Universidade na Italia: Completando os Estudos

Eis que aqui estou para escrever mais um capitulo da sessao “Estudar na Italia” onde contarei a voces duas sagas para entrar na universidade italiana.

Sao histórias diferentes, pois eu escolhi estudar novamente (nao utilizar os titulos que eu tenho no Brasil) enquanto a minha ex companheira Luciana escolheu utilizar os estudos por là e entrar na universidade diretamente, sendo assim neste post conseguirei contemplar todo mundo que pensa em ingressar num curso de graduação aqui: sejam aqueles que fizeram apenas o 2º grau na Brasil, sejam aqueles que tem algum titulo superior e obter outro titulo por aqui.

No meu caso, tudo começou quando eu fui atè a Università di Pisa e solicitei a eles as informaçoes de acesso ao estudo universitàrio, conforme escrevi aqui

Escolhido o curso, comecei a reunir a documentaçao necessària e iniciei os passos descritos na segunda matéria que escrevi:
 
1 – Me registrei no site da universidade;
2 – Escolhi o curso que pretendo cursar;
 
Antes de completar o 3º passo que era imprimir o boleto para pagamento, fui verificar os documentos necessàrios para a matricula, e eram:
 
a) Uma foto em formato tessera (OK);
b) Uma fotocopia do documento d’identità (OK);
c) Uma marca da bollo no valor de 14,62 (OK);
d) Recibo do pagamento (OK)
e) Diploma di maturità OU Diploma no Exterior + Declaraçao de Valor (OPS).
 

Allora, fui atè a secretaria da universidade e marquei um ‘appuntamento‘ com o coordenador pedagògico, pois queria entender melhor quais documentos eram necessàrios apresentar para efetivar a inscriçao.

Voces nao imaginam a quantidade de departamentos que fui enviado – jà que (pra variar) minha condiçao era peculiar: cidadao italiano com estudo efetuado no exterior.

Primeiro me mandaram para o departamento de coordenaçao para alunos estrangeiros.

Chegando là viram que eu era cidadao italiano e portanto deveria retornar a secretaria geral.

Voltando à secretaria geral, disseram que nao poderiam fazer nada, pois os estudos foram realizados no exterior.

Mais uma vez retornando à secretaria para alunos estrangeiros, me deram uma lista de documentos a serem apresentados (menos o permesso di soggiorno, obviamente) e foi entao que percebi que a coisa era tao complicada – tanto pra mim quanto pra eles – sendo assim, retornei na secretaria e perguntei de forma clara e objetiva:

– Nao tenho estudo anterior e sou cidadao italiano – qual documento tenho que apresentar no momento da inscriçao para ingressar na universidade??????
 
Dai a resposta também foi simples e objetiva: – Basta apresentar o diploma di maturità!
 
O ESAME DI MATURITA’
 
Agora tudo parecia fàcil, bastava conseguir o tal diploma di maturità para entrar na universidade, e comecei as pesquisas para obter este diploma… mas è claro que com o Saga nada è tao fàcil quanto parece…
 
Entrei na internet e pesquisei no Google sobre “Diploma di maturità”. Automaticamente apareceram diversos sites de ‘recupero scolastico’ que sao uma espécia de curso supletivo – exatamente o que eu procurava!!!
 
Entrei no site GrandiScuole, preenchi os dados e em pouco tempo me ligaram, marcando uma reuniao com o coordenador. Me disse que na cidade onde moro nao existe nenhuma sede, e que as mais pròximas seriam em Livorno ou Pisa. Escolhi Pisa e là fui eu no dia marcado…
 
A REUNIAO
 
Chegamos là, expliquei o que estava precisando, e o cara me pergunta: – Ok, mas qual titulo de maturità voce quer??
 
– Oi? Como assim? Eu quero o titulo de “DIPLOMA DI MATURITA'” (começa aqui o mico)
– Ok signore, porém existem vàrios titulos, qual o senhor prefere?
– Maremma maiala, qualquer um, qual è o mais fàcil?
– Signore, acho que o senhor nao entendeu (me chamando de BURRROOO), è o senhor que deve escolher o que quer, e entao me dizer. Posso dar uma dica, qual curso universitàrio o senhor pretende fazer?
– Mah, eu pretendo fazer ciencias politicas.
– Allora, eu recomendo que o senhor faça o curso superiore di Dirigenti di Comunità.
– Perfeito, è isso que eu queria (NAO TINHA A MENOR IDEIA DO QUE ELE ESTAVA FALANDO kkkk)
 
– Pegou um folder, começou a explicar as matérias que eu teria, e veio com uma calculadora (VIXXEEE), começando:
 
Entao signore Fabio, o senhor precisarà recuperar 5 anos, que è o tempo do curso della Media Superiore, sendo as aulas diàrias, temos disponibilidade de horàrio flexivel, das 9:00 as 21:00 incluindo aos sàbados, as matérias que estudarà partem de Psicologia, Pedagogia, Farmacia, Medicina, Musica (oi?), Itlaliano, Storia, bla, bla, blà e estamos com uma super promoçao:
 
Ao invés de pagar a bagatela de 9700 euros + 800 de taxas o senhor pagarà apenas 7150 euros + 800 de taxas!
 
O QUEEEEEEEEEEEEEE??? A preparaçao para o exame di maturità custa mais do que a pròpria università????
 
Agradeci e disse que iria pensar na proposta de parcelar em 5785456154 vezes…
 
OS TIPOS DE TITULO DE MATURITA
 
 
Depois que sai de là mais tonto do que entrei, fui pesquisar a història dos tipos de estudo, e foi entao que lembrei que na Scuola Superiore voce escolhe o seu percurso de estudo – que pode ser Liceo, Istituto Tecnico ou Professionale. 
 
Explico melhor: quando terminamos o 1º grau aqui na Itàlia (scuola media inferiore) temos que escolher qual o ‘ramo de estudo’ que queremos percorrer no 2º grau (scuola media superiore), que sao duas as possibilidades: 
 
1 – Liceo ou
2 – Istruzione-Formazione Professionale
 
LICEO
 
O sistema de Liceo compreende um percurso de estudo mais amplo, quase uma ‘prè-condiçao’ para aqueles que pensam em seguir os estudos na universidade. 
 
E’ dividido em Liceo Classico, Scientifico, Artistico, Economico, Musicale, Tecnologico, Linguistico e Scienze Umane.
 
ISTITUTO TECNICO / PROFESSIONALE
 
Geralmente quem escolhe o percurso do Istituto Tecnico ou Professionale nao pretende entrar na universidade posteriormente, procurando aprender uma profissao nesta etapa.
 
Aqui a escolha è mais ampla, pois è possivel jà escolher a profissao que deseja seguir depois. Existem cursos de Turismo, Mecanica, Transporte e Logistica, Eletronica e Eletrotécnica, Informatica e Telecomunicaçoes, Agricultura, Chimica, Moda, entre vàrios outros percursos de estudo.
 
MINHA ESCOLHA
 
Fui entender o que è o tal curso de Dirigenti di Comunità – è um curso pertencente ao Istituto tecnico per le attività sociali e è voltado aqueles que pretendem trabalhar com a problemàtica social, desenvolvendo programas de educaçao, entre outras coisas. Ou seja: è o percurso perfeito pra seguir a università de Ciencias Politicas e Sociais.
 

ONDE ESTUDAR

O problema è que eu jamais pagaria o valor solicitado pelo GrandiScuole, e entao me lembrei que aqui na Itàlia existe um organismo chamado CTP – Centro Territoriali Permanenti – que trata-se de uma organizaçao com objetivo de formaçao a todos os cidadaos adultos, colocando a disposiçao percursos culturais, atividades de formaçao e de orientaçao profissional. Nestes centros existem também cursos de italiano para estrangeiros (que tenham permesso di soggiorno), cursos de informàtica para pessoas da melhor idade, entre outros. Eu mesmo fiz diversos cursos de italiano no CTP, e estava fazendo o curso de preparaçao para o exame de lingua italiana CILS (tema futuro no blog). 
Aqui na Toscana existem nada menos do que 33 CTP, sendo 5 na provincia de Arezzo, 8 em Firenze, 3 em Grosseto, 4 em Livorno, 3 em Lucca, 1 em Massa Carrara, 2 em Pistoia, 4 em Pisa, 1 em Prato e 2 em Siena.
 
Comecei a percorrer todos para saber se dispunham do curso de Dirigente di Comunità e finalmente encontrei!!!! Marquei um appuntamento com a orientadora, que me explicou como funciona o curso, e me pediu um documento que comprovasse quais materias estudei no 2º grau e na faculdade no Brasil. Por sorte tinha meu històrico escolar aqui comigo, mandei traduzir e levei pra ela, que me deu os créditos correspondentes às materias que jà estudei, e organizou quais matérias eu deverei estudar para os exames.
 
OS EXAMES
 
No meu caso, farei o percurso em duas etapas: primeiro farei exames referentes aos quatro primeiros anos, que è chamado de Esame di Idoneità e depois farei o tao esperado Esame di Maturità – este ùltimo me permitirà de ter o documento que me permitirà a ingressar na universidade.
 
Os exames aqui parecem exames da FUVEST, sò que com um agravante: além de ser dividido em vàrios dias, o ùltimo è o famigerado esame orale (exame oral) onde eu terei que me apresentar na frente de uma comissao composta de diversos professores, com duraçao média de 40 minutos e que terei que responder a diversas perguntas e discorrer sobre determinados temas estudados durante minha preparaçao. E geralmente è aqui que ‘a cobra fuma’, pois nao basta apenas saber sobre as matérias e argumentos, è necessàrio saber explicar de forma clara, suscinta e segura sobre os mesmos.
 
O exame di maturità è uma etapa essencial na vida italiana, tanto è que existem vàrios filmes que tratam do tema. Posso citar tres grandes sucessos, que mostram bem o que è o famoso exame di maturità.
 
 
O primeiro è Notte Prima degli Esami, um filme de 2006:
 
 
 
O segundo è um remake atual do filme anterior, que chama-se Notte Prima Degli Esami Oggi, de 2007:
 
 
 
 
E por fim, o bellissimo Immaturi, quando um grupo de amigos descobre que o exame de maturità que fizeram hà 20 anos foi anulado, e com isso devem refaze-lo:
 
 
Depois de passar pelos respectivos exames, eu também receberei o Diploma di Maturità e entao poderei entrar finalmente na universidade 🙂
 
 
 
 
 
 
 
Exemplos de Diploma di Maturità
 
No pròximo post contarei a voces a saga da Luciana e a burocracia enfrentada no Brasil para conseguir os respectivos documentos junto ao consulado italiano, voces nao perdem por esperar 😉
Abraços a todos e atè o pròximo post!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *