Alugando um veiculo na Italia

Ciao a tutti

Aproveito para escrever mais um post daqueles que devem ser impressos e trazidos debaixo do braço, seja pelos amigos que vem para a pràtica da cidadania italiana, sejam por aqueles que vem como turistas – um dia ou outro poderemos querer conhecer as belezas da Itàlia e alugar um carro, nao è mesmo???
 
Antes de mais nada è preciso relembrar a todos que para dirigir um carro aqui na Itàlia è necessàrio a Permissao Internacional para Dirigir juntamente com a Carteira de Motorista Brasileira.
 

 

 
 
Para aqueles que dizem conhecer um primo do cunhado do vizinho que disse ter dirigido na Itàlia sem essa tal PID e nao aconteceu nada jà adianto que tirei a prova diretamente com a policia – e todos sem exceçao me disseram a mesmissima coisa: se um condutor brasileiro nao apresentar a respectiva traduçao do documento (e è exatamente isso que se propoe a PID) o condutor serà considerado desprovido de documento de habilitaçao e portanto serà multado!!!

 

Muito bem – jà relembrados sobre a obrigatoriedade da PID voltamos ao tema central deste artigo: como alugar um veiculo!!!

O primeiro passo è escolher a empresa onde voce pretende alugar o automòvel. Nòs sempre escolhemos o Auto Europe – que pra mim è o melhor site de busca de preços, além de ser ràpido e pràtico.

Antes de conhecer o Auto Europe eu acessava diretamente o site das empresas, que listo abaixo para voces:

 

 

 

 

 

 

 

RETIRANDO O VEICULO – DICAS GERAIS

Muitos amigos jamais alugaram um carro, portanto algumas precauçoes que devem ser tomadas:

O pagamento è feito pela internet atravès do cartao de crédito – jamais tivemos problemas neste quesito, porém sò utilizamos as empresas acima – entao estas eu posso dizer que sao confiàveis!!!

Ao terminar a compra, a empresa te mandarà por email um documento chamado voucher – imprima todas as folhas e entregue no balcao de atendimentos da empresa para retirar o veiculo.

Neste momento, voce deverà apresentar sua carta de motorista e o seu documento de identidade (passaporte brasileiro ou carta d’identità italiana).

Geralmente a empresa te solicitarà uma das seguintes opçoes:

a) A contrataçao de um seguro diàrio em caso de acidentes. Geralmente o valor è menor do que a diària do veiculo – se voce nunca guiou aqui na Itàlia convém fazer. Eu jamais fiz aqui na Europa e graças a Deus jamais sofri algum tipo de acidente.

b) Caso voce nao contrate o seguro, a empresa vai bloquear um valor do seu cartao de crédito – afim de se garantir que caso voce tenha algum problema. Geralmente este valor è de 300 euros e nao è debitado do seu cartao – somente bloqueado. De qualquer forma voce precisa ter crédito suficiente.

Junto com o contrato, voce receberà uma folha com o desenho do veiculo e quais danos existem na lataria (((infelizmente nao encontrei nenhum modelo na internet para ilustrar))).

Dica ùtil: muitas vezes o funcionàrio nao vai com voce retirar o veiculo, por isso confira sempre se o mesmo corresponde a esta folha de danos. Caso exista algum amassado que nao esteja relacionado, volte à loja e peça a presença do funcionàrio. Outro método – que utilizamos – è fazer um filme do veiculo e algumas fotos, caso queiram que paguemos por um dano nao cometido por nòs, basta mostrar as provas 😉

Cuidado na hora de devolver o veiculo – algumas agencias sao tolerantes quanto ao horàrio, outras nao! Se voce pegou o veiculo as 10:00, recomendo tentar chegar às 09:00 para evitar ter que pagar uma diària a mais, ok?

Outra dica importante è em relaçao ao combustivel que deve ser utilizado. Aqui na Europa nao existe alcool, entao voces tem apenas duas opçoes:

Benzina – Gasolina (cor verde)
Gasolio – Diesel (cor preta)

O sistema de cores è porque aqui na Itàlia quem coloca o proprio combustivel nos postos geralmente è voce!!!! (((((mas isso è tema para outro artigo )))))

Muito bem, caro motorista – agora com o seu veiculo na mao, basta curtir as belezas do nosso bel paese. E fiquem ligados, que em breve explicarei a voces – sempre na sessao ‘Dirigindo na Italia’ – como funcionam os pedàgios por aqui e tambèm como abastecer nos postos self-service.

Pra deixà-los morrendo de vontade de alugar um carro, termino o artigo com uma das fotos da minha querida Toscana 🙂

 

Uma òtima viagem a todos!!!

 

26 Comentários


  1. Fabio, morando na Itália, eu posso tirar a carteira de motorista italiana sem possuir a brasileira? Começando do zero com as aulas e etc? Já possuo a cidadania e pretendo ir para a Itália até 2018, e não possuo a carteira daqui e nem pretendo tirar, já que tenho planos de sair daqui em no máximo 1 ano.

    Grazie, abraços

    Responder

  2. Olá Fabio, morei na Italia por um tempo e andava com o seu site “debaixo do braço”, recorri a ele muitas vezes e cá estou eu outra vez. Sobre a questão de alguel de carro, minha mãe esteve na Italia, alugou um pandinha e saiu faceira desbravando a terra de seus avós. Praticamente um ano depois começaram a chegar um zilhão de multas (brazuca, desavisada, sorriso de orelha a orelha, esqueceu de ler as placas… ou não sabia o que elas significavam), a maioria é por trafegar nas ZTLs. Fato é que acumulou um valor absurdo e impagável, e acabei de descobrir que perdemos o prazo pra qualquer recurso perante as comunes que a notificaram. Ah, detalhe, ela tem cidadania Italiana e visitou o país como tal. Enfim, você saberia me dizer como procedo a partir de agora? Existe algum parcelamento? E, em ultimo caso, se as multas não forem pagas, existe algum risco de ela não conseguir retornar ao país ou alguma consequência mais grave? Grazie ancora.

    Responder

  3. Olá Fabio, bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida com você sobre esse tema da carteira de habilitação Brasileira aí na Itália, se você puder esclarecer agradeço! No caso, mesmo tendo a cidadania Italiana (no caso tendo o passaporte Italiano em mãos), estando à turismo aí na Itália, é necessário também ter a PID ou basta a CNH Brasileira neste caso?
    Abs,
    Jonas

    Responder

    1. Olá Jonas tudo bem?

      Segundo os inúmeros policiais com quem eu conversei durante as vezes que me pararam em blitz por aqui – todos foram categóricos e explicaram que somente a carteira brasileira não é suficiente – é preciso ter a PID ou pelo menos uma tradução juramentada dela – portanto traga sempre a PID junto com ela.

      Importante dizer que para alugar o veículo nenhuma empresa vai te pedir nada além da carteira, o problema é nos casos de controle policial nas estradas, ok?

      Grande abraço e feliz páscoa!!!


  4. Olá Fabio!
    Li em um site – Portal Consular do Governo Brasileiro – que para turistas brasileiros que partem do Brasil direto para a Itália, os mesmos passarão pela imigração e se tiver tudo ok – bom passeio. Mas para brasileiros que já entraram na comunidade européia – Inglaterra, França, .. se forem para a Itália não passarão pela imigração e assim se a estadia for superior a oito dias, o brazuca terá que se dirigir até uma “Questura”. Isto é realmente necessário?
    Pretendo sair dia 02/01/2014 de Londres e ir para Genova, Cinque terre, Pisa, Luca, Siena, Florença, etc. Nesta época é demasiadamente frio na Toscana?
    Abs,
    Sebastião Reis

    Responder

    1. Olá Sebastião tudo bem?

      Se a viagem for a turismo não é mais necessário declarar a presença na questura

      Abs e boa viagem!


  5. Oi Fabio

    Li em outros sites que e possível realizar a tradução juramentada da carteira:

    Efetuar, na Itália, tradução juramentada da Carteira Nacional de Habilitação Brasileira. A CNH brasileira deve ser válida e acompanhada da tradução oficial*.

    http://www.consbrasroma.it/outras/carteira.html

    Essa notícia e de 2010 vc sabe se ainda tem validade?
    Te pergunto porque eu moro em Dublin e perdi minha PID, solicitei uma nova la no brasil mas não sei se vai chegar tempo pq vou pra Itália dia 26, eu mandei alguns e-mails para os tradutores que o site acima recomenda na Itália pedindo uma cotação

    Desde já obrigado
    Thiago Martins

    Responder

    1. Olá Thiago tudo bem?

      Sim, é possível solicitar a tradução aqui na Italia, basta entrar em contato com um tradutor que consta na lista do consulado do Brasil em Roma.

      Abraços e boa viagem!!!


  6. Olá Fabio, tudo bem??

    O que você me diz sobre dirigir de Roma até Milão, passando por Veneza? Muita loucura? rsrsrs

    Obrigada e abraços!

    Responder

  7. Ola Simone tudo bem?

    Um dos motivos pelos quais eu escolhi viver aqui na Italia e nao retornar mais ao Brasil foi a questao da segurança: portanto fique tranquila que voce vai descobrir e perceber a tranquilidade de estar aqui com a criançada. Em relaçao à neve, dezembro nao è um mes que neva – claro que depende da onde voce pretende visitar – de Milano a Veneza voce nao deve ter problemas com isso, porque nao sao regioes de montanhas.

    Abraços

    Responder

  8. Não sei se posso contar com sua ajuda para esclarecer minhas dúvidas: pretendo alugar um carro e viajar de Milão a Veneza com meus 3 filhos (13, 9 e 5 anos). É seguro, uma mulher dirigindo só com crianças? Vou entre os dias 10 e 20 de dezembro. Terei problemas com a neve? Se tiver informações que possam ajudar, agradeço muito.

    Responder

  9. Olha, eu dirigi na Alemanha em 2010 sem a tal Carteira Internacional, fui parado e tudo estava na mais perfeita ordem.

    Responder

  10. Olá Fábio…
    Nossa, que foto linda da Toscana

    Sobre o cliente colocar o combustível no próprio automóvel imagino que deve ser hilário nas primeiras vezes… sempre algum amigo me conta alguma de turistas e cidadãos que fazem barbeiragem com isso… hahahaa… Meu pai nos EUA disse que viu uma moça jorrar gasolina por todo o carro e entrou e desespero… kkkkk…

    Abraços pra vocês!!!

    Responder

  11. Ola Mario

    BH està demorando em média 45 dias, jà o RJ faz tempo que nao temos clientes cariocas, portanto nao sei te dizer como andam as coisas por là.

    Abraços

    Responder

  12. Ola Fabio bom dia , que te perguntar algo sei que nao ter haver com essa materia aqui mas talves voce possa me ajudar, gostaria de saber se voce como esta o envio de NR de BH e do RIO ,e se vc recebeu alguma esses dias? Se puder me ajudar ficarei muito grato. Abracos e parabens pelo blog .

    Responder

  13. Ola Carolina

    Entre em contato com o consulado e questione sobre a demora – sei que os ultimos processos estao sendo analisados a passo de tartaruga, infelizmente mais uma vez tem reinado o caos dentro do consulado em SP…

    Abraços e boa sorte!!!

    Responder

  14. Ola Bernardo

    Obviamente que esta informaçao na procede – como seria possivel guiar um motorino SEM placa e SEM habilitaçao??? Aff, realmente eu falo que tem funcionàrio consular e de patronatos que deveriam SEMPRE ficar quietos ao invés de dar este tipo de informaçao…

    Abraços

    Responder

  15. Ola Ale tudo bem?

    Como assim o que eu te digo? Està escrito exatamente o que eu escrevi no artigo: è necessàrio a patente internacional kkkkkkkkkk

    Forte abraço e quando estiver aqui dà um toque, ok?

    Responder

  16. Grande Fabião!! Quanto tempo!!

    To indo pra bota em junho e queria te perguntar uma coisa.

    No site do Automobile Club d’Italia tem o seguinte documento/texto:

    http://www.aci.it/viaggia-con-noi/driving-in-italy/guidare-in-italia-informazioni-per-i-turisti-stranieri.html

    Se si possiede una patente rilasciata da uno Stato estero non comunitario è necessario
    anche un permesso internazionale di guida o una traduzione giurata della patente.

    O que você me diz?

    Abraço

    Responder

  17. Fabio, eu fui no consulado do Rj hj e conversei com um amigo da minha mãe que trabalha lá, e ele estava comentando conosco que apartir dos 14 anos pode-se dirigir scooter de até 50cc sem placa e sem habilitação. Ele disse também que para dirigir carro tem que ter 18 anos completos, porém para pilotar avião tem que ter 16. Ele disse que o sobrinho dele com 16 anos fez aula de pilotagem e etc… Como ele está no Brasil a um tempo, não sei se ainda é valido.
    A informação procede, saga?
    Abraços.

    Responder

  18. fabio ola!!!
    tenho uma duvida, minha familia tem uma pasta no consulado de sp e depois de quase 9 anos fomos chamados pra entregar a documentacao da parte da familia que nao tinha ainda a dupla cidadania… em setembro do ano passado foi tudo entregue na data da entrevista, disseram pra aguardar o parecer do consulado por telegrama segundo minha prima que estava cuidando de tudo … desde entao jah passaram 6 meses e nada… é essa demora toda mesmo??? ninguem sabe me dar maiores informacoes soh queria saber se costuma ser desse jeito mesmo
    grata
    carolina

    Responder

  19. Ciao bello!!!

    Palermo a Milano? Aluga um helicoptero kkkkkkkkkkkkkk

    Quanto a carteira de motorista – voce pode guiar aqui com ela sem problemas – e vice-versa! Sò toma cuidado que aqui somos ‘normais’ ou seja: guiamos do lado esquerdo kkkkkk

    Abs

    Responder

  20. Io pRegunto!!!! Bello eu tenho a carteira de motorista de UK, como é Europeia não preciso da tal autorização ceLLto?? Pois qdo for pra bella Italia acho que vou alugar um carro pra ir de Palermo ate a Milano…….rsrs

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *