Sistema ETIAS: Como Ele Vai Mudar a Entrada na Europa

Se você está planejando a sua viagem pra Italia em breve, seja para turismo, seja para a realização do reconhecimento da sua cidadania italiana, é importante estar ciente do novo sistema que entrará em vigor em breve: o tão falado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS).

sistema ETIAS

Este novo sistema será obrigatório para os brasileiros que desejam entrar em qualquer país europeu do Espaço Schengen.

E, como bom leitor ou leitora deste nosso querido blog, você já sabe muito bem que a nossa querida Italia faz parte do espaço Schengen, pois aprendeu sobre isso nesse artigo aqui.

Muito bem, então vejamos o que é esse tal ETIAS e como isso pode afetar a sua viagem para a Italia.

O QUE É O SISTEMA ETIAS?

O ETIAS é um novo sistema de autorização de viagem para viajantes isentos de visto (como brasileiros) que entram na União Europeia (UE).

Ele foi criado com o objetivo de fortalecer a segurança das fronteiras da UE, identificar possíveis ameaças à segurança do bloco e reduzir o risco de imigração irregular.

Embora já mudaram várias vezes, agora parece que ele entrará em vigor no final de 2023 e será obrigatório para brasileiros que desejam visitar qualquer país do Espaço Schengen.

Mas fiquem tranquilos, assim que ele estiver operativo eu volto aqui para atualizá-los.

COMO FUNCIONARÁ ESSE SISTEMA, DE FORMA GERAL?

Para solicitar uma autorização ETIAS, os viajantes precisarão preencher um formulário online que solicitará informações pessoais, incluindo nome completo, endereço, data de nascimento e número do passaporte.

Além disso, os solicitantes precisarão fornecer informações sobre sua saúde, antecedentes criminais e viagens anteriores.

O formulário deverá ser preenchido com precisão e cuidado, pois informações falsas ou imprecisas podem resultar na recusa da autorização ETIAS.

A maioria dos pedidos de ETIAS será aprovada automaticamente em poucos minutos, mas alguns destes pedidos vão acabar sendo processados manualmente, o que pode levar até quatro semanas.

Os viajantes aprovados receberão um e-mail com a confirmação da aprovação e uma autorização ETIAS válida por três anos ou até a expiração do passaporte do solicitante, o que ocorrer primeiro.

Já sabemso também que o valor do ETIAS será de 7 euros.

Parece que ele é muito similar ao sistema ESTA que é utilizado aqui na Europa para viajar aos EUA e substitui a necessidade de um visto pra lá.

Inclusive eu explico como funciona e ensino como fazê-lo aqui neste artigo.

COMO VAI FUNCIONAR PARA OS BRASILEIROS QUEM VEM PRA ITÁLIA?

Já deu para perceber que todos vocês que desejam vir pra Italia, deverão ter essa bendita autorização ETIAS válida antes de viajar.

Isso significa que vai ser importante planejar a vinda com antecedência (ah vá!) e solicitar a autorização com tempo suficiente para que ela seja processada e confirmada antes da viagem pra cá.

Como escrevi acima, eles estão dizendo que a maioria dos pedidos de ETIAS serão aprovados automaticamente.

Porém o medo é daqueles pedidos que cairão nesse tal processamento manual e que poderá levar semanas.

Então todo cuidado é pouco, né?

Além disso, é importante ter em mente que a autorização ETIAS não deverá garantir automaticamente a entrada aqui na Itália.

Os oficiais de imigração ainda poderão negar a entrada se o viajante não cumprir outros requisitos, como ter fundos suficientes para a viagem, uma reserva de hotel e um bilhete de volta.

Ou seja, tudo que vocês também aprenderam nesse artigo aqui 😊.

RESUMINDO

O novo sistema ETIAS será uma mudança importante para os brasileiros que desejam visitar a Europa, incluindo todos vocês que pretendem vir para a prática da cidadania italiana.

Embora seja importante planejar com antecedência e preencher o formulário com precisão, o processo de solicitação será relativamente simples e a maioria dos pedidos vai ser aprovada automaticamente (dedos cruzados!).

No entanto, é importante dizer novamente que essa autorização ETIAS não é garantia de entrada automática aqui na Europa.

Acessem o artigo que eu citei anteriormente e conheçam todos os requisitos que eu explico por lá.

Também acho importante dizer que ele serve apenas para cidadãos estrangeiros!

Se você já tem a cidadania italiana reconhecida e pretende vir pra cá com seu lindo e maravilhoso passaporte italiano, não há do que se preocupar e este artigo não serve pra você.

MUITA ATENÇÃO. O SISTEMA AINDA NÃO ESTÁ LIBERADO!

Vale lembrar que até este momento o sistema ainda não foi liberado e tampouco existe algum tipo de pagamento a ser feito!

O site que a União Européia criou é esse aqui: https://travel-europe.europa.eu/etias_it

Esse é o site OFICIAL e será ali que todas as informações serão divulgadas, incluindo as formas de pagamento e também o formulário oficial do pedido do sistema ETIAS.

Veja que o site reporta essa informação aqui:

Ali diz que o ETIAS não está em operação e nenhum tipo de aplicação está sendo recebida neste momento.

Sem contar que o site está apenas em inglês e, normalmente, os sites da UE são sempre traduzidos para as várias línguas faladas no bloco.

E, como eu disse anteriormente, tão logo tenhamos as informações atualizadas e liberadas, volto correndo aqui para compartilhar e informar todos vocês, combinado?

Aproveita e me conta aqui embaixo nos comentários: você pretende vir antes ou depois da entrada em vigor do sistema ETIAS?

20 Comentários


  1. Oi Fabio tudo bem? Eu estou na italia a 4 anos tentai fazer meu permesso mais por irresponsabilidade da minha patroa perdi minha domanda, agora quero ir visitar a familia, e voltar, em março sera que ate la a Etias ja vai ta valendo, pois eu li que n sera obrigatoria no primeiro ano poderia por favor me da essa imformaçao… obrigada

    Responder

    1. Estamos aguardando as informações, até agora não temos nenhuma atualização


  2. ola gostaria de saber se Pessoas com permesso di soggiorno nāo precisam do etias?

    Responder

    1. Quem tem permesso di soggiorno é residente na Itália, então não precisa 🙂


  3. Caro sr. Fábio, em 20/05/23
    Tenho mãe italiana naturalizada, nascida antes de 1948 e falecidos avós maternos italianos. Posso pleitear cidadania italiana?
    Agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Geraldo, somente com estas informações é impossível responder.


  4. Ciau Fabio, excelente artigo! Fico no aguardo das próximas atualizações!!grazie

    Responder

  5. Excelente testo e sempre elucidativo! Complimenti 🇮🇹🇧🇷👏🏻👏🏻

    Responder

  6. Olá Fábio sou brasileira e estou em Portugal ainda a espera da Autorização de Residência. Aqui surgiu uma nova Lei chamada CPLP para aprovação dessa Autorização. Essa tem acordo com os 26 países do Espaço Schengen. Minha pergunta é: Quero ir a Itália fazer o Processo de Reconhecimento de minha Cidadania que é muito mais rápido. Em eu ir daqui de Portugal para a Itália também precisarei do ETIAS ?

    Responder

  7. Por favor gostaria que vc fizesse o processo da minha cidadania.
    Como começar

    Responder

    1. Ciao Maria, tudo bem?

      Atualmente eu ajudo quem quer efetuar o processo sozinho, sem gastar um centavo com ninguém, tendo 100% de controle no próprio processo. Tudo isso de forma simples e objetiva, lá dentro da minha área de membros por assinatura Jornada da Cidadania Italiana. Entre nesse link para conhecer todos os detalhes e efetuar a sua inscrição lá: https://jornadadacidadaniaitaliana.com


  8. Infelizmente vou viajar somente após este sistema entrar no ar, mas está tudo certo para quem está regular!
    Excelente artigo, Fábio!

    Responder

  9. Olá tudo bem,eu pretendo ir em setembro,quem tem permesso di soggiorno também vai precisar pagar esta taxa do ETIAS se por Ventura estiver em vigor ?

    Responder

    1. Ciao Rose, se você tem permesso é porque é residente aqui, neste caso o ETIAS non c’entra nulla 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *