Desburocratizando a Italia: O visto italiano

Ciao a tutti

Hoje quero falar sobre um assunto que muitos leitores me perguntam e que atè agora nao encontrei sequer um site que contenha explicaçoes de forma didàtica sobre isso: o visto na Itàlia.
Um dos objetivos em escrever este post foi devido à mudança do perfil dos leitores da Minha Saga: se no passado a quase totalidade dos leitores eram formado por aqueles que procuravam informaçoes especificas sobre cidadania italiana, atualmente o pùblico è mais eclètico: composto por turistas, estudantes, profissionais e que – da mesma forma que o pùblico da cidadania italiana – tambèm nao encontram informaçoes didàticas e exclusivas sobre a Itàlia em maneira geral, por isso dedico a todos estes ‘novos leitores’ e também, claro, aos fidelissimos antigos este post, portanto maos à obra:
O VISTO NA ITALIA – COMO SE CHAMA?

Para começo de ‘conversa’ è necessàrio aprender o nome do visto na lingua italiana. Enquanto em ingles se diz visa, em italiano chamamos de permesso di soggiorno que traduzindo para o portugues, significa permissao de estadia.

Resolvi iniciar com o nome em italiano, pois percebi que muitas pessoas se confundem com isso, geralmente me perguntam: – Saga, como eu faço pra tirar o permesso di soggiorno? Eu respondo: qual deles? E a pessoa responde: Permesso… di SOGGIORNO!

Vejam, que ‘di soggiorno’ nao è um tipo de visto, mas apenas o complemento do nome dele kkkkkkkk

TIPOS DE VISTO NA ITALIA

Muito bem, agora que sabemos que visto = permesso di soggiorno, vamos conhecer os tipos de permesso di soggiorno que existem aqui na Itàlia:

Adozione = Adoçao
Affari = Negòcios
Ricongiungimento familiare = Unificaçao familiar
Cure mediche = Assistencia mèdica
Gara Sportiva = Competiçao esportiva
Lavoro autonomo = Trabalho autonomo
Lavoro subordinato = Trabalho subordinado
Motivi religiosi = Motivos religiosos
Reingresso = Reentrada
Residenza elettiva = Residencia eletiva
Studio = Estudo
Transito = Tansito (no sentido de passagem)
Transito aeroportuale = Transito aeroporto
Turismo = Turismo
Vacanze Lavoro = Férias e Trabalho


CATEGORIAS DE VISTO ITALIANO

A Italia divide os tipos de permesso di soggiorno em duas categorias: atè 90 dias e superior a 90 dias.

Um cidadao brasileiro que queira vir à Italia e permanecer aqui por um periodo nao superior a 90 dias nao precisa de nenhum tipo de visto!!!!!!!!!!!!!!

QUERO IR A ITALIA E PERMANECER POR MAIS DE 90 DIAS

Neste caso, voce obrigatoriamente terà que solicitar um permesso di soggiorno – e ao contràrio do que muitas pessoas pensam, isso nao se faz em territòrio italiano: isso deve ser feito diretamente no consulado italiano antes da vinda à Italia.

Eu confesso que nao entendo a confusao que as pessoas fazem quando se trata da Italia e seus vistos. Cansei de responder perguntas onde o leitor ‘tinha certeza’ que uma vez aqui na Itàlia, ele poderia solicitar o visto que quisesse, entao eu desenvolvi uma técnica (bem boba) mas que com ela consegui explicar melhor, e è a seguinte:

Voce quer ir aos EUA para estudar, trabalhar ou seja là o que for, qual a primeira coisa que voce faz? Vai atè o consulado americano no Brasil e faz a solicitaçao do visto, nao è mesmo? E dependendo do tipo de visto que voce quer (estudo, trabalho, negòcios, etc) voce deve apresentar determinados documentos, comprovaçoes, etc.

Aqui na Itàlia è a meeeeeeeeeeeeeeesma coisa! Quer permanecer por mais de 90 dias? Voce deverà ir atè o consulado italiano e solicitar o permesso di soggiorno, apresentando os documentos relativos ao tipo de permesso que voce quer. Simples, assim!!!

E como saber quais os documentos, se os consulados nao te respondem, ou te deixam oras pendurado no telefone? Simples, caro leitor da Minha Saga, voce vai aprender agora a forma mais simples:

Basta clicar aqui e voce entrarà no site oficial do Ministero degli Affari Esteri (Ministerio das Relaçoes Exteriores) da Itàlia – sessao dedicada aos vistos italianos!!!

 O site pode ser lido em italiano ou ingles.

A primeira coisa que encontramos no site è a explicaçao geral sobre a entrada na Itàlia, vejamos o que nos diz o site:

Todos os cidadaos estrangeiros que pretendem vir à Italia, devem exibir na fronteira a documentaçao prevista que justifique a motivaçao e a duraçao da estadia prevista, além de, nos casos previstos, da demonstraçao de comprovantes financeiros e de meios de hospedagem adequados.

Em alguns casos serà necessàrio a apresentaçao de um visto. Este ultimo deve ser solicitado junto as representaçoes Diplomàticas e Consulares Italianas no pais de residencia do interessado.

Voce precisa de visto?
Entre no site se:
– saber se voce, de acordo com sua cidadania, seu pais de origem, da duraçao e da motivaçao da sua estadia, necessita de um visto para entrar na Italia.
– verificar a documentaçao necessària para solicitar o visto que lhe interessa.

entre outras cositas mais que estao escritas na pagina principal e que nao vem ao caso para este post.

Agora, caros leitores, voces devem clicar exatamente na frase Lei ha bisogno del visto? Se abrirà a pàgina abaixo:

1 – Do lado esquerdo (Nazionalità) voce deve escolher Brasile e do lado direito (Residenza) voce deve escolher também Brasile.

Nota: Caso voce viva no exterior, è necessàrio saber sua condiçao de residente – se tiver um visto por tempo determinado, nao caracteriza residencia e portanto voce deve escolher do lado direito a opçao Brasile. Se, por outro lado, voce for detentor de um visto por tempo indeterminado, como o Green Card americano, neste caso voce deve inserir o pais de sua residencia no lado direito.

2 – Em seguida, voce deve escolher a opçao oltre i 90 giorni

3 – Agora voce deve escolher o tipo de visto que pretende saber maiores informaçoes. Vamos utilizar como exemplo o visto de trabalho subordinado, escolhendo a opçao lavoro subordinato e clicando em Conferma.

Aparece entao as instruçoes sobre este tipo de visto, vejamos a imagem abaixo:

No alto, està escrito: Documentos necessàrios para o visto de TRABALHO SUBORDINADO

No quadro seguinte (em azul) estao listados apenas as categorias as quais è possivel solicitar este visto, divididos em tres areas, segue algumas profissioes elencadas:

1 – empregada domèstica, trabalhadores altamente qualificados, dirigentes, professores universitàrios, enfermeiros;

2 – trabalhadores no serviço maritimo, incluindo aqueles chamados a embarcar em navios de cruzeiro;

3 – jornalistas correspondente ou emissores de radio-televisao estrangeira

E abaixo de cada categoria, os documentos necessàrios, juntamente com o link do formulàrio a ser preenchido.

Na sessao seguinte Dove richiedere il Visto estao listados todos os consulados italianos no Brasil onde è possivel solicitar o visto – lembrando que somente consulados-gerais sao idoneos para este fim, consulados honoràrios ou de segunda categoria nao tem poder para emitir quaisquer tipos de visto.

E por fim, na sessao I costi del visto sono è possivel verificar o custo, que neste caso pode ser 60 ou 105 euros, dependendo do tempo de duraçao do mesmo

E’ isso queridos leitores, espero ter desburocratizado este monstro que se chama visto e que a partir de agora voces finalmente consigam entender o que è necessàrio para cada tipo de visto, onde solicitar, quais os documentos necessàrios e quanto custa!!!

Um forte abraço a todos e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *