Origem e significado do nome Italia?

Ciao a tutti

Verificando a minha linha do tempo no Facebook recebo uma atualização sensacional da Accademia della Crusca – versão italiana equivalente a Academia Brasileira de Letras – sobre a origem do nome do nosso país, coisa que tenho certeza que muitos de vocês jamais pararam pra pensar como surgiu (sim, jamais tinha me passado pela cabeça também rsrsrs)

Claro que no mesmo instante vim aqui compartilhar com vocês, vejam só que curioso:

A ORIGEM DO NOME ITALIA

Segundo a Crusca, a origem do nome do país surgiu no extremo sul, na Calabria e deriva do vocábulo Italói, utilizado para dar nome aos…

bezerro
Bezerros

Por mais estranho que pareça é isso mesmo que vocês estão pensando! O nome Italia surgiu por causa destes simpáticos bezerrinhos rsrsrsrsrs

Ok, explico melhor: pouco antes do nascimento de Jesus, lá pelo ano 5 a.C. o sul da Italia fazia parte da Magna Grécia (que todos nós estudamos na escola, lembram do Arquimédes?) e obviamente a língua falada era o grego.

 Naquela região existia uma tribo que tinha como principal característica a criação de bovinos. Por causa dessa característica da região que os gregos decidiram então apelidar carinhosamente (ou não) o povo local de ITAΛΟΣ (Italói).

Neste caso

 Italia = “habitantes da terra dos bezerros”.

Por outro lado, alguns historiadores acreditam que a palavra correta utilizada naquela época não seria bezerro ma sim touro, neste caso

Italia = “habitantes da terra dos touros”

Sinceramente independente da origem ser touro, bezerro ou papagaio, não torna a coisa menos curiosa não é mesmo? Nós que somos cidadãos de dois países podemos dizer que o nome de um deles deriva de uma árvore enquanto o outro deriva de um bovino.

Aproveitando que estamos falando da origem no nome: vocês acreditam que o nome Brasil realmente deriva do pau-brasil ou é correta a interpretação de alguns estudiosos, que acreditam que o nome teria surgido lá pros lados da Irlanda, antes mesmo da chegada dos portugueses???

Deixem o seu comentário e até o próximo post 😉

4 Comentários


  1. Bom Dia Fabio,

    Desculpa usar este meio de pergunta.

    Estou no processo de saber a data de chegada do meu antenato pelo Museu da Imigração para saber sobre qual provincia meu bisavô nasceu. Eu gostaria de reconhecer a minha cidadania, porém eu ja gostaria de ir tirando as certidões inteiro teor para o custo não ser muito grande depois, porém você disse que tem validade em algumas comunes. Você acha que vale a pena ir tirando os documentos, e assim que estiver tudo pronto ir até a Italia, ou espero o momento certo pra mim tirar todos os documentos de uma vez ?

    Responder

    1. Eu recomendo que você reúna apenas as certidões referentes ao seu antenato, como a de casamento, óbito e nascimento do filho dele para então conseguir o documento italiano e uma vez com ele em mãos, reunir todo o resto, assim você não correrá o risco de ter tudo em mãos e perder a validade, ok? Abs


    2. Bom Dia Fabio !

      Na verdade eu ja tenho todas as certidões simples, só falta a certidão de nascimento italiana que estou procurando, só precisaria pedir as de Inteiro Teor (por isso a preocupação com a data de validade).
      Essa é minha dúvida, vale a pena ir tirando as certidões e ficar com elas pra quando eu for, ou entro em contato com a comune assim que eu descobrir qual é, pra saber a data de validade deles ? Ai na toscana tem data de validade ?

      Outra dúvida, existe a possiblidade dele ter nascido na italia e casado no brasil ?

      Obrigado.


    3. Gostei de saber q a origem do nome Italia sao nesses termo, e olha amigo, isso confirma uma antiga profecia escrita em malaquias CAP. V.3 condira, pois, foi da italia q comecou a maior saga de cristaos para a America do Sul, aonde o cristianismo “cresceu como bezerros do cevadouro” confira!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *