Como Fazer Email PEC fora da Italia

Fabio, ensina pra gente como fazer email PEC fora da Italia, pois não estamos por aí e nos disseram que isso é algo imprescindível de ter!

Muito bem bimbi belli, eis que cá estou para explicar a vocês como fazer esse tal email PEC, com algumas considerações adicionais 🙂

O QUE É UM EMAIL PEC

Como Fazer Email PEC fora da Italia

PEC significa Posta Elettronica Certificata – ou em bom e velho português Email Certificado.

Trata-se de um sistema de permite enviar emails com um valor legal, ou seja, é o equivalente a enviar uma carta pelos correios com aviso de leitura e recebimento.

Sabe aquele tipo de correspondência que você envia e quer ter a prova da data e também a assinatura de quem recebeu?

Pois bem, um email PEC tem essa função e esse poder 🙂

Através deste sistema, podemos enviar um email a uma empresa da qual estamos precisando de uma resposta formal a um problema, ou ainda a um órgão público que também temos algum assunto a ser resolvido.

VOCÊ PRECISA REALMENTE DE UM EMAIL PEC?

Sinceramente, as chances é que não, você não vai precisar de um email PEC.

Aqui na Itália pouquíssimas pessoas “comuns” tem este tipo de email.

Quem faz uso dele de forma mais acentuada são profissionais liberais, empresários ou outra tipologia de pessoas que realmente precisam conversar com órgãos públicos e outras empresas com frequência.

E aqui eu tenho que fazer uma ressalva importante: tem gente que acredita piamente que, se não tiver um email PEC, não vai conseguir obter o documento do seu antenato italiano, por exemplo.

Tenho que dizer que isso não é verdade!

Nenhum cidadão é obrigado a ter um email PEC para solicitar o que quer que seja junto a empresas ou órgãos públicos.

Por outro lado, a obrigatoriedade existe desde outubro de 2020 para empresas, profissionais e órgãos públicos.

Percebeu que eu ou você, simples mortais, não precisamos ter que fazer um email PEC apenas para trocar mensagens com os orgãos públicos?

OK FABIO, ENTÃO POR QUE ESTE ARTIGO SOBRE ISSO?

Porque eu tenho vários profissionais que eu formo como buscadores de documentos, consultores e demais pessoas que tem interesse em saber como funciona esse sistema e, principalmente, como fazer o seu email PEC fora da Itália.

E, melhor do que escrever como fazer isso, é mostrar na prática como tudo funciona, né?

Por este motivo gravei um vídeo te explicando todos os detalhes sobre a criação de um email PEC fora da Itália.

Eu utilizei os serviços da Aruba, que é a mesma empresa que eu utilizo aqui, então vai na fé que vai dar bom 😉

Bóra assistir o vídeo lá no nosso canal do Youtube:

44 Comentários


  1. esse aruba é nada pratico. Fiz o email, paguei e na hora de usar nao consigo, mesmo ja pago com boleto aparece mensgem de que esta aguardando confirmaçao, o espaço pra reclamaçao, se vc nao fala intaliano é impossivel pedir ajuda

    Responder

    1. voltando aqui pra reforçar, 4 dias depois e nada de conseguir fazer esse email pela aruba, paguei pela segunda vez e nada. vc podia recomendar outras empresas com sistema mais pratico.


  2. Não estou conseguindo fazer o email PEC pelo Aruba. Na hora de comprar eles pedem o codigo fiscal. Existe alguma outra opção?

    Responder

    1. tambem não estou conseguindo , ele pede codigo e a comuni de nascimento.


  3. Ola Fabio , não consigo nenhuma resposta do Comune di Banzi a anos, eles nao respondem o pedido de certidao de nascimento !! Tem alguma sugestão? Eu nao falo italiano , por isso , nao tomei a iniciativa de ligar !! Obrigado

    Responder

  4. Boa tarde Fabio, gostaria de saber se preciso fazer meu processo de cidadania na mesma Comune onde meu antenato nasceu ou posso escolher outra. Desde já agradeço pela colaboração.

    Responder

    1. Ciao Nathália, tudo bem?

      Não precisa, você pode fazer o seu processo em qualquer cidade da Italia 🙂


  5. Gente, mandei um e-mail para o comune e recebi esta resposta:
    Messaggio di posta certificata
    Il giorno 30/01/2023 alle ore 10:29:29 (+0100) il messaggio “Notifica avvenuta registrazione protocollo n. 2763 del 30-01-2023 – ANOMALIA MESSAGGIO: Richiesta Estratto di Nascita” è stato inviato da “[email protected]” indirizzato a:

    t***@gmail.com
    Il messaggio originale è incluso in allegato.
    Identificativo messaggio: 3F916854.00EC83EF.02029658.1F0AD183.posta-certificata@legalmail.it

    L’allegato daticert.xml contiene informazioni di servizio sulla trasmissione.

    Fiquei na dúvida… isso significa que o e-mail foi recebido? Porque mandei do meu Gmail mesmo.
    Obrigada ☺️

    Responder

    1. Sim, isso significa que o email foi recebido e protocolado no sistema. Após alguns dias, cobra o recebimento de acordo com que eu ensino lá no Sagabook 😉


  6. Agora o site condiciona o nascimento aos nascidos na Italia para a criação do e-mail. Na hora de confirmação de dados não aparece mais como no vídeo, não abre a opção de selecionar que eu nasci no exterior.

    Responder

    1. Ciao Viviane, tudo bem?

      Estou acompanhando aqui e, em breve, vou gravar um novo vídeo.

      Obrigado por avisar 🙌


    2. Aguardando o novo vídeo!!


    3. Olá Fabio!
      Tudo bem?
      Fabio estou com o mesmo problema da Viviane, a pagina de criação esta diferente, na criação do e-mail pec não abre a opção nascido no exterior impossibilitando o mesmo.


    4. Olá, Fábio tudo bem…então, o poste it encontra se suspenso a semanas…para fazer um email gratuito…sabe algo a respeito? Grato..ou de puder indicar um outro e-mail para fazer confiável gratuito…abraço.


  7. Depois de criar o cadastro. Quando vou fazer o registo do PEC aparece uma pagina diferente do video e solicita nato in italia, e não deixa criar PEC como nao nascido na italia.

    Responder

    1. Ciao Luiz, que estranho!

      Tenta então fazer com outro provedor, como o InfoCert e até mesmo a Poste.it e veja se funciona


    2. Bom dia Fábio. Tentei o Poste.it e tb não funciona. Parece tudo certo até o momento de inserir o celular para confirmação. Consigo inserir o número, mas no campo do código internacional não posso escrever, só selecionar a opção. Existe a opção Brasil, mas não consigo clicar nela.


    3. Ciao Fábio

      Em nenhuma das tres plataformas – aruba, infocert e poste.it é possível obter PEC sem código fiscal.

      No poste.it até se faz o cadastro, mas alguns servicos, como o PEC exige o código.

      Mesmo caso no infocert, quando se vai para área de pagamento para gerar a nota fiscal exige-se o código fiscal.

      Att.

      Celso


    4. Obrigado imensamente…

      Aproveintando, com este número posso fazer a assinatura digital também? SPID


  8. Eu também não consigo criar o e-mail, qualquer nome que eu coloque aparece que não está disponível. Já troquei o navegador, uso o VPN e nada.

    Responder

  9. Fabio,

    Obrigada por esse vídeo maravilhoso, eu segui os passos direitinho e agora tenho um e-mail PEC. Enviei e em dois dias já tive resposta do comune.
    GRazie

    Responder

  10. Olá, consegui fazer seguindo o passo a passo do seu video.
    Muito obrigada, agora estou esperando responderem. hahaha
    Mandei para a comune de Mombaruzzo, eles só tem email pec. Enviei e já responderam com o recibo de aceitação.
    Obrigada

    Responder

  11. Estou com o mesmo problema, de nome do usuário. Ao escolher o nome casella, aparece a mensagem “nome nao disponível” Ja tentei outros navegadores, pela VPN, por outro aparelho, e não funciona.
    Agradeço se puderem ajudar.
    Suellen

    Responder

    1. Se o nome não está disponível é porque outro usuário o escolheu anteriormente. Acabei de fazer um teste aqui e funcionou normalmente


    2. Também estou com o mesmo problema, pra você ter uma ideia eu coloquei bumdalele@… e disse que não está disponível, então coloquei jdjnsoxjcbbwsi@… e disse que não está disponível. aí desses dois desisti né pois e praticamente impossível alguém já te escolhido esses nomes.


  12. Fabio, não consigo fazer um e-mail PEC pois agora é necessário que seja cidadão italiano, pelo visto. Não consigo alterar os dados para o Brasil.

    Responder

    1. Oi Gloria, você assistiu o vídeo que consta neste artigo? Lá eu explico exatamente como resolver o problema que você citou


    2. Segui o passo-a-passo mas o CF fica inválido. Você precisa já ter um documento italiano.


  13. Posso enviar um e-mail da minha caixa de e-mail convencional (Gmail) para um endereço de e-mail Pec? A comune onde preciso pedir a certidão de casamento do meu antenato indica um e-mail Pec para fazer a solicitação. Preciso criar uma conta de e-mail Pec para enviar a solicitação para eles ou será que eles aceitam o e-mail que enviei pelo Gmail mesmo? Obrigado!

    Responder

  14. Preciso pedir uma certidão de casamento na comune de Seren del Grappa. No site da comune diz que o e-mail é só para assuntos informais e o e-mail Pec para assuntos e pedidos formais. Não tenho e-mail Pec. Posso mandar um e-mail do meu Gmail (e-mail normal) para o e-mail Pec da comune ou só se eu tiver um e-mail Pec também? Obrigado.

    Responder

    1. Bom dia Fábio! Estou tentando enviar um e-mail para Comune de Cropalati, porém não me respondem, lá consta este email PEC e estou enviando do meu Gmail??? Será que pode ser este o motivo de não responderem? Tenho que enviar apenas de email PEC?


  15. Faz alguns dias que venho tentando criar meu email pec pelo site Aruba, mas na hora de escolher o nome para o email todos os nomes que coloco aparece “não disponível”, tentei todo tipo de combinação e números, mas parece que é alguma falha no sistema. Infelizmente não consegui fazer e preciso do email com urgência

    Responder

    1. Oi Fernanda que estranho! Tente com outro navegador, pode ser um problema de “cookie”. Se não funcionar com outro navegador, tente então usando um sistema VPN


    2. Olá Fernanda, estou com o mesmo problema. Conseguiu resolver??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *