Diferenças Culturais Entre Brasil e Itália – Banho e Bidê

Estava respondendo uma pergunta que me fizeram recentemente, e achei bacana trazer a resposta pra cá.

Falando sobre diferenças culturais entre o Brasil e a Itália surgiu o assunto banho – e que realmente alguns italianos costumam fugir: tanto do assunto quanto do ato em si (claro que sem generalizar 😉 )

Vejamos:

Alguns italianos que conheci durante estes anos todos, tomam 1 (UM) banho por semana.

Quer dizer, estou falando “banho” como conhecemos no Brasil – de corpo inteiro.

Nos outros dias da semana utiliza-se o famoso bidê (bidet).

Antes de continuar, vejamos o que diz a Wikipedia sobre isso:

“In Europa il bidè è utilizzato non solo per il lavaggio intimo personale, in aggiunta alla carta igienica, ma anche per un lavaggio supplementare e opzionale, o per un’igiene corporale giornaliera“.

Isso mesmo que vocês entenderam – para muitas pessoas, o bidê é usado pra higiene diária, dispensando-se assim o chuveiro.

Bom, por aqui existem dois tipos de bidê: o que tem ducha e o que não tem.

Aquele que tem ducha é obvio: utiliza-se a ducha para fazer a higienização das “partes íntimas”.

 

O outro bidê que não tem ducha (arghhhhh!) utiliza-se assim: você o enche de água, e aproveita a “piscina” para lavar as suas coisas.

Isso é o que chamamos de “banho tcheco” 😉

Depois da lavagem escoa-se a agua já com as partes limpas (ou não) rsrsrs


O uso do bidê é algo extremamente normal na Itália.

Cansei de ouvir amigos italianos contando que foram fazer turismo em outros países e ficaram chocados ao saber que as pessoas – após fazer suas necessidades – não faziam uso do mesmo.

Agora, fiquei com uma baita dúvida:

– Será que realmente muitos italianos usam o bidet no lugar do chuveiro, ou sou eu que tenho muitos amigos nascidos aqui que são um tanto quanto exóticos?

Se você mora na Itália e convive com italianos, deixe abaixo o seu comentário 😉

24 Comentários


  1. Querido, voce estate completamente enganado. Sou brasileira e moro na Italia à 40 anos, portanto posso dizer de conhece-los muito bem. O assunto Bidet esta muito mal esclarecido. Ele deve ser visto em relação à lavagem das partes intimas após o uso do vaso sanitario, seja o numero uno que o dois e não tem nada a ver com as duchas ou banho quotidiano que os italianos usam fazer religiosamente e, em muitos casos ate duas duchas por dia. E assim fica explicado.

    Responder

  2. Não são apenas os italianos que cultivam o hábito de apenas um banho semanal, como também as italianas! Trabalhei em empresas italianas e tanto na Itália quanto no Brasil, depois da 3a feira e no calor do verão era impossível ficar ao lado e na mesma sala com eles, sem ar condicionado e “Bom Ar”!!

    Responder

  3. Bom, o italiano aqui em casa toma banho todo dia rs mas também usa o bide (assim como eu) para higienização das partes intimas depois do número 2 kkk. Segundo a minha teoria, o mal cheiro é devido da falta de hábito de colocar a roupa para lavar depois do uso. Eles usam diversas vezes sem o uso desodorante e esquecem que mesmo embaixo de um casaco nos transpiramos. E parece que não sentem o mal cheiro rs

    Responder

  4. Fabio, nossos amigos italianos nunca comentaram sobre o banho mas sempre acreditamos que a doccia (banho de chuveiro) nao rola todo dia por conta do cheiro. Mesmo pessoas bem vestidas e arrumadas cheiram “forte”. Claro que nao é unanime mas é bastante gente

    Responder

  5. Diferenças culturais… Rsrs

    Uma vez estava em uma festa de aniversário infantil que foi até tarde pois tinha o jogo Itália X Alemanha e as crianças correram o dia todo no sol, até que chegou a hora de dormir colocaram o pijama e pronto, fiquei me perguntando gente como consegue dormir sem ao menos um banhozinho😂

    Responder

  6. AHAHAHAHHAH Fabio, que demais! Estou morando na italia e resolvi procurar no google: porque os italianos nao tomam banho ahahahah porque cara, eles fedem um cecê que vou te contar viu. Mas agora depois desse post ja entendi tudo o porque fedem cecê, lavar o braço soh 1x por semana. kkkkkkk deus me livre #amobrasileiros

    Responder

    1. Kkkkkkk, eu vivi no Japão, imagina você tomar banho na banheira depois que dez pessoas já usaram, foi dose


  7. Fabio, esta série de posts “Diferenças Culturais Brasil x Itália” é demais! Principalmente, para aqueles que pretendem mudar-se definitivamente para o “Bel Paese” (como eu).

    Já me sinto até um pouquinho mais italiano! rs

    Responder

  8. Fábio.

    Você perde grande tempo respondendo a esses dois brasileiros infelizes. Sua matéria, como sempre, é de extremo humor e muito boa!!! Concordo com você, e acrescento minha opinião de que os italianos são fedidos e que acredito realmente que não tomem banho mesmo. E isso não diminui a estima que tenho por esse povo!!! Porque, por outro lado, possuem infinitas qualidades.

    Apenas me digam qual o povo que está próximo da perfeição?

    Fique tranquilo meu amigo, você não fez nada de errado em seu post e apoiamos você.

    Um beijo grande!

    Responder

  9. Olá Pessoal!!

    Bom…eu já trabelhei na casa de uma família na Itália e eles realmente não tinham o hábito de tomar banho (doccia)todos os dias, o normal para eles era sim usar o bidè.

    Beijinhos!!

    Responder

  10. Ola Aline tudo bem?

    Quando eu escrevi “Os italianos, de maneira geral, tomam 1 banho por semana” è palese que nao generalizei.

    Ok, poderia ter escrito “Muitos italianos, em geral, tomam um banho..:” porém sei bem que a forma com que eu escrevia em 2007 è muito diferente da forma como escrevo hoje.

    Uma outra consideraçao que acho importantissima para esta discussao e aproveito para criar um ‘paragone’: se eu visito um site / blog e leio algo como “todo brasileiro è burro e imbecil porque votou no Tiririca ou colocou Michel Telò nas paradas de sucesso, eu sequer levo em consideraçao, por um simples motivo: nao me sinto chamado em causa.

    Como ambos os lados (sic) jà expuseram suas idéias e deixaram claro suas opinioes, posso decretar o assunto por encerrado e desejo a todos uma òtima semana!!!

    Responder

  11. olá Fábio , gosto muito do seu blog e me divirto muito suas histórias , bem Fábio realmente acho que essa sua visão é um pouco equivocada, pois você julgou uma nação inteira baseando-se em dois indivíduos, em toda parte do mundo existem pessoas limpas e porquinhas , inclusive aqui no Brasil , eu conheço várias pessoas que não tomam banho todos os dias, então acho que você poderia se retratar no mínimo e admitir seu erro, bem posso dizer que o “italiano tá ligado” é um legítimo italiano pois o conheço pessoalmente e eu mesma ensinei algumas gírias para ele, garanto que não se trata de nenhum brasileiro sem ter o que fazer mas e um rapaz que ficou verdadeiramente chateado com tal opinião, ah! ele escreve bem porque é muito inteligente mesmo viu! beijos até mais

    Responder

  12. Eu não critiquei ninguém. Eu só disse a realidade, a verdade sobre os italianos, ou seja, que é uma grande mentira que tomamos banho só uma vez por semana. E se a senhora acha que usar uma expressão brasileira, que você define e opina ser usada por “ladrão” significa faltar de respeito e não ter conteúdo, deve ser mesmo que a senhora não deve ter lido nada mais além da ponta do próprio nariz! Uai é só uai só…isso também significa que sou mineiro? Ocê tá bem longe fia! Eu sou italiano e não tenho motivo nenhum de mentir. Só contei a verdade para as pessoas que, como você, ainda acreditam nas lendas!
    Como já disse no primeiro post, amo o Brasil, e mesmo com mil problemas, não ando criticando e inventando bobagens sobre o vosso país. Pronto!
    Se cuida também e tenha um dia abençoado. Tchau

    Responder

  13. Ainda não conheci nenhum italiano que fala linguagem de ladrão e muito menos que diz “uai”. Você pode opinar o que você quiser, mas LEIA e ENTENDA antes de criticar e por favor tenha conteúdo. Respeite as opiniões e se não gostar,
    procure outro site para perturbar.

    Saga não dá corda para um ser deste…nem mentir ele sabe.

    Se cuida,
    Patricia Turdo

    Responder

  14. Oi, bom dia Fábio. Me desculpa se pensei que você tivesse deletado os comentarios e também pela “ironica falta de educação” de ter usado a expressão da malandragem “tá ligado?”. Parece que você tá esquecendo de onde vem, da ironia e do gosto de sorrir. Pois é, pelo pouco que sei, nem todos que falam estas gírias são malandros ou mau educados.
    Continuando e resumindo, a mensagem que você passou e está continuando passar com o seu texto é a seguinte: <<...muito interessante saber disso, pois aparentemente são cheirosos...de perfume!>> Aliás, que o povo italiano é nojento! Este foi um comentario que escreveram lá em cima. Então você acha que as pessoas perceberam que aquila foi a sua experiência…ou pensam que todo italiano é daquele jeito e não toma banho???
    Se posso comparar o seu site, com os outros que já vi, que falam besteiras sobre a Italia, posso dizer que o seu site(blog) é muito muito bom; tem coisas bem interessantes também, inteligentes e engraçadas. Você ajuda de verdade nesta área! Mas achei de mau gosto este texto: sem sentido e cheio de mentiras. Pois você deveria ter falado da sua experiência pessoal e não que “os italiano tomam um banho por semana”. Uai, até parece que seja verdade né?
    Continuando: eu fiz ironia sobre o assunto de limpar o chão, mas parece que você não percebeu não, falou? (agora não venha me dizer também que sou malandro, porque escrevi “FALOU” rsrs).

    Você disse também de ter o GRANDE privilégio de conhecer as duas realidades…mas quem te disse que eu não as conheça também?!
    Como se diz na Italia: “ti sei perso in un bicchier d’acqua…ou seja…se perdeu num copo d’agua!

    Aceite também os pensamentos alheios diferentes dos seus. Pode ser sintoma que você é sábio de verdade. Ciao.

    P.S. Pela senhora Maria Ortiz, “o tal esse cara” é mais italiano do que a senhora”.
    Tenha um ótimo dia!

    Responder

  15. Oi, bom dia Fábio. Me desculpa se pensei que você tivesse deletado os comentarios e também pela “ironica falta de educação” de ter usado a expressão da malandragem “tá ligado?”. Parece que você tá esquecendo de onde vem, da ironia e do gosto de sorrir. Pois é, pelo pouco que sei, nem todos que falam estas gírias são malandros ou mau educados.
    Continuando e resumindo, a mensagem que você passou e está continuando passar com o seu texto é a seguinte: <<...muito interessante saber disso, pois aparentemente são cheirosos...de perfume!>> Aliás, que o povo italiano é nojento! Este foi um comentario que escreveram lá em cima. Então você acha que as pessoas perceberam que aquila foi a sua experiência…ou pensam que todo italiano é daquele jeito e não toma banho???
    Se posso comparar o seu site, com os outros que já vi, que falam besteiras sobre a Italia, posso dizer queseu site é muito muito bom; tem coisas bem interessantes também, inteligentes e engraçadas. Você ajuda de verdade nesta área! Mas achei de mau gosto este texto: sem sentido e cheio de mentiras. Pois você deveria ter falado da sua experiência pessoal e não que “os italiano tomam um banho por semana”. Uai, até parece que seja verdade né?
    Continuando: eu fiz ironia sobre o assunto de limpar o chão, mas parece que você não percebeu não, falou? (agora não venha me dizer também que sou malandro, porque escrevi “FALOU” rsrs).

    Você disse também de ter o GRANDE privilégio de conhecer as duas realidades…mas quem te disse que eu não as conheça também?!
    Como se diz na Italia: <>…ou seja…se perdeu num copo d’agua!

    Aceite também os pensamentos alheios diferentes dos seus. Pode ser sintoma que você é sábio de verdade. Ciao.

    P.S. Pela senhora Maria Ortiz, “o tal esse cara” é mais italiano do que a senhora”.
    Tenha um ótimo dia!

    Responder

  16. Prezado “Italiano”

    Antes de mais nada, nao fui eu quem apagou seus posts, mas sim o pròprio Google que os considerou como ‘spam’. Felizmente eu fui limpar os spams hoje e restaurei este aqui, atè para dizer que:

    agora sim, estou apagando seu post definitivamente, nao por voce descordar daquilo que eu escrevi – pelo contràrio, adoro uma boa discussao – mas pela completa falta de conteùdo da sua critica.

    Alias, nao vou deletar nao, vou atè colocar em evidencia este post, atè para que outras pessoas possam ler o que voce escreve, que eu resumo:

    Italiano que fala “tà ligado” è porque acha que os brasileiros consideram isso bacana, legal. Nao, caro ‘italiano’ nao è legal, da onde eu venho isso è coisa de malandro, ladrao. Pessoas educadas nao dizem ‘tà ligado’…

    Dizer que eu tenho o cèrebro fechado ou pequeno porque mesmo? Porque utilizei a frase que os italianos tomam um banho por semana e nos outros dias apenas utiizam o bide? Ora, ora caro ‘italiano’ se fosse me conhecesse saberia muito bem que eu sò escrevo aquilo que experimentei, que conheci e nao comento sobre aquilo que eu ‘acho’. Antes de escrever isso (embora hà muuuito tempo que eu tenha escrito) naquele momento eu MORAVA com italianos, e sim, eles sò tomavam um banho por semana. Voce teria sido muito mais inteligente se viesse aqui colocar o seu ponto de vista, com respeito e nao faltando com ele, quando diz que para ‘nòs brasileiros, tomar banho è tambèm momento de limpar o chao’. Generalizar atè alguns paragrafos atràs nao era sinal de estupidez? De ignorancia?

    Pra finalizar, eu tenho o grande privilégio de ser brasileiro E italiano, portanto posso falar das duas realidades, pois conheço as duas. Nao gostou? Simples, da mesma forma que voce pode trocar de canal na sua TV, nao precisa dar audiencia para a Minha Saga, vivemos muito bem atè hoje sem sua presença e, com todo respeito, nao sentiremos nenhuma falta!

    Ciao, ciao, ciao… e arrivederci!!!

    Responder

  17. Oi. Sou italiano e moro na Sardenha, conhece? Nunca fui no Brasil e amo cada coisa do Brasil, também as coisas ruíns, mas não ando falando mentiras e besteiras sobre o seu povo. Por isso que tem uma diferença entre eu e você…entre nós né…eu não falo por meio de lendas metropolitanas ou por ouvido falar. Gosto de me documentar antes de falar algo sobre um assunto, tá ligado? Moro numa cidade bem pequena da Sardenha, mas com certeza você não teve a sorte de conhecer nem uma esquina da minha ilha…aqui a maioria das pessoas gostam de tomar banho (e digo banho no corpo inteiro, além de lavar as partes intimas no bidet. Uma cidade,uma ilha,um povo, uma nação onde as pessoas com certeza cheiram mais da sua boca e do seu pobre cerebro(é ironico). Já tinha ouvido esta lenda que os italianos tomam banho só uma vez por semana…será verdade? Ou será que voce conhece só pessoas que fedem ou que não tomam banho? Eu por exemplo tomo 2 banhos por dia ou pode ser até mais, isso significa que sao 14 banhos por semana (no inverno)…e no verão chego a tomar uns 3 ou talvez 4 banhos por dia. Nossaaa, serà que sou diferente dos italianos ou você está demonstrando de ter um cerebro muito pequeno e fechado? Com certeza, pelas coisas que você escreve sobre outro assunto, da limpeza da casa, pra vocês brasileiros “tomar banho” é considerado também o momento de limpar o chão né? De tanta agua que vocês botam no chão devem mesmo tomar banho deste jeito. Rsrs. Não tenho outro pra dizer…só que eu amo o Brasil e nunca falo bobagens sobre o seu país!
    P.S. Se você vai deletar outra vez este post, eu vou botar esta mensagem no seu mural da sua página no facebook “Minha Saga”, traduzi-lo em italiano e outras línguas e relatar este site. Tá bom? Você é cidadão italiano…pense antes de escrever mentiras!

    Responder

  18. Aqui no apt onde moro tem bidê só que é daquele que parece chafariz que lança a agua pra cima! isso pode ser considerado ducha? hehheSe quiser posso mandar uma foto pra sua coleção! lolÀ propósito nunca tentei usar…. acho schifo!abbraccio MaBergamaschi

    Responder

  19. NOSSAAAAAAAAAAA adorei teu blog, escreva mais sobre as diferenças, muito interessante saber disso, pois aparentemente são cheirosos…de perfume….bainho que é bom, só um vero brasileirinho!

    Responder

  20. Que luxo isso. Eu mesmo na praia so tomo banho de mar e ta bom, vou me sentir em casa na Italia.

    Responder

  21. aqui em casa tem ducha!! graças a Deus!! hahahaFabio, meus parabens pelo blog, sempre demais!! :)Auguri!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *