas tragam todos os documentos, para que nao fiquem dependendo dos comunes aqui, pois muitos sao enrolados e com isso acaba atrasando o processo.

    Recentemente eu tive uma cliente que veio apenas com os pròprios documentos legalizados, pois o consulado de Curitiba disse a ela que nao precisava trazer os documentos, pois um tio jà fizera anteriormente. Porém ao chegar aqiu, pedimos a copia destes documentos para o comune onde o tio fez, e demoraram um mes pra enviar, e ainda assim enviaram documentos errados. Por isso se puder legalize todos novamente, assim voce nao vai depender de ninguém. E’ melhor gastar um pouquinho a mais em reais do que gastar posteriormente aqui em euros, ok?

    Abs

    Responder

  203. fabio meu tio conseguiu a cidadania em 2004, e me disse que eu só precisaria do resto dos documentos,a partir do meu pai que é irmão dele, ele mora em belluno, o que você acha porque meu agendamento é para 07-04-2011

    Responder

  204. Ola Duda

    Geralmente nao é necessàrio, ele jà avisou o comune que voce vai fazer o processo junto com ele? Pois como cada comune trabalha de uma forma, pode ser que peçam alguma coisa diferente. Tem comunes que aceitam utilizar a mesma documentaçao, mas exige que cada um tenha uma CNN no pròprio nome, outros nao. Por isso é importante verificar com eles, pra nao perder tempo, né?? Abs e uma òtima viagem!!!

    Responder

  205. Oi Fabio, meu filho esta em Vicenza e esta fazendo a residencia dele essa semana. Eu vou pra la no dia 1/12, portanto, provavelmente ele já terá dado entrada no processo dele. Precisao de uma autorizaçao dele para usar os mesmos documentos? Vc acha q o Comune pode me pedir uma nova documentaçao? abs Duda

    Responder

  206. Ola Julia

    Sua cidadania jà foi reconhecida? Se sim, basta comparecer no consulado que seu nome està no sistema, nao é necessàrio saber o numero da pasta. No reconhecimento é emitido também o Certificato di Cittadinanza. Abs

    Responder

  207. olá Fábio,

    perdi o numero da minha pasta e gostaria de tirar meu passaporte italiano p/ poder viajar pra Italia, portanto vc saberia me dizer como posso descobrir o numero da minha pasta sem ter q ir ao consulado perguntar?

    abraços.

    Responder

  208. Fabio, td bem?

    outra duvida…

    As certidões todas, e a CNN, tem mais de anos q ja foram tiradas, tem algum problema ou mesmo antigas pode mandar p legalização??

    Abçao, Renata P.

    Responder

  209. Ola Nair

    Neste caso, voce pode aproveitar a mesma pasta para realizar seu processo no Brasil, diretamente no consulado italiano em SP. Jà para realizar o processo aqui na Itàlia nao ajuda em nada: voce deverà reunir novamente os documentos, traduzi-los e também legaliza-los no consulado de SP para que os mesmos sejam vàlidos aqui!!! Abs

    Responder

  210. Boa tarde Fábio,

    Tudo bem?
    O meu irmão, já falecido, tinha a cidadania italiana. Posso utilizar a mesma pasta? Qual o prazo +/- para o agendamento? Há prioridade nesta fila, pois já tenho mais de 60 anos e não posso esperar mais de 20 anos…rs
    Tenho fornecedores na Itália, será que se utilizasse a finalidade desta cidadania para estabelecer negócios ou montar um escritório na Itália, conseguiria abreviar está cidadania?

    Abs,

    Nair

    Responder

  211. Ola parana951

    Infelizmente nao è possivel, pois o documento de non rinuncia é enviado pelo consulado exclusivamente ao comune. O consulado de Curitiba é extremamente competente neste quesito, enviam por email certificado, portanto atè janeiro com certeza o consulado jà terà respondido ao seu irmao! Abs

    Responder

  212. Bom dia

    Gostaria de tirar uma duvida , meu irmão está na itália e está esperando o consulado mandar a(mancata rinuncia) como eu estarei indo em janeiro tem como já levar, ou pegar no consulado aqui em curitiba.Obrigado pela ajuda Fabio

    Responder

  213. Ola anonima

    Ela jà deu entrada na cidadania dela? Pois se solicitou a naturalizaçao, o prazo é de dois anos apòs dar entrada na prefeitura. Sobre o permesso a que voce se refere, com a introduçao das novas leis de segurança, este permesso ficou restrito a parentes de até segundo grau, sobrinhos sao considerados de quarto grau e por isso voce nao poderia ser beneficiada. Abs

    Responder

  214. Ola Caio

    Nao acredito que seja possivel esta troca, de qualquer forma entre em contato com o consulado, quem saber num momento de felicidade de algum funcionàrio por là eles resolvam aceitar rs Abs

    Responder

  215. Olá fábio!!!

    Tenho uma tia que é residente na Itália há quase 3 anos, ela é casada com um cidadão italiano,ainda não possui a cidadania italiana,só o permesso. Neste caso, qt tempo demora p sair a cidadania dela? Ela está numa província de Cuneo. Gostaria de saber se como sobrinha, ela ou o esposo poderiam me dar permesso para ficar legalmente no país, mesmo sem ela possuir a cidadania ainda.Me disseram q só poderia ter direito ao permesso pais e irmãos, é vdd? E como funciona esse processo, esse permesso seria o permesso di famiglia? e quais os direitos alguém com esse permesso tem na Itália.

    Desde já agradeço e Parabéns pelo blog, é excelente.

    Responder

  216. Olá fábio!!!

    Tenho uma tia que é residente na Itália há quase 3 anos, ela é casada com um cidadão italiano,ainda não possui a cidadania italiana,só o permesso. Neste caso, qt tempo demora p sair a cidadania dela? Ela está numa província de Cuneo. Gostaria de saber se como sobrinha, ela ou o esposo poderiam me dar permesso para ficar legalmente no país, mesmo sem ela possuir a cidadania ainda.Me disseram q só poderia ter direito ao permesso pais e irmãos, é vdd? E como funciona esse processo, esse permesso seria o permesso di famiglia? e quais os direitos alguém com esse permesso tem na Itália.

    Desde já agradeço e Parabéns pelo blog, é excelente.

    Responder

  217. Muito obrigado pela resposta Fábio.

    Eu entrei com o meu pedido de reconhecimento da cidadania no consulado em São Paulo só em 2009. Ou seja, vai demorar muito ainda. Quanto â legalização de documentos, esta esta agendada para set/2014.

    O que resta è aguardar então infelizemente. Essa task-force não tá é com NADA!

    Uma outra pergunta.

    Essa minha tia que esta para ser convocada, a qual é prima do meu pai, já reconheceu a cidadania portuguesa dela. Ou seja, para ela não interessa mais a italiana.

    Gostaria de saber se é possível permutar de lugar na fila com ela? Ou seja, eu vou para o lugar na fila onde ela está e ela em meu lugar.

    O que q você acha?

    Muito obrigado pela agilidade na resposta.

    Atenciosamente,

    Caio Belo Rodrigues

    Responder

  218. Ola Caio

    Nao, o reconhecimento da cidadania sà serà feita aqueles que assinaram o pedido em 2003. Para todos os outros familiares deve-se fazer um novo pedido. Somente os filhos menores sao reconhecidos automaticamente, sugiro que voce entre em contato diretamente com o consulado e pergunte sobre sua situaçao especifica, depois claro volte aqui pra compartilhar conosco 🙂

    Forte abraço!!!

    Responder

  219. Fábio, tudo bom?

    Estou há algum tempo lendo os posts e comentários do blog. Muito legal a sua iniciativa.

    Eu tenho uma dúvida que não tem a ver com legalização, mas sim com o reconhecimento da cidadania no Brasil.

    O meu pai e a minha tia estão prestes a serem convocados para reconhecerem a cidadania italiana aqui no consulado de São Paulo (entraram com os pedidos +- no ano de 2003).

    A pergunta é: teria como eu me infiltrar nessa convocação? Ou seja, quando uma pessoa é convocada, ela pode inserir outros familiares no mesmo processo? Eu sou maior de idade, porém na época em que meu pai entrou com o pedido eu tinha menos de 18 anos.

    Agraço imensamento pela ajuda. Ninguém soube me informar sobre isso.

    Grato.

    Atenciosamente,

    Caio Belo Rodrigues

    Responder

  220. Anonima

    Neste caso siga o que eu recomendei no post: entre em contato com o comune onde ele deu entrada na pràtica e pergunte se a documentaçao ainda està disponivel para a utilizaçao. Abs

    Responder

  221. Ola Fabio…
    Preciso de uma informaçao..
    Meu irmao tem a cidadania italiana e queria saber quais sao as certidoes que preciso para poder entrar na pasta dele!
    Bastam a minha e a dele ou precisa de mais alguma?
    Obrigada.

    Responder

  222. Hoje recebi do consulado Italiano aqui de Sao Paulo a comunicacao de reconhecimento de cidadania Italiana. Saiu o meu e das minhas duas filhas.

    Responder

  223. Ok, Fábio! Desde já agradeço muito a sua atenção! Vou iniciar nosso contato via email.Abç

    Responder

  224. Ola crismay40 tudo bem?

    Neste caso, toda a documentaçao que foi utilizada pelos seus familiares foi enviada ao comune de San Lorenzo, basta voce legalizar no consulado sua certidao de nascimento e vir à Italia reconhecer sua cidadania. O tempo médio aqui dependerà do comune onde voce vai fazer seu processo. Nos comunes onde trabalho o prazo médio é de 2 a 3 meses! Caso queira me escreva ([email protected]) que eu te mando nossa proposta de trabalho 😉

    Responder

  225. Olá, Fábio! Q legal este blog, será q vc pode me acrescentar alguma informação além destas q vc já escreveu nos textos?!Meu pai e irmão tem já reconhecida a cidadania italiana. Fui ao consulado aqui em SP e eles me disseram pra reconhecer a minha aqui no Brasil demoraria uns 5 anos e q pela Itália seria bem rápido. Mas como eu devo proceder?! Isto tem q ser feito via um advogado?! Tenho já a alteração do nome em cartório e certidão traduzida, no consulado me deram apenas o nome da comune san lorenzo bellizzi e o número do registro da família….Grata!

    Responder

  226. Ola Andressa tdo bem??

    No caso do passaporte dos menores, caso um dos genitores esteja ausente deve dar autorizar o outro a faze-lo.

    Como cada consulado trabalha de uma forma, recomendo que voce entre em contato diretamente com o consulado do RJ e pergunte a eles sobre esta declaraçao. Aqui na Italia basta o conjuge assina-la e enviar juntamente com uma fotocopia do documento de identificaçao, porém é melhor informar-se no consulado para evitar surpresas, ok?

    E nao esqueça de retornar aqui depois para nos contar 🙂

    Abs

    Responder

  227. Bom dia Fábio!
    Moro no RJ e gostaria de uma orientação, se possível.
    O pai dos meus filhos mora na Inglaterra. Meus filhos são menores e tbm irei fazer o passaporte deles, mas preciso fazer o meu primeiro. Já tenho a cidadania italiana desde fevereiro deste ano, depois de 4 anos e meio de espera. Minha dúvida é: preciso da autorização dele ou apenas para os meus filhos??? Se sim, ele emite essa autorização para mim ou diretamente para o Consulado no RJ??
    Obrigada.
    Andressa Corteletti

    Responder

  228. Ola VWFRACALOSSI

    Peça a esta pessoa para te mandar um ‘Certificato di Cittadinanza’ e seu ‘estratto di nascita’, estes documentos sò podem ser emitidos depois que o cidadao foi reconhecido. Nao existe nenhuma forma online, voce pode também ligar diretamente no comune onde fez sua pràtica e pedir informaçoes ao oficial.

    Abs

    Responder

  229. RECEBI INFORMAÇÕES DE UMA PESSOA RESIDENTE NA ITALIA QUE MINHA CIDADANIA FOI RECONHECIDA, PORÉM ATÉ O MOMENTO NÃO RECEBI NENHUMA NOTIFICAÇÃO OFICIAL. EXISTE ALGUMA FORMA DE CONFIRMAR A INFORMAÇÃO QUE RECEBI AQUI DO BRASIL? (SITE, PUBLICAÇÃO OU OUTRA FORMA QUALQUER)

    Responder

  230. Ola Anonimo

    Isso significa que caso as certidoes contenham erros, eles devem ser corrigidos e isso pode ser feito de duas formas:

    a) Caso seja um erro simples, o pròprio cartòrio pode corrigi-lo e emitir uma nova certidao

    b) Caso o erro seja grave, o cartòrio nao tem autonomia para corrigi-lo e neste caso deve-se contratar um advogado e entrar com um ‘pedido de retificaçao judicial’ para que o juiz autorize a correçao dos erros pelos cartòrios

    Abs

    Responder

  231. POR FAVOR FABIO NOS EXPLIQUE ESTE ITEM…QUE É NOSSO CASO! NÃO COMPREENDEMOS O QUE QUER DIZER “OS REGISTROS DEVERÃO SER UNIFORMIZADOS COM OS DADOS CORRETOS´´… OBRIGADO, ABRÇS!!!

    5. Caso de erros nos nomes e sobrenomes italianos nas certidões brasileiras.
    Caso as certidões de registro civil contenham erros, ou os dados (nome e sobrenome) do ascendente italiano tenham sido alterados com o passar do tempo, não se deve solicitar a retificação desses registros junto à Justiça brasileira.

    Entretanto, se nas certidões de registro civil da mesma pessoa existe divergência no nome ou no sobrenome (ex. nascimento Evelina, casamento Eveline; nascimento Rossi, óbito Rozzi), ou ainda nas datas (ex. na certidão de nascimento e de casamento da mesma pessoa aparecem diferentes datas de nascimento) os registros deverão ser uniformizados com os dados corretos.

    Responder

  232. Ola Joeli tudo bem?

    Os processos de cidadania realizados no Brasil demoram em média 10 anos para serem concluidos, dependendo do consulado, podem chegar a 25 anos!!!

    Se voce deu entrada hà 3 anos, entao ainda tem alguns anos de espera pela frente.

    Uma opçao é vir à Italia, aqui os processos duram em média 4 meses (pra quem depende do consulado do RJ)

    Abs

    Responder

  233. FAbio,

    tantarei ser resumido … dei entrada no meu processo pelo vice consulado de Vix uitlizando a pasta do meu primo q ja tem a reconhecida cidadania… entrei em contato com a comuna de vitorio veneto e eles me forneceram tds as certidoes… ja fazem 3 anos q dei entrada e ate agora o vice consulado q e subordinado pelo consulado do RJ me diz q tenho q aguardar… os vice consulado aceitou tda a minha documentacao ta… entreguei a minha e do meu pai … estou nessa espera sem fim … sempre entro em contato com a comuna e me dizem q nao tem nada transcrito meu por la ainda… o que faço .. ESPERO .. acho q e o unico q posso fazer … pois o consulado do rj nunca responde nada… i o vice .. ai ai ..
    abcs.

    Responder

  234. Bom dia Fabio, obrigado por ter respondido.Pelo visto só saberei mesmo consultando a Questura. Quanto as fotos, a mãe dela pode fazer no Brasil e me enviar, não vejo muito problema nisso. A dúvida era se fariam. Quando eu tiver a certeza lhe comunico, assim se pode ajudar mais pessoas. Abraço, Erico

    Responder

  235. Ola Erico tudo joia!!! Com as novas regras, os passaportes de filhos menores devem ser separado do passaporte dos genitores! No caso da sua filha, ela deve estar presente, porém isso depende fundamentalmente da questura da regiao em que voce vive! Voce jà chegou a falar com eles, pois cada questura tem seus procedimentos burocràticos, voce vai precisar das fotos da sua filha em formato tessera, voce trouxe???Abs

    Responder

  236. Ola Fabio,tudo bem? Tenho uma duvida, ficaria agradecido se você me ajudasse.Estou aguardando o non renuncia de Porto Alegre. Tenho uma filha no Brasil de 4 anos, a certidão dela esta comigo e está legalizada. A mesma certidão já está no Comune, onde a oficial irá transcreve-la. Quando eu estava no Brasil eu já fiz o "atto di assenso tra genitori" para o rilascio do meu passaporte e também o da menina, sempre muito precavido…A dúvida é, consiguirei fazer o passaporte da menina por aqui? O que eu devo ter dela? Eu não tenho as fotos dela, mas posso pedir.Você pode me dar uma ajuda neste sentido? Parabéns pelo seu blog, você está ajudando muitas pessoas. Aguardo sua orientação,Abraço Erico

    Responder

  237. Ola Gil tudo bem?Onde voce ouviu isso? Aqui nao existe nenhuma alteraçao em andamento referente a cidadania jure sanguinis, pelo contràrio: a ùnica lei que està tramitando é a abertura aos filhos de mulheres que nao tem direito por causa da 'lei de 1948'Abs

    Responder

  238. Olá Fabio..Parabens pelo seu blog.Fabio aqui no Brasil está sendo comentado que a lei sobre cidadania esta sofrendo alterações ai na Italia e que somente filhos de italiano terá direito a ciddania e netos e nem bisnetos terá direito a cidadania italiana. Isso é verdade?Se for verdade comente um pouco sobre esse assunto por favor.Muito obrigado..

    Responder

  239. Ola Vitor tudo bem?No seu caso, como seu primo fez o processo pelo Brasil, vc deverà reunir toda documentaçao novamente, pois os processos entre Brasil x Italia nao tem relaçao entre si.Sobre o processo aqui na Itàlia eu ME indico rsrsrs. Mas nao dà pra fazer por procuraçao, voce tem que vir à Italia e seguir os tramites. Caso queira receber nossa proposta, envie um email pra [email protected] que eu te mando, ok??Forte abraço!!!

    Responder

  240. Ola Elo tudo bem???Voce deve sim retificar seus documentos para que seu sobrenome volte a ser originalmente o do italiano que emigrou! Sobre os documentos, vou te mandar um email, assim fica mais fàcil a comunicaçao, ok?Abs e um òtimo final de semana!!!

    Responder

  241. Olá Fabio, td bem ?Primeiramente Parabéns pelo Blog e já agradecido por tamanha fonte de informações que vc fornece! =)Eu não entendi muito bem o caso da pasta já arquivada na Itália. No meu caso um primo já tirou a cidadania pelo Brasil a alguns anos atras. Eu pretendo ir à Itália e pra tirar a minha e queria aproveitar os documentos já utilizados por ele na época. Ainda é possível fazer isso ou terei que fzr todo o processo novamente ? é muito caroooo o que vim cotando…=/Da pra ir e fzr o proceso por conta lá na Itália ou aconselha-se fzr por agencia ? Não queria ficar mto tempo lá e as agencias fazem por procuração neh ?! Indica alguem (processo documental no Brasil – campinas/sp)? ou alguma agencia (apoio na itália) ? Muito Obrigado desde já,Vitor.

    Responder

  242. Oi Fabio!Estou iniciando a minha "saga" para obtenção da cidadania italiana, e fuçando na net, no portalitalia.com.br, acabei te encontrando. Meu avô, nascido na Itália, chegou ao BR em 1888, aos 11 anos de idade, e ainda não sei se ele foi naturalizado brasileiro, mas o sobrenome do meu pai foi alterado – o do meu avô era Mecugni ao chegar no porto de Santos e o do meu pai ficou "Mecunhe", que é o meu hoje. É necessário que eu faça a alteração do sobrenome? Se sim, como faço? Meu pai faleceu há 27 anos, e não tenho ainda o documento de nascimento/casamento do meu avô. Além das dúvidas acima, gostaria de agilizar a obtenção da cidadania italiana, por isso quero fazer por ai, e contar com sua ajuda profissional. Eu trabalho numa entidade social de origem italiana, já estive na Itália algumas vezes a trabalho e tenho muitos conhecidos por ai, talvez isso me ajude, inclusive uma amiga que trabalha em uma comune. Peço que me informe, pode ser via email ([email protected]) sobre as questões acima e todos os procedimentos e custos para que você preste os serviços de "despachante(???)" na questão da cidadania para mim, ok? Grazie! Elô

    Responder

  243. Ola amigao tudo bem???Bom, comune bom é aquele que vc conhece alguém que te hospede e que saiba que o comune é acessivel e sem preconceitos!!!Sobre o fato de vc estar na UK nao influencia em nada, pois voce ao chegar na Italia receberà carimbo de entrada, e a partir daquela data começarà contar 90 dias!!!Abs

    Responder

  244. Olá Fabio,estou na Inglaterra a 3 meses e ainda no prazo de 6 que eles me deram como turista.Gostaria de saber se tem alguma dica de alguma comune pra ser rapido o reconhecimento da cidadania pois já estou com todos os documentos legalizados e séo aguardando a entrada.Me falaram sobre o prblema de estar em UK e também contar o tempo de permanencia como se fosse na Italia???isso é verdade???..grande abraço e obrigado

    Responder

  245. Ola Juliano tudo bem???Nao tem problema nao, vc està vindo com todos os documentos legalizados? Alguem vai te hospedar? Se sim, peça pra que esta pessoa faça uma Carta d'Ospitalità, declarando que vc vai ficar na casa dela, assim é mais tranquilo!!!E quando perguntado na imigraçao, diga que està vindo reconhecer sua cidadania por ter 'origine italiana' e caso queiram vc mostra os documentos!Abs e boa viagem!!!

    Responder

  246. ola fabio tudo bem estou indo pra italia reconhecer minha cidadania italiana moro aqui em londres a 4 anos mas comprei a passagem so de ida pra milan malpensa tem algum problema?desde ja agracdeco sua atencao

    Responder

  247. Ola FrancescaPerguntei pq alguns consulados exigem que a legalizaçao seja feita através de agendamento e sò legalizam para o requerente, nao permitindo irmaos e primos no mesmo agendamento – como é o caso de SP.No seu caso, se seu comune permite vc pode utilizar a mesma documentaçao, basta que seus irmaos levem os documentos complementares. Porém cada comune pode ou nao aceitar estes documentos, nao existe regulamentaòao, por isso é importante conversar com o comune antes dos seus irmaos irem e saber como eles procedem!Abs

    Responder

  248. Oi Fabio!Os documentos foram legalizados no consulado de Porto Alegre. Interfere em alguma coisa?Abraço,Stefania

    Responder

  249. Olá Fábio…vc está na Itália??Bem eu tenho inúmeras dúvidas gostaria mto q vc me passasse um telefone pra contato, pois é uma longa explicação…desde ja agradeço muitooooooo…me chamo Adria, meu e-mail: [email protected]

    Responder

  250. Oi Fabio!Meus pais e meu irmão estão vindo visitar-me para fazer o processo deles e tenho algumas dúvidas: fiz a legalização de todos os documentos juntos e quando fiz o meu pedido utilizei as certidões do meu pai, eles podem pedi-las de novo? E quanto a minha mãe e meu irmão, somente os documentos deles bastam? Eles podem aproveitar o meu processo? Tem alguma lei ou circular que mencione essa questão?Um abraço.

    Responder

  251. Ola PriscilaProcessos no Brasil nao tem relaçao com processos na Itàlia e vice-versa, pois burocraticamente sao feitos de maneira diferente! Em Sao Paulo os processos ultrapassam 20 anos de espera (antes da força-tarefa eram 55 anos), jà na Itàlia com todos os docuementos corretos e legalizados dura em media 90 dias! No caso do seu marido ele pode naturalizar-se italiano depois de 3 anos de matrimonio caso de entrada fora da Italia ou apòs dois anos de residencia legal morando na Itàlia. Isso para dar entrada, pois tem o tempo do processo que sao outros longos anos.Abs e Feliz Ano Novo!!!

    Responder

  252. Ola Fabio, li seu blog mas ainda fiquei com algumas duvidas. eu tenho o numero da identificaçao da pasta, mas só possuo o xerox o certidao de casamento, certificato di nascita e certidao de obito alguns audenticada aqui no brasil e outro na italia, porem nao tenho como pegar mais documentos. como faço para dar o processo aqui no brasil? irei precisar dessas doccumentaçoes? caso consiga por essa pasta que esta em sao paulo, qual é o processo e a demora em media? ha um ano mais ou menos conversei com um rapaz e ele me disse que teria que dar entrada no brasil e ir para italia finalizar, pelo que li no seu blog nao é bem assim neh. se conseguir a dupla cidadania aqui posso ir tranquilamente para a italia e precisarei mexer com alguma coisa por la ainda? mais uma duvida, em setembro estarei me casando pode o meu futuro marido conseguir tbm a cidadania? para isso precisaria casar no civil antes de encaminhar a minha documentaçao? deste ja agredeço Priscila

    Responder

  253. Ola Fabio, li seu blog mas ainda fiquei com algumas duvidas. eu tenho o numero da identificaçao da pasta, mas só possuo o xerox o certidao de casamento, certificato di nascita e certidao de obito alguns audenticada aqui no brasil e outro na italia, porem nao tenho como pegar mais documentos. como faço para dar o processo aqui no brasil? irei precisar dessas doccumentaçoes? caso consiga por essa pasta que esta em sao paulo, qual é o processo e a demora em media? ha um ano mais ou menos conversei com um rapaz e ele me disse que teria que dar entrada no brasil e ir para italia finalizar, pelo que li no seu blog nao é bem assim neh. se conseguir a dupla cidadania aqui posso ir tranquilamente para a italia e precisarei mexer com alguma coisa por la ainda? mais uma duvida, em setembro estarei me casando pode o meu futuro marido conseguir tbm a cidadania? para isso precisaria casar no civil antes de encaminhar a minha documentaçao? deste ja agredeço Priscila

    Responder

  254. ola amigo!tenho um primo q ele e cidadão italiano, e to querendo ir pra italia tbm , oq devo fazer pra me torna um cidão tbm..????????

    Responder

  255. Ola LuciolaIsso é muito complicado de medir ou comentar, pois a taxa de desemprego no Brasil em 2008 foi de 7,89% segundo o IBGE, enquanto na Itàlia o indice foi de 6,7%. Este é o indice nacional, pois na regiao de Emilia-Romagna o indice é de apenas 3,2%, Trentino 2,8%, etcPorém um dado a ser considerado é a qualidade e a tipologia de trabalho por aqui. Eu acredito que viver aqui é infinitamente melhor do que viver no Brasil, nao sò pelos indices de desemprego, mas principalmente pelos indices de violencia e qualidade de vida. Se utilizarmos – por exemplo – o Indice de Desenvolvimento Humano que mede a riqueza, educaçao e esperança média de vida de um pais podemos verificar que a Itàlia ocupa a 18º posiçao – à frente da Inglaterra, Alemanha e quase com o mesmo numero de pontos da Belgica. Jà o Brasil ocupa a vergonhosa 70ª colocaçao mundial, abaixo de paises como a Bulgària, Libia, Argentina, Chile, Uruguai e até mesmo a vizinha Venezuela…Portanto nao acredito muito na idéia de que é melhor ficar no Brasil do que vir à Europa, pense nisso, ok?bjs

    Responder

  256. Oi,Eu de novo.Soube que em toda a Europa o número de empregos caiu muito e que é melhor ficar no Brasil do que ir praí.Não é meu ponto de vista,até pq eu quero aprender línguas e fazer a cidadania,além da experiência internacional.Mas, me diga, está muito ruim a possibilidade de trabalho?Obrigada,Lucíola.

    Responder

  257. ola fabio,minha prima esta com toda a documentação pronta só esperando a legalização para ir para a italia,eu posso aproveitar o embalo,fazer minha documentaçao e ir junto com ela para italia

    Responder

  258. Ola Souza tudo bem???Conforme citei acima, os processos aqui na Italia nao tem relaçao com os realizados no Brasil e vice-versa!Estes procedimentos que vc citou e que estao no site do consulado sao especificos para os processos realizados no Brasil e referem-se a documentos apresentados anteriormente no consulado e nao no comune, entendeu?Em relaçao a segunda pergunta, vc pode solicitar a cidadania no Brasil e vir à Italia realizar seu processo, pois exatamente como nao existe relaçao entre eles vc nao vai ter problemas para dar entrada aquiAbs

    Responder

  259. Boa Tarde,Meu primo realizou o processo de cidadania direto na Itália, no Comune di Numana, no Estado de Ancona, vou realizar meu processo aqui no Brasil no Consulado de SP, gostaria de saber se posso utilizar os documentos que meu primo já apresentou e no meu processo apresentar somente os documentos da minha mãe e os meu, ou os documentos que meu primo apresentou não ajudam no meu processo e terei que apresentar toda documentação desde do meu ascendente Italiano. No site do consulado está assimOBSERVAÇÕES IMPORTANTES 1. Caso alguém da família já tenha obtido o reconhecimento da cidadania não é necessário fornecer todos os documentos acima indicados mas apenas aqueles que ainda não foram apresentados e relativos ao próprio núcleo familiar (ex.: um primo já obteve o reconhecimento; isso significa que os documentos do avô já foram apresentados, e assim a documentação a ser entregue será a partir da Certidão de Nascimento do pai ou da mãe do requerente).Mais uma pergunta se eu enviar aquele requerimento que está no site do consulado solicitando a cidadania aqui pelo Brasil, e depois resolver ir a Itália para realizar o processo, posso ser impedido de realizar o processo na Itália por já ter dado entrada aqui no Brasil?

    Responder

  260. Ola AnonimoOs processos realizados na Italia nao tem relaçao com os processos feitos no Brasil e vice-versa. Vc pode vir à Italia e utilizar os mesmos documentos dos seus pais, basta que o comune aceite a utilizaçao dos mesmosAbs

    Responder

  261. Bom dia FabioMeus pais já conseguiram a cidadania italiana diretamente na italia, desde 2005 hoje residem na inglaterra, eu moro no brasil, eu gostaria de tirar meu passaporte italiano, como devo proceder? com os meus documentos passo pelo escritorio regional ereminas, traduzo, agendo no consulado,enfim legalizo os documentos….posso pedir para fazer por aqui, meu passaporte italiano, aproveitando o processo de meus pais que obtiveram a cidadania na italia?obrigado

    Responder

  262. Olá Fábio, td bom?Você tem idéia de quanto está demorando para legalizar os documentos em Recife? Deixei minha pasta na semana passada porém, apesar de minha insistência, não quiseram de jeito nenhum me acenar com um prazo, nem ao menos com uma estimativa de tempo. Mandaram-me somente "aguardar" um contato.

    Responder

  263. Ola anonima tudo bem???Infelizmente os comunes em Verona sao complicados mesmo, nòs aqui na sagaCorp cansamos de fazer processos onde a CNN estava no nome de outra pessoa, isso nao tem nada a ver, sò mesmo pra complicar!!!E se sua residencia foi cancelada, entao realmente vc tem que começar do zero, infelizmente!!!bjsss e boa sorte!!!

    Responder

  264. Bem,começo dizendo que ja estou ficando louca para reconhecer minha cidadania.Este ano etive na Italia pra fazer meu processo.Fui a san Giovanni Lupatoto(Verona).Tudo estava correndo bem, fiz tudo certinho e peguei minha identidade provisoria. O homem da comuni que mexe com os documento analisou meus papeis trocentas vezes, vendo que estava tudo certo deu entrada na minha cidadania. Ate ai tudo bem, depois de um mes precisei vir ao Brasil, so ai fiquei sabendo que ele arqivou meu processo pois queria outra certidao negativa de naturalizaçao, pois a que eu tinha dado estava como requerente o nome do meu primo.Que problema ha nisso se eh o mesmo bisavô e ele havia falado que estava tudo ok????!!! Agora terei que voltar a Italia para iniciar o processo novamente pois a menia cancelou minha residencia e tudo mais…

    Responder

  265. Ola Guilherme tudo bem??Vc pensa em fazer sozinho ou com ajuda de algum consultor? Pois sozinho sem falar a lingua fica dificil até pra se comunicar!!! Com o minimo de conhecimento da lingua italiana e com alguem que te hospede e deixe voce fazer a residencia fica bemmm mais fàcil, entendeu??Abraços

    Responder

  266. Ola Guilherme tudo bem??Vc pensa em fazer sozinho ou com ajuda de algum consultor? Pois sozinho sem falar a lingua fica dificil até pra se comunicar!!! Com o minimo de conhecimento da lingua italiana e com alguem que te hospede e deixe voce fazer a residencia fica bemmm mais fàcil, entendeu??Abraços

    Responder

  267. Fabio, estou quase terminando a busca dos documentos mas to com um duvida. Quero i pra Italia faze a cidadania mas nao sei nada de italiano. Tem como eu fazer isso??abraco

    Responder

  268. RosaneVeja que no formulàrio que vc deve preencher consta:Numero dos requerentes vivos do seu processo (inclusive menores)E' neste campo que vc deve especificar o numero de pessoas que farao parte da pasta familiarBjs

    Responder

  269. Oi FábioDesculpe-me mas ainda não consegui entender, como é aberta esta pasta, pois o agendamento é feito somente por e-mail(pelo menos é o que consta no site do consulado), e como somos todos maiores de 18 anos, é necessário um requerimento individual. O consulado não disponibiliza no site tais informações a não ser quando um parente já possui a cidadania, o que não é o meu caso.Como resido no interior, recorro a tuas orientações já que tens prática nestas questões.grataabraço

    Responder

  270. Ola Rosane tudo bem?Nos consulados existe a pasta familiar sim, onde todos podem aproveitar a mesma documentaçao, basta que o nome de todos os requerentes constem na solicitaçao inicialBjs

    Responder

  271. Olá Fábio, tudo bem?Após ler e reler várias vezes sobre a solicitação cidadania no site do consulado em POA, surgiu-me uma dúvida que se pudesse responde-la seria ótimo:1 – Tenho alguns integrantes de minha família que querem solicitar a cidadania como eu, meus filhos e sobrinhos.Todos maiores de idade.2 – Como a solicitação é feita via e-mail e tem que ser individual no caso de maiores de 18 anos, teremos todos nós que apresentar a relação completa dos docs.? Neste caso, existe um sistema que crie uma pasta para a família e seja somente complementada com a documentação, já que os ascendentes são os mesmos? Obrigada

    Responder

  272. Ola Eduardo tudo bem???Os documentos brasileiros devem ser retificados pra que fiquem de acordo com o documento italiano, assim vc tem 100% de certeza que seu processo nao terà problemas, entendeu??Abraços

    Responder

  273. No meu caso surgiu uma dúvida quanto aos documentos brasileiros, como é de costume aparece nomes, sobrenomes, datas e locais errados nas certidões, estou enfrentando enormes dificuldades para encontrar os documentos de nascimento e batismo de minha trisavó que era italiana e casou com meu trisavô que era italiano e gostaria de saber se eu tenho que retificar até os dados dela nas certidões ou se é necessário somente necessário a retificação dos dados de meu antepassados e seus descendentes em linha direta nas certidões?

    Responder

  274. Ola xarà tudo bem?Nao, o RJ nao adotou ainda o sistema de agendamentos, e a legalizaçao é super ràpida, geralmente em 10 dias eles legalizam!Abraços

    Responder

  275. e ae Fabio… cara, o consulado aqui do rio é um lixo, rs… não consigo nada com eles… para legalizar os documentos lá, preciso agendar atendimento? é demorado para conseguir isso????? em sampa é só agendar na página, mas no rio, fala sério, rs… estou no rio…

    Responder

  276. MeirieleLeia novamente o tòpico: tem comunes que aceitam e tem comunes que nao aceitam. E é preciso saber onde seu sobrinho fez – se foi aqui na Itàlia ou no Brasil – quanto tempo faz, etcA legalizaçao e traduçao deve ser feita no consulado italiano de onde voce mora, no lado esquerdo do blog tem a sessao dùvidas, dà uma olhadinha, ok?Bjs

    Responder

  277. Ola Arnaldo tudo bem??Ja respondi por email, porém sò pra informar pro povo: os documentos sò podem ser legalizados no pais onde foram emitidos, portanto nao é possivel legalizar documentos aqui na Italia! E sem os documentos legalizados também nao é possivel a realizaçao do processo aqui, pois nao tem validade nenhumaAbraços

    Responder

  278. Olá Fabio!Parabéns pelo seu blog.Gostaria de esclarecer minha duvida. Olha tenho meu sobrinho que ja possui a cidadania italiana,pesquisando sobre documentos me disseram que preciso apenas dos meus(do esposo e dos filhos),já consegui as certidões, mais nao legalizei e nem traduzi ainda, por favor preciso de informãções de como e onde fazer essas legalizações e traduções.Quero tirar a minha na Italia por ser mais rapido, que preciso fazer?

    Responder

  279. Boa noite Fabio,Parabéns pelo seu site, realmente está muito esclarecedor e me ajudou muito com algumas duvidas.Tenho uma pergunta se puder responder ficaria muito agradecido.Acabei de encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô nascido na Itália, completando assim todos os docs. necessário a para o reconhecimento da cidadania Italiana, porem moro em Dublin Irlanda ficarei aqui até 29/01/2010, gostaria de aproveitar meus 3 últimos ( 29/10/1009) meses aqui e tentar o reconhecimento da minha cidadania na Itália, uma vez que já estou morando na Europa, mas trouxe todos os documentos sem traduzir nem juramentar, o que posso fazer?Poderia fazer essa tradução e juramento ou legalização na Itália?Peço a minha família que faça a tradução e juramentação no Brasil e me envie por sedex para dar continuidade ao processo na Itália? Quando tempo essas traduções e juramentações demorariam lá no Brasil, você tem idéia?Se eu obtiver minha cidadania na Itália meus pais e parentes poderiam ter o reconhecimento da cidadania a partir da minha cidadania? Ou algum tipo de facilitação?Tenho um primo que está à frente desse processo e me disse que irá contratar uma advogada na Itália que prometeu que ele que conseguiria o reconhecimento da cidadania em 30 dias de moradia na Itália, você já viu algum caso assim? Isso procede?Você oferece algum tipo de acessória?Sei que minhas perguntas são repetitivas, mas meu caso é um pouco diferente das questões relacionadas no seu blog.Ficaria realmente grato se puder me dar essas dicas.ObrigadoArnaldo

    Responder

  280. Olá Fábio!Ainda não consegui as certidoes de nascimento e casamento do meu antenato. Mas sei que há uma divergência com relação ao sobrenome. O sobrenome do antenato está com uma letra diferente de todo resto da família. O sobrenome dele é com 's' e de todo o restante da familia está com 'z'.Eu terei que retificar tooodos as certidões, inclusive a minha? e os meus documentos tbm(identidade, título de eleitor..)? Vc sabe algo a respeito disto?Valeu e parabens pelo blog!

    Responder

  281. Olá Fábio,Tenho algumas dúvidas qto as "copias conforme". Eu solicito aqui na Itália e envio juntamente com os outros documentos para legalizar no Consulado no Brasil?Obrigada e parabés pelo blog.Rafaela Scandolara.

    Responder

  282. Oi Fabio, olha só… para requerer cidadania aqui no Brasil, erros ortografia que não geram dúvidas, não são mais problemas. Porém, como é requerer na itália? por exempo, em uma das certidões o nome do meu ascendente está Luiz ao invés de Luigi, isto gera problema? abraço

    Responder

  283. Ola FabioIsso nao é considerado erro e sim 'abrasileiramento' do nome italiano, como Luigi – Luiz, Pietro – Pedro, Giuseppe – Jose e assim por diante!Quanto a retificaçao ai nos consulados, é necessario sim retificar no caso em que existam divergencias entre certidoes da mesma pessoa. Veja o que diz o consulado de SP:"Se nas certidões de registro civil da mesma pessoa existe divergência no nome ou no sobrenome (ex. nascimento Evelina, casamento Eveline; nascimento Rossi, óbito Rozzi), ou ainda nas datas (ex. na certidão de nascimento e de casamento da mesma pessoa aparecem diferentes datas de nascimento) os registros deverão ser uniformizados com os dados corretos"Abraços

    Responder

  284. obrigado fabio. Então o período de validade só começa depois de legalizado, certo? Vc tem algum email onde eu possa entrar em contato? vc tem um escritório e presta serviços nesta área? me manda um email: [email protected] abraços.

    Responder

  285. Ola FabioDepende do comune! Oficialmente os documentos apòs legalizados tem a validade de 6 meses, portanto tem comunes que nao aceitam depois desta data! Aqui em nossos comunes sao aceitos normalmente, porém é sempre melhor checar antes de vir! Entre em contato com o comune onde pretende fazer sua pratica e verifique certinho com eles!!!Abraços

    Responder

  286. Fabio, muito bom seu site… uma dúvida simples, depois de coletar os documentos, legalizá-los e traduzir para o italiano, estou pronto para ir para Itália. A questão é, se meus documentos foram legalizados e traduzidos para o italiano há um ano atrás, posso requerer cidadania agora? ou seja, existe uma data de validade para requerer cidadania com estes documentos já prontos? isso na Itália… abraços

    Responder

  287. To em verona sim e entendi. Valeu pela resposta. To aqui jah 3 meses e pelo jeito vou ter muitos problemas ainda entao. Ainda mais q a pasta dele eh de outro lugar. Se fosse daqui acho q ajudava um pouco pois dae eles teriam aceitado os docs dele e assim ajudaria a aceitar os meus tbm, mas a pasta dele eh de outro lugar… Cara, valeu ai e desculpe tomar seu tempo… ateh mais…

    Responder

  288. Ola anonimoComo assim o comune leva de 8 a 12 meses pra concluir uma cidadania??? Onde voce està? Em Verona???E sobre sua duvida, nao existe nenhuma lei neste sentido, pelo contrario: o comune pode pedir quantos e quais documentos precisar para dirimir as duvidas, entendeu?A forma mais facil de voce resolver isso é ir no comune e perguntar diretamente ao oficial se existe algum problema e argumentar que ja houve um reconhecimento desta forma!Abraços e boa sorte!!!

    Responder

  289. Ola Fabio, to com um grande problema. Eu dei entrada para o reconhecimento da minha cidadania pela pasta do meu primo. O comune jah tah com os meus docs e com a autorizacao do meu primo, eles pediram pro comune do meu primo e receberam as copias dos demais documentos q eu precisava. A questao eh q o italiano mudou o nome ao chegar no Brasil, ele tirou o primeiro nome e acrescentou um ultimo sendo q ele ainda permaneceu com 2 nomes do meio q ele tinha na Italia. Na epoca o comune do meu primo pediu apenas uma declaracao com 2 testemunhas onde a pessoa assumia a responsabilidade civil criminal sobre a verdade por declarar q o italiano ao chegar no Brasil passou a se chamar xxx e aceitaram os docs mesmo com os erros, isso em 2007. Estou com medo do meu comune nao aceitar os docs dele na hora de analisarem. To com medo de gastar (pois aqui leva de 8 a 12 meses) e nao reconhecerem a minha cidadania. Infelismente eu nao tenho mais condicoes de trocar de comune. Existe alguma lei q diga q um documento jah aceito em um comune (pra cidadania do meu primo) deve ser aceito nos demais comuni? Ou q eu possa pedir para verificarem isso mais rapido, pelo menos essa parte? Uma dica, ajuda, qualquer coisa…. valeu e ateh mais

    Responder

  290. Fabio, show de bola este teu blog… vamos lá, acho que talvez vc me ajude porque aqui no Rio tá fogo conseguir informação no consulado… Consegui todas as certidões de nascimento dos meus ascendentes… Além disso, tenho um primo do meu pai que já conseguiu a cidadania italiana. Consegui que o cartório na Itália me mandasse a certidão dele, juntamente com a do meu tataravô (que era italiano)… O pessoal da Itália me mandou os documentos mais rápido que o do Brasil, eheheh Em suma, qual o próximo passo pra tentar a cidadania na ITÁLIA? aqui no Brasil tá lento… Traduzir os documentos com alguém juramentado e depois legalizar? depois disso estou pronto para ir pra Itália??? agradeceria se tu me desse uma dica, estou perdidaço… abração

    Responder

  291. Caro Fabio,quanto às diferenças entre os processos no Brasil e na Itália, se eu fizer o processo todo no Brasil, uma vez pronto, eu posso requerer diretamente ao Comune minha certidão de nascimento? Eu até agora acretava que sim, pois ela fica, da mesma forma, transcrita no Anagrafe, não?Obrigado!

    Responder

  292. Oi Fábio! Tudo bem! Minha irmã ligou para o comune e eles disseram que bastava o meu documento, mas vai que eu chego lá e não é bem assim, né? Bom, a viagem tá marcada e eu vou de qualquer jeito, então, vamos ver no que dá!! Te manterei informado!Obrigada, bjs.

    Responder

  293. Ola Lack tudo bem?Eu postei isso propositalmente, pois muitos comunes estao seguindo a risca a determinaçao de que todos os documentos (inclusive as legalizaçoes) devem ter no màximo 6 meses. Isso deve-se ao fato que qualquer documento civil aqui na Itàlia vale por 6 meses, por ser gratuito, entendeu?Mas nao é motivo de panico, basta entrar em contato com o comune onde vc pretende fazer seu processo e perguntar diretamente a elesAbraços

    Responder

  294. Ola Fabio,Fiquei com uma duvida no seguinte trecho: "… E nao se esqueça tambem de pedir uma 2ª via da CNN ao Ministerio da Justiça e uma nova certidao de nascimento ou batismo do seu antenato, que nao deve ter a emissao superior a 6 meses."Tenho a certidão de nascimento de meu bisavô italiano emitida em junho de 2008. Preciso requerer outra junto ao comune? Estou na faze de legalização dos documentos. Ok?Aguardo sua resposta e até mais!

    Responder

  295. Poxa vida… procurei essa informação exaustivamente quando decidi ir à Itália para tentar o reconhecimento da minha cidadania, e tudo o que li me levou a crer que não precisaria me preocupar com o resto dos documentos, apenas com o meu (que por uma sorte inexplicável consegui legalizar em muito pouco tempo), afinal minha irmã é cidadã italiana desde 2004. Agora estou preocupadíssima, e embarco pra lá na semana que vem. =/

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *