Chegando o frio – como nao perder um rim com a conta de gas

Ciao a tutti

Eis que finalmente o fresquinho chegou na Itàlia e a previsao è que nas pròximas semanas teremos dias – e principalmente noites, com muitos graus a menos.
Como voces puderam aprender, em dezembro de 2007 eu expliquei sobre o funcionamento dos aquecedores e principalmente como se vestir de forma correta para se proteger do frio na rua.
Jà em 2010 eu expliquei de forma geral sobre o inverno, que vai de dezembro a fevereiro geralmente, explicando sobre a mudança nos horàrios dos negòcios, os tipos de equipamentos para o frio, a corrente para as rodas dos carros, os tipos de roupas e cobertores e dando também a dica de aquecimento com o vino italiano rsrsrs
O motivo deste post hoje è falar sobre o aquecimento da casa feito atravès do consumo de gàs – aqui chamado de riscaldamento e como utilizà-lo de forma consciente para que voce nao tenha que vender seu rim para pagar as contas de gàs kkkkkkkkk
Nos apartamentos dotados de riscaldamento, este pode ser de dois tipos:
Centralizzato (central, onde existe um unico contador no edificio e no final do ano a conta è paga dividindo-se o valor geral pelo nùmero de apartamentos)
Autonomo (onde cada apartamento tem seu proprio contador, e consequentemente cada familia paga sua conta separadamente, da forma que lhe convém)
Portanto, se voce està procurando um apartamento para alugar, com certeza na descriçao do imòvel voce se depararà com um destes dois termos. Nòs, particularmente quando temos que alugar um imòvel aqui na Italia, sempre preferimos aqueles com riscaldamento autonomo, pois assim podemos controlar quanto e como gastaremos com a conta de gàs.
Curiosidade: a bolleta (conta de consumo) de gàs aqui na Italia nao è mensal – chega a cada 2 ou 3 meses – dependendo da cia, o que dificulta ainda mais o planejamento financeiro dos brasileiros que nao estao acostumados com isso no Brasil, portanto muita atençao”
RISCALDAMENTO CENTRALIZZATO
Quando voce mora num apartamento com riscaldamento centralizado, è definido em comum acordo com os outros moradores o periodo em que funcionarà o aquecimento. E o ùnico dispositivo que voce terà à sua disposiçao è o termostato:
Com ele voce pode controlar a temperatura que gostaria na sua casa
RISCALDAMENTO AUTONOMO
 Neste caso, cada casa ou apartamento è dotada além do termostato acima, de um equipamento chamado Caldaia:

A caldaia è um aparelho que utiliza o gàs encanado para produzir àgua quente, que servirà tanto para esquentar a casa, seja para as torneiras e duchas.
Seja utilizando o riscaldamento centralizzato, seja utilizando aquele autonomo, na maioria das casas na Italia existem o que chamamos de termosifone ou radiatore:
FUNCIONAMENTO DO RISCALDAMENTO
Conhecendo todas as geringonças acima, fica fàcil para entender o funcionamento do riscaldamento da casa:
1 – Se eu quero que minha casa tenha 18 graus, eu vou atè o termosifone e coloco a temperatura em 18;
2 – Neste momento, se a casa estiver abaixo de 18 graus, automaticamente a caldaia irà “partir” (começara a funcionar, esquentando a àgua) e entao mandarà esta àgua aquecida a todos os termosifoni da casa;
3 – Geralmente as casas tem termosifoni na sala, nos quartos e nos banheiros. Elas funcionam como uma serpentina: quando a àgua quente começa a circular dentro dela, o ferro começa a esquentar e o calor è entao transmitido ao ambiente.
DICAS PARA MANTER O RIM
Finalmente, depois de explicar o funcionamento do aquecimento, eis que chego no ponto principal deste post: como economizar com o aquecimento!!!
O primeiro problema è psicològico: sempre vivemos sem este tipo de coisa no Brasil, sempre procuramos alternativas ao frio, com comidas quentes, roupas adequadas e tudo mais… no Brasil, e quando chegamos na Itàlia (ou Europa em geral) o que fazemos? Queremos andar de camiseta dentro de casa, afinal agora somos chiques, moramos na Zoropa e temos riscaldamento.
Na na ni na nao senhoras e senhores, o primeiro passo è deixar de pensar que sò porque temos riscaldamento, no primeiro ventinho temos que ir là e ligà-lo. Quem tem / teve oportunidade de viver com italianos sabem que a ùltima coisa que eles fazem è ligar o aquecimento, exatamente porque se o fizer sem planejamento, corre-se o risco de nao ter mais gas nos pròximos meses, pois nao terà dinheiro para pagar a bolletta, vao cortar o gas e adeus ‘chiqueza na Zoropa‘ kkkkkkkkkk
Entao como fazer com o frio? Vamos às dicas de pobre do Saga: (ei-là nossas tao famosas Dicas de Pobre de volta!!!)
– Manter sempre as janelas e portas dos comodos fechadas – assim como em boca fechada nao entra mosquito, em comodo fechado o frio também nao entra 😉
– Usar e abusar de roupas quentes, principamente aquelas feitas de plaid que eu citei aqui;
– Se sua casa ou apartamento tiver cortinas e tendas, mantenham sempre abaixadas, pois desta forma o calor nao se dispende;
Na hora de dormir, tenha sempre plaids e cobertures adequados, como também mostrei aqui;
E QUANDO CHEGAR O FRIO DE ARREPIAR, COMO UTILIZAR O AQUECIMENTO DE FORMA RESPONSAVEL?
O ideal è temperatura em cada stanza (comodo) è:

  • 20 graus nos ambientes onde se trabalha com o computador e se passa a maior parte do tempo;
  • 19 graus onde passamos pouco tempo do dia;
  • 18 graus para os quartos, onde a temperatura mais baixa nos permite dormir melhor.
Existe aqui na Italia uma faixa horària onde a luz e gas è mais barato: que geralmente è entre 20:00 e 7:00 da manha e aos finais de semana. O que fazemos aqui em casa:
Liga-se o riscaldamento das 20:00 às 22:00 todos os dias – isso permite que durante toda a noite a casa mantenha-se aquecida.

Liga-se o riscaldamento das 06:00 às 08:00 também todos os dias, assim quando todos acordam a casa também està aquecida!

Durante o dia, mantendo todas as janelas e comodos fechados, tendo a ajuda do fogao na hora do almoço (a preparaçao dos alimentos ajuda obviamente com o calor do imovel), a casa permanece praticamente com a mesma temperatura – claro que nao ficamos de bermuda e camiseta dentro de casa – porém a pergunta è sempre a mesma: se estivessemos no Brasil, com o mesmo frio, estariamos de bermuda e camiseta?

Sao regras que parecem muito bobas, mas vejam os nùmeros que gastamos nos ùltimos anos:

Ao utilizar o gas durante o dia, gastàvamos 1500 euros a cada bimestre.
Com a forma atual, gastamos cerca de 400 euros a cada bimestre

PRATICAMENTE 4 VEZES MENOS!!!

Felizmente agora estamos de casa nova, e felizmente temos uma bela lareira, com isso temos certeza que dificilmente ligaremos o riscaldamento, jà que comprar lenha è muuuuuito mais barato do que o gas 😉

Agora imaginemos aqueles que chegam aqui na Italia para viver, sem muitos recursos, vendendo o almoço para comprar a janta e, de repente chega uma conta de 400 euros, è ou nao è uma boa idéia vender um rim ????????????????????????????????

Espero ter sido didàtico e principalmente ter sido ùtil a todos voces que pretendem vir morar na Europa e também aqueles que jà estao aqui.

Abraços a todos e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *