APELO – Segundo turno das primàrias 2012

Ciao a tutti

Eis que volto aqui com o resultado da escolha dos italianos sobre quem representarà o candidado da corrente de centro-esquerda, vejam os nùmeros:

Isso significa que foram para o segundo turno, o secretàrio geral do Partito Democratico Pier Luigi Bersani e o sindaco di Firenze Matteo Renzi.

 A novidade foi que – ao contràrio de todas as expectativas do partido – o sindaco de Firenze conseguiu bater o principal candidato em diversas cidades importantes, ganhando atè mesmo em regioes historicamente ligadas a Bersani, como è o caso da Toscana, Umbria e Marche. Alias, um fenomeno interessante destas eleiçoes è que Matteo Renzi venceu na maioria dos comunes considerados pequenos, enquanto Bersani venceu em praticamente todas as grandes – o que demonstra a grande participaçao dos comites organizados pelos cidadaos que apoiam o candidato fiorentino.

O que me deixou bastante desiludido – a ponto de escrever ao alto escalao do partito democratico foi a baixissima participaçao dos eleitores italianos no Brasil – se por um lado recebi dezenas de mensagens de leitores que votaram online, os numeros sao infimos: no total votaram 15.523 pessoas no exterior e destes apenas 1.766 na America do Sul. Levando em conta a imensa quantidade de cidadaos italianos inscritos no AIRE, praticamente quase ninguém votou e/ou soube disso.

Por outro lado, votaram pelo sistema online no exterior 5.585 cidadaos, e destes vejam os nùmeros:

37% votaram em Matteo Renzi (2106 votos)
35% votaram em Nichi Vendola
21,4% votaram em Bersani (menos de 1200 votos)

*Dados retirados do site do PD

APELO

Mais uma vez eu peço a todos aqueles que jà sao cidadaos italianos que exerçam o seu direito e votem! Nao custa nada votar online – conforme relato de vàrios leitores aqui mesmo no blog – e è importantissimo que voces que estao no Brasil mostrem uma grande participaçao, pois quanto mais fortes formos por ai, mais pressao podemos fazer aqui.

Infelizmente grande parte dos cidadaos que reconhecem sua cidadania, nao se importam em ajudar os outros – muitas vezes se esquecendo das pròprias dificuldades e demora nos seus pròprios processos de reconhecimento. Nao è a toa que a comunidade italo-argentina è muito mais organizada que a comunidade italo-brasileira, basta lembrar que nossos ‘hermanos’ nao precisam legalizar documentos para a pràtica da cidadania aqui na Italia, nao precisam tirar novamente a carteira de motorista, além de tantos outros acordos de reciprocidade que existem com a Italia – numa clara demonstraçao da sua força politica!!!

Alèm de contar com muito mais parlamentares eleitos pelo pròprio povo, atualmente existem 3 vagas para deputados e 2 para senadores, e sabem como sao compostos atualmente?

Deputado Angeli Giuseppe – ARGENTINA
Deputado Ricardo Merlo – ARGENTINA
Deputado Fabio Porta – BRASILE
Senador Esteban Juan Caselli – ARGENTINA
Senadora Mirella Giai – ARGENTINA

Realmente preciso dizer mais alguma coisa?

Votem, peloamordeDeus, independente do candidato escolhido.
Nao conhece ninguém?
Votem no meu candidato Matteo Renzi, lembrando que foi o ùnico que respondeu minha carta sobre as propostas em relaçao a cidadania iure sanguinis.

Nao gosta do Renzi?
Nao tem problema, vote no Bersani, que também è uma òtima pessoa – o que estou querendo dizer è que nao importa a escolha, importa o seu voto, importa a demonstraçao que os italo-brasileiros que vivem no Brasil tem também sua força!!!

ATUALIZACAO IMPORTANTE!!!

Quem nao votou no primeiro turno, poderà faze-lo no segundo: basta enviar um email a Andrea Lanzi – ([email protected]) pedindo autorizaçao para votar!!!

Segue abaixo a lista dos escritòrios eleitorais no Brasil (lista criada pelo deputado Fabio Porta)

  • PORTO ALEGRE (RS): RUA CORONEL BORDINI, 1111
  • FLORIANÓPOLIS (SC): PRAÇA XV DE NOVEMBRO, 340 – CENTRO
  • CURITIBA (PR): RUA DESEMBARGADOR WESTPHALEN, 15 – 2 ANDAR
  • RIBEIRÃO PRETO (SP): RUA JOSÉ LEAL, 843- ALTO DA BOA VISTA
  • ITAPIRA (SP): PRAÇA BERNARDINO DE CAMPOS, 265
  • SÃO PAULO (SP): ALAMEDA JAÚ, 1200 – JARDIM PAULISTA
  • RIO DE JANEIRO (RJ): AVENIDA BEIRA MAR, 262 – 4 ANDAR
  • NOVA FRIBURGO (RJ): RUA SARA BRAUNE, 71 – BRAUNES
  • VITÓRIA (ES): RUA ZACARIAS FERNANDES MOÇA, 83 – MORADA DO
  • CAMBURI
  • BRASÍLIA (DF): EQS 208/209 – LOTE A – ASA SUL

Para maiores informações:  (11) 3081 3861

Abraços a todos e atè o pròximo post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *