Como Assistir a TV Italiana no Brasil

No momento que escrevo este artigo, estou no Brasil me preparando para retornar à Itália e está acontecendo a Eurocopa 2020 (sim, por causa da pandemia ela está acontecendo só agora, em 2021).

Assistir a TV Italiana no Brasil

Como você já entendeu neste artigo aqui, eu estou fora do Brasil há cerca de 13 anos, então tem muita coisa que estou vivenciando pela primeira vez, e assistir a Euro em terras brasileiras é uma destas coisas.

No dia do jogo da Itália contra a Áustria, pelas oitavas de final do torneio, eu publique lá no meu Instagram essa imagem:

E claro que a galera que me segue por lá ficou em polvorosa querendo saber como é que eu consigo assistir canais da TV italiana no Brasil, e eis que estou aqui para te explicar como tudo isso funciona 🙂

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

A primeira coisa que você vai precisar é de um computador, tablet (na imagem estou usando meu iPad) ou smartphone.

Nesse dispositivo você vai precisar instalar o aplicativo Rai Play, disponível gratuitamente em diversas plataformas.

Abaixo você encontra os respectivos links:

Você também pode assistir diretamente no seu notebook ou computador, basta acessar o site raiplay.it mas a experiência é melhor se você optar em usar o aplicativo – lembrando que ele é gratuito 😉.

O próximo passo é criar a sua conta gratuita. Clique lá no botão no canto superior direito, onde está escrito ACCEDI:

Em seguida escolha Registrati:

Após escolher a forma de registro (email, conta Apple ou redes sociais), você já estará quase pronto ou pronta para começar a desfrutar da TV Italiana.

PROBLEMA DE CONEXÃO E A SOLUÇÃO

Infelizmente alguns conteúdos da RAI não estão disponíveis para que possam ser visualizados no exterior (fora da Itália).

Isso é motivo de muita polêmica, pois existem muitos italianos que estão momentaneamente no exterior mas mantém a residência na Itália – e com isso pagam normalmente a taxa obrigatória da TV – e mesmo assim não conseguem acessar o conteúdo da RAI, por exemplo.

E para resolver este problema, felizmente existem os serviços conhecidos por VPN – Virtual Private Network (Rede Virtual Privada) que “emulam” a localização do nosso dispositivo para outro país ou região.

Veja abaixo dois exemplos do que está acontecendo neste momento, enquanto eu estou escrevendo este artigo aqui pra vocês, com o site da Rai no meu computador:

Assistir a TV Italiana no Brasil
Erro sem motivo aparente ao tentar assistir um dos filmes que estão disponíveis gratuitamente no site, na sessão “On Demand”
Assistir a TV Italiana no Brasil
Aqui neste caso, o player fica carregando infinitamente e não reproduz o vídeo

Uma coisa super importante que eu preciso deixar claro, é que a utilização de serviços de VPN não são ilegais ou algo do tipo – até porque se fosse eu não estaria aqui te indicando :).

Outra coisa importante: não é apenas para assistir TV italiana que os serviços de VPN servem: muitos sites do governo italiano também não funcionam no exterior.

E antes que você comece a xingar a Itália, tem muitos sites do governo brasileiro também não funcionam no exterior – me parece que o pessoal destes países esquecem que os cidadãos viajam pra lá e pra cá, né?

Dito isso, é fundamental que você tenha algum tipo de VPN instalado, eu já testei vários gratuitos, e hoje eu contrato um serviço pago, que é o Express VPN.

Custa cerca de 10 dólares por mês, e acho que vale cada centavo, principalmente se você estiver em outro país e precisar acessar diversos sites / serviços na Itália!

Ele funciona assim: você instala o aplicativo em todos os seus aplicativos e, uma vez instalado e com o seu login feito, basta escolher a Itália como país onde você quer que ele simule a sua localização e clicar no botão, veja abaixo:

Mal conectei o VPN, reabri o site da Rai Play e voilá:

Assistir a TV Italiana no Brasil
Tela com uma propaganda do supermercado Lidl, patrocinadora oficial da seleção italiana

Outra coisa interessante ao usar o VPN na Itália: você muda o acesso ao catálogo da Netflix e passa a ter acesso a muitas séries e filmes italianos que sequer sabe que existe no Brasil 🙂

Assistir a TV Italiana no Brasil

RECAPITULANDO

Muito bem, então para conseguir assistir a TV italiana no Brasil, assim como filmes e séries do catálogo da Netflix Itália, você vai precisar:

1 – De um dispositivo onde você possa acessar a RAI, seja através do site deles, seja através dos aplicativos que devem ser baixados no respectivo dispositivo;

2 – Um serviço de VPN que habilite a sua geolocalização para o território italiano

E pronto! Só isso!

Lembrando que todas as partidas da nossa Nazionale estão sendo transmitidas ao vivo pela RAI e é lindo poder assistir os comentários e a narração diretamente em italiano.

Eu juro que tentei assistir a narração pela Sportv, mas às vezes o pessoal dá uma viajada na maionese, citando situações ou coisas que não fazem sentido.

Quer um exemplo? Em TODOS os jogos da Itália eu ouvi que o trio “Immobile, Verratti e Insigne” se conhecem muito bem dentro de campo, pois começaram a jogar juntos no Pescara.

Mammamia, isso aconteceu há 10 anos, e há muito tempo que eles não jogam juntos, pelo contrário, se enfrentam em times rivais.

É a mesma coisa que colocar o Neymar, o Ganso e sei mais quem era do tal “meninos da vila do Santos” e dizer que eles se conhecem sem sequer precisar se olhar em campo, pois há 10 anos atrás começaram juntos no Santos.

Vai por mim: assistir a Azzurra em italiano, com narradores e comentaristas italianos não tem comparação!

Se funcionar pra você as dicas aqui deste artigo, compartilha aqui embaixo o seu comentário 😉

16 Comentários


  1. Olá Fabio, sabe dizer se precisa desativar a localização do aparelho, ( Tablet ou celular)?
    Em alguns momentos eu consigo assistir
    Em outros dá a mensagem de conteúdo disponível só na Itália. Não sei mais o que fazer.

    Responder

    1. Fala Max, os meus aparelhos nunca tem a localização ativada, só quando eu uso determinados aplicativos que exigem, então tente sim desabilitar e volte aqui pra dizer se funcionou 🙂


    2. Funcionou sim Fabio, comprei um Tablet só pra essa finalidade. Estou usando o vpn ligado sempre
      Agora o aplicativo da Rai roda liso.
      Obrigado pela dica 😉


  2. Caro Fabio: Mandai nel “instag”, un messagio, che se non potresti rispondere detagliato, ringrazio lo stesso!

    Responder

  3. Fábio, excelente dica, principalmente para as pessoas que querem treinar o ouvido para o idioma italiano.
    Grazie mille!

    Responder

  4. Obrigado pelas dicas Fábio, sou admirador do seu trabalho, parabéns.

    Responder

  5. Uau!! Já instalei e vou começar a assistir! Só fiquei com um dúvida. Se eu contratar o serviço de VPN (mesmo que gratuito) acessarei ao conteúdo que consta como “non disponible”? Aproveitando. Você sabe se de lá da Itália conseguirei aproveitar minha assinatura brasileira da Globoplay e da Record (Playplus)? Abraço

    Responder

  6. Buonasera. Quis dar cinco mas esse “negócio” de estrela não está funcionando muito bem.
    Segundo lugar. Narradores e comentaristas da “grobo” não serve para comparação. São ruins demais.
    Abbraccio

    Responder

  7. Muito interessante! Moro na Itália, irei compartilhar a informação com a família, no Brasil.
    Grazie !

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *