Minha Experiência Pegando Covid na Italia

Domingo, dia 11 de setembro de 2022. Enquanto o mundo relembrava o aniversário de 21 anos do ataque às torres gêmeas em Nova York, cá estávamos nós finalmente pegando o maledetto vírus do Covid na Italia

Covid na Italia

E, antes de continuar o artigo, tenho que dizer que é a primeira vez que eu reescrevo um artigo quase que totalmente, desde que eu comecei a escrever aqui há mais de quinze anos…

Pois é, na primeira versão deste artigo, eu dizia que estava tudo bem, que felizmente não tivemos grandes problemas e tal.

Porém, no dia seguinte da publicação, a coisa ficou feia, com febre a 39 e tudo mais que contradiz a ideia dos bucéfalos de que se trata só de uma “gripezinha”…

OS PRIMEIROS DIAS

No domingo, o primeiro dia dos sintomas, a minha linda esposa Franciane ia trabalhar no turno da noite, lá no restaurante onde ela trabalha.

Acordamos com a garganta arranhando e tossindo um pouco.

No dia anterior, a linda tinha feito um turno super cansativo.

Ela estava tão cansada que me pediu para ir buscá-la de carro, já que por causa da quantidade de turistas que ainda estão por aqui, aos finais de semana eu a levo e busco com o nosso motorino, pra fugir um pouco do trânsito.

Terminamos de tomar o nosso café da manhã, e ela disse que queria ir na farmácia para fazer um tampone, só pra garantir que não era Covid e assim não correr o risco de transmitir o maledetto para os colegas de trabalho e para os clientes.

Pegamos a nossa máscara FPP2 super boladona e lá fomos nós para a Farmacia Comunale mais próxima aqui de casa.

Chegando lá, descobrimos que aquela farmácia específica não estava mais fazendo os tamponi.

Nos explicaram que atualmente isso é feito somente na farmácia do centro da cidade.

Porém disseram que poderíamos aproveitar que estávamos ali e já fazer a prenotazione do tampone lá na farmácia central.

Conseguimos a prenotazione para às 11h30 (eram pouco mais de 10 da manhã) e lá fomos nós para a farmácia do centro.

Algo interessante de compartilhar com vocês: para fazer a prenotazione, a funcionária pediu o nome completo e o email da Fran, inseriu no sistema e plact!

Em segundos, chegou no email dela as instruções todas.

Super rápido e fácil…

O TAMPONE NA FARMÁCIA

Chegando na farmácia central, percebemos que eles fizeram um esquema muito bom: estavam utilizando a “portinha noturna” para receber o pessoal que está ali para fazer os tamponi.

Se você não sabe o que é isso, olha essa imagem:

Covid na Italia

Em praticamente todos os comunes, existe uma farmácia que funciona em caráter de urgência à noite, caso alguém precise de um medicamento.

Na imagem acima, você vê um interfone e uma porta giratória – igual aquelas que tem quando a gente vai comprar botijão de gás no Brasil, diretamente no fornecedor.

Nestas farmácias, sempre tem um funcionário que fica de plantão durante a noite, para atender as pessoas que precisam de medicamentos com urgência.

Olha aqui outra imagem, desta vez da fachada inteira da farmácia, com o servizio notturno ali no canto direito:

Covid na Italia

No caso da farmácia que fomos, a porta é diferente: ao invés de uma porta giratória, era uma janela e, infelizmente, não consegui fazer uma foto para mostrar pra vocês, mi dispiace 🙂

Outras farmácias, criaram uma tenda para realizar os tamponi, como essa aqui:

Bom, chegando lá, a linda apresentou a sua tessera sanitaria, e imediatamente o funcionário já localizou os dados todos dela no sistema.

Pagou 15 euros (se tivéssemos uma receita do nosso médico de família seria gratuito!), e pediram para ela aguardar a chamada em uma sala que ficava em um prédio ao lado da farmácia.

Percebemos que essa sala, na verdade, era um ambulatório médico, que eles criaram para fazer os tamponi ali, sem que as pessoas precisassem sequer entrar na farmácia.

O TESTE E O RESULTADO POSITIVO

Depois de entregar o papel que recebeu do funcionário que a atendeu na portinha, a linda entrou e tomou a já tão conhecida cutucada no cérebro.

Esperamos cerca de quinze minutos e ouvimos um grito:

  • Mazzotti?
  • Eccomi.
  • Complimenti, sei resultata positiva ao Covid…
  • Coooooosa? Come mai?

Aí gente, a cena foi hilária…

A linda ouvindo que estava positiva, sem acreditar…

  • Amor, como assim? Não tô acreditando…
  • Ué, mas a gente não veio aqui exatamente para confirmar os sintomas?
  • Eu sei, mas achei que era sinusite…
  • Oxi, você veio para fazer um teste de Covid ou de sinusite?

Ambos caímos na gargalhada, enquanto a enfermeira explicava os próximos passos…

O QUE ACONTECE QUANDO TESTAMOS POSITIVO AO COVID NA ITALIA

A enfermeira explicou que já tinha inserido a Sra. Mazzotti no sistema de saúde da Toscana como positiva ao Covid na Italia, e que ela deveria entrar em contato com a nossa médica, para saber como proceder com os próximos passos.

Além disso, deu a ela este documento:

Covid na Italia

Neste documento consta o link https://referticovid.sanita.toscana.it onde é necessário entrar e registrar o teste positivo ao Covid na Italia.

Tão logo saímos de lá, ela já avisou o restaurante que tinha testado positivo e, em seguida, mandou uma mensagem para a nossa médica de família.

Aliás, não sei se já falei com vocês anteriormente, mas aqui onde moramos, a gente troca mensagens com a nossa médica através do Whatsapp #modernidade

A doutora então explicou que, ao término de 5 dias do início dos sintomas, será necessário fazer um novo tamponi, para confirmar se continua positivo ou se já resultará negativo.

Eu escolhi não fazer o tamponi junto com ela, pois estando com os mesmos sintomas, é evidente que eu também estou positivo, então pensei em obedecer o mesmo tempo de isolamento e, depois fazer um tamponi para comprovar que estou negativo.

Quer dizer, essa era a ideia inicial…

OS SINTOMAS

Nos primeiros dois dias, tive apenas a garganta arranhando e um leve cansaço.

Já a linda, além destes sintomas, também teve sintomas de uma gripe um pouco mais forte, com nariz escorrendo, tosse, espirro, dor nas costas e até mesmo dor nos olhos, sintoma este que vimos que essa variante Omicron parece trazer.

Estou (re) escrevendo este artigo no oitavo dia do início dos sintomas, então agora consigo dar um feedback completo da evolução dos meus sintomas, vejamos:

  • nos dois primeiros dias, garganta arranhando e cansaço;
  • no terceiro dia, o bicho pegou! Comecei a ter febre, que foi aumentando ao longo do dia até chegar a 39,1 e, por pouco, não chamei a ambulância para me levar ao pronto socorro. Felizmente no final da tarde, começou a baixar…
  • no quarto dia, já não tinha mais febre, mas comecei a ter muita tosse e também a espirrar bastante, junto com as dores no corpo típicas de quem está com uma forte gripe;
  • no quinto e sexto dia, só cansaço por não ter conseguido dormir direto nos dias anteriores, além de dor muscular por ter tossido muito.
  • ontem foi o sétimo dia e eu estava 80% bom, tossi bem pouco mas ainda com um pouco de dor nas costas.

E hoje acordei 90% bom, quase sem dor, depois de ter dormido finalmente muito bem.

FAZENDO O MEU TESTE TAMBÉM

Na quarta-feira, o dia “D” dos piores sintomas, escrevi pra minha médica e compartilhei com ela o que estava acontecendo.

Perguntei se valia a pena também fazer o tamponi ou se, confirmado os sintomas, eu deveria ficar quietinho em casa e esperar passar.

Ela me disse que sim, que eu deveria ir fazer o tamponi para “oficializar” a positividade e com isso ser inserido no sistema e, em caso de piora, eles poderiam já ter o meu histórico e também consultar meu “fascicolo sanitario“.

A propósito: em breve vamos ter uma nova edição do Guia Prático da Vida na Itália, onde vou explicar lá como funciona este fascicolo sanitario 😊.

Fui então fazer o teste e, em menos de 2 minutos, já apareceu que eu estava positivo.

Normalmente demora cerca de 15 minutos 🙃.

Aí o procedimento foi o mesmo que a linda fez: entrar no site, preencher o formulário e, depois de 5 dias do fim dos sintomas, fazer novamente um tamponi para confirmar que não estou mais positivo e poder ir cortar o cabelo e fazer a barba 😎.

PEGAR COVID É UMA MERDA!

Vocês sabem que eu sempre procuro ver o lado bom das coisas, né?

Tento tirar proveito dos perrengues, aprender algo, mas dessa vez não dá!

Não existe um único lado positivo em pegar Covid na Italia, no Brasil, na Suécia ou em qualquer outro lugar.

Você não consegue descansar, porque tudo dói.

Não consegue “colocar o trabalho em dia”, porque não tem pique, paciência ou clareza mental para trabalhar

É simplesmente uma merda de uma gripe que dura uma semana…

Claro que, ter positivado agora, depois de 3 doses da vacina, foi uma bênção, pois em nenhum momento eu tive, por exemplo, falta de ar ou problemas respiratórios.

Fiquei imaginando o desespero das pessoas lá no início, sem conseguir respirar, além de não saber o que fazer, no total desespero!

Agora foi diferente: todos já sabemos como a coisa se desenvolve, que a vacina impede que o troço piore, e tudo mais.

Então dá pra dizer que a única coisa boa, foi ter pego a Covid agora.

Porém, em relação a Covid em si, que M-E-R-D-A de doença!

Mas no final das contas, deu tudo certo!

E eu não poderia terminar este artigo agradecendo todas as mensagens de carinho que recebemos nestes dias.

Foram centenas de mensagens desejando nossa pronta recuperação, com boas vibrações e muito amor 🙂

É por estas e outras que eu tenho um enorme orgulho de ter construído uma comunidade de pessoas tão incríveis, que vibram na mesma frequência 🙂

Obrigado, obrigado, muito obrigado a todos vocês!

9 Comentários


  1. Bah, que bom que vcs ficaram bem no final das contas. Peguei COVID com 3 doses e fiquei com uma “bela” pericardite como sequela. Fiquei tb pensando que sem as vacinas a coisa poderia ter sido bem pior.

    Responder

  2. Bah! Que coisa! O danado alcançou vocês aí! Mas ainda bem que o pior já passou. Melhoras e fiquem bem!

    Responder

  3. Boa tarde Fábio.
    Que bom que estão se recuperando bem. Realmente, tirar algo de positivo de ter pegado covid é difícil. A não ser de poder contar a história que saiu ileso desta doença.
    Saúde para vocês e um grande abraço.

    Responder

  4. Fábio,
    Estimo melhoras!
    E uma dica de quem já pegou 2 vezes: monitore o pós covid por conta das sequelas (os mais comuns serão queda de cabelo e perca de memória)… muita gente não se atenta a isso e quando vai ver, precisa fazer um tratamento mais intenso.

    Responder

  5. Olá, Fabio
    Obrigada, mais uma vez, por compartilhar a sua experiência aí na Itália, ainda que numa circunstância tão ruim.
    Espero que, a esta altura (hoje é 24/09) você e a linda já estejam completamente recuperados.
    Vocês são muito queridos!
    Beijão!

    Responder

  6. Estimo as melhoras para vocês!
    Peguei o Covid do meu pai ano passado, a minha faixa etária não havia sido chamada ainda para se vacinar e justamente na época das suas lives sobre vida na Itália. Fiquei muito mal, mas mesmo assim assisti a todos os vídeos, acompanhando com o Guia que comprei há muitos anos. Tenho certeza de que um sonho me manteve viva: o sonho de morar na Itália um dia.
    Forza, ragazzi! Guarite presto!

    Responder

  7. Boa tarde Fábio.

    Melhoras para vocês. E que bom que os sintomas estão sendo leves.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *