Novo puxao de orelhas – péssimos comunes para a pràtica da cidadania

Queridos leitores

No dia 10 de junho de 2009 escrevi o texto: Puxao de orelhas – processo em Verona – no qual eu relatava as dificuldades da realizaçao do processo de cidadania naquele comune. Em julho de 2010 contei a voces a saga do Leandro depois do absurdo racismo que sofreu em Bergamo e que felizmente percebeu em tempo e com isso conseguimos ‘salvà-lo’. Em 2010 conhecemos a història de Breno na Calàbria.

Mesmo depois de tantas històrias e tantos testemunhos, percebo que muitas pessoas ainda continuam escolhendo péssimos comunes, e resolvi escrever (desabafar) mais um vez sobre este assunto, pois a escolha correta do comune è de fundamental importancia para a conclusao positiva do reconhecmento da tao sonhada cidadania italiana!!!

O que me levou a escrever este post foi a enorme quantidade de pedidos de ajuda que recebo de amigos que jà estao aqui na Itàlia e que – conscientemente ou nao – estao em péssimos comunes hà vàrios meses e muitos sem nenhuma perspectiva de conclusao dos seus processos. O que me deixa ainda mais preocupado è que diariamente recebo outros pedidos de orientaçao de pessoas que estao pensando em cometer os mesmos erros e ir a estes comunes, com a idéia de que ter um amigo e/ou familiar vivendo aqui na Itàlia – mesmo que num péssimo comune – seria uma òtima ideia, por isso compartilho com voces algumas històrias reconhidas nos ùltimos meses:

1ª Història – Dois irmaos num pequeno comune pròximo a Milano

Hà alguns meses recebemos um pedido de ajuda de dois irmaos mineiros que estavam tendo dificuldades em seus processos num comune pròximo à Milano. Haviam pago um “profissional” que no meio do seus processos desistiu do trabalho e voltou ao Brasil deixando-os literalmente na mao. O problema è que desde o final de 2009 estao com o processo em andamento e atè agora NADA!!! Com o objetivo de ajudà-los pegamos o carro e fomos pessoalmente atè o comune para obter informaçoes e saber o status do processo e a resposta que recebemos era que nao tinham pressa nenhuma para terminar o processo (jà ultrapassou quase DOIS ANOS) e que este tipo de processo pode levar anos, jà que è um processo burocràtico (sò podem estar de brincadeira…)

2ª Història – Meu marido na Lombardia

E a història se repete: alguém tem um amigo que mora pròximo a Milano e resolve ir atè là pois receberà ‘ajuda’ deste amigo. Ok, seria perfeito se… nao fosse na regiao de Milano!!! Relendo o email que enviei para a esposa do rapaz, eu disse textualmente: “aquela regiao è realmente complicada e è bem possivel que demore sim, ele jà deu entrada na residencia, jà està esperando o vigile?”

Este email escrevi no dia 03 de junho, a esposa respondeu que ainda nao tinha solicitado a residencia e que “tinha ouvido em vàrios lugares que Milano nao era um bom lugar, inclusive no blog Minha Saga“. Neste momento voces que estao lendo, devem estar pensando que eles mudaram de comune, certo? Infelizmente nao, a resposta seguinte foi: “decidimos realizar là mesmo, agora vamos torcer para que seja ràpido, informaram que o vigile comparece dentro de 30 dias“. RESULTADO: somente no dia 27 de setembro (QUATRO MESES DEPOIS) foi confirmada a residencia e entao possivel protocolar os documentos, e o pior: o comune enviaria a documentaçao pra ROMA (isso nao existe!!!), ou seja – nao existe sequer nenhuma previsao de tèrmino, estamos no dia 23/10 – ou seja, completarao SEIS meses da chegada do rapaz e sequer a non rinuncia foi pedida para o consulado, que no caso è SP…

3ª Història – Processo na regiao de Marche

Outro exemplo que acompanhei foi de uma amiga que chegou em setembro do ano passado (2010) e somente esta semana foi reconhecida cidada italiana, pois somente neste mes – outubro de 2011 – o comune conseguiu terminar seu processo, pois eles nunca tinham tempo para terminar – ora era um problema com as eleiçoes, depois era o Ferragosto, depois fèrias dos funcionàrios, depois tinha uma fila de outros processos na frente, etc. E’ claro que problemas podem acontecer e o processo pode atrasar um pouco – mas UM ano para o reconhecimento da cidadania è muuuuuito tempo…

4ª Història – Sofrimento familiar em Vicenza

Tambèm pude acompanhar o sofrimento de um pai e um filho que obtiveram depois de muitos meses o reconhecimento na cidade de Vicenza – eles me pediram pra avisar a todos que nao venham para Vicenza – è muito sofrimento, muito descaso e muito racismo da parte dos funcionàrios pùblicos daquela cidade.

Queridos leitores, claro que o objetivo desta matéria nao è julgar ou criticar os amigos que fizeram as respectivas escolhas – o objetivo è fazer com que aqueles que ainda nao vieram a Itàlia para que evitem estes mesmos erros, pois uma coisa è errar por falta de conhecimento, outra è errar por teimosia!!!

Infelizmente jà ouvi repetidamente a frase: “ahhh mas quando eu estiver na Itàlia eu dou um jeito…

A cada dia que passa està mais dificil fazer o processo sozinho, principalmente depois da aprovaçao das ùltimas leis de segurança aqui na Itàlia, isso significa que voces devem se planejar com o màximo cuidado possivel, buscando informaçoes sobre os comunes, as regioes, e seguindo o conselho que dei desde que comecei a escrever nosso blog: estudem a lingua italiana!!!

No mundo de hoje, com a quantidade de informaçoes que podem ser facilmente obtidas na pròpria internet, nao podemos nos dar ao luxo de colocar nossos sonhos e muitas vezes nosso futuro nas maos da “sorte“, encontrei uma frase que è atribuida ao ex-técnico de volei Bernardinho que diz:

E’ importante ter metas, mas também è fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”


Por isso caros amigos, eu peço encarecidamente a todos voces que pretendem vir à Italia realizar o processo de cidadania sozinhos que pensem bastante sobre tudo aquilo que escrevi neste e também em outras matérias e planejem, planejem e planejem suas viagens, ok?

Abbracci a tutti e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *