Diferenças Culturais Brasil X Italia 2

Ciao amigos

Voces devem estar se perguntando: Como assim Diferenças culturais Brasil X Italia 2 ??? Procurei no blog e nao achei a 1…

Bom, tudo começou quando eu vi no blog da Bin, o Brasil na Italia um post intitulado “As diferenças entre cultura brasileira e italiana“, que eu achei o màximo, pois retrata exatamente o que eu penso. Là ela descreve algumas ‘sutilezas’ entre as duas culturas.

Dois pensamentos que eu compartilho:

“O brasileiro está acostumado a ter um milhão de amigos. Você senta em um bar, conhece uma pessoa nova, na próxima vez que o encontrar já o apresentará como “esse aqui é meu amigo fulano de tal”. Na Italia receber o título de “amigo” é quase tão difícil como conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas.”

“O italiano se sente intimidado com tanto sorriso. Pensa: ou essa pessoa é pouco inteligente ou está tirando com a minha cara. O sorriso gera desconfiança: “essa pessoa é uma falsa, está tentando me convencer de que é feliz o tempo todo.”

Bom, o que me fez escrever este post, utilizando como referencia o da Bin???

Estava em casa lendo o post da Bin e meu telefone tocou. Era o Ettore, um dos meus CAB’s – Cliente Amigo do Blog me chamando para jantar com um novo amigo dele, o Cesare que havia conhecido numa reuniao do Rotary Club.

Cheguei la e os maledetti ja tinham secado uma garrafa de 51 tipo exportaçao* que o Cesare tinha levado – segundo eles tinham tomado 5 ou 6 caipirinhas… (pelo menos é o que lembram rsrsrs)

Como eu estava com o post fresco na cabeça, acabei praticamente fazendo uma entrevista com o Cesare, tamanha saraivada de perguntas que eu fiz!!!

Ele nos contou que viveu no Brasil na década de 60, trabalhava em Sao Paulo mas pelas condiçoes da época pode conhecer todo o Brasil, de Manaus a Porto Alegre, passando por Foz di Iguaçu e Minas Gerais.

Eu perguntei a ele, o que achava do Brasil, dos brasileiros e qual foi o lugar que ele mais ficou impressionado quando esteve por la.

Ele nos respondeu que todos os lugares onde esteve eram fantàsticos, que dentre tudo que viu e viveu o que mais o chamou a atençao foi exatamente o povo brasileiro.

Disse também que a hospitalidade, o calor e o sorriso do brasileiro era algo que ele nao estava acostumado aqui na Italia.

Neste momento eu disse a ele sobre nossa percepçao das diferenças culturais entre o brasileiro e o italiano, explicitamente sobre a questao do sorriso.

“Olha, realmente isso é verdade, pois temos por concepçao que o sorriso deve ser dado nos momentos de alegria.

Eu acho que as dificuldades que o povo brasileiro vive (lembrando que ele esteve na década de 60…) faz com que sejam mais humanos, mais sensiveis aos problemas dos outros.

E, talvez isso faça com que o sorriso saia fàcil.

Outra coisa que penso é que o brasileiro, exatamente por conta das vicissitudes, permite facilmente que as pessoas façam parte da sua vida, dos seus problemas e das suas convicçoes e – mesmo que num breve periodo de tempo – deixa que as pessoas entrem no seu coraçao…

Sàbio Cesare!!!

Ettore, Cesare, Caio, Andre, Saga e Gerson

*Curiosidade que nao quer calar: alguem sabe porque a 51 tipo exportaçao nao pode ser vendida no Brasil? Pelo menos é isso que està escrito no ròtulo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *