Universidade na Italia: Conceitos Gerais

Prosseguindo nosso assunto ‘Estudar na Itàlia’ vamos falar hoje sobre o Ensino Superior e como entrar na Università.

Vou contar a voces a Saga que estou fazendo para entrar na Universidade de Pisa, claro que como tudo na minha vida è uma Saga, jà sabia de antemao que nao seria fàcil kkkkkkkk

O primeiro passo foi ir atè a universidade e pegar a brochura com os cursos disponiveis.

Là descobri que existem dois tipos de graduaçao: a Triennale e a Magistrale também chamados de Laurea e Laurea Specialistica, que sao elas:

LAUREA TRIENNALE

Como o pròprio nome diz, è um curso universitàrio com a duraçao minima de 3 anos e no final do mesmo è aluno è considerado Dottore.

LAUREA MAGISTRALE (O SPECIALISTICA)

Neste curso sò podem ser inscritos os alunos que concluiram a Laurea Triennale e tem duraçao de outros 2 anos – no final o aluno recebe o titulo de Dottore Magistrale.

LAUREA MAGISTRALE A CICLO UNICO

Neste caso especifico estao agrupados os cursos de medicina, veterinària, giurisprudenza (direito), etc e tem duraçao de 5 anos (ou 6 no caso de medicina) porque estes cursos nao podem ser modulares de acordo com sua composiçao, tendo a necessidade de um estudo mais especifico.

Vejamos um exemplo pràtico, no meu caso pretendo fazer Scienze Politiche (Ciencias Politicas).

Na Università di Pisa este curso faz parte da Facoltà di Scienze Politiche (Faculdade de Ciencias Politicas) e eu tenho as seguintes opçoes:

Fazer a Laurea Triennale escolhendo o curso de:

Scienze Politiche, Internazionale e dell’Amministrazione (Ciencias Politicas, Internacionais e da Administraçao)

e uma vez formado posso continuar os meus estudos escolhendo um dos cursos da Laurea Magistrale:

Studi Internazionale (Estudos Internacionais) OU Scienze delle Publiche Amministrazione (Ciencia da Administraçao Publica) OU Sociologia e Politiche Sociali (Sociologia e Politicas Sociais).

Vejam que eu posso escolher ter um titulo superior com apenas 3 anos, formando-me em Ciencias Politicas, Internacionais e da Aministraçao, estando apto a trabalhar em qualquer òrgao publico, ministério, òrgao diplomàtico, etc ou posso seguir os estudos, especializando-me em uma das àreas acima – sempre relacionadas com o curso anterior.

CORSI AD ACCESSO PROGRAMMATO / CORSI AD ACCESSO LIBERO

Allora, depois de escolher o curso desejado è necessàrio verificar se este curso faz parte daqueles a ‘numero chiuso’ também chamado ‘acesso programmato’ que significa que sao cursos onde è prevista a realizaçao de um teste de ingresso, pelo fato de existir uma demanda maior do que a oferta didàtica da universidade.

Em outras palavras, para estes cursos è necessàrio fazer uma espècie de vestibular.

Ainda utilizando a Università di Pisa como exemplo, os cursos de Engenharia, Medicina, Profissoes Sanitarias (Fisioterapia, Enfermagem, Radiologia, etc), Biotecnologia, Turismo e os cursos da Academia Naval de Livorno (Direito, Engenharia das Comunicaçoes e Ciencia do Governo e da Administraçao do Mar) sao todos cursos ad accesso programmato e portanto caso voce queira seguir um destes cursos, deverà è necessàrio fazer o teste de ingresso.

Jà todos os outros cursos sao ad accesso libero (acesso livre) e nao existe nenhuma prova de ingresso!!!

OK SAGA, JA ENTENDI COMO FUNCIONAM OS CURSOS NA UNIVERSIDADE ITALIANA, MAS COMO FACO PARA ENTRAR NA UNIVERSIDADE??

Muito bem, lembram do post anterior sobre os conceitos do sistema de ensino italiano?

Là explico que existe uma defasagem entre o sistema de ensino brasileiro e o italiano, faltando um ano para completar o ciclo bàsico.

Isso significa que um aluno brasileiro que tem apenas o 2º grau ou atè mesmo um curso técnico nao tem condiçoes de entrar diretamente em uma università italiana pois precisa completar o ensino com mais UM ano de estudo!!!

Neste caso o aluno deve frequentar UM ano de escola superior aqui na Itàlia para conseguir o Diploma que lhe permita o ingresso na Università ((((( falaremos do Diploma di Maturità noutro post pra nao confundir as coisas rsrsrs ))))

um aluno brasileiro que seja graduado ou que tenha concluido pelo menos um ano de ensino superior no Brasil pode utilizar este ano como adicional, e com isso tem o direito de ingressar na Università italiana diretamente, nao necessitando de nenhum outro titulo aqui na Itàlia!!!

RESUMINDO

Atè agora, vimos que os cursos de graduaçao dividem-se em 3 categorias: a Laurea Triennale que è realizada em 3 anos, a Laurea Magistrale que tem a duraçao de outros 2 anos e a Laurea Magistrale a Ciclo Unico que è realizada em 5 anos (ou 6 anos no caso do curso de medicina).

Descobrimos também que existem cursos com vagas determinadas e caso seja um dos que desejamos estudar, temos que fazer uma prova de ingresso, caso contràrio o ingresso è livre.

Por ùltimo, aprendemos que para entrar na universidade è necessàrio ter estudado no minimo 12 anos e um aluno que tenha realizado apenas 11 anos no Brasil deverà estudar mais 1 ano aqui na Itàlia.

Por outro lado, um aluno jà graduado ou que tenha terminado pelo menos 1 ano de universidade no Brasil pode entrar diretamente na universidade italiana.

No pròximo post falaremos sobre como efetuar a matricula, seus valores, e quais documentos sao necessàrios para esta matricula, seja no 1º caso (aluno com 2º grau apenas), seja para o 2º caso (aluno que estudou pelo menos 12 anos no Brasil)

Atè o pròximo post 😉

2 Comentários


  1. Buongiorno!!! Meu esposo está aguardando o processo de cidadania que já está marcada a audiência para esse ano. E quer ir embora para Itália o ano que vem. A cidadania será para ele e meu filho, posteriormente tentarei o meu como esposa, mas pelo que vi consigo um documento de permissão para morar e trabalhar até fazer meu processo. Gostaria de saber como é o processo para validação do curso de Medicina Veterinária para trabalhar na Itália. E também se consigo fazer Mestrado na área de veterinária. Desde já agradeço

    Responder

    1. Ciao Karina, tem gente que está aguardando há mais de 2 anos depois da audiência as coisas ficarem prontas, então não criem expectativa de que vão ter os documentos logo após a audiência. Sobre a validação do diploma, eu ensino isso no Guia Prático da Vida na Itália: https://guiadavidanaitalia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *