Puxao de orelhas – Processos em Verona

Amigos, ja estou de volta à Italia depois da ida a Londres, tenho um monte de coisas pra contar, as fotos do Sagakontro – que graças a God foi um sucesso! – porém senti a necessidade de escrever antes de mais nada sobre os processos em Verona!

Atualmente o comune de Verona é um dos piores comunes para a realizaçao da pràtica de cidadania. Depois da residencia confirmada, eles ‘agendam’ uma data para a entrega dos documentos e pasmem: geralmente apòs 6 meses da confirmaçao da residencia!!!

Eu sinceramente nao entendo com tanta informaçao na rede, tantos sites, blogs, comunidades e outras fontes as pessoas ainda escolhem ir à Verona.

E principalmente a galera do Parana que vai em peso. Dizem que vao porque algum familiar jà fez anteriormente (anos atràs) e mesmo assim querem arriscar! O pior é quando alguem me escreve perguntando se Verona é um bom comune, eu respondo que nao e depois de alguns meses recebo outro email da pessoa, geralmente desesperada perguntando se existe algo a ser feito. Infelizmente nao, pois a quantidade de brasileiros por là supera – e muito – a capacidade do comune em desenvolver os processos, pois eles trabalham com um numero limitado de processos por mes.

Vejam alguns exemplos de como funciona o comune de Verona:


e mais um:


Vejam o relato de um de nossos leitores:

“Dei entrada na minha pratica em agosto de 2008 e estou prestes a ser chamado para concluir minha cidadania. Ontem fui no comune de Verona (por sinal pessimo lugar p/a pratica) e eles me disseram que tinham somente duas pessoas na minha frente e que dentro de no maximo 10 dias me chamariam e tambem me perguntaram se eu tinha o permesso di soggiorno…..”

Ele deu entrada em agosto de 2008 e estamos em junho de 2009!!!

Entao amigos, peloamordeDeus fujam do comune de Verona, a Italia tem 8100 comunes (dados de 2009), entao voces tem a escolher ainda outros 8099, ok?

Abbracci a tutti!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *