Voltando às Origens da Minha Saga

Ciao bimbi belli

Hoje venho aqui prosear com vocês, após uma profunda reflexão que eu fiz nas últimas semanas.

Quem está aqui há algum tempo sabe quanta coisa eu aprontei nestes anos todos, quantos novos projetos, quantas coisas eu aprendi e compartilhei com vocês.

Até mesmo a galera que está chegando agora ou chegou recentemente, pode acompanhar toda a estrada percorrida ao longo dos mais de 800 artigos que temos por aqui (pois é, tem noção?)

A origem da minha saga começa lá em 2005, quando eu finalmente realizei que poderia ter a minha cidadania italiana reconhecida.

Aí fiz aquilo que tudo mundo faz: corri para as redes sociais (naquela época existia somente o Orkut).

Foi então que descobri que eu não estava sozinho: tinha outras milhares de pessoas também com o mesmo objetivo, a mesma gana e vontade de ter a cidadania italiana também.

Não demorou muito para que eu percebesse que, embora tinha por ali pessoas maravilhosas compartilhando informações de forma altruísta; por trás das cortinas e debaixo dos panos, também tinha um monte de picaretas à espreita, oferecendo as mais absurdas coisas para pegar o dinheiro da galera que por ali chegava.

E sabe como eu percebi isso?

Quando começaram a deletar ou criticar as minhas postagens com informações que eu pegava diretamente nos órgãos públicos, ainda no Brasil.

Me lembro de ir pessoalmente no INSS pegar as informações sobre como fazer o seguro saúde CDAM e, ao chegar em casa, correr para o computador para compartilhar as informações com a galera.

Horas depois que eu compartilhei as informações nos grandes grupos da cidadania italiana, já tinha um monte de gente agradecendo, compartilhando, fazendo perguntas.

Só que, por outro lado, tinha um monte de a$$e$$or criticando as informações, dizendo que não eram corretas, que eu estava ali “atrapalhando o funcionamento da comunidade” e mais um monte de coisas absurdas…

Só meses mais tarde eu descobriria que isso era uma tática muito comum destes pseudo-profissionais: eles queriam manter o status de serem os “arautos e o supra sumo das informações” sobre o mundo da cidadania italiana.

Segundo a lógica distorcida deles – sendo os supremos e magnânimos detentores das informações acerca do mundo da cidadania italiana – qualquer pessoa que aparecesse ousando também dar informações sobre este assunto, colocaria em risco esta opção deles de superioridade e se tornaria automaticamente seus inimigos.

MUDAM AS REDES, MAS O SISTEMA CONTINUA O MESMO

Pois é, meus queridos, isso soa familiar?

Estou falando de coisas que aconteciam em 2005, 2006, 2007, 2008…

Alguma semelhança com o que acontece nos dias de hoje? Em pleno 2022?

Eu vejo que as coisas continuam as mesmas, só mudaram as redes sociais.

Antes tudo era concentrado no Orkut, hoje isso acontece no Facebook, WhatsApp, Telegram, Instagram…

Quem aqui, que frequenta ou frequentou alguma destas redes, nunca postou uma dúvida sobre algo simples e se viu no meio de uma polêmica, ou de uma grosseria desnecessária?

Algo do tipo:

  • Pessoal, como funciona o processo de cidadania italiana no início?

E receber pérolas, como:

  • Procura na lupa, você acha que tem empregado aqui? Aff, que gente folgada que já chega sentando na janelinha…

Ou ainda receber informações contraditórias, na mesma postagem.

Em tenho um print em algum lugar (infelizmente não consegui achar para colocar aqui) de um rapaz que perguntou se a CNN deveria ser ou não traduzida, e as primeiras respostas abaixo da sua pergunta estão assim:

  • Mas é claro que é necessário traduzir!
  • Não precisa, dá pra ler as informações no documento!
  • Depende do comune ou consulado

Imagine o desespero deste rapaz: chegou com uma dúvida e saiu com mais dúvidas do que já tinha 😱.

E por causa dessa “falta de controle” em relação a qualidade e veracidade das informações, que no dia 12 de dezembro de 2006 eu inaugurava este nosso espaço, com este artigo:

origem da minha saga

Muito louco imaginar que estas primeiras linhas foram escritas há mais de 15 anos.

Eu não tinha a menor ideia que aconteceria algo deste tipo:

origens da minha saga

Até este momento, dia 6 de janeiro de 2022, nosso blog ultrapassou a incrível marca de 5 milhões, quinhentos e sessenta e um mil, setecentos e oitenta e nove visitas.

E esse número seria ainda maior se eu não tivesse cometido algumas besteiras nos últimos anos, como deixá-lo de lado nos últimos tempos, gastando as minhas energias nas redes sociais…

E, após todo este preâmbulo, que voltamos ao assunto que me fez estar aqui escrevendo pra você.

A VOLTA ÀS ORIGENS DA MINHA SAGA

Recentemente eu encontrei esta imagem na internet:

Origens da Minha Saga

E logo abri um sorriso!

Pois eu não acredito que esta imagem tenha “aparecido” por acaso neste momento.

Aliás, você que já me conhece sabe que eu não acredito em coincidências, mas sim em sincronicidade, né?

Há alguns meses eu já venho conversando com o pessoal que trabalha aqui comigo, sobre a minha insatisfação com as redes sociais, em especial o Instagram.

Essa insatisfação nasce da percepção que as pessoas não estão mais buscando se aprofundar nas coisas.

Hoje em dia tudo parece muito raso, muito supérfluo.

A impressão que eu tenho é que as pessoas entraram em um modo “rolar a tela” ou “olho sempre no celular”.

Essas pessoas vivem dizendo que não tem tempo pra estudar, não tem tempo pra se divertir, não tem tempo para aprender algo novo, mas na verdade elas sequer percebem que grande parte do tempo delas está sendo perdido neste rolar de tela, com a cabeça baixa, sempre de olho no celular…

E é triste ver isso aqui no nosso mundo da cidadania italiana.

Vou dar alguns exemplos do que acontecia antes, e o que eu vejo acontecer agora:

ANTIGAMENTE: BLOG

Quando só existia o blog como fonte de informação, percebo que as pessoas que me seguiam apenas por aqui, tinham uma compreensão geral e muito mais profunda sobre o processo de cidadania italiana.

Eram pessoas que, pelo hábito da leitura, desenvolviam as seguintes características:

  • Tinham maior capacidade de foco e concentração;
  • Aprendiam a resolver problemas de forma muito mais rápida e eficiente;
  • Essa característica acima (resolver problemas) se dava pelo desenvolvimento da criatividade, pois ao imaginar as minhas histórias e peripécias, desenvolvam e utilizavam a criatividade para resolver quaisquer problemas ou desafios que surgiam;
  • Memorizavam melhor os passos, leis, circulares, ensinamentos e aprendizados.

ATUALMENTE: REDES SOCIAIS (INSTAGRAM, TELEGRAM, YOUTUBE)

Por outro lado, observando o comportamento de quem me segue no Instagram e/ou no Youtube, percebo claramente que estas pessoas tem as seguintes características:

  • Pessoas sem foco ou concentração.

Vocês não tem ideia da quantidade de pessoas que deixam comentários no Youtube ou no Instagram em postagens ou vídeos, cuja resposta está contida no próprio vídeo ou na própria postagem.

Em alguns casos, o título do vídeo já responde a própria dúvida da pessoa, demonstrando que ela provavelmente não estava focada quando estava “consumindo” aquele conteúdo.

Devia estar fazendo alguma outra atividade ao mesmo tempo que estava apenas “ouvindo o vídeo”.

  • Falta de capacidade em desenvolver perguntas. Como estas pessoas não tem o hábito de ler, não tem vocabulário ou sabem organizar os pensamentos e transformá-los em palavras.

Se elas tem esta dificuldade em português, imagine em italiano!

  • Pessoas extremamente ansiosas, pois como estão acostumadas com conteúdos de poucos segundos, acabam achando que a vida real também deve ser assim, tudo-ao-mesmo-tempo-agora.

Por isso, ao perceberem que “o mundo é lento”, visto assim por elas, acabam desenvolvendo crises de ansiedade e, eventualmente, quadros mais graves ainda, como depressão e crises de pânico.

Foi então que eu percebi que eu tive uma grande responsabilidade nisso tudo – pelo menos na “parte que me toca”.

Quando eu vejo alguns dos projetos que eu desenvolvi ao longo dos últimos anos, penso que eles poderiam ter sido muito diferentes do que acabam sendo.

Percebo que eles não trouxeram os benefícios que hoje eu vejo que poderiam trazer.

Me lembro das caixinhas de perguntas e das lives diárias que eu fazia no Instagram, por exemplo.

A cada semana, os números de participantes aumentavam; um monte de gente nova acabou me conhecendo. Saímos de um perfil com cerca de 15 mil pessoas para mais de 26 mil pessoas, em apenas um ano.

E sabe quantas destas pessoas realmente conseguiram a cidadania italiana? Pouquíssimas!

Porque ali não havia tempo de aprofundar o tema.

Como deixar uma dúvida em uma caixinha de perguntas minúscula?

Como responder de forma assertiva em apenas 15 segundos?

E pior: ver tudo isso desaparecer em 24 horas, já que esse é o mecanismo que aquela rede utiliza para manter a galera “engajada”.

E, toda vez que eu converso com alguém próximo sobre essa minha frustração, as respostas que eu recebo são quase sempre as mesmas:

  • Ahhhh Fabio, mas pelo menos você cresceu o seu perfil no Instagram!
  • Poxa vida Fabio, olha só quantas pessoas começaram a te conhecer “como pessoa” e não apenas como profissional de cidadania italiana…

E estas respostas normalmente me irritam e me chateiam.

Pois ao ver a imagem que eu compartilhei há pouco, me faz recordar os motivos pelos quais eu comecei tudo isso lá em 2006.

Eu não queria ser conhecido. Não queria ser famoso. Não queria que as pessoas me conhecessem “como pessoa”.

Eu queria que as pessoas pudessem ter acesso a informação correta, de qualidade, sem medo de descobrirem que a vida real era diferente da vida nas redes sociais.

E que não se prejudicassem por causa disso, como eu me prejudiquei em 2007, duas vezes!

A primeira quando eu menti a um oficial de fronteira, por causa dos gurus detentores das informações.

E a segunda, quando eu acreditei em um “anjo” que frequentava as mesmas redes sociais, e que depois mostrou quem realmente era na vida real, aqui na Italia.

Essa era o meu real objetivo…

E, depois destas minhas reflexões todas, tomei uma decisão.

Mais uma, dentre tantas outras que você já me viu tomar por aqui, né?

VOLTANDO ÀS ORIGENS DA MINHA SAGA, NA PRÁTICA

O que significa, na prática, essa volta às origens?

São três coisas que escolhi mudar a partir de agora, que fazem sentido e me colocam de volta ao propósito inicial de toda essa jornada.

É voltar a ter a consciência do meu papel neste nosso pequeno grande mundo da cidadania italiana e como transmitir isso a todos vocês.

1 – Tomada de Consciência do Meu Papel

Meu papel é contribuir para que as pessoas não caiam nas mãos dos picaretas e nem tenha suas vidas arruinadas ou prejudicadas por casa de informações incorretas.

Porém com uma diferença: eu não sou o único responsável por isso.

A minha responsabilidade termina quando começa a sua!

As pessoas, normalmente, procuram um salvador da prática. Alguém que vá resolver os seus problemas. Alguém que seja responsável pelo seu processo.

Mas, quando falamos sobre o processo de cidadania italiana, isso não existe!

Você é o único ou única responsável pelo seu processo e pela sua vida.

Não eu, não o oficial do comune, não os seus familiares, não aquele professor de italiano, não aquele italiano que você conheceu na internet e tampouco os gurus ou influencers ou amigos que você segue nas redes sociais.

É você. E somente você.

Por isso resolvi vir aqui compartilhar tudo isso contigo.

Neste momento, escolho parar de me comunicar com pessoas que escolhem deliberadamente serem rasas, sem foco e sem comprometimento.

Estas pessoas não “vão dar certo” no mundo da cidadania italiana e quiçá na vida.

Ao fazer isso, eu deixo de investir o meu tempo com quem não o merece, e concentro em quer quer estar verdadeiramente comigo.

Trocando em miúdos:

Eu escolho caminhar com quem quer caminhar comigo

2 – Formas de Comunicação

Outra ação que estou tomando de forma imediata: não existirá outro canal de comunicação em duas vias que não seja aqui no nosso blog e no canal do Youtube.

O que isso significa?

Que se você tiver uma dúvida em um artigo aqui no blog, é no campo de comentários deste artigo que deverá deixar a sua dúvida.

Por outro lado, se tiver no Youtube assistindo um vídeo e tiver dúvidas sobre ele, é lá no campo de comentários abaixo do próprio vídeo que você deverá deixar a sua dúvida.

Se você é cliente e participa de algum dos meus cursos ou programas e tiver uma dúvidas específica, vai fazer a mesmíssima coisa: vai deixar a sua dúvida no canal correspondente: seja em uma vídeo-aula, seja enviando um email ao suporte.

Se é membro da Jornada da Cidadania Italiana, sabe que tem acesso direto a mim lá na sessão de Consultoria e Ajuda Privada 😉.

No que diz respeito ao perfil do Instagram, a partir de agora ele será utilizado tal qual eu uso a nossa página do Facebook: como uma rede social onde eu compartilho notícias e informações.

E a nossa interação vai se dar no campo de comentários onde trocamos ideias sobre aquele conteúdo específico.

Exatamente por isso, o direct do Instagram foi desativado de forma permanente, assim como eu já deixei de utilizar o Messenger do Facebook há milênios…

3 – O Conteúdo é o Rei e o Blog é a Nossa Fortaleza

Este nosso querido espaço volta a ser o protagonista total da minha vida!

Eu não quero que você goste de mim “como pessoa“; eu quero que você goste do meu conteúdo.

Eu não quero sua presença nas minhas redes sociais; eu quero você inscrito ou inscrita na minha lista de emails.

Foi aqui que eu comecei a compartilhar a minha minha saga.

Foi através deste blog que eu comecei a trabalhar profissionalmente com busca de documentos e a prestar consultoria aqui na Italia.

Foi através da minha escrita que eu ajudei milhares de pessoas a mudarem as suas vidas.

E por tudo isso que eu escolho voltar às origens da Minha Saga, voltando a escrever de forma consistente aqui no nosso blog.

O QUE EU ESPERO DE VOCÊ NESTE RETORNO ÀS ORIGENS DA MINHA SAGA?

Eu quero que você se sinta parte integrante deste espaço.

Eu quero que ele seja o seu companheiro de aventura.

Espero transmitir a você os meus sentimentos e as minhas emoções, contribuindo cada vez mais para te ajudar a ter a mesma emoção que eu tive lá em 2007, quando eu tive a minha cidadania reconhecida.

Pra isso, recomendo a você três ações:

1 – Crie o hábito de entrar aqui e ler os meus artigos.

Pode ser em ordem cronologica, pra descobrir tudo que eu passei, todas as minhas descobertas e como foi a minha vida na Italia desde que cheguei pelas bandas de cá.

Pode ser através da categorias, que você as encontra aqui do lado direito (se estiver usando o computador) ou rolando a tela pra baixo até aparecer Artigos Por Categoria.

Ou então usando a caixinha de busca, com a lupa, para pesquisar algo específico.

2 – Crie também o hábito de deixar sempre um comentário após ler um artigo

Eu costumo responder pessoalmente absolutamente todos os comentários deixados aqui.

3 – Cadastre-se na minha lista de emails

Eu uso um sistema de emails que – entre outras coisas – me permite configurar o envio automático de um novo artigo para todo mundo que está nessa lista.

Neste caso, eu programei o sistema para verificar todos os dias se tem algum artigo novo e, às 8:00 de Brasília, disparar um email avisando sobre este novo artigo e com o link dele pra você clicar e ler.

Então, se você ainda não está cadastrado ou cadastrada nessa lista, clique aqui para fazer isso.

A única coisa que eu te peço é, quando quiser parar de receber os meus emails, clique no botão “descadastrar” contido em qualquer email que eu mando, pois eu pago uma fortuna para manter esse sistema funcionando.

CONCLUSÃO

Termino essa nossa “prosa” te agradecendo por estar aqui comigo e principalmente ter lido todo este artigo.

Sei que a imensa maioria das pessoas não chegaram até aqui.

São aquelas pessoas que eu cito no segundo grupo: aquelas que não tem paciência, nem foco e tampouco compromisso para ler um texto longo destes

E tá tudo bem!

Como eu disse antes, a partir de agora eu escolho caminhar com quem quer caminhar comigo.

E fiquei aqui pensando em como saber quem chegou até o final deste artigo.

E me veio uma ideia que parece ser brilhante (será mesmo? rs):

Deixe abaixo um comentário escrito: Fabioooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo

Pode escolher a quantidade de”oooo” no meu nome hahahahaha

Assim eu vou ter a certeza de que você não apenas lei essa imensidão. de texto, mas que está verdadeiramente aqui comigo ❤️.

Um enorme abraço e até o próximo post 😉

102 Comentários


  1. FÁBIOOOOOOOOO, eu escolho estar aqui e caminhar contigo! Gratidão por dispor informações preciosas de suma importância!
    A presto 🙏🏻🇮🇹🤗

    Responder

  2. Fábiooo,
    Eu escolho continuar andando contigo.
    Sou grata por tanto conhecimento adquirido te acompanhando aqui no blog, nas outras mídias e principalmente na JCI.
    Muito obrigada!
    Un abbraccio

    Responder

  3. Fábio, eu escolho estar aqui e caminhar contigo 👊🏻 Demorei mas li kkk Abraço

    Responder

  4. Fábio,

    Acompanho você desde 2015 quando decidi fazer meu processo. Obtive pelo blog e pelo Guia Prático da Vida na Itália do Minha Saga dicas muito relevantes e hoje “sono uno cittadino italiano con la mia cittadinanza riconosciuta”. Atualmente me dedico a conhecer a cultura italiana e o idioma, o que considero imprescindível a qualquer um que queira exercer de fato sua cidadania e ser respeitado na Italia. A meta é aprimorar-me nestes dois temas, até que se tornem tão naturais como a minha percepção da cultura brasileira e o uso do Português. Neste momento, poderei bater no peito e dizer que sou efetivamente cidadão destes dois países que amo.

    A vida é muito curta para ser perdida com pessoas rasas, temas frívolos, rolando páginas no Instagram. É o que digo para meu filho de 15 anos, para quem infelizmente o mundo tem apresentado tantas destas armadilhas chamadas redes sociais.

    Sucesso meu caro. Estás no caminho certo.

    Responder

  5. Fabioooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!
    Amei seu retorno de volta ao blog! Realmente as redes sociais podem se tornar algo que mais atrapalha do que ajuda. Hoje temos dificuldade em achar a informação verdadeira e nos desmotivamos com o processo de cidadania quando vemos tanta negatividade e incertezas nas redes sociais. Obrigada por fazer esse trabalho incrível. Espero conseguir a cidadania em breve e ser mais uma história de sucesso do blog.

    Responder

    1. Fabio, eu escolho estar aqui e caminhar contigo. Abraço


  6. “Tô” aqui, desde 2016 (fui pesquisar, claro!), e vou continuar na caminhada!!! Ainda vou entrar na turma de buscadores.

    Responder

  7. Fabiooo.. Texto justo e sincero!
    Bora viver 2022 e muito mais!
    Eu escolho estar aqui e caminharmos juntos…
    Grande abraço!

    Responder

  8. Ola Fabiooooooooo
    Eu fiquei sabendo de você por intermedio de uma pessoa brasileira que tinha feito sua cidadania, e já estava morando na Italia, e comecei fazer algumas perguntas, quando ela me indicou, ai comecei a ver os seus videos, as aulas sobre cidadania.
    E hoje estou aqui, com você .
    Obrigada por nos ensinar tudo, e continuar nos ensinando

    Responder

  9. Oooollláááá,Fabioooooo!
    Sou muito grato a você e ao seu time por tanto conteúdo confiável!
    Atualmente sou sua “ovelha desgarrada”… no “desespero” de aproveitar a rara oportunidade me inscrevi no CBD… mesmo sabendo que não poderia acompanhar sincronicamente!
    Sou professor do ensino fundamental I… tem sido extremamente desgastante lecionar (ou não!) durante a pandemia (imagino que tem sido assim para todos nós, mas falo da minha realidade sem querer minimizar o que as pessoas passam em suas esferas pessoais). A esperança de que iniciaremos este ano letivo bem já se dissipou (variante nova, vaSINAção dos alunos virando manobras dúbias, etc)… trabalho burocrático insano para “provar” (para quem?!) que os professores estão trabalhando… e ver tantos destinos sendo prejudicados por este sistema de ensino desigual e cruel…
    Mas, sou grato por ser inspirado por você a continuar na minha saga, no meu caminho para co seguir minha cidadania italiana.
    Parabéns pela dedicação e integridade.

    Responder

  10. Fábiooooooooooo, muito obrigada por toda sua dedicação, você é um excelente profissional e seu trabalho é exemplar. #TMJ

    Responder

  11. Fabio !!
    Realmente seu exemplo deveria ser seguido por todos aqueles empreendedores que buscam , claro, conquistar seu sucesso financeiro, pois vivemos no capitalismo, mas também compartilhar suas experiências , gerando conhecimento, novas ideias, trocas de informações, buscando melhorar o mundo tão desigual que vivemos.
    O conhecimento e como podemos disseminar para todos, nos transforma em pessoas mais integras, éticas e honestas , e cada pessoa será responsável para conseguir atingir seus objetivos.
    Realmente acho que foi de grande valia todas suas informações e um grande aprendizado para todos nós.
    ainda não consegui minha cidadania (espero para bem breve) e com certeza, no futuro , de alguma maneira buscarei ser dentro do possível , mais altruísta e disseminar o conhecimento que tenho, assim como vc fez.
    Parabéns e Felicidades.
    grande abraço BH

    Responder

  12. Fabioooooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!!

    Responder

  13. Fabioooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!!!

    Responder

  14. Fabio, eu sempre escolhi estar aqui e com certeza, continuar caminhando com você.
    Acompanho e admiro você há muito tempo, não consigo precisar a data, porém algo antes de 2016.
    Todos esses anos, você sempre foi meu porto seguro e confiável, para eu obter as informações necessárias e o conhecimento de todas as etapas, muito claras e detalhadas, para o reconhecimento da minha cidadania italiana.
    Tenho toda a documentação pronta, graças à você e planejo minha viagem para a Itália para setembro deste ano.
    Concordo plenamente com suas palavras e com sua posição frente as redes sociais. Porém, as lives de café da manhã que você fez em 2020 no instagram, lendo as notícias da Itália diariamente, foi de grande ajuda para mim, diante do isolamento social que vivemos naquele momento. Sou muito grata a você.
    Um grande abraço e obrigada sempre!

    Responder

  15. Sincronicidade! Fabioooooooooooooooooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo.

    Responder

  16. Fabiooooooooooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo.
    Lendo o artigo me lembrei de quando em 2016 deixei de usar o aplicativo Facebook no celular, sempre ao parar em um sinal de trânsito, lá estava eu rolando tela pra cima.
    Hj procuro ler mais e ter concentração na leitura.
    Forte abraço!!!!

    Responder

  17. Meu querido mestre Fabioooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo! Parabéns por tanta evolução, visão e autoconhecimento! ” Tamo junto! “

    Responder

  18. Fabioooooooooooooooooooooooooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo! Gostei da idéia, parabéns!

    Responder

  19. Fabiooooooooo!!! Bom retorno a casa caro mio!
    Sempre foi e sempre será bom ter este espaço seguro!
    Obrigada!
    Gabi

    Responder

  20. Parabéns Fábio, por ter retomado ao seu caminho inicial. Não gosto das redes sociais e já há muito tempo não as frequento pois como você percebeu não são locais para se tratar de assuntos da seriedade que o tema “Cidadania Italiana” requer. Concentre-se no seu objetivo inicial porque é ele que realmente ajuda a todos nós. Com só um canal nos é mais fácil acompanhar você e seu trabalho e nos desobriga de perder mais tempo visitando as redes e assistindo depoimentos que muitas vezes só nos serve para lamentar tê-los assistido.
    Grande abraço! Pra frente Fábioooooo!

    Responder

  21. Ahhh voltei aqui pra agradecer o presente, adorei o mapa! Ficou ótimo, claro e objetivo, divertido!

    Responder

  22. Fabio…sempre conta quando nos conhecemos no Museu do Imigrante… que cheguei correndo..rsrsrsrs..há mais de 4 anos! Consegui reconhecer minha cidadania e também do lado da minha esposa. E naturalmente seguindo seus cursos, acabei trabalhando na área. E sempre digo, que complemento minha renda e pago a Faculdade dos meus dois filhos, sim agora serão dois…Continuo caminhando contigo! E também pretendo retomar o meu blog… Forte Abraço!

    Responder

  23. Feliz anoooo Fábio, a vida é navegar em um mar e faz parte o reajuste de rumooo. Entendo perfeitamente seu descontentamento, fiz o seu curso de MKT para me ajudar a pensar como vou disseminar meu conhecimento e vejo exatamente isso. Instagram (Facebook não uso desde 2018) tem muito apelo visual e é uma rede voltada a entretenimiento, não ao conhecimentooo. Agora vejo que minha percepção está no caminho correto. De um jeito ou de outro, continuo aprendendo com seu conteúdooo.
    Grazie de Floripa quiriduuuu.

    Responder

  24. Bom dia. Saúdo sua decisão.
    Tenho 72 anos e nunca me preocupei com a “cidadania italiana”. Até, um dia, não me lembro como, “cair de paraquedas” em um vídeo seu.
    Eu me incluo entre as pessoas que tiveram a percepção despertada, por você, para as nossas raízes italianas e para honrar a herança deixada por nosso Dante Causa. Isso foi há uns sete ou oito anos e desde então, sempre seguindo-o no blog e no canal “velho” do YouTube.
    Confesso que tentei acompanhá-lo no “insta” e no telegram, mas não consegui (por motivos semelhantes que você expôs) e aos poucos fui me “distanciando” dos seus canais de comunicação, até com uma certa sensação de culpa por ir abandonando a “tribo”.
    Felizmente, me mantive na sua lista de e-mails e leio-os todos.
    Quando me assalta alguma dúvida sobre cidadania me socorro com o Sagabook ou com o Blog, não raro, com os dois.
    Atualmente, aguardo a chegada do “Atti di nascita”, apostilado, do meu Dante Causa, para fazer algumas correções nas certidões brasileiras e me colocar em condições de viajar a Itália para fazer a minha cidadania.
    Isso graças a você e seu blog.
    Obrigado Fábio e auguro sucesso e prosperidade a você.
    Abraço Fraterno.

    Responder

  25. Oi Fábio! De tudo o que já pesquisei sobre o assunto, você é o melhor dos caras no mundo da cidadania italiana. Consegui o reconhecimento da minha cidadania e da família muito graças às suas informações, e ainda hoje continuo te acompanhando, porque vc sempre tem algo que nos interessa pra mostrar. Apesar de vc não me conhecer, sinto-me muito agradecido. Vc faz a diferença. Obrigado por tudo. abs

    Responder

    1. Grazie mille Marcos, pra mim é um baita motivo de orgulho ler este tipo de mensagem, eu que te agradeço por isso!


  26. Bom dia Fabio, já não te acompanho mais faz algum tempo, mas te acompanhei muito na época do blog inclusive você comentou a minha busca pela cidadania que após uma década conclui ano passado, muito obrigado pela sua contribuição! Mas como iniciei o texto não acompanho faz algum tempo pois notei que tudo ficou muito comercial, mas de fato é justo e necessário já que também é um serviço. Sobre os posts concordo com seu texto, o blog e o YouTube são as melhores formas de ter informação consistente, e quem realmente quer obter o formação de qualidade vai lá , os curiosos e o pessoal da hype certamente procuram mais as redes para obter algo já mastigado. Boa sorte e sucesso!

    Responder

    1. Fala Fabio, tudo bem? Parabéns pelo reconhecimento e obrigado pelo seu comentário! Sucesso pra todos nós!


  27. Fabio, você me representa!
    Obrigada por esse texto!
    Poucos têm essa compreensão do que é essencial. Eu acredito que essa superficialidade um dia vai saturar… e o movimento será buscar coisas mais profundas novamente…
    Enquanto esse momento não chegar, eu te sigo!
    Avanti, cittadini italiani! 🙂

    Responder

    1. Eu acredito que esse movimento de “despertar” já começou. Muita gente está cansado de tanta coisa superficial, sem importância…


  28. Fabiooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!!
    Tanto aqui no Blog como no Jornada da Cidadania Italiana como seu aluno. É muito bom poder absorver todo o seu conhecimento que nos auxilia tanto no processo de cidadania!
    Grande abraço e quero um dia poder fazer parte do time saga ao seu lado! 😀
    Abraço!

    Responder

  29. Fabioooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!
    Ao ler a frase da imagem eu também abri um sorriso, pois me fez lembrar de quando eu decidi que queria reconhecer minha cidadania italiana e não sabia nada, mas depois de pesquisar no Google encontrei seu blog e como aprendi e ainda aprendo muito com suas informações de qualidade.
    Grazie mille!!

    Responder

  30. Bom dia Fabio, Acabei de ler essa sua mensagem e realmente concordo bastante com esse seu posicionamento. Como bem voce me definiu um dia, continuo sendo o ponto fora da curva, mas sempre muito interessado
    mp seu mundo. Te desejo felicidade nesse seu novo posicionamento. Abraço !

    Responder

  31. Fábio, já estou aqui a algum tempo e vou continuar. As informações que você passa são super úteis e tem ajudado muitas pessoas, obrigada por isso!

    Responder

  32. Fabio, eu escolho estar aqui e caminhar contigo! Ainda postarei aqui que finalmente consegui minha cidadania graças ao que nos ensinou! Obrigada!

    Responder

  33. Ahhhh Fabioooooo eu sem dúvida nenhuma estou aqui porque sinto que é aqui que o mundo real e de verdadeiros sentimentos ocorrem. Há muito tempo venho refletindo que as redes sociais possuí um “mundo de plástico” o qual me incomodo demais , pois ainda sou aquela que gosta de conversar, ouvir, escrever e ler muito para me informar, trocar e fazer amizades com profundidade como nós descendentes dos nossos maiores motivadores por uma deliciosa prosa, nossa família, aquela que sentava na mesa para conversar, comer era só a desculpa de estarmos juntos por tanto tempo hehehe. Ah acho que essa foi uma decisão certeira sua e um exemplo para ser seguido por muitos de seus pupilos engajados na disseminação da informação com respeito, sinceridade e paixão para que o outro dê certo 🙏 na vida e na sua jornada. Abraço enorme .

    Responder

    1. Pois é, parece que as pessoas estão se esquecendo de se conectar com as outras, como se um “like” ou um “emoji” fosse suficiente…


  34. Fábio, é ótimo poder estar aqui e caminhar contigo… e ter informações de qualidade… nos dá mais segurança para o processo… grazie mille!!!

    Responder

  35. Faaaabiooo eu escolho estar aqui e caminhar contigo! No que der e vier 😉

    Responder

  36. Fábio, to aqui para caminhar contigo. Consumindo muitas das suas informações de qualidade.

    Responder

  37. Fabioooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!!!!
    Concordo plenamente com relação às redes sociais. Faz uns 5 meses que não entro no meu Instagram justamente por ter “enjoado” da superficialidade das pessoas nessas redes. Eu consumia seu conteúdo por lá, mas quando fui deixando de entrar nessa rede vi que não me fazia falta nenhuma, pois acompanho seus conteúdos aqui, no YouTube, faço seu curso de busca de documentos e to sempre de olho no Telegram por conta dos recados.
    Enfim! Quem quer alcançar algo e não tem nem noção do preço a ser pago por aquilo, não sabe o que está fazendo. Nada é de graça. Tudo é dedicação.
    Obrigada por sempre buscar o melhor para nós ajudar! Feliz ano novo!!!!!

    Responder

  38. Fabioooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo!
    Tô sumidinha esperando o recesso do judiciário acabar, mas logo eu volto!

    Responder

  39. Fabioooooooo! Eu escolho estar aqui e caminhar contigo, pois através dos conhecimentos que adquiri ao longo dos últimos três anos, consegui o reconhecimento da cidadania italiana via materna. Para sempre, muita gratidão.

    Responder

  40. Fabiooooo eu escolho estar aqui e caminhar com você.
    Quanta sabedoria, Fábio, lendo e ao mesmo tempo sentindo emoção de ver seu trabalho feito com tanto amor e cuidado pensando no melhor para as pessoas.
    Abraços

    Responder

  41. Eu te entendo perfeitamente! Já nem uso mais o Instagram, até fiquei preocupada em perder alguma coisa lá e fico feliz em saber que as informações estarão sempre aqui!
    Eu fiz o CDAM em 2018 graças às suas informações e deu tudo certo, assim como praticamente tudo relacionado a cidadania italiana e não só isso. Tem muita informação aqui para a vida em qualquer lugar do planeta!
    Só tenho a lhe agradecer pelo conteúdo rico e pelas informações! Pode fazer textão porque nós gostamos!
    Um abraço!

    Responder

  42. Em 2017 iniciei a saga da cidadania Italiana para meu esposo, e este foi o primeiro lugar, que me veio como sugestão do google em minhas pesquisas, depois fui pra Youtube, e desde então, sempre consumo o conteúdo que você posta, como fonte de informação segura. Obrigada por se manter fiel, e continuar trazendo a quem te segue a certeza o que você dizia em seus videos no começo do ano, que você não precisa vender informação para ter clientes. Muitos menos criar problemas para vender solução. Parabéns pelo trabalho nesses anos todos. Eu vou continuar caminhando contigo

    Responder

  43. Fabioooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo, e como escolho!!!!!!
    Que artigo é esse? Quanta riqueza na análise, cuidado e zelo no trato com as informações. Não é à toa que nós, “consumidores” fiéis de seu conteúdo podemos atestar quanta excelência e responsabilidade recebemos em cada detalhe do que você produz e nos entrega.
    Aproveitei para refletir o quão rasa corro o risco de ser ao ser engolida por essa realidade metaversa que estão nos impondo guela abaixo… Adoro textão, artigo longo e rico de detalhes, como esse, como o da GN que vc produziu há pouco para nós. Esse “forte” que você construiu para nós através de seu blog nos traz muita segurança. Obrigada por tanto e por tudo! Sou suspeita em dizer e ainda terei muito mais a testemunhar. Em breve!!! Abração.

    Responder

  44. Excelente, Fábio!

    Em propósitos diferentes do teu, cheguei em conclusões parecidas sobre o desvirtuamento do uso das redes sociais. Será um prazer acompanhar as informações sobre o mundo da cidadania italiana por aqui, no Minha Saga “raiz”. rsrs

    Certamente estarei contigo nessa retomada!

    Muito obrigado por compartilhar as informações conosco.

    Abraço!

    Responder

  45. Olá, Fábio! Conheci o seu blog em 2015. Graças aos seus artigos e vídeos eu e meu esposo aprendemos muito sobre cidadania italiana. Quero agradecer por compartilhar o seu conhecimento de maneira acessível e gratuita.

    Responder

  46. Fabiooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, eu escolho estar aqui e caminhar contigo 😉

    Parabéns pela auto-reflexão meu caro, não é fácil sair do ciclo do vício que as redes nos impõem, arrasou.

    Posso falar por experiência própria, seu trabalho é essencial para descomplicar o processo todo, sempre vou agradecer toda a informação que você nos fornece.

    Um abraço e segue sempre em frente!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *