Entendendo o Marketing Aqui na Italia

Desde que eu cheguei pelas bandas de cá, tive uma enorme curiosidade em entender como o pessoal estudava e aplicava as estratégias de marketing aqui na Italia.

Me lembro de assistir a tv logo no início da minha chegada e ver algumas coisas, digamos, diferentes (tô tentando ser fofo rs)

Nunca foi esquecer um comercial de limpeza, que tinha uma “montanha de pó que pegava sua mala e ia embora de uma casa“.

Sim, é isso mesmo que você leu.

A propaganda era tão ruim, que eu não consegui me lembrar nem do nome do produto para procurar na internet e te mostrar 😳.

ENTÃO O MARKETING AQUI NA ITALIA É RUIM?

Olha, eu não diria que é ruim, mas digamos que é bem diferente do que estamos acostumado a ver no Brasil.

Não sei se você sabe, mas eu trabalho com marketing desde que eu tinha cerca de vinte anos e assumi o departamento comercial da escola de cursos profissionalizantes que eu trabalhava no Brasil.

Sem contar que, no momento que estou escrevendo este artigo, estou no terceiro semestre do curso superior de marketing na Estácio 🙂

Marketing Aqui na Italia

Então a minha experiência neste setor é 100% brasileira, já que são mais de 25 anos lidando com esse troço praticamente diariamente.

Aliás, agora que escrevi a frase acima, percebi que eu lido com ensino e marketing há mais tempo do que eu lido com cidadania italiana 😱🇮🇹.

Mas, se você já me conhece, sabe que o comichão da curiosidade é muito forte dentro de mim, né?

Por isso decidi entender melhor como é esse mercado de marketing aqui na Italia de uma vez por todas!

O MERCADO DE MARKETING POR AQUI

A primeira coisa que eu fiz foi procurar eventos e seguir pessoas que falam sobre esse assunto.

Nã demorou muito pra eu descobrir o WMF – Web Marketing Festival – que parece ser o maior evento do tema pelas bandas de cá.

Marketing Aqui na Italia

Aparentemente esse festival acontece todos os anos na cidade de Rimini e reune milhares de pessoas que vem de toda a Italia para acompanhar palestras, tendências e mais um bocado de coisas sobre marketing e inovação.

E é exatamente daqui de Rimini que estou escrevendo esse artigo pra você 🙂

Cá estou eu participando deste tal festival pela primeira vez!

Hoje é o primeiro dia do evento – são três dias no total – e já consegui entender um bocado de coisas novas 🙂

Não só através das palestras, mas também porque já conheci uma galera de empreendedores italianos que em breve vou apresentar a vocês.

Tenho recebido destes empreendedores muitas dicas e muita informação sobre como funciona não apenas o mercado de marketing digital por aqui, mas também como o italiano nascido aqui vê e vive esse fenomeno que vem aumentando bastante por causa da pandemia do Covid-19.

E é claro que estou anotando tudo, para depois voltar aqui e compartilhar tudinho com vocês.

Afinal de contas, tenho certeza que tem uma galera enorme que me segue que gostaria de saber como isso tudo funciona e, quem sabe, criar produtos e serviços digitais e ainda por cima receber em euros, né? 😎✨.

Em todo caso, eu amo falar de marketing tanto quanto eu amo falar de cidadania italiana, então não vejo a hora de aprender ainda mais sobre isso aqui na Italia.

E você, também gostaria de saber mais sobre isso?

Se sim, deixe um comentário pra mim aqui embaixo 😉

21 Comentários


  1. Amei esse tema, já quero saber mais. Tenho muita gratidão a vc, conquistei minha cidadania.
    Tive uma experiência ai bem interessante antes da pandemia qdo fui prospectar algumas lojas para inserir meu produto (feito no Brasil). Isso foi antes da pandemia e a a lei LGPD funciona aí há bastante tempo “e sem autorização prévia, não se envia nada para as pessoas”. Enfim, veio a pandemia e agora estou me programando para voltar. Tenho muito interesse no tema, obrigada!

    Responder

  2. Adorei! Minha mãe mora na Itália há 15 anos e sempre nas férias vou visitá-la, mas nunca quis morar aí com medo de não conseguir trabalhar na minha área que é o Marketing Digital. Te segui no Instagram e vou ver seus conteúdos.

    Responder

  3. Nossa Fábio, MUITO obrigada! Quero muito saber como funciona. Estou indo pra Itália e minha curiosidade era saber justamente isso: como funciona o marketing por aí, justamente porque trabalho com isso.
    Vejo várias oportunidades no LinkedIn mas queria entender melhor na prática, como empreendedor(a).
    Quando viajei pra Inglaterra fui com esse olhar também é percebi a extrema diferença daqui do Brasil.
    Ansiosa para os seus próximos conteúdos!

    Responder

  4. Acho o interessante essas relações que o marketing também está ligado com a cultura do país. Seria legal, mostrar essas diferenças futuramente.

    Responder

  5. Muito bom este post , eu gostaria de saber mais a respeito sim, bem interessante saber a respeito do marketing da Italia sim. Qdo estive ai agora em março eu reparei que eles não usam quase o marketing digital pelo menos na região que estive no norte ( região da lombardia e Emilia Romagna e reparei que são muito conservadores… e tem um mar azul para trabalhar o marketing digital ai na Italia

    Responder

  6. Fabio, trabalho.com eventos e comunicacao aqui no Brasil e tenho muito interesse em entender esse mercado na Itália. Me associei recentemente à Italcam de SP, com intuito de trabalhar com empresas italianas aqui e aí. Suas dicas e informações serão de grande valia.
    Beijao

    Responder

    1. Ciao Deise, xá comigo que estou aprendendo bastante e em breve volto aqui para compartilhar mais 😉


  7. Sim, o assunto é relevante e promissor. Pelo que você narrou, assim como acontece com o Brasil em relação aos EUA, também a Itália tem uma grande perspectiva de crescimento nesse setor.

    Responder

  8. Que legal Fábio! Moramos aí 2 anos e definitivamente italiano não tem está veia comercial que nos com cultura americana temos! Vai fundo e vc tera muito a descobrir! Adorei sua percepção … uma área que tem muito a crescer, mas sempre respeitando a cultura deles que é bem menos consumista que a nossa! Fantástico!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

    Responder

  9. Sensacional Fabio, eu já estou nessa estrada do Marketing, Publicidade e Propaganda há mais de 23 anos, nesse ínterim tive que aprender e me renovar por diversas vezes, inclusive com a chegada da internet que literalmente virou a mesa em termos de mkt e publicidade.
    Já tive a oportunidade de trabalhar com mkt na Alemanha, França, USA e claro o Brasil, sei bem como é culturalmente que em cada país a banda toca bem diferente e é por isso q sempre ao chegar em algum lugar sempre analisava e tentava entender o que funcionava e não em cada um deles.

    Super bacana seu artigo, espero que consiga extrair o máximo que puder de conhecimento e network desse evento!

    Abs
    Marcos Accardo

    Responder

    1. Obrigado por compartilhar Marcos. O evento foi extraordinário e pude entender muito da “cabeça do italiano” sobre marketing. Em breve compartilho com vocês


  10. Olá Fábio, tenho especialização em Marketing também, gostaria muito de aprender sobre o Marketing na Itália, obrigada por compartilhar.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *