Processo de Interação com a Minha Saga e Recado aos Leitores

Ciao a tutti

Hoje è o ultimo dia das férias aqui na Itàlia e nós – assim como a maioria do pais – estamos nos preparando para ‘arregaçar as mangas’ e voltar ao batente rsrs

Embora tenho que admitir que estas férias foram interrompidas muitas vezes – sempre por òtimos motivos: tivemos a assinatura da Camila, depois do Valdir, da Alessandra (que voces vao conhecer em breve) e do sr. Estevam 🙂

Porém o objetivo deste post è conversar com voces sobre as formas de interaçao com a Minha Saga.

Analisando as estatisticas recentes do blog – somente aquelas do ano de 2012 surgiram os seguintes resultados:

Total de visitantes em 2012 (atè o presente momento): 103.004 visitantes

Destes mais de cem mil visitas, 64.902 sao novos visitantes – significa que 63% destes usuàrios acessaram o blog pela primeira vez!!!

Obviamente que este colossal aumento dos ‘novos visitantes’ comportou também um enorme aumento no numero de comentàrios – imaginem que atè o presente momento existem 9056 comentàrios na Minha Saga.

Outro dado interessante è que praticamente duplicou o numero de emails que eu recebo diariamente – atè a pàgina da Minha Saga no Facebook que jamais divulguei (propositalmente, para ‘sentir’ o alcance do blog) hoje tem 274 curtiçoes rs

Com isso queridos leitores – o que eu fiz questao de vir aqui para prosear com voces è sobre a forma de interaçao – principalmente aqueles que chegaram agora e talvez ainda nao conheçam a dinamica da comunidade Minha Saga e portanto segue um breve resumo:

Por pouco mais de dez anos foi professor em escolas livres profissionalizantes, ministrando aulas de montagem e manutençao, rede, lògica, programaçao, sistema operacional, pacotes office.

Depois de inicar a universidade em administraçao de empresas comecei a dar aulas também em matèrias mais especificas: telemarketing, gerenciamento de equipes, vendas, etc atè que passei a ser diretor de uma destas escolas.

Tempo depois, minha vida virou de cabeça pra baixo – a empresa fechou e num dos momentos de loucura vim à Italia para o reconhecimento da minha cidadania italiana, consegui depois de muuuuuito sofrimento, muita gente dificultando (acreditem, existem muito mais gente aqui na Itàlia pra te empurrar pra baixo do que te ajudar a subir, infelizmente) e entao – com o blog ‘voando’ jà no final de 2007, acabei escutando centenas de leitores que gostariam que eu fosse o responsàvel pelos seus processo de cidadania, abri uma empresa e desde entao começamos a prestar consultoria, seja na obtençao do reconhecimento da cidadania, seja na pesquisa  e busca do documento do antenato italiano.

Muito bem – agora que os ‘novos’ jà conhecem a sintese da minha història aqui na Itàlia, desde que comecei a escrever o blog no final de 2006 procurei seguir a tres linhas de trabalho:

– Toda forma de conhecimento deve ser transmitida – de forma gratuita – ao maior nùmero de pessoas possiveis;

– Todos os artigos que escrevo, procuro ser o mais didàtico possivel, ‘mastigando’ o conteùdo, afim de que todos possam ter a informaçao da forma mais simples e clara possivel, e pra isso sempre utilizei como forma de escrita o sistema ‘passo a passo’ – sempre que possivel ilustrando atravès de fotos e imagens, cada passo que deve ser dado rumo ao objetivo almejado;

– Quanto comecei a trabalhar financeiramente com busca de documentos e consultoria na obtençao do reconhecimento fiz um pacto com meus leitores: aqueles que quisessem contar com nosso trabalho profissional (e portanto remunerado) ficariamos extremamente contentes e felizes, porém aqueles que nao teriam condiçoes e/ou interesse sempre encontrariam aqui em nosso blog toda informaçao para fazer o processo sozinho da mesma forma que sempre escrevi: de forma simples, clara e gratuita!!!!

Muito bem, como puderam perceber toda e qualquer informaçao aqui no nosso blog è gratuita e caso voces estejam se perguntando:

– Como raios voce trabalha com isso e mesmo assim disponibiliza informaçao gratuita, nao seria um contra-senso?

Sim, caro leitor, isso seria um contra-senso se o blog tivesse sido criado para divulgar o trabalho da Minha Saga.

Porém o que aconteceu foi exatamente o contràrio: o meu trabalho de consultoria começou a existir atravès da confiança e o carinho dos leitores – que fizeram com que chegàssemos ao topo!

Nao existe nenhum blog sobre cidadania italiana que tenha tantos acessos, tantos comentàrios e tanta interatividade como o nosso – exatamente porque nao foi criado ‘pensando em fazer dinheiro’ ou entao ‘como uma vitrine do nosso trabalho’.

Jà recebi muitas criticas de colegas que trabalham com consultoria aqui na Itàlia, onde me disseram que eu estava atrapalhando o “negòcio”.

Minha resposta sempre foi a mais sincera possivel:

– Quem è bom e trabalha honestamente sempre terà clientes, quem è mal intencionado, esconde informaçoes ou ainda passa informaçoes incorretas somente para depois ‘vender’ a soluçao – estes sim devem ficar bastante preocupados – pois se depender de mim – sempre postarei aqui as informaçoes corretas e de forma gratuita.

Caramba, juro que comecei este post hoje pensando que iria ser curto, mas acabei me empolgando (como sempre rsrs), por isso termino dando algumas dicas aos novos e queridos leitores, que ainda nao sabem muito bem como se relacionar conosco, vamos là:

1 – Toda vez que tiverem uma dùvida, utilizem o campo “Procure na Saga” là no canto superior direito.

Procure utilizar palavras-chave, por exemplo se voce procura informaçoes sobre seguro-saude, escreva as duas palavras separadamente “seguro saude”, pois se escrever somente a palavra “seguro” o blog vai retornar outros artigos, como por exemplo quando escrevi sobre como funciona o seguro dos automòveis ou ainda quando fiz minha carteira de motorista italiana.

2 – Nenhuma pergunta è estùpida!!!

Muitos leitores se queixam que frequentavam fòruns e comunidades onde eram maltratados de acordo com as perguntas que faziam.

Isso jamais vai acontecer aqui na Minha Saga – durante muito tempo dei aula e aprendi que ninguém sabe tudo – pelo contràrio, a vida è um eterno aprendizado e acreditem: eu aprendo muito mais com voces, do que voces comigo;

3 – Procure nao repetir a mesma pergunta em diversos artigos – isso sò faz com que o blog fique poluido e eu tenha mais trabalho, seja para apagar aqueles comentàrios duplicados, seja para responder;

4 – Proibiçoes: aqui no blog sò existem duas coisas que sao proibidas: falar mal dos outros e escrever coisas irregulares.

Exemplos: muita gente escreve que “fez o processo no comune x e que o sr. fulano roubou seu dinheiro e por fim nao conseguiu sua cidadania” – nada pessoal, mas eu nao tenho poder fiscalizador, nao tenho interesse de denunciar ninguém e nao acho correto ouvir apenas um lado da història!

Por isso qualquer tipo de denuncia deve ser feita às autoridades competentes, posso orientar sobre como denunciar, onde ir e o que fazer – mas jamais este nosso espaço serà utilizado para difamar ou denegrir quem quer que seja, concorrentes ou nao. Minha filosofia de trabalho è falar bem de mim e nao mal dos outros.

O mesmo serve para coisas irregulares: casamento por conveniencia, venda de cidadania, furar fila de consulado ou qualquer outro assunto que prejudique alguém ou seja realizado ‘por fora’ nao è tolerado – e è uma das poucas coisas que me deixam com um profundo mau-humor.

Odeio, abomino e faço o que puder para coibir o famigerado jeitinho brasileiro.

5 – Ainda sobre o envio de emails: como eu disse hà pouco – respondo todos os emails, porém também analiso documentos, faço busca de documentos, recebo os clientes e presto toda a consultoria necessària aqui na Itàlia e acreditem: ainda procuro ter vida social: estudos, lazer, etc rsrsrsrs.

Portanto, evitem enviar um email num dia, e depois de poucas horas enviar outro do tipo “e ai Saga, recebeu meu email? Nao obtive resposta” e também evitem escrever em duplicidade: no blog e por email, ou no blog e no facebook – isso nao vai garantir que seu email serà lido antes dos outros, pelo contràrio farà com que eu tenha que ler duas vezes o mesmo conteùdo – e com isso demorando mais para responder.

6 – Nao tenho msn, utilizo o Skype apenas para falar com minhas filhas e familiares, nao tenho google talk, chat do facebook ou qualquer outra coisa que possa me distrair durante o meu trabalho: sei que isso parece um pouco radical, mas me lembro da època em que eu tinha o tal msn – era pèssimo, pois quantas vezes estava no meio de uma analise de documentos (coisa serissima, pois nao posso errar, tenho consciencia que as pessoas dependem disso para seguir em frente) e de repente alguém chamava – jogando toda a concentraçao por àgua a baixo…

Por estas e outras eliminei totalmente da minha vida qualquer tipo de ‘comunicaçao instantanea’ – qualquer pessoa pode me escrever um email – que ficarà ali, registrado e sempre disponivel a qualquer momento – em caso de dùvidas.

7 – Pelos mesmos motivos acima nao tenho como prestar consultoria pelo telefone: muita gente me liga assim: “E ai Saga, obrigado pela proposta, entao sou o Joao que te mandou um email, assim, como eu te disse, to indo prai tal dia e queria saber….” – gente, sèrio – voces nao tem idéia da quantidade de emails que eu recebo – nao tenho como saber quem è o Joao com quem estou falando e pior – fico chateado por nao poder lembrar, pois parece que nao dou a importancia que a pessoa merece e nao è verdade – sò que humanamente nao tenho como lembrar de todos que me escrevem.

Por isso sempre que algum leitor me liga, minha resposta è a mesma:

– Por favor, me mande um email ou se jà mandou aguarde que eu te responda, pois nao tenho neste momento como verificar seus documentos ou analisar seu caso e te juro – atè chegar em casa jà nao me lembrarei mais o conteùdo dessa conversa…

8 – Perguntem, perguntem e perguntem.

E’ muito melhor solucionar todas as dùvidas antes de vir à Italia do que chegar aqui com elas.

Uma coisa que nao contei aos novos è que nos idos de 2005, 2006 a internet era uma coisa totalmente diferente do que è hoje: existia muito mais ajuda online, muito mais honestidade do que existe hoje – naquela època todos ajudavam todos, existiam muitos relatos nas comunidades que existiam (como orkut e outros fòruns de discussao), vàrias pessoas vinham à Italia para realizar o seu processo e tinham a preocupaçao em compartilhar estas informaçoes para que outras pessoas nao passassem pelas mesmas dificuldades – e por isso comecei a escrever este blog: como forma de retribuir tudo aquilo que muitas pessoas fizeram.

Me lembro particularmente de relatos como o do Kameni Ebner, da Indira Ghandi, do Walber, da Christiane e da Liliam – e eram verdadeiras biblias – eles contavam todas as dicas, todos os roteiros e todas as informaçoes para que nòs – pobres mortais evitassemos cair nas ‘armadilhas da cidadania italiana’.

Ufa, è isso, acho que deu pra situar todos aqueles que estao chegando no blog pela primeira vez, tanto è que vou colocar este artigo là do lado direito, na sessao “Chegou agora? Veja as explicaçoes do Saga..:” assim penso que ninguém mais vai ficar perdido ou com medo de tirar alguma dùvida rsrs

E caso voces tenham alguma sugestao e/ou dica para melhorar ainda mais o funcionamento do blog ou sobre a interaçao com a Minha Saga aproveitem e jà deixem o seu comentàrio por aqui.

Abraços a todos e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *