Como Sair do Brasil

Nestes quinze anos que eu tenho este blog, todas as vezes que tem eleições – independente de quem vença – aumentam os números de acessos, normalmente de pessoas querendo saber “como sair do Brasil“, “como morar em outro país“, etc.

Então eis-me aqui para explicar a você que caiu neste nosso querido blog, como sair do Brasil caso você acredite que o país esteja andando ladeira abaixo 🙂

Preciso começar dizendo que sou especialista em cidadania italiana e, embora este será o tema principal deste nosso artigo, as informações aqui transmitidas também poderão te ajudar se você é descendente de qualquer outro europeu, ok?

PRIMEIRO PASSO: QUEM É O MEU ASCENDENTE EUROPEU?

A menos que sua origem seja 100% indígena, você tem um ascendente estrangeiro.

E, com muita probabilidade, este ascendente pode ser europeu.

Então o primeiro passo é descobrir duas coisas:

1 – Quem era o seu antenato europeu;

2 – Qual a nacionalidade deste antenato (italiano, espanhol, holandês, francês, português, etc)

Eu sei que você está aí perguntando:

– Mas como raios eu faço isso?

Calma, é muito mais fácil do que você imagina…

DESCOBRINDO O SEU ASCENDENTE EUROPEU

Nestes quinze anos trabalhando diariamente com processos de reconhecimento de cidadania italiana, pude perceber que a grande maioria das pessoas precisa de apenas 3 documentos para conseguir verificar se tem algum ascendente europeu na sua família e com isso verificar se tem a possibilidade de poder sair do Brasil através do reconhecimento da cidadania.

Isso mesmo que você acabou de ler:

APENAS TRÊS DOCUMENTOS TE SEPARAM DAS INFORMAÇÕES SOBRE O SEU ASCENDENTE!

Vejamos, na ordem:

1º documento necessário: a sua própria certidão de nascimento.

Este documento contém informações de duas gerações anteriores a você, sabia?

Pois é, ali consta o nome dos seus pais e dos seus avós.

Se você solicitar ao cartório onde você foi registrado, uma segunda via da sua certidão de nascimento no formato inteiro teor, você vai ter informações ainda mais detalhadas do que as que constam naquele documento amarelado que está aí na sua gaveta.

2º documento: a certidão de nascimento da sua mãe ou no seu pai (ou seja, do genitor que você acredita ser descendente de europeus)

Neste documento, já vamos ainda mais longe: ali constam as informações dos seus avós e dos seus bisavós!

Veja só que coisa incrível!

Com apenas dois documentos, já chegamos na parte dos nossos bisavós e, se você seguir a orientação anterior e solicitar a segunda via da certidão de nascimento do seu genitor, lá vai constar informações detalhadas dos seus bisavós 😱.

Provavelmente grande parte dos meus queridos leitores, neste momento, já terão conseguido descobrir a origem européia, pois grande parte das pessoas tem o bisavô ou bisavó como cidadão originário europeu.

E, se este não é ainda o seu caso, basta seguir apenas mais um documento:

3º documento: a certidão de nascimento do avô ou avó

Aqui não tem erro: neste documento vai constar o nome dos bisavós e dos trisavós.

E posso já dizer com quase 100% de certeza que você vai ter as informações do nascimento destas pessoas, incluindo o país de nacionalidade.

Pode estar escrito já o nome do país: nascido na Itália, nascido na Espanha, nascido em Portugal, etc.

Ou pode estar escrito a nacionalidade: fulano de tal, espanhol; ou fulano de tal, português; e assim por diante.

Viu só como é muito mais fácil do que parece?

Com apenas dois ou três documentos em mãos, você já consegue saber qual a origem da sua família, e o próximo passo é saber como funciona a transmissão da cidadania neste caso.

SEGUNDO PASSO: COMO É A TRANSMISSÃO DA CIDADANIA DO MEU ASCENDENTE A MIM?

Agora que você descobriu a sua origem, o próximo passo é descobrir como – e se é ainda possível – obter a nacionalidade deste seu ascendente.

Já posso te garantir que, se a sa ascendência for italiana, temos ótimas chances de você conseguir ter a sua cidadania italiana reconhecida.

Isso porque a legislação italiana para a transmissão da cidadania aos descendentes é uma das mais fáceis e flexíveis, além de ser a minha especialidade 😊.

Antes de falar sobre a cidadania italiana, quero te dar o norte sobre como obter as informações, caso a sua cidadania seja de outro país de origem.

CIDADANIA PORTUGUESA

Sair do Brasil

As informações sobre a nacionalidade portuguesa podem ser obtidas diretamente na página do IRN (Instituto dos Registros e do Notariado) que você pode acessar diretamente clicando AQUI:

No link acima, você vai encontrar um roteiro muito bem explicado pelo governo português, que vai te dar todas as diretrizes e informações necessárias para que você possa saber se tem ou não como obter a cidadania de Portugal.

CIDADANIA ESPANHOLA

No caso da cidadania espanhola, você deve consultar diretamente o site da Embaixada da Espanha no Brasil, no setor de cidadania.

Claro que estou aqui para facilitar o seu trabalho, então é só clicar AQUI para ir diretamente à página solicitada e entender como funciona a “OBTENCIÓN DE LA NACIOLIDAD ESPAÑOLA

CIDADANIA ALEMÃ

Se você descobriu que é descendente de alemães, então o seu site de referência é esse AQUI.

Neste site, que é o site da Embaixada Alemã no Brasil, você vai encontrar tanto as informações sobre a nacionalidade por aquisição, quanto a possibilidade da naturalização reparatória após perseguição.

Inclusive a minha esposa está solicitando a sua nacionalidade por perseguição, pois seu avô teve que fugir na Alemanha no período nazista.

CIDADANIA POLONESA

Se o seu caso é a cidadania polonesa, clique AQUI para descobrir como enviar o pedido e também como funciona o trâmite no site da Embaixada da Polônia no Brasil.

CIDADANIA ITALIANA

Se a sua ascendência é italiana, então você tá em casa!

Neste caso, eu já posso te dar dois presentes:

1 – O Curso Gratuito da Cidadania Italiana onde você aprende – com detalhes – como reunir todos os documentos e ter a sua cidadania italiana reconhecida

2 – O Mapa da Cidadania Italiana, que vai te ajudar a preencher as lacunas e avançar rumo ao tão sonhado reconhecimento!

Com estes materiais, eu tenho certeza de que você vai entender tudinho sobre a transmissão da cidadania italiana.

Então já baixe gratuitamente estes materiais e comece a estudar imediatamente, pois quanto mais rápido você começar, mas rápido você vai conseguir organizar sua viagem e assim sair do Brasil.

E dando a você um spoiler:

A Itália tem algumas facilidades que permitem aos descendentes vir pra cá e obter o reconhecimento diretamente no país, através de circulares que facilitam a tramitação do processo.

Então, ao contrário de outras nacionalidades, ser descendente de italianos te ajuda a “agilizar” a saída do Brasil, já que você não precisa esperar a finalização do processo para então ter os documentos e sair do Brasil.

No caso da cidadania italiana, você pode deixar para fazer o processo diretamente aqui, então foca no Curso Gratuito da Cidadania Italiana para agilizar tudo e já começar a preparar o terreno para a sua mudança 😊💫✨🇮🇹.

CONCLUSÃO

Se o seu objetivo é sair do Brasil, independente do motivo, espero que este artigo te ajude a concretizar este sonho!

Eu saí em 2007, depois de não aguentar mais tanta impunidade, tanta corrupção e tantas outras coisas que me deixavam verdadeiramente indignado.

E hoje, depois de quinze anos morando no exterior e, ter passado pouco mais de um ano no Brasil durante a pandemia do Covid-19, posso te garantir que não existe a menor chance de pensar em voltar a morar lá.

E, se eu puder te ajudar a melhorar a sua vida e a vida da sua família, através do reconhecimento da cidadania italiana, conte comigo nesta jornada 😊❤️🙌.

Qualquer dúvida que você tiver sobre este artigo, deixe um comentário aqui embaixo, combinado?

Um enorme abraço e bóra começar a colocar em prática a ideia de sair do Brasil e ter uma vida melhor!

5 Comentários


  1. Olá, Fábio!

    Primeiramente quero parabenizar sua iniciativa em escrever esse blog e criar conteúdo no youtube e demais redes sociais, possibilitando o acesso facilitado e gratuito a todos a respeito do seu direito de ser reconhecido cidadão italiano! Sem sua ajuda, eu não estaria conseguindo dar andamento no meu processo, recomendo a todos que estão na mesma situação em que me encontro.

    Contudo, apesar da ajuda, eu enfrento alguns percalços na criação da minha pasta de documentos. Isso se dá pelo seguinte fato: meu antenato foi registrado como Alessandro Pozzani na certidão de nascimento e como Alessandro Vittorio Pozzani na certidão de batismo.

    Ao chegar no Brasil, optou por apenas se utilizar de seu nome segundo nome Vittorio e seu sobrenome Pozzani, sendo “abrazileirado” nas certidões brasileiras para Victorio Possani.

    Minha dúvida é, como tenho duas certidões que comprovam o nascimento dele, tanto a emitida pelo Ufficiale dello Stato Civile (onde consta apenas Alessandro Pozzani) quanto o Certificato di Battesimo (onde consta Alessandro Vittorio Pozzani), como sei para qual nome devo retificar? Deve ser o nome que consta na certidão de nascimento ou na certidão de batismo?

    Agradeço desde já se puder me ajudar a sanar essa dúvida e reitero minha gratidão pelo seu trabalho!

    Um abraço,
    Isabella.

    Responder

  2. Olá Fábio, poderia me ajudar?
    Moro no Espírito Santo e quero fazer minha cidadania na Itália porém tenho uma dúvida em relação as certidões.
    Meu bisavô(avô da minha mãe) é o italiano da família, porém minha tia já fez a cidadania dela no Rio de Janeiro através do consulado de lá.
    A dúvida é: eu consigo pedir ao consulado essas certidões que foram utilizadas pela minha família? Ou eu tenho que fazer o processo de pesquisa nos consulados da Itália e pedir para enviarem para mim as certidões!
    Adimiro muito seu trabalho! Parabéns! Hoje tenho 21 anos e acompanho seu trabalho desde os 16 anos. Meu sonho é fazer a cidadania mas quero fazer o processo pela Itália pois eu quero aprender mais sobre a cultura! Ficarei grato se puder me responder! Obrigado por todo o conteúdo e um ótimo dia!

    Responder

    1. Ciao Matheus, tudo bem?

      Não consegue. Você precisa reunir novamente todos os documentos, ok?

      E muito obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂


  3. Adoro o seu conteúdo. Sem contar que ter Cidadania italiana te traz varios/muitos benefícios.

    Eu verdadeiramente não tenho nada para falar do meu país de origem, eu realmente amo. O Brasil é um país muito grande territorialmente, com pessoas maravilhosas e muita empatia e calor humano.( não vou ficar falando dos defeitos, por que todos aqui já sabem beeem)

    Sou neta de italiano, minha mãe tem raiva só de pensar em sair do Brasil, mais raiva ainda pelo seu próprio pai (italiano🙄) ter colocado ela e as três irmãs no órfanato aqui no brasil na década de 60.

    Foram épocas difíceis, tanto para o meu nonno que eu tive o prazer de conhecer como para minha avó… (n julgo).

    Tenho um filho de 13 anos, e eu não vou tirar esse direito dele e nem o meu de ter reconhecida a tão sonhada cidadania… só não fiz antes por falta de dinheiro, mas estou fazendo, aos poucos mais estou!

    O meu interesse em morar na Itália, não sei se será pra todo sempre e amém rs, é pela liberdade econômica,ter um empreendimento ( me esforçar ao máximo, mesmo sabendo de toda a burocracia) e conhecer e me desenvolver estando na europa.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *