Validade dos Documentos Para a Cidadania Italiana

Ciao a tutti

Hoje vamos tratar de uma das dúvidas mais cabeludas que tem aparecido nos últimos anos no mundo da cidadania italiana: a tal validade dos documentos para a prática do reconhecimento da cidadania italiana na Itália.

Lá em 2014 eu gravei um vídeo explicando sobre esse assunto, porém naquele tempo ainda existia a legalização consular e hoje sabemos que isso não existe mais, certo?

Se não sabe disso, leia este artigo aqui 😉

Então vamos descobrir o que mudou de lá pra cá.

VALIDADE DOS DOCUMENTOS ATUALMENTE

Validade dos Documentos

Se você leu o artigo que eu citei anteriormente, percebeu que não existe mais a legalização consular.

Porém ainda existem “resquícios” daquela prática em diversos oficiais de comunes italianos.

Explicando melhor:

Quando levávamos um documento para ser legalizado por um consulado geral da Itália no Brasil, o funcionário carimbava o documento, metia um adesivo nele e além disso deixava mais do que claro que o dito cujo tinha 6 meses de validade, a contar da data do apostilamento.

Então imagine você a cabeça do oficial italiano: se ele já fez inúmeros processos de reconhecimento de brasileiros, sabe (ou lembra) que tais documentos deveriam ser utilizados até 6 meses, a contar da data do famoso carimbo consular.

Mas aí veio a implantação do apostilamento referente a convenção de Haia e, diferente do que os consulados diziam, não há mais qualquer menção à validade deste procedimento.

Porém, como explicar a um oficial di stato civile que nariz de porco não é tomada?

Você tem duas opções:

1 – Arrasar na fluência da língua italiana, explicando a ele que são coisas diferentes – que diferente das legalizações consulares, a apostila não segue o prazo máximo de 6 meses, logo os documentos estão corretos e prontos para serem utilizados ou

2 – Chegar na Itália com os documentos com apostilamento inferior a 6 meses.

Claramente que a segunda opção é a mais indicada, não apenas por não ter que explicar tudo isso em italiano, mas também por não ter que se preocupar com mais este detalhe do seu processo, certo?

TEMOS VÍDEO SOBRE ESSE ASSUNTO

Eu aproveitei também para gravar um vídeo lá para o nosso canal do Youtube sobre esse mesmo assunto, assim você pode escolher aprender em texto, vídeo ou os dois 😊.

Assiste lá:

Caso você ainda não esteja inscrito ou inscrita lá no nosso canal (que vergonha!) faça isso agora mesmo clicando aqui.

24 Comentários


  1. Olà Fábio! Estou realizando o processo aqui pelo Brasil, pelo consulado de São Paulo. Enviamos a solicitação em 2016 e fomos chamados. Tenho muitas dúvidas com relação a como proceder a partir de agora. Nossas certidões são de 2015 e não foram apostiladas pois na época não era necessário para a submissão. Se eu apostilar agora essas certidões e traduções de 2015 serão aceitas?

    Responder

  2. Fabio, desculpa ainda estou confuso, eu emiti dos cartorios as certidoes em inteiro teor em Abril de 2022, e agora estou retomando para apostilar e ir para a Italia em Fevereiro de 2024. eu entendi que o apostilamento tem que ter validade de 6 meses.. mas essas certidoes emitidas ( antes de traduzir e apostilar) com data de 2022, tem validade? ou preciso emitir todas novamente?

    Responder

    1. Você já mandou os seus documentos para análise, tal qual eu ensino lá na Escola da Cidadania Italiana? Esse é um passo que resolve esta sua dúvida, ok?


  3. Meus documentos foi mandado ao ufficio di stato civile demora entorno de quanto tempo para finalizar?

    Responder

  4. Ola Fabio, muito obrigada pelo seu conteudo.
    Entao a validade dos documentos conta somente a partir do apostilamento e nao da emissao documento?
    Por exemplo, tenho uma certidao emitida em fevereiro 2023 mas se eu apostilar hoje em junho 2023, os seis meses contam a partir de junho?
    Se eu mandar tudo no formulario online antes de vencer os seis meses ‘e o que conta ou conta a partir do dia que eu entrego no consulado os documentos originais?

    Responder

    1. A partir do apostilamento, quando o comune assim o exigir.


  5. Ola Fabio eu tive a finalizar meus documentos todos em 2021 e agora dia 04/04/2023 foi que eu consegui vir a Itália e fazer meu processo, tem mais de um ano de emissão os documentos, eles podem negar por estar com uma data muito antiga?

    Responder

    1. Você não entrou em contato com o comune antes da sua vinda, tal qual eu ensino lá na Jornada da Cidadania Italiana? Não vai me dizer que veio pra cá sem isso…


    2. Infelizmente sim, eles pegaram meus documentos já faz uma semana, estou esperando uma resposta da comune, tive a imprimir um artigo , se me disserem que os documentos estão vencidos levarei a eles esse artigo que tenho impresso , diz que todo documentos que não modem ser modificados não vencem. (Art. 41 DPR 445-2000)


    3. Infelizmente sim, eles pegaram meus documentos já faz uma semana, estou esperando uma resposta da comune, tive a imprimir um artigo , se me disserem que os documentos estão vencidos levarei a eles esse artigo que tenho impresso , diz que todo documentos que não podem ser modificados não vencem. (Art. 41 DPR 445-2000)


    4. Isso vale para documentos italianos, não documentos estrangeiros. Agora por que você está preocupado com isso? O comune sinalizou algo sobre isso, quando você protocolou os documentos?


    5. Não me responderam nada apenas pegaram o documento já faz 10 dias e estou aguardando oque me dizem


  6. Bom dia Fábio, a respeito da cidadania no consulado do Rio de Janeiro, preciso apostilar a certidão Italiana do meu antenado?

    Agradeço.

    Responder

    1. Não, o apostilamento de um documento é feito no país onde ele foi emitido. Neste caso, você deve observar as orientações que eu dou lá no Manual Sagabook sobre isso: httos://manualsagabook.com


  7. Fabio,

    Fiquei com dúvida em relação à certidão do antenato. Preciso ter a certidão com menos de 6 meses para dar entrada no processo pela Itália?

    Responder

  8. Olá Fabio! Tudo bem?
    Gostaria de saber se existe validade das certidões brasileiras para fazer o apostilamento, exemplo eu recebi uma certidão de óbito expedida em junho de 2021, porém irei fazer o apostilamento somente em 2022, sei que a partir do apostilamento, são 6 meses, mas as certidões contidas no processo também tem que estar com validade de 6 meses? Eu poderia usar essa certidão expedida em 2021?

    Obrigada

    Responder

  9. Olá Fábio! Tudo bom? Estou reunindo minha documentação agora e gostaria de saber qual a validade da certidão do antenato italiano aqui no Brasil? Para fazer o processo pelo consulado. Não encontrei nada que fale sobre isso no consulado que vou dar entrada (em Belo Horizonte). Já encontrei o “certificato di battesimo” do meu antenato na Itália, mas tenho receio de ter que ficar pedindo o envio várias vezes por conta dos prazos do consulado. Como devo proceder?
    Muito obrigada!

    Responder

    1. Oi Cristiane, normalmente os consulados não se importam com a validade do documento italiano, então não é algo que você precisa se preocupar. Porém, independente do consulado, ter o documento do italiano é a primeira coisa que você precisa fazer, para conferir se realmente tem direito à cidadania e se os documentos contém erros e/ou variações que necessitem de correção


  10. Olá Fabio! Estou na parte do processo de alteração dos nomes do meu avô e avó nas certidões brasileiras. Depois disso tirar todas as certidões de inteiro teor, tradução juramentada e apostilamento de tudo. Gostaria de lhe perguntar sobre meu filhos, eles estão com 17 anos (são gêmeos) e completam 18 anos em Março do próximo ano. Se eu conseguir obter todos os documentos e dar entrada do pedido de cidadania, através do consulado de Londres, antes de eles completarem 18 anos, e sabendo que o tempo do processo da cidadania é longo nos consulados, no momento que o consulado contactar-me com o resultado final positivo do processo, os meus filhos já seriam maiores de idade, nesse caso eles obteriam a cidadania automática pois no momento da abertura do pedido eles eram menores de idade, ou teríamos de fazer um pedido como adulto para eles? Agradeço desde já qualquer esclarecimento que puder nos dar. Obrigada.

    Responder

    1. Oi Sylvia, infelizmente não é possível saber o que o consulado levará em conta quando chegar o momento de apresentar os documentos. Acredito que a solução ideal seria você reunir os documentos e dar entrada na Itália ainda durante a menoridade deles, assim é certeza de que eles obterão o reconhecimento no seu processo


  11. Olá;)
    Segundo a minha família tenho direito ha cidadania italiana. Pelo que tenho de informação o meu trisavo teria vindo da Itália ( Geuseppe dalzoto) que no Brasil aparace como jose dalzoto. A certidão do meu pai, do meu avô ok, mas quando chego no meu bisavô que seria Angelino José dalzoto não encontro a certidão de forma alguma e como eles mudavam muito de lugar verificamos mais de 50 cartórios mas sem sucesso. Como proceder em tal situação?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *