Dica de Passeio – Acquario de Genova e Museu do Mar

Muita gente me pede para dar dicas de passeios na Itália e lugares bacanas pra conhecer.

Há alguns anos estive em Genova e visitei o Acquario di Genova, onde fiquei sabendo ser o 2º maior aquario da Europa, só perdendo para o aquario de Valencia, na Espanha!

Sempre tiver a curiosidade em conhecer Genova pelas raízes históricas: foi de lá que meu querido nonno Giordano Barbiero partiu para o Brasil.

Então queria refazer os passos, porém não tinha ideia da emoção que eu sentiria em Genova, tampouco o que eu iria encontrar…

Genova é considerada uma metrópole aqui na Itália, com seus 640.000 habitantes.

É a 6ª maior cidade da Itália e é conhecida também por ser o local de nascimento de Cristoforo Colombo, que dispensa maiores apresentações!

CASA DE COLOMBO

E por falar em Cristoforo Colombo, minha primeira parada em Genova foi exatamente na casa dele, totalmente aberta a visitação:


O bilhete para entrar na casa custa 6 euros e dá direito a subir também na Torre di Porta Soprana, de onde é possível ver toda a cidade de Genova:

E pensar que está ali a quase 1000 anos!!!

É realmente alto!

GenovaMinhas pernas não queriam mais subir ahahaha
Mas realmente a vista de Genova do alto é maravilhosa…

PORTO e ACQUARIO

Depois de quase perder as pernas, desci da Torre e fui conhecer o porto e o tão falado Acquario de Genova.

Não dá para descrever a beleza e a complexidade do dito cujo, só conhecendo mesmo pra ver o quão lindo e enorme ele é.

Um show a parte são os golfinhos, que ficam num tanque natural gigante.

É uma das grandes atrações do local, o povo vai à loucura:

Entrada do Acquario
Nao tenho ideia que peixe seja…
Golfinho fazendo festa

MUSEO DO MAR e MOSTRA ‘LA MERICA’

Após saiR do Acquario fui ao Museo do Mar.

Tinha comprado o biglietto NavigAcquario, que me permitia conhecer o tanto o Acquario quanto o Museo do Mar.

O valor do ingresso para os dois prédios custa atualmente 38 euros por pessoa.

Entrada do Museu do Mar

E foi no Museo do Mar o momento mais emocionante do passeio a Genova, pois lá acontecia a exposição ‘La Merica’, que contava a história da emigração italiana!

A exposiçao foi financiada pela Ellis Island, importante companhia de navegação americana da época.

Embora o objetivo da exposição era mostrar a emigração italiana aos Estados Unidos, não foi menos emocionante imaginar nossos ascendentes passando meses dentro de um navio para chegar numa terra desconhecida.

Ao chegar na sala da exposição recebi uma copia fiel do Passaporto Italiano daquela época (exatamente igual ao que nossos antenatos tiveram).

Recebi também uma copia também fiel do Biglietto di 2ª Classe (embora a maioria dos nossos queridos nonnos foram de 3º classe ao Brasil).

Réplica fiel do passaporto que recebemos antes de ‘entrarmos no navio’ com destino a ‘La Merica’

Em seguida, fui levado ao setor de embarque, onde uma tela de cristal mostrava um oficial de imigração.

Neste momento inseri o meu passaporto numa abertura inferior e na tela aparecia um oficial nos instruindo como fazer para que nossa viagem fosse a mais tranquila possível 🙂

Já naquele momento me vieram as lágrimas, pois não conseguia parar de imaginar meu antenato naquela situação!

E pra aumentar ainda mais a emoção, estava ali – diante de meus olhos – uma réplica de um dos navios que levavam os imigrantes a ‘La Merica’…

Entramos no navio, passamos pelo setor de bagagens, pelas camas onde dormiam os emigrantes, pelos banheiros minúsculos, até chegarmos numa espécie de proa.

Lá estavam expostas diversas cartas dos emigrantes, fotos da chegada na terra nova, das famílias que os esperavam, enfim tudo muito, mas muito emocionante!

Fiquei tão emocionado que sequer consegui tirar fotos de tudo que eu vi por ali.

Só conseguia pensar na coragem do meu antenato, esteja onde ele estiver tenho certeza que está sorrindo, cheio de orgulho do pronipote que fez o caminho inverso e hoje defende com a mesma garra a bandeira tricolor italiana.

Por isso se for a Genova, não deixe de conhecer o Galata Museum (nome que recentemente deram ao nosso conhecido Museu do Mar)

Sei que a exposição foi prorrogada por várias vezes, espero que vocês consigam ve-la, pois realmente pra nós é mais do que especial.

Todas as fotos de Genova e do Acquario estão no meu album de fotos do Flickr, que basta clicar aqui.

7 Comentários


  1. Oi Fábio graças a você estou conseguindo iniciar minha saga até a tão sonhada cidadania, que Deus te abençoe por ajudar! Queria saber se a comune de Gênova é boa para o processo de cidadania, estou nesse passo.

    Responder

  2. Fábio, que bacana! Estivemos também em Genova no fim de semana passado, e você, quando foi? Mas infelizmente enão conseguimos ver o Museo del Mare, pois ficamos um pouco mais do que o previsto no acquario (5 horas exatamente…!) Mas pretendemos voltar, especialmente para a mostra sobre a imigração. Abbraccio da Milano!

    Responder

  3. Fábio… q legal!!!Eu tbm tenho diversos documento do meu antenato, mas nenhum italiano (somente a certidão mesmo)… Mas os demais documento de chegada no Brasil, carteira de trabalho, carteira de saúde… até titulo de eleitor… é muito bom, isso nos leva um pouco pra perto dele… Fico imaginando essa exposição!!! puts, como queria estar na Itália para vê-la.Parabéns pelo site!

    Responder

  4. MUITO LEGAL ABRIR SEU BLOG E VER ESSAS AVENTURAS, MUITO BOM MESMO.POR ACASO VC TIROU FOTO DO NAVIO DOS IMIGRANTES, GOSTARIA MUITO DE VÊR, MINHA VÓ CONTAVA MUITAS HISTORIAS DA FAMILIA QUE SE PASSOU NESTES NAVIOS.

    Responder

  5. Nossa, eu tenho esse passaporto, ficou guardado na família! É o máximo mesmo.. fico imaginando sua sensação lá 🙂

    Responder

  6. Fábio, parabéns pelas novas conquistas, muita sorte e sucesso nessa nova empreitada! E adorei o novo layout do blog, ficou bemmmmmm melhor!!! Saluti!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *