Processo de Cidadania – Como fazer em 2007

Amigos

Infelizmente muitas informações estão sendo postadas e eu imagino a cabeça de quem está começando seu processo agora ou vai pra Itália nos próximos meses. Quero salientar que tenho mais ou menos meia dúzia de pessoas QUE ESTÃO NA ITÁLIA e que sempre recorro quando tenho alguma dúvida.
Antes de mais nada para que vocês possam entender como era feito antes e como é feito agora vejam o relato do Kameni Ebner quando ele fez seu processo sozinho em Milano em Agosto de 2005. Cliquem aqui e leiam todos os tópicos. Depois voltem aqui e continuem a leitura…
_________________________________________________________
Bom, lendo o relato do Kameni voces percebem que antes era extremamente mais fácil requerer a cidadania na Itália. Voce chegava lá, ia atá a questura em Milano, pegava o formulário do Permesso de Soggiorno, anexava os documentos necessários e pronto: já saía de lá com o permesso em mãos NO MESMO DIA!!!
_________________________________________________________
Caso queiram complementar a leitura também deixo o link para o relato da Indira que também fez em Milano. Cliquem aqui.
_________________________________________________________
Então quero colocar pra vocês como o processo está atualmente e não é tão complicado quanto o povo pinta.
São apenas 5 passos que temos que percorrer na Itália. São eles:

1 – Chegar na Itália e fazer a análise dos documentos no comune;
2 – Pedir o permesso de soggiorno di attesa;
3 – Fazer a residência;
4 – Mandar os documentos para o Brasil para serem legalizados;
5 – Iniciar o processo.

Tá bom. Eu sei que parece fácil mas na prática…. por isso vou explicar como funciona cada passo nos mííííííííííííínimos detalhes (rsrsrs)

1 – Chegar na Itália e fazer a análise dos documentos no comune

Nesta etapa você chega na Itália, dirige-se ao comune onde você pretende fazer a prática da sua cidadania e solicita ao Oficial di Stato Civile uma declaração que comprova que você está com os documentos para a prática da obtenção da sua cidadania italiana. Ele te entrega a declaração…

2 – Pedir o permesso de soggiorno di attesa

Após a obtenção da declaração que comprova que você está com seus documentos para a prática, você deve pedir o permesso de soggiorno. Dependendo de onde você estiver (pois como houve as mudanças recentes com os decretos e leis cada região está fazendo de uma forma) você vai:

a) ou à questura
b) ou à posta

e dá entrada no permesso de soggiorno di attesa. Caso seja na posta preencher o kit núm 6 (procurem as instruções que eu já postei em algum lugar no blog). Se for na questura basta apresentar os documentos, dar entrada e esperar ser chamado para retirá-lo. Lembrando que você tem até 8 dias para dar entrada no seu permesso. Esses oito dias são contados de acordo com o carimbo do seu passaporte!!!

3 – Fazer a residência

Talvez esta seja a parte mais complicada do processo. As leis que regulam a residência na Itália são diferentes do Brasil, pois eles têm um controle mais rigoroso quanto a isso. Para fixar sua residência você deve ter em mãos um documento chamado Dichiarazione di Ospitalita que pode ser baixado aqui ou feito de forma online aqui.

Com a Dichiarazione você vai até o comune e dá entrada no pedido de residência. Ao dar entrada você deverá esperar a visita do vigile, que é a pessoa encarregada de verificar se onde você mora dá condições para a realização da prática. Vejam o que escreveu o Hugo sobre a visita do vigile: Dei entrada no pedido de residencia e o vigile veio até em casa, dois dias apos o pedido, entrou olhou e como eu havia acabado de mudar, pediu pra ver minhas coisas abriu geladeira, guarda-roupa e disse que eu precisaria me instalar melhor pra que pudesse aceitar minha residencia… Fiquei p da cara, mas tudo bem disse que voltaria dali a 2 dias, veio e entrou novamente olhou tudo e aceitou a residencia….
Depois que o vigile confirma sua residência ele te dará um prazo para que você compareça ao comune para pegar a “Carta de Residência” que servirá para o próximo passo…

4 – Mandar os documentos para o Brasil para serem legalizados

Com a Carta de Residência que você pegou no comune, você mandará para o Brasil seus documentos e uma cópia da carta para legalizar os documentos. O prazo para legalização está em torno de 15 dias. Você pode enviar por carta prioritária que chega ao Brasil em 5 dias. Outra opção é enviar por DHL, opção igual ao SEDEX no Brasil.

5 – Iniciar o processo

Depois que seus docomentos retornarem do Brasil LEGALIZADOS você vai até o comune, entrega os documentos. Daí o próprio comune entra em contato diretamente com o consulado no Brasil e pede a eles o documento chamado non-renuncia. Alguns consulados estão entregando para o requerente juntamente com as certidões legalizadas, mas não é a prática comum. Quando o comune recebe a non-renuncia é feita a transcrição dos documentos no comune e o seu processo chega ao fim. Nesta etapa você já pode solicitar sua carteira de identidade e também seu passaporte italiano.

Viram como não é difícil?? Basta um pouco de paciência e como diz o Kameni: é preciso ter método. Não atropelar as etapas. Tudo tem uma sequencia lógica que repito abaixo:

1 – Chegar na Itália e fazer a análise dos documentos no comune
2 – Pedir o permesso de soggiorno di attesa
3 – Fazer a residência
4 – Mandar os documentos para o Brasil para serem legalizados
5 – Iniciar o processo propriamente dito!!!

Obs. Segundo o andar da carruagem acredito que vou voltar à Itália mais rápido do que eu pensava.

Aguardem….

Baci a tutti e mais uma vez espero ter ajudado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *