Festa della Repubblica Italiana

Muitos não sabem, mas o dia 2 de junho – dia da Repubblica Italiana – é a data mais importante do calendário de feriados civis aqui na Itália

Nos dias 2 e 3 de junho de 1946 os italianos foram as urnas e escolheram como nova forma de governo a república, dando adeus a então monarquia.

O resultado foi surpreendente:

  • 54,3% a favor da república
  • 45,7% a favor da manutenção da monarquia.

Assim votou a Italia na primavera de 1946:

Di Mai-Sachme of the original, translation by Gigillo83 - derivative work based on:File:Italian referendum 1946 support for republic.svg by Mai-Sachme, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20059438
Crédito da imagem: Mai-Sachme [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Na imagem acima, podemos observar claramente que a posição do sul da Italia era favorável à monarquia, enquanto o norte do país foi amplamente favorável à implantação da república.

As causas desta divisão entre os poderes deu-se porque o norte da Italia vinha de quase dois anos de ocupação alemã e de lutas partigianas contra o fascismo.

OS “PARTIGIANI”

As forças partigianas eram, em sua grande maioria formadas por integrantes dos partidos comunista e socialista – abertamente republicanos.

Uma excelente página para entender e conhecer mais a história dos nossos heróis partigiani é o site da ANPI – Associazione Nazionale Partigiani d’Italia que pode ser acessada clicando aqui.

As consequências do referendum foram imediatas: não reconhecendo a validade do mesmo e refutando-se aos resultados,  o rei Umberto di Savoia deixou imediatamente a Italia, partindo para Cascais, em Portugal.

O NASCIMENTO DA CONSTITUIÇÃO ITALIANA

Repubblica Italiana
Foto de um dos exemplares originais da constituição italiana

Contemporaneamente ao referendum foi eleita a Assembléia Constituinte, com o objetivo de redigir a Constituição da Repubblica Italiana que foi aprovada no dia 22 de dezembro de 1947, publicada no Diario Oficial no dia 27 de dezembro de 1947 e entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 1948.

Para conhecer a Constituição Italiana clique aqui.

Para baixar a Constituição Italiana (formato .pdf) clique aqui.

Em muitas cidades italianas são organizadas paradas e festejos, incluindo o memorável vôo da Frecce Tricolore (versão italiana da esquadrilha da fumaça):

freccie tricolore

 

Portanto hoje é um dia em que todos nós cidadãos italianos devemos comemorar o nascimento da nossa Repubblica.

Para terminar este artigo, deixando-os com o peito explodindo de emoção e orgulho das nossas origens, reproduzo abaixo um vídeo que nos conta exatamente a euforia daquele momento, que mudou completamente a história da nossa nação italiana, assistam:

Um grande abraço a todos e VIVA LA REPUBBLICA!

11 Comentários


  1. Ola, Fabio! Por gentileza, gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Tenho dois sobrinhos menores (um de 15 que é filho de meu irmão do meio mas que meus pais criam e uma de 17 anos filha de meu irmão mais velho já falecido). Eu e meu pai vamos entrar com nosso pedido na Itália (o italiano é meu bisavô, avô de meu pai). A dúvida é: meus pais tendo a guarda deles é possível anexar o pedido como “filhos menores” no processo do meu pai?
    P.S.: Sabe algo relevante para alguém que fará o processo em Forli? (não custa perguntar…rs…)
    Muito obrigada!
    Carolina

    Responder

    1. Olá Carolina, infelizmente não, pois ter a guarda não quer dizer que o detentor da guarda se torna genitor da criança


    2. Muito obrigada pela gentileza! 🙂


  2. Fabio, obrigado pelo material. Excelente para termos mais conhecimento a respeito da Italia, pois se tornar cidadão deste país não é apenas obter o passaporte, mas sim conhecer sua história, nossos direitos e obrigações. Esta tb é a importância de seu Blog. Parabéns!

    Responder

  3. Ainda que não seja oficialmente italiana, pois estou no ínicio do processo de cidadania, em meu sangue, minha mente e meu coração a Itália é o meu amor!!! Grazie Mille per post.

    Responder

  4. A minha paixão é conhecer Veneza…
    Isso faz parte dos meus planos de vida. Desde que meu pai falava de sua terra sinto essa necessidade de um dia estar lá!

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *