Como marcar exames e comprar remèdios na Italia

Ciao a tutti

Nada como conversar com meus queridos CAB’s – Clientes Amigos do Blog – para ter vàrias idéias sobre a vida aqui na Itàlia. Recentemente conversando com o povo, expliquei a eles como funciona o sistema pùblico de saùde italiano. Para quem ainda nao conhece, recomendo a leitura do post que escrevi em 2010.
Muito bem, imaginemos a seguinte situaçao: là està voce com aquela dor de barriga que nao passa, morrendo de medo de espirar e ter que tomar banho (eca!) e depois de muito ‘soro caseiro’ e sem nenhum resultado, voce decide ir ao médico para tentar resolver a encrenca.
Se voce seguiu à risca todos os passos do post anterior, jà està com sua tessera sanitària em maos e também jà escolheu seu médico de base – também conhecido como mèdico di famiglia.
O MEDICO DE FAMIGLIA
Todos os cidadaos italianos tem direito a um médico de base, que tem como funçao principal ser a referencia direta do cidadao, seja na prevençao de doenças, seja na cura das mesmas. Além disso, o médico de base è responsàvel pela emissao de receitas e também da emissao da prescriçao médica – que dà ao paciente a possibilidade de marcar visitas com médicos especialistas, exames clinicos de laboratòrio e também de diagnòstico instrumental junto ao Sistema Sanitario Nazionale.
Voltando ao nosso caso de desarranjo intestinal basta ir atè o consultòrio do seu medico di famiglia que entao te indicarà qual o melhor tratamento para o caso. Outra vantagem do médico de famiglia è que caso voce tenha algum tipo de problema e nao possa ir atè o seu consultòrio – ele virà visità-lo na sua pròpria residencia. Por exemplo a minha médica atende duas vezes por semana somente pela manha e outros tres dias a tarde – exatamente porque nos horàrios em que ela nao atende no seu consultòrio està realizando visitas na casa dos pacientes!!!

REALIZANDO EXAMES
Digamos se seu caso è um pouco mais grave e voce precisa de alguns exames para diagnosticar o tamanho da bagunça – nao se desespere: seu médico de famiglia emitirà um documento chamado ‘impegnativa’ indicando qual o tipo de exame a ser realizado, conforme imagem abaixo:

Caso alèm do exame voce precise de algum medicamento, o pròprio mèdico prescreverà a devida receita:

MARCANDO OS EXAMES

Jà com a ‘impegnativa’ em maos, voce precisa marcar o seu exame. Isso è feito atravès do CUP (Centri Unici di Prenotazione) – Centro Unico de Agendamento e pode ser feito a partir de uma das seguintes opçoes:

1 – Se voce vive em uma cidade dotada de hospital, basta comparecer no CUP do pròprio hospital

2 – Se na sua cidade nao tem hospital, voce pode comparecer num dos postos de atendimento – chamados Punto Cup. Existem farmàcias, ambulatòrios e diversos outros locais que sao conectados e oferecem este serviço gratuito à populaçao.

3 – Pelo telefone – geralmente a opçao mais indicada, pois atravès de um numero gratuito (800) è possivel conversar com um operador que lhe darà a soluçao mais comoda.

O sistema CUP permite o agendamento do exame onde for mais conveniente ao paciente – geralmente è escolhido o local mais pròximo da sua residencia – porém è possivel consultar toda a rede da provincia. Um exemplo que aconteceu comigo – precisei de um exame diagnòstico e na minha cidade demoraria 30 dias, porém na mesma semana tinha na cidade de Viareggio – como tenho carro marquei pra ir là e na mesma semana consegui o exame.

PASSANDO NUM MEDICO ESPECIALISTA

Ainda utilizando nosso desarranjo como pretexto – caso a coisa esteja realmente feia e seu mèdico de familia tenha percebido isso, alèm dos exames te encaminharà para um mèdico especialista – que terà maiores ferramentas e, claro experiencia para poder diagnosticà-lo melhor. O tramite è o mesmo do exame: serà emitida uma ‘impegnativa’ com o nome da especialidade médica, por exemplo “visita psiquiàtrica” ou “visita oftalmologista” e voce marcarà da mesma forma que o exemplo anterior.

REALIZANDO OS EXAMES E/OU VISITA COM O ESPECIALISTA

Ao marcar o exame e/ou a visita com o especialista, o funcionàrio grampearà a impegnativa junto com uma folha com a data, hora e local, como no exemplo abaixo:

Ao comparecer no hospital ou clinica para efetuar o exame ou visita voce deve entregar esta folha no local correspondente e antes da visita ou exame deverà pagar o Ticket Sanitàrio

TICKET SANITARIO

O ticket è um valor pago pelo cidadao quando realiza exames e visitas especialistas. Cada regiao italiana determina o valor do ticket local – em geral custa entre 20 e 30 euros para cada procedimento. O pagamento pode ser feito nos pontos Cup ou diretamente nos hospitais – atravès de caixas automaticos como os exemplos abaixo:

Achei na internet um video muito bom explicando como utilizar um exemplo de caixa automàtica com pagamento atravès cartao de credito ou débito – lembrando que existem caixas automaticos que aceitam dinheiro também.

Muito bem, consulta ou exame pago – basta dirigir-se ao balcao especifico do hospital (ou clinica) – apresentar as folhas + recibo e aguardar ser chamado pelo doutor, tomando muito cuidado para nao espirrar neste momento tao delicado 😉

COMPRANDO OS REMEDIOS NA FARMACIA

Jà ia me esquecendo – e como fazer para comprar os remédios? Simples, caros leitores – basta ir na farmacia e apresentar a respectiva receita emitida anteriormente pelo seu médico. Aqui na Itàlia è praticamente impossivel comprar qualquer remédio que nao tenha sido prescrito pelo médico de familia. Eu ouço muuuuuuuuuuitos brasileiros que reclaram disso – que nao conseguem comprar sequer uma aspirina sem receita. Isso se dà a cultura brasileira de se ‘auto-medicar’ pois até mesmo uma simples aspirina pode trazer algumas desagradàveis consequencias, conforme explica pra nòs o site Boa Saude do UOL.

Uma observaçao interessante – e que pode trazer problemas para um brasileiro que nao fala bem italiano – è a palavra Farmacia: ao contràrio do portugues, onde falamos Farmàcia, em italiano dizemos Farmacia, cliquem aqui para ouvir a pronuncia correta.

Achei melhor explicar isso, pois imagino voce no meio da rua, com aquela dor de barriga, precisando  desesperadamente comprar o remédio – nao dà pra perder tempo explicando para um italiano onde quer ir, nao è mesmo? rsrsrs

Espero ter ‘ilustrado’ de maneira bem didàtica como funciona o médico de familia, o agendamento de exames e visita a um especialista, assim como a compra de remédios – qualquer dùvida, como sabem, estou aqui firme e forte 😉

Abraços a todos e atè o pròximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *