Feriado – Dia da Repubblica

Hoje é dia de Festa… della Repubblica italiana!

Nos dias 2 e 3 de junho de 1946 os italianos foram as urnas e escolheram como nova forma de governo a Republica, dando adeus a monarchia. Foram 12.718.641 votos a favor da repùblica contra 10.718.502 votos a favor da monarchia.

Assim votou a Italia na primavera de 1946:

Ve-se claramente a posiçao do sul da Itàlia em favor da monarchia e o norte predominantemente favoràvel a republica. As causas desta divisao entre os poderes deu-se porque o norte da Italia vinha de quase dois anos de ocupaçao alema e de lutas partigianas contra o fascismo. As forças partigianas eram em sua grande maioria formadas por integrantes dos partidos comunista, e socialista – abertamente republicanos.

As consequencias do referendum foram imediatas: nao reconhecendo a validade do mesmo e refutando-se aos resultados, Umberto di Savoia deixou imediatamente a Italia, partindo para Cascais, em Portugal.

Contemporaneamente com o referendum foi eleita a Assembléia Constituinte, com o objetivo de redigir e aprovar a Constituiçao da Republica Italiana. Foi aprovada no dia 22 de dezembro de 1947, publicada no Diario Oficial no dia 27 de dezembro de 1947 e entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 1948.

Para baixar a Constituiçao Italiana clique aqui.

O dia 2 de junho é considerada a data civil mais importante do calendàrio italiano. Em muitas cidades italianas sao organizadas paradas e festejos.

Exibiçao da ‘Frecce Tricolore’ em Roma

Neste ano de 2009 a tradicional parada em Roma foi especial: devido aos terremotos em Abruzzo, o ministério da Defesa propos uma festa mais sòbria e com isso conseguiu economizar um milhao de euros, que foram utilizados na reconstruçao de estradas e vias de acesso em Abruzzo.

Fotos da festa de hoje em Roma:

Presidente Napolitano rende homenagem aos Militares Desconhecidos na Piazza Venezia (Corriere)

Presidente passa em revista as tropas (Corriere)

Presidente do Senado Renato Schifani e Presidente da Republica Giorgio Napolitano (Corriere)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *