Convocacao aos italianos pelo mundo – momento de votar!!!

Ciao a tutti

Semana que vem teremos eleiçoes aqui na Itàlia. Calma, nao decidiremos quem serà o pròximo presidente, muito menos escolheremos novos deputados e senadores: escolhereremos qual serà o candidato que representarà a esquerda nas eleiçoes 2013. Dificil de entender? Calma que eu explico:

 A Itàlia tem atualmente os seguintes partidos que concorrerao nas pròximas eleiçoes, de acordo com a orientaçao politica:
DIREITA (DESTRA)
 
CENTRO (MODERATI)
 
ESQUERDA (SINISTRA)
Claro que existem tantos outros partidos menores, que variam da extrema-esquerda a extrema-direita, que podemos tratar em outro artigo.
AS PRIMARIAS DO PARTIDO DEMOCRATICO
E como os partidos querem colocar ordem na bagunça, foram criadas algumas coalizoes com o objetivo de enfrentar a crise politica e assegurar a vitòria nas pròximas eleiçoes, que acontecerao em 2013. Por isso, o Partido Democraticoo qual eu sou filiado – resolveu implantar as “primàrias” – sistema onde qualquer pessoa que se sinta representada pela ideologia de esquerda pode se cadastrar e entao votar no seu candidato preferido. 
Portanto, hoje temos 5 candidatos da coalizao de centro-esquerda, e quem vencer serà o candidato oficial a primeiro-ministro nas pròximas eleiçoes, eis que vos apresento o Quinteto Fastastico:
1 – PIER LUIGI BERSANI
Atual secretàrio do partido democràtico era atè pouco tempo o candidato natural do PD. Visite o site de Bersani.
2 – BRUNO TABACCI
 Deputado, Bruno Tabacci tem como linha politica voltada mais ao centro do que à esquerda, è atualmente assessor economico do comune de Milano. Visite o site de Tabacci.
 3 – LAURA PUPPATO
 Candidata da esquerda no Veneto – regiao predominantemente de direita, Laura foi prefeita da cidade de Montebelluna, na provincia de Treviso. Visite o site da Puppato.
 4 – NICHI VENDOLA
 Homossexual assumido, Nichi è presidente da regiao Puglia em seu segundo mandato. Visite o site de Vendola.
 5 – MATTEO RENZI
Ex presidente da provincia de Firenze, atualmente è prefeito da cidade de Firenze. Devido a sua pressao para a realizaçao das primàrias, Matteo Renzi encontrou uma forte oposiçao dentro do pròprio partido democràtico, mas pro fim conseguiu que as primàrias acontecessem. Visite o site de Matteo Renzi.
SOU ITALIANO E VIVO NO EXTERIOR, POSSO VOTAR?
Sim, senhor: todo e qualquer cidadao italiano que vive no exterior e que està devidamente registrado no consulado italiano pode votar!!! O partido democràtico criou um site especial para estes eleitores, basta clicar aqui para entrar no site.
Quem pode votar?
Podem participar das eleiçoes todos os eleitores italianos registrados no AIRE e que na data de 25 de novembro de 2012 tenham 18 anos. Para votar, basta registrar-se no site. As registraçoes terminarao no dia 20 de novembro de 2012 às 20:00 horas (((horàrio italiano)))
O que è preciso para votar?
Votar online è simples: os ùnicos requisitos sao um endereço de email vàlido, um nùmero de celular que possa realizar chamadas internacionais, uma fotocopia do seu documento italiano e pronto! O celular serà utilizado durante a fase de votaçao para entrar no sistema. Com uma chamada realizada do celular indicado no momento do registro, se verificarà a identidade e a localizaçao do eleitor no exterior. A chamada serà gratuita!!!
Quando se vota?
As operaçoes de votaçao eletronica serao disponiveis a partir das 15:00 horas (((horàrio italiano))) do dia 24 de novembro atè as 20:00 horas (((horàrio italiano))) do dia 25 de novembro.
Como se vota?
Para votar è suficiente entrar no site durante a abertura da ‘cabine online’. O acesso serà consentido aqueles que se registraram e que receberam o PINCODE atravès do email indicado no momento do registro. Serà necessàrio recordar o email de registraçao e o PINCODE. O eleitor também deverà estar com o celular em maos, pois serà necessàrio realizar uma chamada gratuita à Italia, para confirmar sua identidade.
Para registrar-se no site è fàcil: basta escolher o local onde voce reside, conforme a figura:
SOU CIDADAO ITALIANO E VIVO NA ITALIA, COMO EU VOTO?
Quem vive aqui na Itàlia e quiser votar também è simples: entre no site e faça sua pré-inscriçao online. Em seguida escolha a regiao onde è residente, a provincia, o comune e a sessao eleitoral.
Apòs concluir o registro, imprima a sua scheda e no dia da votaçao voce deverà levar os seguintes documentos:
1 – a ficha que imprimiu no site
2 – sua tessera elettorale (caso nao tenha basta ir no comune onde è residente e solicitar)
3 – um documento d’identità italiano
4 – 2 euros correspondentes as despesas.
Voce receberà um Certificado de Eleitor de Centrosinista 😉
Para saber o local da votaçao, clique aqui e faça o mesmo:  escolha a regiao, depois a provincia, o comune e sua zona eleitoral (que consta na sua tessera eleitoral): aparacerà no mapa o local e endereço onde voce deverà votar!!!
E VOCE FABIO, EM QUEM VOTARA’?
Bom, dentre todos os candidatos, eu escolhi o sindaco de Firenze Matteo Renzi, o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, e ouvi suas propostas, dentre elas as que mais me chamaram atençao foram:
1 – MERITOCRACIA – Matteo defende a aboliçao das duas camaras (deputado e senado) transformando-as apenas em uma ùnica instituiçao – com no màximo 500 pessoas (praticamente a metade do que a atual).
2 – FIM DO FINANCIAMENTO PUBLICO DOS PARTIDOS – Imaginem o absurdo: a Europa em crise e ainda hoje os partidos recebem ajuda do governo – atè mesmo aqueles que nao conseguiram eleger nenhum candidato. Matteo propoe o sistema americano.
3 – EUROPEIZACAO DA ITALIA – Hoje o povo italiano nao se sente europeu, è como se a Italia nao fizesse parte da Europa. Renzi quer aproximar ambos, ampliar o sistema estudantil Erasmus, aumentar o numero de bolsa de estudos enre os paises e principalmente a criaçao de um serviço civil voluntàrio europeu.
4 – PARIDADE ENTRE HOMENS E MULHERES – Infelizmente as mulheres tem poucas chances de conseguir se destacar em ambito profissional: em Firenze Matteo equiparou os sexos: metade dos conselheiros sao homens e a outra metade è composta de mulheres – basta verificar os nùmeros de crescimento da cidade de Firenze para entender que a idéia de ‘Clube do Bolinha’ jà saiu de moda hà muito tempo.
5 – CIDADANIA – E’ aqui que nos interessa: Matteo propoe uma linha de pensamento simples: imigraçao inteligente – abertura e facilitaçao de postos de trabalho especializado; tempo de emissao do permesso di soggiorno reduzido; equiparaçao da uniao entre pessoas do mesmo sexo e tambèm o reconhecimento da uniao estàvel.
Fui atè Pisa conhecer Matteo Renzi, olha eu ali no canto direito quase caindo da foto 😉
Na semana passada o canal Sky Italia realizou um debate com os cinco candidatos, assistam o video integral:
Portanto queridos leitores, fica o apelo a todos que queiram contribuir para o nosso pais: registre-se, escolha seu candidato e vote!!!!!!!!!
Um forte abraço a todos e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *