Redes Sociais aqui na Italia – Esse tal de Facebook

Ciao a tutti

Confesso que demorei muito para entrar no Facebook. Tinha cà os meus preconceitos, afinal jà fazia parte da imensa rede orkutiniana e achava que nao seria necessàrio uma nova rede social na minha vida, afinal mal dava conta de gestir uma, imaginem duas!!!


E é engraçado, pois quando estamos no Brasil temos a nitida impressao que o Orkut domina o mundo, que em todos os lugares as pessoas estao conectadas, buscando amigos, participando de comunidades e tudo mais relacionado, nao é mesmo??

Porém basta sair do Brasil pra descobrir o oposto: praticamente ninguém que nao seja brasileiro ou indiano sabe que o Orkut existe. Nao aparece sequer nas estatisticas italianas…

Sim, é verdade – existe vida fora do Orkut kkkkkk

Redes Sociais na Itàlia

Quando cheguei aqui em meados de 2007, a moda era o MySpace. Todo mundo tinha e eu boiava, tinha apenas ouvido falar, mas nunca tinha me interessado verdadeiramente por ele. E continuei desinteressado – até entrei pra conhecer mas nao me adaptei: gostava muito do meu Orkut pra sequer pensar na idéia!

Ano passado descobri o Twitter e adorei: afinal poderia transmitir de forma muito mais ràpida algo que estava acontecendo ou que eu estava vivendo naquele instante, sem a necessidade de escrever no blog, mantendo os posts mais ou menos organizados por assunto!

Enquanto isso o Facebook crescia aqui na Itàlia. Uma pesquisa realizada pela Nielsen em fevereiro de 2010 coloca a Itàlia em primeiro lugar como pais que mais acessa as redes sociais: 6:27 horas – 1 hora a mais do que a média mundial. O Brasil aparece em 6º no mesmo ranking com 4:27 horas, atràs da Austràlia (6:25), Estados Unidos (6:02), Inglaterra (5:50) e Espanha (4:50).

Neste gràfico podemos ver o espantoso crescimento do Facebook na Itàlia:


Hoje – 03 de novembro de 2010 – fiz uma simulaçao no site do Facebook para saber quantos usuàrios existem atualmente e o sistema resultou em 14.628.340 usuàrios acima de 18 anos!!! Hà um ano atràs, no dia 20 de fevereiro de 2009 eram 7.498.360, ou seja: os usuàrios dobraram em apenas um ano!!!

Linkedin

Alèm do Facebook, o Linkedin também esta entre as redes sociais preferidas dos italianos. Muito parecido com o Facebook, é uma rede de negòcios voltada à area profissional. Atravès dele é possivel inserir seu curriculo, trocar experiencias e participar de grupos e atividades relacionadas à sua àrea profissional. Clique aqui para visitar a pàgina da Loiane e ler o tutorial que ela fez sobre o site.

Youtube e Twitter

Se voce està vindo à Itàlia vai perceber rapidamente que o conjunto Facebook – Youtube – Twitter é a paixao dos italianos!!!

Vou explicar utilizando uma situaçao normal do dia-a-dia italiano e a utilizaçao das ferramentas acima:

Recentemente no meu Facebook, fiquei sabendo que o cantor Luciano Ligabue – de quem sou fa – vai se apresentar là em Livorno, num local chamado PalaSport nos dias 4 e 5 de dezembro.

Com certeza vou comprar meu ingresso pelo site TicketOne e irei até Livorno ver de perto o show. Quando chegar meu ingresso em casa, vou Twittar algo parecido com: “Acaba de chegar meu ingresso pro show do Liga. Tà chegando o dia e nao vejo a hora…”.

No dia do show, levarei minha camera digital e farei muitas fotos e também muitos filmes. Apenas chegarei em casa vou colocar as fotos no Facebook e os videos no Youtube pra que meus amigos possam conferir tudo que rolou no show!!! E ficar esperando os comentàrios, claro kkkkkk

Engraçado que a primeira manifestaçao que eu vi dessa “febre Facebook” foi em Londres no ano passado. Estava com meu querido amigo Rodrigo Menegazzo num pub e percebi muitos, mas muuuuitos flashs de maquinas fotogràficas. Perguntei a ele se tinha algum convidado especial, algum artista e ele respondeu que nao: “era o povo tirando foto pra colocar no Facebook…” rsrsrs

O povo jà vai pra balada pensando nas fotos que vao colocar no Facebook ou nos videos que colocarao no Youtube, imaginem!!!

Ano passado, publiquei no Youtube um pequeno trecho do show da Laura Pausini que aconteceu também là em Livorno. Sem nenhum tipo de propaganda, o video jà recebeu 708 visitas (agora vai aumentar claro é sò clicar aqui pra ve-lo hehehe)

Minha Saga no Facebook

Eu tenho duas pàginas principais no Facebook: a pàgina pessoal do Fabio Barbiero e a pàgina do Fabio Saga – o alter-ego 🙂

O critério que utilizo é bem simples: a pàgina do Barbiero eu sò adiciono as pessoas que eu conheço pessoalmente e geralmente por là eu escrevo na lingua italiana! Jà a pàgina do Saga ora escrevo em italiano, ora em portugues e por là estao todos – inclusive quem ainda nao conheci pessoalmente!!! Portanto caso alguém tenha me mandado um convite na pàgina do Barbiero e nao foi adicionado – nao leve para o lado pessoal e nem xingue a mamae, que ela nao tem culpa kkkkk

Quem quiser ser meu amigo de Facebook, é sò clicar aqui. Ao lado do nome tem o botao: “Aggiungi agli amici”. Meu Facebook està em italiano, em portugues deve ser algo parecido com “Adicionar aos amigos”.

Falando nisso, eu sempre recomendei e aproveito para falar novamente: quem està estudando italiano, procure deixar seus programas favoritos nesta lingua!!! Como o uso é diàrio, as pessoas acabam absorvendo muito mais ràpido algumas palavras e termos, e isso contribui para o aprendizado!!!

Pàgina da Minha Saga no Facebook

Outra opçao muito utilizada no Facebook é o Chat (Bate-papo), que pode ser acessado no canto inferior direito. A utilizaçao é parecida com o MSN porém mais simples, apenas texto

Exemplo do chat do Facebook

Pàgina da Minha Saga no Facebook

Outra opçao que existe no Facebook é a possibilidade de criar uma Pàgina sobre um assunto qualquer. Eu por exemplo gosto da Toscana e no Facebook eu sigo uma pàgina criada exatamente para discutir e trocar idéias sobre essa belissima regiao. Seria quase o equivalente às comunidades no Orkut – onde voce gosta de um determinado assunto e começa a seguir aquela comunidade.

Jà no Facebook voce pode curtir uma pàgina qualquer do seu interesse. Pra mim a vantagem de uma Pàgina no Facebook em relaçao a uma Comunidade no Orkut é a possibilidade de poder incluir fotos, videos e links diretamente na Pàgina, além da tradicional troca de idéias.

Estou terminando a pàgina da Minha Saga no Facebook, ainda falta colocar bastante coisa là mas voces jà podem curti-la, basta clicar no botao Curtir ao lado do nome, conforme a figura abaixo:


ou se seu Facebook està na lingua italiana (recomendado), ao inves de Curtir està escrito Mi piace:


Espero todos voces nesta nova ferramenta, vou torcer para que voces nao sofram tanto como eu sofri no inicio, mas uma vez adaptados tenho certeza que voces vao adorar esse tal de Facebook…

Abbracci a tutti e in bocca al lupo!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *