Minha Volta para o Brasil | Explicações Gerais

Olha eu aqui para falar finalmente sobre a minha volta ao Brasil depois de ter vivido por 13 anos no exterior.

Estou escrevendo este artigo diretamente da linda e amada cidade de Beagá, nas Minas Gerais

Volta para o Brasil
Essa é a imagem da minha janela aqui em Belo Horizonte!

Cosaaaaaaaaa?

Fabio do céu, como assim?

Todo mundo querendo sair do Brasil e você voltando?

Muita calma nessa hora, vou explicar com detalhes o que está acontecendo 🙂

Antes de continuar, quero deixar aqui registrado o quanto eu estou me divertindo com a quantidade de mensagens que eu recebo de pessoas que, quando descobrem que eu estou no Brasil, ficam chocadas!

Mais engraçado são aquelas que sequer sabem que eu nem na Itália estava morando, conforme expliquei neste vídeo em 2018 🙂

A DECISÃO DE VOLTAR AO BRASIL

Como muitos que me acompanham, eu comecei a namorar a Luciana em 2009 e tivemos 3 filhos: o Leo, a Lisa e a Mia, veja que lindos:

Volta para o Brasil
Leo
Volta para o Brasil
Lisa

Porém, no final de 2019 eu percebi que não estava mais feliz morando no Reino Unido.

E é engraçado falar sobre isso, pois normalmente neste ponto da conversa as pessoas perguntam sobre o lugar.

Explico: quando eu falo que não estava mais feliz morando em Liverpool, quase sempre a pergunta que vem a seguir é:

Mas o que aconteceu? A cidade não era legal? O pessoal de lá não era bacana?

Quase nunca a pergunta é:

Por que você não estava feliz lá?

Consegue perceber a diferença?

Não era sobre o lugar! Era sobre como eu me sentia por lá…

E me bateu uma vontade enorme de voltar pra Itália!

Conversei com a Luciana e depois de muito papo, decidimos que a melhor coisa seria terminar o nosso relacionamento

Os motivos e as nossas conversas não serão reveladas aqui, se quiser saber sobre fofoca está no lugar errado, procura o site do Fuxico 😉

Posso apenas dizer que continuamos bons amigos – coisa que eu sinceramente jamais acreditei ser possível.

Mas o fato é: quando duas pessoas são maduras e sabem a importância do respeito, até mesmo o término de um relacionamento pode ser tranquilo e respeitoso.

Ela continua feliz da vida morando em Liverpool, e eu vou voltar pra minha querida Itália.

CALMA FABIO, O QUE BELO HORIZONTE TEM A VER COM VOLTAR PRA ITÁLIA?

Calma cocada, vou explicar!

Nos últimos anos eu comecei a frequentar vários grupos no Brasil, principalmente grupos de empreendedores.

Isso fez com que eu percebesse que eu tinha muitas lacunas por ter sempre tido as minhas empresas no exterior.

Um exemplo prático: quando eu trabalhava apenas com consultoria presencial e buscas de documentos, não era um problema receber em euros, diretamente na Itália.

O problema começou quando eu expandi os meus negócios, especialmente no que diz respeito aos produtos e serviços digitais.

Se você é das antigas, sabe muito bem o que eu estou falando!

Provavelmente você já tentou comprar algum produto ou serviço da nossa empresa e, caso não tinha um cartão de crédito internacional, simplesmente não conseguiu comprar!

Isso é uma das limitações das empresas no exterior: a gente só consegue receber de quem tem cartão de crédito internacional, pois nossas contas bancárias estão também no exterior.

Sem contar que é impossível ter outros serviços como parcelamento no cartão, recebimento por boleto bancário, e tantos outros serviços tão comuns no Brasil.

Então vir ao Brasil foi também uma decisão estratégica de negócios: no início de 2020 eu finalmente abri a minha empresa aqui no Brasil.

Por causa disso hoje posso usufruir desta gama imensa de serviços para ajudar e servir ainda melhor a minha comunidade de italianos nascidos no exterior!

DE SÃO PAULO PARA BELO HORIZONTE

Outra decisão – também estratégica – foi virar o Brasil de cabo a rabo, levando informação sobre o reconhecimento da cidadania italiana.

A ideia inicial – pré pandemia – era permanecer cerca de dois meses em cada região do país, fazendo encontros, palestras, e tudo mais relacionado que pudesse ajudar o pessoal a entender cada vez mais sobre o mundo da cidadania italiana.

Mas como você bem sabe, tivemos que adiar essa parte 🙁

Eu já tinha alguns compromissos e eventos em SP em março e abril deste ano, e por isso já cheguei diretamente do Reino Unido por lá.

Aproveitando também para rever a minha família, pois tanto minha mãe, meus irmãos e minhas filhas moram em São Paulo.

Porém, depois de pouco mais de dois meses na cidade, vendo ela se transformar na “Lombardia brasileira” pela quantidade absurda dos casos de Covid-19 eu comecei a procurar outros locais do Brasil para sair daquela bagunça toda!

Estava em dúvidas entre Belo Horizonte e Florianópolis.

E antes que você me xingue, lembre-se: estamos em plena pandemia!

Logo, se você torceu o nariz por eu ter escolhido BH ao invés de Florianópolis, de nada adiantaria estar na frente de um mar maravilhoso sem sequer poder “molhar o pezinho” na praia.

E, para meu espanto, enquanto SP estava com milhares de casos e mortes, descobri que Belo Horizonte tinha poucos casos e poucas mortes relacionadas ao maledetto coronavírus.

E outro fator que influenciou a escolha: o custo de vida em BH é inferior ao custo de vida em Floripa.

E por este motivo, escolhi essa cidade que eu já conhecia e que já era apaixonado por este povo fofo e cordial 🙂

E A ITÁLIA?

Bom, a ideia é terminar este ano de 2020 no Brasil e voltar para meu lindo país já no início de 2021.

E eu realmente espero que consiga realizar os projetos que eu preparei durante essa minha temporada aqui no Brasil, principalmente a parte das viagens 🙂

Mas independente do que acontecer aqui no Brasil, já tomei outra decisão que eu acho que você vai adorar!

Quando chegar na Itália, pretendo fazer por lá a mesma coisa que pretendo fazer aqui, ou seja, permanecer dois ou três meses em cada cidade.

Quero te mostrar todos os contrastes e belezas que o nosso país tem, sempre com aquele meu olhar que você já se acostumou a ver por aqui.

CONCLUSÃO

Finalmente consegui um tempinho para vir aqui e contar pra você todas estas mudanças que estão acontecendo na minha vida.

A propósito: como me fez falta vir aqui prosear contigo, realmente esta é uma das atividades que eu mais amo fazer.

Eu imagino que nesta nova fase, teremos muitas pessoas chegando por aqui pela primeira vez e, se este é o seu caso, te convido a maratonar os artigos por aqui.

Uma dica útil é escolher ali do lado direito, na sessão “Categorias” o tipo de assunto que te interessa.

E se não souber por onde começar, comece pelas Dicas de Pobre, que é sempre uma boa pedida e fez muito sucesso nestes anos todos 🙂

Um enorme abraço e deixe um comentário aqui embaixo dizendo em qual ano você começou a me acompanhar aqui pelo blog, vou adorar saber!

47 Comentários


  1. Oi Fabio, só estou lendo agora, a essa altura vc já deve estar na Itália novamente… gostei de saber que vc não abriu mão de ser feliz, isso é o mais importante … parabéns, sucesso e felicidades sempre, obrigada por compartilhar sua história

    Responder

  2. Boa tarde Fábio. Fiquei surpresa, mas não muito, com tua separação…😄😄no fundo eu já sabia…porque te sigo desde o tempo do Orkut…e pelo jeito de vc “falar” senti que tinha se separado..😄😄. Enfim, desejo que vc seja cada dia mais feliz! E a Lu também! Sempre gostei da Itália, porém não consegui realizar meu sonho do reconhecimento de minha cidadania…😧…mas ao ler teus artigos, fiquei mais apaixonada ainda pelo país querido! Um abração. Sou de SP.

    Responder

    1. Ciao Fábio
      Eu te acompanho desde janeiro 2016
      e tem sido muito bom!
      Seja próspero em teu caminho e Deus te abençoe


  3. Fabioooo nossa que super mudança!
    Quando estiver aqui na Itália e estiver em Bergamo, quero te conhecer ao vivo e bater um papo contigo ok?! Bjao e Como dizem aqui: in boca al lupo! 😉😘

    Responder

  4. Bom dia Fábio! Não sabia que vc estava pelo Br, boa sacada essa da empresa, vai ajudar muitas pessoas. Olha, quando quiser vir a Floripa por uns dias vivo aqui, e estamos molhando os pés no mar viu? 😉
    Está convidado por mim a vir aqui em casa se quiser passar um final de semana prolongado e tranquilo, tenho uma cabaninha de hóspedes perto da praia e seria um prazer te receber aqui, prometo não fazer perguntas hehehe!
    Quando quiser só avisar uns dias antes, vc tem meu email pois cadastrei para poder comentar. Beijocas! Cris

    Responder

  5. Bom dia, então já acompanho sua saga desde 2008, quando retornei apos dois anos morando na Irlanda, sempre procurando documentos devagar mas sem nunca deixar de pensar em reconhecer cidadania minha esposa… Mas consegui reunir todos os documentos e retifícalos graças a sua ajuda no blog encontramos certidão de nascita, enviei documentos em janeiro consulado Brasilia pois moro próximo a Goiânia…Mas aqui no Brasil e dificil nem numero da espera recibi devido covid 19… Tenho uma duvida sobre um documento e minha preparação para 2021 na Italia se possivel;

    Responder

  6. Fábio, quando estiver na Itália, se passar por Modena/Bologna, eu e minha esposa moramos perto há dois anos. Seu blog me ajudou muito nesse processo. Também sou empreendedor digital, especialista em produtos digitais e marketing de conteúdo, portanto, se quiser conversar sobre, será um prazer recebe-lo aqui.

    Responder

  7. Caro Fabio, Mamma Carlae e eu te conhecemos há muito tempo. Sabemos de suas lutas e de alguns perrengues. Tudo o que desejamos é que vc sempre seja muito feliz. Grande abraço.

    Responder

  8. Olá Fábio, “te conheço tem uns 3 dias” e de repente descubro que está morando na minha amada BH??? Muito obrigada por todos os seus vídeos do YouTube, SagaBook e blog. Estão sendo maravilhosos para mim, que inicio agora minha saga para reconhecimento da cidadania italiana.
    Estou procurando um contato direto com vc para ver sobre assessoria na Italia, pois os nomes que vc tem indicados aqui no blog estão riscados…
    Te desejo todo o sucesso do mundo aí em BH, e se precisar de alguma coisa aí me diga que o ajudarei no que for preciso (apesar de estar um pouquinho distante, moro em Brasília, minha família e amigos estão todos aí).
    Ahh… notícia super importante: Minas está testando uma vacina feita à base de queijo. Funcionou em 50% dos doentes, o queijo é meia-cura!
    kkkkk
    Grande abraço e Deus o abençoe!!
    ps – cuidado com os barzinhos aí… o coronga tá de olho neles….

    Responder

  9. Fábio Bello! Desejamos que vc supere todo esse processo de separação que não é nada fácil. Resignique tudo que for preciso e continue trilhando esse caminho tão lindo que nos ajuda de forma tão positiva. Graças à você adquirimos muitos conhecimentos. Este momento de quarentena é de certa forma reflexiva e através das suas lives nunca está sozinho. Suas filhas são lindas e devem estar te dando todo amor que necessita. E aquela pequena parte que está frágil que Deus te coloque sem seu colo e te dê mais amor ainda. Meditação e hipnose são mágicos. Gratidão por tudo. Desejamos paz, saúde, amor e prosperidade. E que seu desejo mais íntimo seja realizado.
    Gracielle e Gustavo Malvestio

    Responder

  10. Olá Fábio,

    Que legal, vc escolheu a cidade que eu amo, apesar de ser paulista. Vou regularmente para BH desde 1982, e até me casei em BH com uma moça que morava ai, mas ela é de Seven Lakes, aí pertin !!

    Bela escolha viver por um tempo ai. Gosto de Floripa tb, mas BH é uma das minhas paixões.

    Seus conselhos me auxiliaram muito na obtenção da minha cidadania em 2019. Muito obrigado !!

    Temos planos de nos mudar para Itália em breve, mas depende de várias coisas acontecerem antes.

    Com certeza, se a pandemia der uma folga em dez agora estarei em BH, marcaremos um café e/ou breja.

    Abs

    Responder

  11. Oi Fábio! Nossa! Quantas mudanças!! Desejo-lhe felicidades nesta nova fase de sua vida!! Sucesso!! Acompanho o seu blog desde 2015, quando comecei a estudar o processo de cidadania italiana. Hoje, já tenho a minha e a da minha esposa, por naturalização. Você, com as suas informações, me ajudou muito nos processos. Agradeço muito. Abraço!

    Responder

  12. Nossa Fabio!! a vida da muitas voltas mesmo né! e ainda mais essa pandemia que revirou a vida de todos!! eu fiz minha cidadania ano passado, estudei muito todos os seus videos, fui te conhecer la na Padaria de Sorocaba pq adoro o seu trabalho, me programei, mais como era a primeira vez que sairia do Brasil preferi pagar assessoria… mais com a visão de hoje sei que conseguiria fazer sozinha com ctz! meus 2 meses de Itália foram perfeitos! e meu processo acabou tão rápido que eu realmente não sabia se tentava ficar ou ia morar em Dublin pois precisaria de mais dinheiro para ficar ate arranjar casa trabalho… não arranjei nem casa e com o dinheiro acabando fui para Dublin ….e me mantive la ate inicio da pandemia, mais não me apaixonei pela cidade, pelo clima, e estava determinada a levantar dinheiro e voltar p Italia!! e agora por causa da pandemia e com receio de deixar minha mãe só nesse momento resolvi voltar ao Brasil! agora ate 2022 sei que vou em definitivo morar na Italia !!! Eu te agradeço muito pois voltei a sonhar, fazer planos com a minha cidadania italiana, eu ja tenho 40 anos e no Brasil sabemos que idade é sim um problema!! Quero retomar meus estudos sobre cidadania (na ECI aprender a fazer busca) e quero ir tentar trabalhar com isso…amo ajudar as pessoas, pesquisar antenato, conversar sobre isso, ja ajudo amigos a montar o processo, pesquisar o antenato e isso me da muito prazer! e legal se posso fazer disso uma profissão! Sempre te recomendo a todos que me perguntam “por onde posso começar” você realmente mudou minha vida gratuitamente e eu espero poder retribuir a tantos que tem o mesmo sonho!! obrigada e bem vindo a nosso país do coração!

    Responder

  13. Oi Fábio,
    Bah tche nem sei.. acredito que por volta de 2013 ou 2014.. por ai.. hehe. O que me chamou a atenção e foi comprovado com todos estes anos que te sigo é a tua disposição em compartilhar o conhecimento TOTAL, não ficar retendo informações etc.. Sempre agi assim em minha área de trabalho também, e sei bem que as pessoas (no geral) desconfiam muito pois não estão acostumadas com Honestidade e AJUDA descomprometida, simplesmente porque queremos dividir conhecimento. Enfim, MARAVILHOSO tudo sempre. Infelizmente adiei minha mudança para a nostra Itália, mas não saiu da meta ainda hehe.. Mas que bom que tens novos planos e projetos, isso que nos deixa sempre motivado. PARABÉNS, e siga em frente, quem sabe (estou em Sorocaba agora) em breve não terei a oportunidade de participar (sem covid) de um workshop em São Paulo não é mesmo.
    Grande abraço
    e nada mais que Gratidão (acho que expressa o sentimento de forma única, por tudo que compartilhas)

    Responder

  14. Olá, Fábio. Em 2014 uma colega de trabalho compartilhou comigo um vídeo seu e desde então te sigo e te admiro muito. Fiz parte da área VIP e tive o privilégio de ter os meus documentos analisados por você. Fiz as retificações indicadas por ti e estou aguardando ser chamado na fila do Consulado Italiano em São Paulo. No momento não tenho disponibilidade para realizar o meu processo na Itália devido ser empregado de uma grande empresa multinacional brasileira e não ter a disponibilidade de ficar fora por pelo menos 90 dias mas conquistar o reconhecimento da minha cidadania italiana é o meu maior sonho juntamente com a vontade de conhecer a Itália, o lugar onde o bisnonno nasceu e quem sabe um dia morar neste país que amo sem conhecê-lo pessoalmente. Sou seu fã e adoro o seu trabalho. Minha esposa vive discutindo (no bom sentido) comigo de tanto que vejo seus vídeos no YouTube, Instagram e tudo que você compartilha. Parabéns e muito sucesso que você merece. Que as bênçãos de Deus estejam sobre você e sua família. Un abbraccione. Arrivederci!

    Responder

  15. Ola, Fabio
    Conheci vc em 2018 quando minha filha, sobrinhos e irmã incumbiram-me de pesquisar sobre a cidadania italiana. Depois de ver videos diversos, optei por seguir vc ( já lhe falei isso) pela seriedade com a qual cuida dos nossos sonhos. Não estou arrependida pela escolha – muito pelo contrário.
    Quanto a sua vinda para o Brasil, confesso, como boa italiana, ficava me perguntando porque esta aqui a tantos meses se pode voltar para a Itália quando quiser? E achava estranho não se referir a Luciana em nenhum momento, mas separação não passou pela minha cabeça. Veja como “cuido da sua vida”… 😂
    Desejo que seja FELIZ onde quer que esteja!
    Forte abraço

    Responder

  16. Oi Barbiero 😊
    E sua saga continua hein meu amigo! É muito bom viver ao invés de somente assistir a vida. Comecei a seguir vc em 2016, por intermedio de minha cunhada q fez o reconhecimento dela sozinha sendo sua aluna na escola da cidadania. Eu e meu marido seguimos o mesmo caminho, ele fez tudo sozinho através da escola, onde inclusive vc nos atendeu sempre prontamente e muito bem todas as vezes q precisamos. Ficamos 2 anos na Itália. Nesse momento estamos morando em Frankfurt pq meu marido teve uma proposta de emprego aqui. Temos muita saudade da Itália, onde em pouco tempo fizemos grandes amigos. Minha filha é sortuda e escolheu ficar na Itália. Ela mora Roma e estuda em Sapienza. Eu, sou psicóloga mas estou fazendo meu mestrado em psicologia clínica pela Universidade de Bergamo. Enfim, vc foi parte importante na saga dos “de Faria”. Muito obrigado, e uma hora dessas nos encontramos aí por esse mundão. Abraço!

    Responder

  17. Ahhhhhhvem para SC! Tens que vir p.interior é ver a nossa Itália! Kkkk até logo

    Responder

  18. Conheci o blog em 2016 quando começamos a pesquisar sobre cidadania italiana, mas depois que enviamos a solicitação ao consulado de SP deixamos o assunto meio de lado… Esse ano decidimos correr atrás de uma maneira de ir pra Itália… tudo começou com a JEI em fevereiro… Ficamos com gostinho de “quero mais”. Aí começou a lou ura da pandemia… entramos na JEI novamente e dessa vez pegamos firme e decidimos fazer algo de concreto pra ir pra Itália assim que possível (estamos sem trabalho formal nesse momento, nos virando como podemos, mas vamos conseguir)… estamos devorando tudo relativo a Itália… suas lives, vídeos da Giulia, fazendo pesquisas no Google… enfim… uma hora sei que a história muda e estamoa prontos! Já pedimos a certidão dos nossos bisnonnos e estamos correndo atrás dos documentos brasileiros (o que mata é o custo!)… e vamos nessa, nada de desanimar… até nossos filhos já falam “quando estivermos morando na Itália…” lindos!
    Parabéns pelo canal e por suas iniciativas… somos muito gratos por toda informação que vc disponibiliza para nós!

    Responder

    1. Grazie Pri
      Adorei a parte “até nossos filhos já falam “quando estivermos morando na Itália…” lindos!”

      Pode não parecer, mas isso de projetar nossas metas futuras ajuda o Universo a conspirar a nosso favor 🙂


  19. Fabio, bom dia!
    Recomecei a pensar na cidadania italiana em janeiro deste ano 2020, e vendo inúmeros vídeos no YouTube, achei você a pessoa mais indicada para me ajudar, estou passando por uma fase difícil (R$), mas tenho investido o que posso para achar a origem de meu Antenato. Meu bisavô, italiano veio para o Brasil, em 1896, seu registro na hospedaria do imigrante e no registro de bordo está com o sobrenome errado, isso me tomou um tempo enorme, mas achei, quase que acidentalmente. Porém só diz que veio da Itália. Tirei todos os documentos de inteiro teor, que vou precisar e mais alguns para ver se tem a sua origem e não tem nada. Suponho pelo sobrenome que ele seja do norte da Itália, mas não tenho o nome dos seus pais nem a cidade/comune, isso está muito difícil. Mas assim que puder (R$) vou entrar na ECI e ver como posso resolver isso.
    Gostaria de salientar que você já me ajudou muito. Gratidão eterna.
    Arietti

    Responder

  20. Grande Fábio! Suas experiências nos mostram que não podemos ficar acomodados. Todos os dias a vida nos oferece novas oportunidades e precisamos agarrá-las. Buscar novos horizontes nos engrandece e nos fortalece ainda mais. Te acompanho desde 2016, através do meu filho que me apresentou o Sagabook e ano passado, fomos para Itália fazer nosso reconhecimento e passaporte também. Foi uma experiência maravilhosa. Te desejo sucesso e uma excelente estadia em solo brasileiro. Quando visitar Curitiba, aproveite bastante esta linda cidade, apesar do frio. 😀

    Responder

  21. Bom dia Fábio!
    A vida é cheia de surpresas e Deus sempre nós surpreende no final.
    Desejo a você e toda sua família saúde, paz e sucesso em seus projetos futuros.
    Obrigada por compartilhar sempre conosco suas experiências e conhecimentos.
    Que Deus te proteja sempre!
    Abraço 🙏❤️😘

    Responder

  22. Fabio
    Eu vim te conhecer, o ano passado pelo Youtube quando
    resolvi fazer a minha cidadania Italiana, e somente esse ano consegui entrar nessa saga e estou feliz por isso.
    Muito obrigado, por estar sempre nos ajudando e quem sabe agente se encontre na Italia

    Responder

  23. Oi, Fábio!
    Adorei!!
    Ler as peripécias pelas quais passou estes últimos meses foi bem legal. Sempre espontâneo. E isto é o legal da leitura.
    Sinto por não ter se encaixado mais naquele momento em Liverpool. Mas a vida é assim. E é melhor buscar a felicidade e permitir que os outros também sejam felizes, pois a vida passa num foguete.
    Nós aqui no Brasil saímos ganhando. Vc voltou por um tempinho. 👏🏻👏🏻😁
    Mesmo que seus planos mudem por “n” motivos, olhe pelo lado bom. Deve ter um propósito. Ou vários.
    E logo retornará a nossa Itália querida, trazendo mil histórias e mil curiosidades.
    Por enquanto, continue nos contando mais da vida na deliciosa BH. Qdo Inhotim abrir, nao perca! Fiquei encantada.
    Cuide-se bem!
    Abraços ,

    Responder

    1. Ciao Carla, com certeza nada acontece por acaso! Quanto ao Inhotim, estou só esperando, disseram que lá é maravilhoso!


  24. Acabei de ler teu relato e confesso que já desconfiava da tua separação. Desejo muita sorte e sucesso nessa nova jornada. Agradeço mais uma vez pela ajuda. Estou te seguindo desde o ano 2016. Se Deus quiser , e quer, eu também vou pra Itália logo que tudo isso passar. Andrà Tutto bene

    Responder

  25. Sabe Fábio, as vezes recomeçar faz bem…
    Acredito que tudo que for preciso ser feito para se sentir feliz vale a pena!
    Eu desejo, que toda toda a inspiração e motivação que você projeta em nossas vidas, diariamente, seja vivida de uma maneira muito especial por você…
    Você merece Fabio!!! 🌻
    Receba um abraço de gratidão e carinho, de uma pessoa que se inspira muito em você!!! 😊🤗

    Responder

  26. Que bom que está no Brasil assim, mata a saudade de todos e executa seus projetos. Desejo toda sorte do mundo pra você. E gostaria de conhece lo tb. Quem sabe….estou contigo desde 2018 que foi quando comecei a saber que tinha direito a cidadania e comecei as pesquisas de família e tudo mais. Espero que o encontre tb pela Itália. Grande abraço!!!!

    Responder

  27. Fábio querido .. sempre abrindo o coração! Tu és demais ❤️

    Responder

  28. Te desejo ainda mais sucesso! Pessoas como você, precisa sim estar rodando e levando coisas boas por esse mundão! Te admiro mto! Comecei a te seguir no segundo semestre de 2019, te conheci pessoalmente no encontro esperienza. Foi uma honra te conhecer e te ouvir. Aprendo todos os dias com você, e não só sobre cidadania, e sim vários outros assuntos importantes, como posicionamentos etc. Fábio, o mundo é teu… obrigada por se dedicar tanto a nós! Um grande abraço

    Responder

  29. Tudo tem seu tempo!
    É bom ter você no Brasil, e quem sabe consigo te conhecer pessoalmente, num sagaenconcontro kkkkkk em Floripa ou na Serra Gaúcha!
    Brasil é lindo, tem lugares incríveis pra se conhecer! boa estadia!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *